| MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Ciências da Humanas e suas tecnologias |
|---|
| Habilidade | Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades |
|---|---|
| H1 | Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. |
| D2 | Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. |
| H3 | Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. |
| H4 | Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. |
| H5 | Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades. |
| Habilidade | Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. |
| H6 | Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. |
| H7 | Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações. |
| H8 | Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. |
| H9 | Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. |
| Habilidade | Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. |
| H10 | Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. |
| H11 | Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. |
| H12 | Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. |
| H13 | Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. |
| H14 | Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. |
| H15 | Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. |
| Habilidade | Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. |
| H16 | Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social. |
| H17 | Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. |
| H18 | Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. |
| H19 | Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. |
| H20 | Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. |
| Habilidade | Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. |
| H21 | Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. |
| H22 | Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. |
| H23 | Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. |
| Habilidade | Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. |
| H24 | Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. |
| H25 | Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. |
| Habilidade | Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
| H26 | Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. |
| H27 | Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. |
| Habilidade | Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. |
| H28 | Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. |
| H29 | Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. |
| H30 | Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas. |
Fonte: https://portal.inep.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário