quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Quiz 01: PORT. - 2ª Série (Ens. Médio)

Quiz 01: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 01: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia os textos abaixo.

Texto 1

Areia é mais suja do que a água no litoral de São Paulo

    A qualidade do mar das praias do litoral de São Paulo vem melhorando, aponta estudo da Cetesb (agência ambiental do Estado). Mas não adianta fugir da água e ficar na areia para tentar se ver livre de microrganismos que provocam doenças.

    Levantamento realizado no ano passado em oito praias do litoral norte e da Baixada Santista inclui testes também na areia, que foi "reprovada" em todos. [...]

    A contaminação da areia tem origem na própria água do mar, nos rios e córregos que desembocam na orla, no lixo e na chuva que lava as ruas e chega às praias.

    A Cetesb escolheu para o estudo praias muito frequentadas, como Pitangueiras (Guarujá), muito sujas, como Gonzaguinha (São Vicente), e também mais distantes da cidade e limpas, caso do Sino, em Ilhabela e do Tenório, em Ubatuba.

    Embora não exista um padrão máximo de, por exemplo, coliformes na areia, em todos os testes a água tinha menores concentrações de micro-organismos nocivos.

    Segundo Claudia, a areia seca fica mais suja do que a úmida porque, onde o mar avança sobre a praia, existe uma lavagem natural.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ cotidiano/776005/areia-e-mais -suja-do-que-a-agua -do-mar.shtml. Acesso em: 26 out. 2012. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento. Texto 2 Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2012.

Texto 2


Disponível em: http://http://enquantoeuisso. blogspot.com/2010/07/o-rio-de- janeiro-lindo-praia-suja.html. Acesso em: 1 ago. 2012.

Qual é a informação comum a esses textos?

A
B
C
D
E

    Na leitura dos textos, que apresenta dois gêneros diferentes, identifica-se o ponto de convergência entre eles, que no caso se referem à poluição encontrada nas areias das praias.

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.

    Em maio de 2015, uma associação de apoio a pessoas com câncer do Canadá entrou para o livro dos recordes ao promover um corte de cabelos coletivo. 267 pessoas, sendo 30 mulheres, ficaram carequinhas da silva, por uma boa causa.


Disponível em: http://migre.me/rT7T2. Acesso em: 22 out. 2015.

Nesse texto, a expressão “carequinhas da silva” foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.


Nesse texto, o menino

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


leia o texto a seguir e, responda as questões 04 e 05.

04
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Se você me conheceu há cinco anos atrás, talvez você não saiba mais quem sou

    Sabe o que rola? É que mudei demais. Cortei partes de mim que me faziam mal; deixei para trás os velhos hábitos, mudei o corte de cabelo, [...] levantei a cabeça pra vida, saca?

    Não sou mais aquela pessoa que cometia erros sem se importar com as consequências. A vida me bateu forte, e eu aprendi que apanhar não vale a pena. Se hoje erro, logo me desculpo. Percebi com as perdas que a vida é muito breve para guardar qualquer coisa que não seja lembranças. Por isso, talvez você não me reconheça mais, pois cheguei à minha melhor versão; ainda cheia de problemas, mas bem mais estável e madura do que todas as outras que tentei ser até aqui.

    Então, se você me conheceu no momento errado, a gente se conhece de novo, afinal, eu também não posso garantir que daqui a cinco anos você irá saber quem sou.

ALVES, Neto. Se você me conheceu há cinco anos atrás, talvez você não saiba mais quem sou. In: EOh.2018. Disponível em: http://eoh.com.br/Se-você -me-conheceu-há-cinco- anos-atrás-talvez-você-não -saiba-mais-quem-sou. Acesso em: 26 jul. 2018. Fragmento.

Nesse texto, no trecho "... pois cheguei à minha melhor versão; ..." (2º parágrafo), o termo destacado estabelece uma relação de

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
Em qual trecho desse texto há uma marca de linguagem informal?
A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


Leia o texto a seguir e, responda as questões 06 e 07.

06
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

MIB³ – Homens de Preto 3

    Eis uma aposta arriscada: reconvocar os Homens de Preto, quase uma década depois da decepcionante continuação que afundou a franquia, para, com um dos orçamentos mais inflados da história do cinema [...], recuperar o charme excêntrico e empolgante do original de 97. Passaram-se 15 anos deste, e Will Smith e Tommy Lee Jones retornam como os agentes J e K. Pensando friamente, é um prognóstico desanimador, mas MIB³ – Homens de Preto 3 é um exemplar bem-sucedido da retomada da inventividade e da satisfatória dinâmica dos protagonistas, as qualidades que conquistaram o público (e a mim) muitos anos atrás. [...]

    Apesar do longo hiato, a narrativa mantém intactos os melhores elementos do original, como a postura carrancuda de K, insensivelmente divertida no discurso de morte de Zed, e a boa química entre a dupla de agentes. Reproduzindo criativamente um salto no tempo, embora os efeitos especiais deixem a desejar, o filme acerta no casting do interessante Josh Brolin, que reproduz fielmente a entonação da voz texana de Tommy Lee Jones e os maneirismos de sua atuação [...].

    No entanto, é impossível ignorar os enormes e grosseiros furos narrativos causados por um roteirista claramente incapaz de lidar com o conceito de viagem no tempo. Sem entregar spoilers, apenas J estar na Agência e se recordar de K revela um paradoxo sem solução, pois este supostamente morreu em 69 e não poderia tê-lo recrutado, e culpar fratura temporal e achocolatado (!) é desculpa de roteirista preguiçoso. [...]

