Níveis de Desempenho dos alunos em
Matemática
|
O
que os alunos conseguem fazer nesse nível
|
Nível 0
abaixo de 125
|
A Prova
Brasil não utilizou itens que avaliam as habilidades abaixo do nível 125.
Os
alunos localizados abaixo deste nível requerem atenção especial, pois ainda não
demonstraram ter desenvolvido as habilidades mais simples apresentadas para
os alunos do 5º ano como exemplo:
·
somar
e subtrair números decimais;
·
fazer
adição com reserva;
·
multiplicar
e dividir com dois algarismos;
· trabalhar com frações.
|
Nível 1
125 a 150
|
Neste
nível os alunos do 5º e do 9ª anos resolvem problemas de cálculo de área com
base na contagem das unidades de uma malha quadriculada e, apoiados em representações
gráficas, reconhecem a quarta parte de um todo.
|
Nível 2
150 a 175
|
Além das
habilidades demonstradas no nível anterior, neste nível os alunos do 5º e 9º
anos são capazes de:
·
reconhecer
o valor posicional dos algarismos em números naturais;
·
ler
informações e dados apresentados em gráfico de coluna;
· interpretar mapa que representa um
itinerário.
|
Nível 3
175 a 200
|
Além das
habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível os alunos do 5º e
9º anos:
·
calculam
resultado de uma adição com números de três algarismos, com apoio de material
dourado planificado;
·
localizam
informação em mapas desenhados em malha quadriculada;
·
reconhecem
a escrita por extenso de números naturais e a sua composição e decomposição
em dezenas e unidades, considerando o seu valor posicional na base decimal;
·
resolvem
problemas relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para cálculo
de intervalos (dias, semanas, horas e minutos).
|
Nível 4
200 a 225
|
Além
das habilidades descritas anteriormente, os alunos do 5º e 9º anos:
·
lêem informações e dados apresentados em tabela;
·
reconhecem a regra de formação de uma seqüência
numérica e dão continuidade a ela;
·
resolvem problemas envolvendo subtração,
estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias;
·
resolvem situação-problema envolvendo a idéia de
porcentagem;
·
diferentes significados da adição e subtração;
·
adição de números racionais na forma decimal;
· identificam
propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos,
relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
|
Nível 5
225 a 250
|
Os
alunos do 5º e do 9º anos, além das habilidades já descritas:
·
identificam a localização/movimentação de objeto
em mapas, desenhado em malha quadriculada;
·
reconhecem e utilizam as regras do sistema de
numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e o princípio
do valor posicional;
·
calculam o resultado de uma adição por meio de
uma técnica operatória;
·
lêem informações e dados apresentados em
tabelas;
·
resolvem problema envolvendo o cálculo do
perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
Resolvem problemas:
·
utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas
do sistema monetário brasileiro;
·
estabelecendo trocas entre cédulas e moedas do
sistema monetário brasileiro, em função de seus valores;
·
com números racionais expressos na forma
decimal, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração;
·
reconhecem a composição e decomposição de
números naturais, na forma
·
polinomial;
·
identificam a divisão como a operação que
resolve uma dada situação-problema;
·
identificam a localização de números racionais
na reta numérica.
Os alunos do 9ª ano ainda:
·
identificam a localização/movimentação de objeto
em mapas e outras representações gráficas;
·
lêem informações e dados apresentados em
gráficos de colunas;
·
conseguem localizar dados em tabelas de
múltiplas entradas;
·
associam informações apresentadas em listas ou
tabelas ao gráfico que as representam e vice-versa;
·
identificam propriedades comuns e diferenças
entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com
suas planificações;
· resolvem
problemas envolvendo noções de porcentagem.
