sexta-feira, 3 de junho de 2022

QUIZ 12: CIÊNCIAS 1ª SÉRIE - E.M

Quiz 12: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 12: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Os organismos fotossintetizantes como as plantas, algas e algumas bactérias produzem compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Sendo assim, o Sol

A
B
C
D
E

   De acordo com o texto, o Sol é a fonte primária de energia de todos os seres vivos.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Os seres vivos necessitam de energia para viver. A forma de obtenção dessa energia é variada e envolve processos diversos e complexos, conhecidos como metabolismo. A maioria dos seres heterótrofos obtém energia ao realizar a respiração celular que ocorre nos respectivos compartimentos da célula: citosol, matriz mitocondrial e cristas mitocondriais.

As diferentes etapas da respiração que ocorrem nos compartimentos são

A
B
C
D
E

   As diferentes etapas da respiração que ocorrem nos compartimentos são: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Observe a figura a seguir:

Disponível em: https://bityli.com/HdDEOcy. Acesso: 19 fev. 2016.

Para deixarem os fogos de artifício coloridos os fabricantes misturam à pólvora sais de diferentes elementos para que, quando detonados, produzam cores diferentes. Esse fenômeno ocorre porque

A
B
C
D
E

   Esse fenômeno ocorre porque o calor transfere energia aos elétrons dessa substância fazendo com que eles se desloquem para níveis energéticos mais altos. Quando esses elétrons excitados voltam a níveis energéticos inferiores, eles devolvem a energia absorvida sob forma de luz.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Observe a imagem:

Disponível em: https://bityli.com/DDbWnGN . Acesso em: 23 fev. 2016.

Alguns materiais podem emitir luz quando excitados através da transição de elétrons nos níveis de energia. Qual modelo atômico está mais adequado com a explicação deste fenômeno?

A
B
C
D
E

    De acordo com o Modelo de Rutherford-Bohr, os elétrons movem-se ao redor do núcleo atômico em órbitas circulares que possuem uma energia bem definida e característica, sendo, portanto, um nível de energia ou camada eletrônica. Para cada elétron são permitidas somente certas quantidades de energia, com valores múltiplos inteiros do fóton (quantum de energia).

Disponível em: https://bityli.com/QYyULKy. Acesso em: 23 fev. 2016.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

As baterias atuais de celulares smartfones são compostas de íon lítio. O eletrólito presente em uma solução eletrolítica, responsável pelo movimento das cargas, é constituído de sais de lítio ([tex]LiClO_{4}[tex]) dissolvidos em solventes orgânicos.

Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/pilhas-baterias-litio.htm. Acesso em: 23 fev. 2016. [Adaptado].

[tex]LiClO_{4}[tex] é um composto

A
B
C
D
E

   O [tex]LiClO_{4}[tex] é um composto iônico, pois é formado por ligações iônicas.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Um composto químico sólido à temperatura ambiente, não condutor de eletricidade, com elevados pontos de fusão e ebulição que forma arranjos cristalinos é

A
B
C
D
E

   Essas características expressas pelo enunciado refere-se a compostos iônicos.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Um trem bala, partindo do repouso, foi sujeitado a uma aceleração constante de 4 m/s².

Qual o intervalo de tempo necessário para que o trem atinja a velocidade de 160 m/s?

A
B
C
D
E

Dados:

[tex] V_{0} = 0 [tex]

[tex] V = 160\ m/s [tex]

[tex] a = 4\ m/s^{2} [tex]

[tex] t =\ ? [tex]

O intervalo de tempo é:

   [tex] V = V_{0} + at [tex]

   [tex] 160 = 0 + 4 \cdot t [tex]

   [tex] \frac{160}{4} = t [tex]

   [tex] t = 40\ s [tex]

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

O gráfico a seguir representa a variação da posição no decorrer do tempo de um MRU:

Qual a velocidade média associada a esse movimento?

A
B
C
D
E

Dados:

[tex] S_{0} = 0 [tex]

[tex] S = 250\ m [tex]

[tex] t_{0} = 0 [tex]

[tex] t = 25\ s [tex]

A velocidade média nesse intervalo de tempo é:

   [tex] V_{m} = \frac{ΔS}{Δt} [tex]

   [tex] V_{m} = \frac{S\ -\ S_{0}}{t\ -\ t_{0}} [tex]

   [tex] V_{m} = \frac{250\ -\ 0}{25\ -\ 0} [tex]

   [tex] V_{m} = \frac{250}{25} [tex]

   [tex] V_{m} = 10\ m/s [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Um automóvel realiza um MRUV e sua velocidade varia com o tempo de acordo com a função:

[tex] v =\ – 20 + 3t [tex]

com unidades no Sistema Internacional. Podemos afirmar que a velocidade inicial, a aceleração e a velocidade do automóvel no instante [tex]t = 10s[tex] valem, respectivamente

A
B
C
D
E

Dados:

[tex]V_{inicial} = V_{0} = -\ 20\ m/s [tex]

[tex]aceleração = a = 3\ m/s^{2} [tex]

Agora, encontrar a velocidade final para [tex]t = 10s[tex].

   [tex] V_{final} = V_{inicial} + a \cdot t [tex]

   [tex] V_{final} =\ –\ 20 + 3t [tex]

   [tex] V_{final} =\ –\ 20 + 3 \cdot 10 [tex]

   [tex] V_{final} =\ –\ 20 + 30 [tex]

   [tex] V_{final} = 10\ m/s [tex]

Dessa forma:

  [tex]V_{inicial} = -\ 20\ m/s [tex];

  [tex]aceleração = a = 3\ m/s^{2} [tex]

  [tex]V_{final} = 10\ m/s [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

Os seres vivos podem ser formados por uma ou mais células, de um só tipo ou de vários. Cada componente da célula tem uma função específica, as mitocôndrias, por exemplo, tem função de produzir energia já a função da membrana plasmática é

A
B
C
D
E

   A função da membrana plasmática é proteger a entrada e saída de substâncias da célula.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

A seguir é mostrado o gráfico representativo de um M.RU. executado por uma bola:

A velocidade média da bola ao sair de C e chegar em D é de

A
B
C
D
E

Dados:

[tex] S_{C} = 10\ m [tex]

[tex] S_{D} = 20\ m [tex]

[tex] t_{C} = 4 [tex]

[tex] t_{D} = 6 [tex]

[tex] V_{m} = ? [tex]

A velocidade média nesse intervalo de tempo é:

   [tex] V_{m} = \frac{ΔS}{Δt} [tex]

   [tex] V_{m} = \frac{20\ -\ 10}{6\ -\ 4} [tex]

   [tex] V_{m} = \frac{10}{2} [tex]

   [tex] V_{m} = 5\ m/s [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUC-GO - P.D - 2016).

A função horária da posição [tex]s[tex] de um móvel é dada por [tex] S = 10 + 2t\ –\ 2t^{2}[tex], com unidades do Sistema Internacional.

Neste mesmo sistema, a função horária da velocidade do móvel é

A
B
C
D
E

Observe:

    [tex] S = S_{0} + V_{0}t +\ \frac{a\ t^{2}}{2}[tex]

    [tex] S = 10 + 2t\ –\ 2t^{2}[tex]

Sendo assim:

[tex] S_{0} = 10\ m[tex]

[tex] v_{0} = 2\ m/s[tex]

[tex] \frac{a}{2} = -\ 2  →  a = -\ 4\ m/s^{2} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)