sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 09: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 09: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 09: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CBM-CE).

Observe o sólido geométrico a seguir:


O número de arestas, faces e vértices e a classificação é

A
B
C
D

O sólido geométrico é um prisma de base pentagonal (base com 5 arestas). Portanto, ele tem:

    • 15 arestas

    • 10 vértices

    • 7 faces

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CBM-CE).

Penelope alugou um carro para fazer uma viagem de 45 quilômetros.

Sabendo que o carro faz 15 quilômetros com um litro de gasolina e que o litro de gasolina custa R$ 7,00, o gasto que Penelo pe teve com o combustível foi:

A
B
C
D

Como o carro fez uma viagem de 45 km e faz 15 km/L. Logo:

    [tex]= \frac{45\ km}{15\ km} \cdot R\$\ 7,00 [tex]

    [tex]= 3 \cdot R\$\ 7,00 [tex]

    [tex]= R\$\ 21,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CBM-CE).

A distância da casa de Salomão até a escola é de 5 hectômetros.

Quantos metros Salomão per corre todos os dias, para ir à escola e voltar para casa?

A
B
C
D

Como 1 hm tem 100 metros. Logo:

    [tex] = 5\ hm × 2\ (ida\ e\ volta) [tex]

    [tex] = 5 \cdot 100\ m × 2 [tex]

    [tex] = 1000\ m [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW).

Três mercadores partem num mesmo dia de uma cidade A.

Cada um desses três mercadores retorna à cidade A exatamente a cada 10, 15 e 20 dias, respectivamente.

O número mínimo de dias transcorridos para que os três mercadores estejam juntos novamente na cidade A é:

A
B
C
D

Observe:

  M(10) = 10, 20, 30, 40, 50, [tex]\color{Red}{60}[tex], 70, ...

  M(15) = 15, 30, 45, [tex]\color{Red}{60}[tex], 75, 90, ...

  M(20) = 20, 40, [tex]\color{Red}{60}[tex], 80, 100, ...

Logo, M(10, 15, 20) = 60

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CBM-CE).

Padilha é um trabalhador e ganha um salário de R$ 984,00. Ele gasta [tex] \frac{1}{4}[tex] de se salário com o aluguel da casa onde mora.

Ele também gasta [tex]\frac{3}{8}[tex] com alimentação. Esse mês ele teve um problema de saúde e gastou com remédios, [tex]\frac{1}{6}[tex] de seu salário.

Esse mês, sobrou algum dinheiro após pagar as contas? Quanto?

A
B
C
D

Observe:

Gasto com aluguel:

  [tex] = \frac{1}{4} \cdot 984,00 = \frac{R \$\ 984,00}{4} = R \$\ 246,00[tex]

Gasto com alimentação:

  [tex] = \frac{3}{8} \cdot 984,00 = \frac{R \$\ 2\ 952,00}{8} = R \$\ 369,00[tex]

Gasto com remédios:

  [tex] = \frac{1}{6} \cdot 984,00 = \frac{R \$\ 984,00}{6} = R \$\ 164,00[tex]

Total das despesas:

  [tex] = 246,00 + 369,00 + 164 = R \$\ 779,00 [tex]

E aonda sobrou:

  [tex] = R \$\ 984,00\ -\ \$\ 779,00 = R \$\ 205,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CBM-CE).

Pompeu comprou um sítio medindo 3 hectares. Sabendo que cada hectare é um quadrado de 100 metros de lado.

Se cada metro quadrado custou R$ 18,00 reais, quanto Pompeu pagou pelo sítio?

A
B
C
D

Primeiro encontrar a área do terreno, sabendo que 1 hectare é um quadrado de 100 metros de lado. Logo:

    [tex] Área = 3 × (100 × 100) [tex]

    [tex] Área = 3 × 10\ 000 [tex]

    [tex] Área = 30\ 000\ m^{2} [tex]

Sabendo ue o metro quadrado custa R$ 18,00. Logo:

    [tex] Custo = 30\ 000 \cdot R \$\ 18,00 [tex]

    [tex]Custo = R \$\ 540\ 000,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CBM-CE).

Saulo pagou por 2 toneladas de arroz a quantia de R$ 3.000,00.

Quanto custou para Saulo cada quilo de arroz?

A
B
C
D

Como 1 tonelada tem 1000 kg. Logo:

    [tex] = \frac{R \$\ 3\ 000,00}{2\ toneladas} [tex]

    [tex] = \frac{R \$\ 3\ 000,00}{2\ \cdot\ 1000}[tex]

    [tex] = \frac{R \$\ 3\ 000,00}{2\ 000} [tex]

    [tex] = R \$\ 1,50 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CBM-CE).

