quarta-feira, 1 de junho de 2022

QUIZ 05: CIÊNCIAS 1ª SÉRIE - E.M

Quiz 05: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 05: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo apresenta o gráfico de uma matriz energética.

Disponível em: https://bit.ly/37z1wWS. Acesso em: 22 abr. 2022.

Qual porcentagem dessa matriz é proveniente da força dos ventos?

A
B
C
D
E

   De acordo com o gráfico, 8,6% da matriz energética apresentada se refere à energia eólica. Essa fonte energética utilizada como fonte a força dos ventos.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    O biogás é um biocombustível proveniente de materiais orgânicos (biomassa) e, portanto, é uma fonte alternativa de energia [...] o qual substitui o uso de combustíveis fósseis. Ele é produzido através da fermentação anaeróbica (ausência de ar) de bactérias presentes na biomassa. [...]

    O biogás é utilizado na produção de energia elétrica e tem sido uma alternativa para os meios rurais. [...] Além disso, é uma alternativa barata e sustentável para o reaproveitamento e a redução do lixo no mundo o qual causa diversas doenças e contaminações do solo, água e ar. [...]

Disponível em: https://bit.ly/37nrPPK. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

O combustível mencionado nesse texto apresenta característica de ser

A
B
C
D
E

   O biogás é um biocombustível gerado a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias anaeróbicas, produzindo gases que em sua maior parte é composta pelo gás metano. Tal substância pode ser utilizada de diversas formas, tais como: substituição do gás natural do GLP, utilização em casas e residências rurais para geração de energia.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe, nas imagens abaixo, cinco materiais sendo misturados em água.

I - Disponível em: https://bit.ly/3jt4VIU. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

II - Disponível em: https://bit.ly/3uunt1I. Acesso em: 11 abr. 2022.

III - Disponível em: https://bit.ly/3rJXf9X. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

IV - Disponível em: https://bit.ly/37b6cBY. Acesso em: 11 abr. 2022.

V - Água com sais minerais Disponível em: https://bit.ly/3H2pvcw. Acesso em: 21 fev. 2022.

Com base nessas imagens, a mistura homogênea está indicada pelo algarismo

A
B
C
D
E

   Uma mistura é uma porção de matéria constituída de duas ou mais substâncias chamadas de constituintes. Nessa porção de matéria, há misturas homogêneas, que apresentam um único aspecto visual, e as misturas heterogêneas, quando é possível distinguir as substâncias pela separação de fases ao olho humano. Das imagens apresentadas, há diferentes tipos de misturas em água, das quais, a figura "E" representa uma mistura homogênea.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a evidência da transformação química dos componentes presentes no interior de um balão.

Disponível em: https://bit.ly/3E0mXf4. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Essa transformação é evidenciada pela

A
B
C
D
E

    Uma reação química é uma transformação da matéria em que ocorrem mudanças qualitativas na composição química de um ou mais reagentes, resultando em um ou mais produtos. Uma das evidências dessas transformações é a liberação de gás.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3xivqsN. Acesso em: 12 abr. 2022.

A estrutura representada nessa imagem é considerada

A
B
C
D
E

   A partir da análise da imagem, a estrutura representada, é uma célula, e é considerada a unidade morfofisiológica dos seres vivos.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Observe a teia alimentar representada abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3M2rCjl. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa teia alimentar, o sapo é um consumidor

A
B
C
D
E

   A partir da análise da imagem, o sapo, nessa teia alimentar, é um consumidor secundário.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    O enxerto de pele, mais corretamente denominado transplante de pele, é um tipo de enxerto médico no qual se realiza um transplante de pele. Este procedimento é indicado para fechamento de defeitos impossibilitados de fecharem primariamente, sendo que a pele enxertada deve conter epiderme e derme parcial ou total. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3jxJRBe. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento.

Com base nesse texto, a estrutura transplantada é classificada como

A
B
C
D
E

   De com o texto, a pele é classificada como órgão, por ser formada por mais de um tecido, sendo que dois desses foram citados no texto, a epiderme e a derme.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no quadro abaixo, características de um corpo celeste.

É a estrela mais próxima da Terra.

Todos os corpos celestes de seu sistema giram ao seu redor.

Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio.

A temperatura de sua superfície fica em torno de 5,5 mil graus celsius e aumenta em direção ao núcleo onde atinge cerca de 15 milhões de graus celsius.

Qual corpo celeste possui as características apresentadas nesse quadro?

A
B
C
D
E

   As características apresentadas acima, por identificação de sua composição, temperatura, proximidade com a Terra e atração gravitacional, fazendo com que todos os planetas desse sistema girem ao seu redor. Dessa forma, esse corpo celeste é o Sol.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, as representações de algumas transformações de energia.

Nessa imagem, a transformação de energia elétrica em mecânica ocorre em

A
B
C
D
E

   A transformação de energia elétrica em mecânica no liquidificador, por, inicialmente, identificar que esse aparelho é o único que transforma a energia elétrica em movimento.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a representação do par de forças que atuam no motorista e no banco do carro, durante o movimento do automóvel.

Disponível em: https://bit.ly/39xphLR. Acesso em: 11 jan. 2021. Adaptado para fins didáticos.

A existência do par de forças, representado nessa imagem, é explicada

A
B
C
D
E

   As forças representadas na imagem agem em corpos diferentes, possuem a mesma direção e agem em sentidos opostos. Essas forças possuem a mesma intensidade, por se tratarem de um par de ação e reação (3ª Lei de Newton).

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Observe, nas representações abaixo, o comportamento das partículas da naftalina, uma substância utilizada para prevenir o surgimento de traças e outros insetos, no interior de uma gaveta.

Disponível em: https://bit.ly/37DnZBM. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A mudança de estado físico sofrida pela naftalina no interior de uma gaveta recebe o nome de

A
B
C
D
E

   A disposição das partículas no sólido está organizada e aproximada, diferente do estado gasoso, em que as partículas se encontram bem afastadas e desorganizadas. A sublimação a passagem da matéria do estado sólido para o gasoso.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo apresenta características de um modelo para o átomo construído em 1898.

Disponível em: https://bit.ly/3JDI600. Acesso em: 11 abr. 2022.

Nessa imagem está representado o modelo de

A
B
C
D
E

    De acordo com a figura, é o modelo de Thomson, que apresentam os elétrons incrustados em uma massa de cargas positivas

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)