    Entretanto, a direção de Barry Sonnenfeld é suficientemente ágil para que não pensemos (muito) nos tropeços narrativos. Dosando o humor, ação e drama adequadamente [...], o cineasta desenvolveu uma aventura descompromissada [...].

    Embora improvável que a aposta dos produtores tenha resultados além do morno, Homens de Preto 3 é bom o bastante para “neuralizar” o desastre do último episódio e manter uma lembrança agradável de J, K e esta inusitada agência secreta.

SALLEM, Márcio. Disponível em: http://www.cinemacomcritica.com.br/ 2012/05/mib-homens-de-preto-3.html. Acesso em: 18 out. 2012. Fragmento.

Nesse texto, sobre a tese de que o filme Homens de Preto 3 é bem-sucedido, há um argumento em:

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
No trecho "... para que não pensemos (muito) nos tropeços narrativos." (penúltimo parágrafo), os parênteses foram utilizados para
A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.


Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area. Acesso em: 15 out. 2013.

O objetivo desse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir:

    30 de junho
    Querido diário,
    FÉRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS!!!!!!!!
    Puxa, como demorou, parecia que não ia chegar nunca. Não via a hora de jogar o material para cima e relaxar, poder dormir até mais tarde, ir para a cama mais tarde e brincar de escolinha com meu irmãozinho.


OS IRMÃOS BACALHAU. Diário Secreto de uma portuguesa / Os Irmãos Bacalhau. São Paulo: Matrix, 2002, p. 30.

Nesse texto, a repetição do vogal "A" na palavra férias indica, por parte da personagem, uma atitude de

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


Leia o texto a seguir e, responda as questões 10 e 11.

10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Qual é o preço da Terra? (Sim, o preço da Terra.)

    Sim, alguém calculou. Não que haja compradores em potencial para o planeta, é claro.

    Mesmo assim, o astrofísico americano Greg Laughlin, da Universidade da Califórnia, criou uma fórmula matemática para chegar ao valor da Terra — e aos de outros planetas também.

    O nosso, no caso, vale três mil trilhões de libras (é uma cifra tão fora da realidade que parece até besteira converter, mas, em todo caso, fica em torno de oito mil trilhões de reais).

    Na fórmula (que o cientista não divulgou qual é, mas ok, porque certamente é bem complexa e a maioria de nós não a entenderia, de qualquer forma), entram a idade, o tamanho, a temperatura, a massa e outras informações pontuais sobre cada planeta.

    O fim da conta não surpreende: a Terra é o mais valioso do universo. Já Marte, por exemplo, que vem ganhando o carinho da comunidade científica por ser, além do nosso, o planeta mais imediatamente habitável do Sistema Solar, vale apenas 10 mil libras.

    Os cálculos não são perda de tempo (não completa, pelo menos): a ideia do pesquisador ao criar a fórmula não era apenas brincar [...]. Ela vem sendo usada por ele para avaliar as descobertas de novos exoplanetas (planetas localizados fora do nosso Sistema Solar) feitas pela Nasa. “É uma maneira de eu poder quantificar o quão empolgado devo ficar em relação a qualquer planeta em particular”, explica Laughlin.

    Descoberto em 2007, o Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara por parecer o mais similar à Terra — mas a conta final do astrofísico americano deu a ele a etiqueta de apenas 100 libras (olha aí, exoplaneta em promoção!). Já outro, o KOI 326.01, encontrado mais recentemente, foi estimado por ele em cerca de 150 mil libras.

PERIN, Thiago. Disponível em: http://super.abril.com.br /blogs/cienciamaluca/qual -e-o-preco-da-terra-sim-o -preco-da-terra/>.Acesso em: 2 mar. 2011. Fragmento.

O trecho que contém a informação principal desse texto é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
No trecho “... Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara...” (último parágrafo), a expressão destacada indica que o entusiasmo dos cientistas foi
A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e responda.

Quem não se comunica...

    “Havia no Rio de Janeiro nos anos de 1920 um gramático famoso, professor do Pedro II, inimigo dos galicismos, dos pronomes mal colocados e da linguagem descuidada. Falava empolado e exigia correção de linguagem até em casa com a família. Uma vez, esse gramático.

    [...] foi passar férias em um hotel-fazenda em Teresópolis. Lá, um dia, decidiu dar um passeio a cavalo pelos terrenos da fazenda. Por segurança, ia acompanhado de um cavalariço montado em um burrinho. Pelas tantas, o cavalo do gramático disparou. O cavalariço foi atrás em seu burrinho, gritando: ‘Doutor, puxe a rédea! Doutor, puxe a rédea!’

    Nada aconteceu, até que o cavalo saltou um valado e jogou o gramático numa moita de urtiga. Finalmente o cavalariço o alcançou, levantou-o e ajudou-o a se livrar de uns espinhos que se grudaram nele. ‘Doutor, por que o senhor não puxou a rédea? Eu vinha gritando atrás, doutor, puxe a rédea, doutor, puxe a rédea!’ O gramático, já senhor de si, perguntou: ‘E o que é puxar a rédea?’

    ‘É fazer isso, ó’, e fez o gesto explicativo.

    ‘Ah! Dissesses sofreia o corcel, eu teria entendido.’”

VEIGA, José J. O Almanach de Piumhy. Rio de Janeiro: Record, 1988.

O efeito de humor desse texto está no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)