João Gabriel, recebeu uma mesada de R$ 400,00. Ele deu para sua irmã, Beatriz, [tex]\frac{3}{8}[tex] desse valor para ela comprar doces.

Beatriz, por sua vez, gastou [tex]\frac{1}{2}[tex] do que recebeu de seu irmão com os doces.

Quanto restou a Beatriz após comprar os doces?

A
B
C
D

Beatriz recebeu de seu irmão a quantia de:

    [tex]= R \$\ 400,00 \cdot \frac{3}{8} = \frac{3\ \cdot\ R \$\ 400,00}{8}[tex]

    [tex]= \frac{R \$\ 1\ 200,00}{8}[tex]

    [tex]= R \$\ 150,00 [tex]

Beatriz gastou com doces.

    [tex]= R \$\ 150,00 \cdot \frac{1}{2} = \frac{R \$\ 150,00}{2}[tex]

    [tex]= R \$\ 75,00 [tex]

Então, restou a Beatriz após comprar os doces a quantia de:

    [tex]= R \$\ 150,00\ -\ R \$\ 75,00 = R \$\ 75,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW).

Carlos, Adriana, Paulo e Joana participaram de uma olimpíada de Matemática. Do total de questões propostas. Carlos acertou [tex]\frac{2}{4}[tex], Adriana acertou [tex]\frac{3}{4}[tex], Paulo acertou [tex]\frac{3}{8}[tex] e Joana acertou [tex]\frac{6}{8}[tex].

Houve empate entre dois deles.

Quais participantes acertaram o mesmo número de questões.

A
B
C
D

Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.

 Carlos:  [tex]\frac{2}{4} = \frac{2\ ÷\ 2}{4\ ÷\ 2} = \frac{1}{2} [tex]

 Adriana:  [tex]\frac{3}{4} [tex]

 Paulo:  [tex]\frac{3}{8} [tex]

 Joana:  [tex]\frac{6}{8} = \frac{6\ ÷\ 2}{8\ ÷\ 2} = \frac{3}{4} [tex]

Logo, Adriana e Joana empataram.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Colégio Anhanguera).

Na pintura de uma parede foram misturados [tex]\frac{3}{5}[tex] de um galão de tinta azul com [tex]\frac{5}{8}[tex] de um galão de tinta branca.

Qual é a cor da tinta mais usada nessa mistura?

A
B
C
D

Como uma fração é uma divisão. Logo:

Tinta Azul:

    [tex]= \frac{3}{5} = 3\ ÷\ 5 = 0,600[tex]

Tinta Branca:

    [tex]= \frac{5}{8} = 5\ ÷\ 8 = 0,625[tex]

Logo, a cor da tinta mais usada nessa mistura é a branca.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(PROEB).

Em uma aula de matemática, a professora desenhou a figura abaixo, em que todos os quadrados são iguais.

. . . . . .
. . . . . .
. . . . . .

• Carlos disse que a parte pintada corresponde a [tex]\frac{2}{6}[tex] do retângulo.

• Jorge disse que a parte pintada corresponde a [tex]\frac{6}{12}[tex] do retângulo.

• Sônia disse que a parte pintada corresponde a [tex]\frac{6}{18}[tex] do retângulo.

De acordo com esses dados, constata-se que

A
B
C
D

A fração que a professora desenhou é de:

    [tex]\frac{6}{18} = \frac{6\ ÷\ 6}{18\ ÷\ 6} = \frac{1}{3}[tex]

e

 Carlos: [tex]\frac{2}{6} = \frac{2\ ÷\ 2}{6\ ÷\ 2} = \frac{1}{3}[tex]

 Jorge: [tex]\frac{6}{12} = \frac{6\ ÷\ 6}{12\ ÷\ 6} = \frac{1}{2}[tex]

 Sônia: [tex]\frac{6}{18} = \frac{6\ ÷\ 6}{18\ ÷\ 6} = \frac{1}{3}[tex]

Sendo assim, Carlos e Sônia tem razão.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CBM-CE).

Tia Dorinha comprou 960 gramas de carne moída para fazer bolinhos de carne. Ela pagou por esta carne R$ 39,00 e dividiu em três porções iguais.

Se Tia Dorinha fosse vender cada porção, por quanto ela deveria vender para ter um lucro de R$ 4,00 em cada porção?

A
B
C
D

Encontrar o preço de cada porção.

    [tex]\frac{R \$\ 39,00}{3\ porções} = R \$\ 13,00 [tex]

Como Tia Dorinha quer obter um lucro de R$ 4,00 em cada porção. Logo:

    [tex] R \$\ 13,00 + R \$\ 4,00 = R \$\ 17,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)