|
Nível 6
250 a 275
|
Os alunos do 5º e 9º anos:
·
lidentificam planificações de uma figura
tridimensional;
Resolvem problemas:
·
estabelecendo trocas entre cédulas e moedas do
sistema monetário brasileiro, em função de seus valores;
·
envolvendo diferentes significados da adição e
subtração;
·
envolvendo o cálculo de área de figura plana,
desenhada em malha quadriculada;
·
reconhecem a decomposição de números naturais
nas suas diversas ordens;
·
Identificam a localização de números racionais
representados na forma decimal na reta numérica;
·
estabelecem relação entre unidades de medida de
tempo;
·
lêem tabelas comparando medidas de grandezas;
·
identificam propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais pelo número de lados e pelos tipos de ângulos;
·
reconhecem a composição e decomposição de
números naturais em sua forma polinomial.
Os alunos do 9º ano também:
·
reconhecem as representações decimais dos
números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal,
identificando a existência de "ordens" como décimos, centésimos e
milésimos;
·
identificam a localização de números inteiros na
reta numérica.
|
Nível 7
275 a 300
|
Os alunos do 5º e 9º anos:
·
resolvem problemas com números naturais
envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão, em situação
combinatória;
·
reconhecem a conservação ou modificação de
medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras
poligonais usando malhas quadriculadas;
·
identificam propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos;
·
identificam as posições dos lados de
quadriláteros (paralelismo);
Resolvem problemas:
·
utilizando divisão com resto diferente de zero;
·
com apoio de recurso gráfico, envolvendo noções
de porcentagem;
·
estimam medida de grandezas utilizando unidades
de medida convencionais ou não;
·
estabelecem relações entre unidades de medida de
tempo;
·
calculam o resultado de uma divisão por meio de
uma técnica operatória;
No 9º ano:
·
identificam a localização/movimentação de objeto
em mapas;
·
resolvem problema com números naturais, inteiros
e racionais envolvendo diferentes operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação);
·
calculam o valor numérico de uma expressão
algébrica, incluindo potenciação;
·
interpretam informações apresentadas por meio de
coordenadas cartesianas;
·
identificam um sistema de equações do 1º grau
que expressa um problema.
|
Nível 8
300 a 325
|
Os alunos do 5º e do 9º anos:
·
resolvem problemas;
·
envolvendo o cálculo do perímetro de figuras
planas;
·
desenhadas em malhas quadriculadas;
·
envolvendo o cálculo de área de figuras planas,
desenhadas em malha quadriculada
·
utilizando porcentagem;
·
utilizando unidades de medida padronizadas como
km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml;
·
com números racionais expressos na forma
decimal, envolvendo operações de adição e subtração;
·
estimam a medida de grandezas utilizando
unidades de medida convencional ou não;
·
lêem informações e dados apresentados em
gráficos de coluna;
·
identificam a localização de números racionais
representados na forma decimal na reta numérica.
|
Nível 9
325 a 350
|
Neste nível, os alunos do 5º e
9º anos:
·
reconhecem a conservação ou modificação de
medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras
poligonais usando malhas quadriculadas;
·
identificam fração como representação que pode
estar associada a diferentes significados;
·
resolvem equações do 1º grau com uma incógnita;
·
identificam diferentes representações de um
mesmo número racional;
·
calculam a área de um polígono desenhado em
malha quadriculada;
·
reconhecem a representação numérica de uma
fração a partir do preenchimento de partes de uma figura.
No 9º ano os alunos também:
·
reconhecem círculo/circunferência, seus
elementos e algumas de suas relações;
·
realizam conversão e somas de medidas de
comprimento;
·
identificam a expressão algébrica que expressa
uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras;
·
resolvem problemas utilizando relações entre
diferentes unidades de medida;
·
resolvem problemas que envolvam equação do 2º
grau;
·
identificam fração como representação que pode
estar associada a diferentes significados;
·
resolvem problemas:
·
envolvendo a escrita decimal de cédulas e moedas
do sistema monetário brasileiro, utilizando várias operações (adição,
subtração, multiplicação e divisão);
·
utilizando as relações métricas do triângulo
retângulo;
·
reconhecem que as imagens de uma figura
construída por uma ransformação
·
homotética são semelhantes, identificando
propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
|
Nível 10
350 a 375
|
·
Além das habilidades demonstradas nos níveis
anteriores, neste nível, os alunos do 5º e 9º anos:
·
estimam a medida de grandezas utilizando
unidades de medida convencional ou não;
·
identificam propriedades comuns e diferenças
entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com
suas planificações;
·
calculam o resultado de uma multiplicação ou
divisão de números naturais.
No 9º ano os alunos também:
·
resolvem problemas envolvendo:
·
o cálculo de área e perímetro de figuras planas;
·
o cálculo do perímetro de figuras planas,
desenhadas em malha quadriculada;
·
ângulos, inclusive utilizando a Lei Angular de
Tales e utilizando o Teorema de Pitágoras;
·
noções de volume;
·
relações métricas do triângulo retângulo a
partir de apoio gráfico significativo;
·
reconhecem as diferentes representações de um
número racional;
·
estabelecem relação entre frações próprias e
impróprias, as suas representações decimais, assim como localizam-nas na reta
numérica;
·
efetuam cálculos simples com valores aproximados
de radicais;
·
identificam uma equação ou inequação do 1º grau
que expressa um problema;
·
interpretam informações apresentadas por meio de
coordenadas cartesianas;
·
reconhecem as representações dos números
racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a
existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos;
·
identificam relação entre quadriláteros por meio
de suas propriedades;
·
efetuam cálculos com números inteiros,
envolvendo as operações (adição; subtração; multiplicação; divisão e
potenciação);
·
identificam quadriláteros observando as posições
relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
·
identificam frações equivalentes;
·
efetuam somatório e cálculo de raiz quadrada;
·
efetuam operações com expressões algébricas;
·
identificam as medidas que não se alteram
(ângulos) e as que se modificam (perímetro, lados e área) em transformações
(ampliações ou reduções) de figuras poligonais usando malhas quadriculadas;
·
reconhecem ângulos como mudança de direção ou
giros, identificando ângulos retos e não-retos.
|
Nível
11 - 375 a 400
|
·
Além das habilidades demonstradas nos níveis
anteriores, neste nível os alunos do 9º ano:
·
reconhecem círculo/circunferência, seus
elementos e algumas de suas relações;
·
identificam propriedades de triângulos pela
comparação de medidas de lados e ângulos;
·
efetuam operações com números racionais,
envolvendo a utilização de parênteses (adição, subtração, multiplicação,
divisão, potenciação);
·
reconhecem expressão algébrica que representa
uma função a partir de uma tabela;
·
reconhecem figuras semelhantes mediante o
reconhecimento de relações de proporcionalidade;
Identificam:
·
a localização de números racionais na reta
numérica;
·
propriedades de triângulos pela comparação de
medidas de lados e ângulos;
·
propriedades comuns e diferenças entre figuras
bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;
·
a relação entre as representações algébrica e
geométrica de um sistema de equações do 1º grau;
Resolvem problemas:
·
envolvendo noções de volume;
·
envolvendo porcentagem;
·
utilizando propriedades dos polígonos (soma de
seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo
interno nos polígonos regulares);
·
utilizando relações métricas do triângulo
retângulo;
· interpretando
informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
|
Nível 12
400 a 425
|
Além das habilidades demonstradas nos níveis
anteriores, neste nível os alunos do 9º ano:
·
identificam ângulos retos e não -retos;
·
identificam a expressão algébrica que expressa
uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões);
·
calculam o diâmetro de circunferências
concêntricas;
Resolvem problemas:
·
envolvendo equação do 2º grau;
·
utilizando propriedades dos polígonos (soma de
seus ângulos internos,
·
número de diagonais, cálculo da medida de cada
ângulo interno nos polígonos regulares);
·
envolvendo variação proporcional, direta ou
inversa, entre grandezas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário