quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Quiz 15: MATEMÁTICA 5° ANO

Quiz 15: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 15: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(AvaliaBH).

Veja no mapa abaixo o carro que está indo pela Rua Ipê. Esse carro vai virar a segunda rua à direita.

Esse carro chegará na rua

A
B
C
D


02
(SAERJ).

Roger desenhou os quadriláteros na malha quadriculada abaixo.

Qual desses quadriláteros tem um único par de lados paralelos?

A
B
C
D

O quadrado, o retângulo e o losango tem dois pares de lados paralelos.


03
(desafiosmate.blogspot.com).

João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350 kg. Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de categoria.

Quanto ele estava pesando nesse período?

A
B
C
D

João estava pesando: 45,350 + 3,150 = 48,500 kg.


04
(Projeto con(seguir)-DC).

Maria estudou 3 horas por dia durante uma semana. Quantas horas ela estudou no final deste período?

A
B
C
D

Como uma semana tem 7 dias.

Logo, Maria estudou: 3 horas × 7 dias = 21 horas.


05
(SEMEC - E. M. Profª Efantina de Quadros).

Para ganhar uma prova de ciclismo, Júnior foi o primeiro a completar 20 voltas no circuito mostrado abaixo:

O percurso total realizado por Júnior foi de?

A
B
C
D

O percurso foi:

  = 20 × (20 + 23 + 30 + 25 + 27 + 10 + 26)

  = 20 × 161 m = 3 320 metros.


06
(AvaliaBH).

Veja a sequência de números abaixo.

Nessa sequência, o símbolo ☼ está no lugar do número

A
B
C
D

A sequência está aumentando de 5 em 5. Logo, o símbolo na sequência vale 25.


07
(SAEMU – CE).

Veja o que cada balança está marcando, em gramas (g):

Qual é a diferença entre o “peso” da melancia e o das bananas?

A
B
C
D

A diferença é:

  3 415 – 1 695 = 1 720 gramas.


08
(Prova da cidade 2009).

Ana Cláudia tem 257 figurinhas. Para completar a coleção faltam 3 figurinhas.

Quantas figurinhas tem a coleção completa?

A
B
C
D

A coleção completa tem:

  257 + 3 = 260 figurinhas.


09
(Ubajara – CE).

Observe a torta de morangos que Letícia fez. Ela dividiu a torta em 8 partes iguais e comeu 3 partes desta torta.

Qual a fração que representa as partes que ela comeu?

A
B
C
D

Ela comeu 3 pedaços de 8. Logo, a fração correspondente é [tex]\frac{3}{8} [tex].


10
(SALTO 2011).

Lucas comprou uma pizza dividida em 12 pedaços para comemorar o aniversário de sua irmã Paula.

Como os colegas não compareceram para a comemoração, sobrou uma grande quantidade da pizza, como pode ser observado na figura abaixo:

Qual a parte da pizza foi consumida pelos dois irmãos?

A
B
C
D

A parte consumida foi:

  [tex]\frac{Parte\ consumida}{Total\ de\ partes} = \frac{3}{12} = \frac{3\ ÷\ 3}{12\ ÷\ 3} = \frac{1}{4} [tex]


11
(SEPR).

A coleção de CD e DVD de Bruno estão em um armário, distribuído conforme representa a figura a seguir:

Que porcentagem da coleção de Bruno correspondem aos jogos?

A
B
C
D

A parte correspondente aos jogos é a metade da metade. Logo:

  [tex]\frac{1}{4} = 0,25 = 25[tex]%.


12
(SARESP-2011).

O senhor Luiz tem uma loja que vende produtos esportivos. Na semana passada, ele pretendia vender as 100 camisetas de times de futebol que possuía.

O gráfico mostra o número de camisetas que foram vendidas na loja do senhor Luiz em cada dia da semana passada, de segunda-feira a sexta-feira.

Após a venda de camisetas nesses cinco dias, quantas sobraram?

A
B
C
D

Total de camisetas vendidas: 12 + 8 + 20 + 12 + 16 = 68.

Logo, sobraram: 100 – 68 = 32 camisetas.




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