Descritor |
Tópico I: Procedimentos de Leitura |
D1 |
Localizar informações explícitas em um texto. |
D3 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
D4 |
Inferir uma informação implicíta em um texto. |
D6 |
Identificar o tema de um texto. |
D11 |
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor |
Tópico II: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto. |
D5 |
Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
D9 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor |
Tópico III: Relação entre textos. |
D15 |
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
Descritor |
Tópico IV: Coerência e coesão no processamento do texto |
D2 |
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
D7 |
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
D8 |
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
D12 |
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. |
Descritor |
Tópico V: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido |
D13 |
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
D14 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
Descritor |
Tópico VI: Variação linguística |
D10 |
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Me ajudou muito. Obrigada!!!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluir