quinta-feira, 4 de março de 2021

QUIZ 16: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 16: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 16: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(BPW).

Observe a reta numérica a seguir:


O número [tex]\frac{25}{15}[tex], nesse reta numérica, está localizado entre:

A
B
C
D

Transformando esse número em decimal, temos:

    [tex]\frac{25}{15} = 25\ ÷\ 15 = 1,666... [tex]

Dessa forma, o número [tex]\frac{25}{15}[tex] está entre 1 e 2.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] (-4)^{2} \cdot (-3)^{0} \cdot 5^{1} [tex]

O resultado dessa expressão numérica é de:

A
B
C
D

O resultado dessa expressão numérica é de:

    [tex]= (-4)^{2} \cdot (-3)^{0} \cdot 5^{1} [tex]

    [tex]= 16 \cdot 1 \cdot 5 [tex]

    [tex]= +\ 80 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(BPW).

• Numa competição um time de saída, ganha sete pontos.

• No jogo seguinte, perde cinco pontos.

• Em seguida, perde mais quatro pontos.

• O time se desestrutura e perde oito pontos seguidos.

• De repente, o time acerta a sua postura e ganha doze pontos.

• Mas numa bobeada da defesa, lá se vão três...

• No último jogo, faz quinze pontos.

O time terminou com

A
B
C
D

O time terminou com:

  [tex]= + 7 - 5 - 4 - 8 - 12 - 3 + 15 [tex]

  [tex]= \underbrace{+ 7 + 15}\ \underbrace{- 5 - 4 - 8 - 12 - 3} [tex]

  [tex]= + 22 - 32 [tex]

  [tex]= -\ 10 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW). Um estrada estadual de Goiás será recuperada em três etapas.

Na primeira etapa, será recuperado [tex]\frac{1}{4}[tex] da estrada.

Na segunda etapa, será recuperado [tex]\frac{2}{3}[tex] da estrada.

A fração que corresponde à terceira etapa é:

A
B
C
D

A fração que corresponde à terceira etapa é:

  [tex]= 1ª\ etapa\ +\ 2ª\ etapa\ +\ 3ª\ etapa [tex]

  [tex]= \frac{1}{4} + \frac{2}{3} + \frac{x}{y} [tex]

  [tex]= \frac{1\ ×\ 3}{4\ ×\ 3} + \frac{2\ ×\ 4}{3\ ×\ 4} + \frac{x}{y} [tex]

  [tex]= \frac{3}{12} + \frac{8}{12} + \frac{x}{12} [tex]

  [tex]= \frac{3\ +\ 8\ +\ x}{12} [tex]

  [tex]= \frac{11\ +\ x}{12} [tex]

Portanto, a terceira é [tex]\frac{1}{12} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(BPW).

Para igualar o peso de duas sacas de feijão, um vendedor teve de passar 10,4 kg de um deles para o outro.

Isto porque o saco mais pesado tinha mais

A
B
C
D

Vamos chamar de [tex]X[tex] e [tex]Y[tex] o peso da saca de feijão. E que a saca X tem maior peso. Logo:

    [tex] X = Y + 10,4\ kg [tex]

Logo, para igualar os pesos deve-se passar a metade de 10,4. Ou seja, 5,2 kg.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
[PROJETO (CON)SEGUIR].

A tabela mostra a distribuição dos alunos dos 3 turnos de uma escola da nossa rede municipal, de acordo com o sexo.

1º turno2º turno3º turno
Meninas135120105
Meninos120115125

Podemos afirmar que

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:


turno

turno

turno
total
Meninas135120105360
Meninos120115125360
TOTAL155135230720

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW). No gráfico, os dados indicam a venda mensal de sucos em um supermercado:

Analise as afirmativas abaixo:

I – o suco mais vendido foi o de caju.

II – foram vendidos 850 litros de suco de uva.

III – o suco de limão foi o menos vendido.

IV – foram vendidos um total de 2150 litros de suco.

São verdadeira(s) as afirmativas:

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, as opções III e IV estão corretas.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(BPW).

Henrique colheu 100 laranjas em seu quintal.

Deu [tex]\frac{2}{5}[tex] para seu irmão, [tex]\frac{3}{10}[tex] para seu primo e ficou com o restante.

No final, quantas laranjas ficou para Henrique?

A
B
C
D

A quantidade de laranjas que sobrou para Henrique foi:

    [tex]= 1\ -\ (\frac{2}{5} + \frac{3}{10}) [tex]

    [tex]= 1\ -\ (\frac{2\ ×\ 2}{5\ ×\ 2} + \frac{3}{10}) [tex]

    [tex]= \frac{10}{10}\ -\ (\frac{4}{10} + \frac{3}{10}) [tex]

    [tex]= \frac{10\ -\ (4\ +\ 3)}{10} [tex]

    [tex]= \frac{10\ -\ 7}{10} [tex]

    [tex]= \frac{3}{10} [tex]

Dessa forma, temos:

    [tex]= 100 \cdot \frac{3}{10} [tex]

    [tex]= \frac{300}{10} [tex]

    [tex]= 30\ laranjas [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW). Observe a figura a seguir:
.. . ..
.. . ..
.. . ..
.. . ..

A parte pintada de verde representa a fração

A
B
C
D

A parte pintada de verde representa a fração é:

    [tex]= \frac{Verde}{Total} = \frac{9}{20} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
[PROJETO (CON)SEGUIR].

O trecho da reta numérica, a seguir, está dividida em segmentos de mesmo comprimento, que serão representados por A, B, C, D, E e F.


Os números [tex]-0,3[tex]; [tex]\frac{3}{2}[tex]; [tex]\frac{15}{7}[tex] e [tex]0,05[tex] estão, respectivamente, nos seguintes segmentos:

A
B
C
D

Descobrir o valor de cada segmento desta reta numérica:

    [tex]= \frac{Intervalo}{Nº\ de\ segmentos} [tex]

    [tex]= \frac{|2,5\ -\ (-\ 1,1)|}{6} [tex]

    [tex]= \frac{|3,6|}{6} [tex]

    [tex]= 0,6 [tex]


Logo:

   [tex]-\ 0,3  \Longrightarrow  B[tex]

   [tex]\frac{3}{2} = 1,5  \Longrightarrow  E[tex]

   [tex]\frac{15}{7} \cong 2,1  \Longrightarrow  F[tex]

   [tex] 0,05  \Longrightarrow  B[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] (-21) + (-18) : (-3) [tex]

O resultado desta expressão numérica é:

A
B
C
D

O resultado desta expressão numérica é:

    [tex]= (-21) + \underbrace{(-18) : (-3)} [tex]

    [tex]= (-21) + (+6) [tex]

    [tex]= -\ 15 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW).

Um caminhão está carregado de caixas de garrafas de água mineral, contendo 24 garrafas em cada uma.

As caixas, todas de mesmo tamanho, formam uma pilha com a forma de um bloco retangular.

São 7 caixas no comprimento, 4 caixas na largura e 8 na altura.


Qual o total de garrafas de água mineral transportado por esse caminhão?

A
B
C
D

O total de garrafas de água mineral transportado por esse caminhão é:

  [tex]Volume = comprimento × largura × altura [tex]

  [tex]Volume = 7\ caixas × 4\ caixas × 8\ caixas [tex]

  [tex]Volume = 224\ caixas [tex]

Como cada caixa tem 24 garrafas. Logo:

  [tex] = 224 × 24 [tex]

  [tex] = 5\ 376\ garrafas [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)