(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Analise os triângulos a seguir.
Qual desses triângulos é isósceles e retângulo?
Observe:
Triângulo 1: escaleno (3 lados diferentes entre si) e obtusângulo (1 ângulo maior que 90º).
Triângulo 2: retângulo (1 ângulo reto (90°)) e isósceles (2 lados congruentes (iguais)).
Triângulo 3: isósceles (2 lados congruentes (iguais)) e acutângulo (os ângulos agudos, ou seja, menor que 90°).
Triângulo 4: retângulo (1 ângulo reto) e escaleno (3 lados diferentes entre si)
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Observe o hexágono regular a seguir.
O valor da medida do ângulo 𝛼 é igual a
Observe a figura a seguir:
Como o hexágono foi decomposto em 4 triângulos e a soma dos ângulos internos do triângulo vale 180º. Logo:
[tex] S_{6} = 180º \cdot 4 = 720° [tex]
Sendo assim, o valor do ângulo α é:
[tex] α = \frac{720º}{6} = 120° [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Veja a circunferência a seguir.
A medida do segmento KJ, em centímetros, é igual a
Como KH e HJ são raios. Logo, são segmentos iguais. Então:
[tex] KJ = KH + HJ [tex]
[tex] KJ = 3 + 3 = 6\ cm [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
O palco de um teatro tem o formato da figura a seguir.
Qual é a medida do perímetro deste palco?
Observe a figura a seguir:
Logo, o Perímetro é:
[tex] P = 7 + 9 + 3 + 6 + 4 + 3 [tex]
[tex] P = 32\ m [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Um pintor de quadros quer construir uma moldura de madeira com as dimensões da figura a seguir.
A medida da área da moldura, em cm², é igual a
Vamos encontrar a área do retângulo maior e subtrair a área retângulo branco. Logo:
[tex] A_{(moldura)} = B \cdot H\ -\ b \cdot h [tex]
[tex] A_{(moldura)} = 60 \cdot 30\ -\ 40 \cdot 10 [tex]
[tex] A_{(moldura)} = 1\ 800\ -\ 400 [tex]
[tex] A_{(moldura)} = 1\ 400\ cm^{2} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
A figura a seguir mostra os pontos P e Q que correspondem a números racionais, posicionados na reta numerada.
Os valores atribuídos a P e Q, conforme suas posições na reta numérica, são
Observe a reta numérica a seguir:
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Em um estacionamento, há 12 fileiras com 15 carros e 14 fileiras com 10 carros.
Qual é o total de carros neste estacionamento?
Como no estacionamento, há 12 fileiras com 15 carros e 14 fileiras com 10 carros. Então:
[tex] = 12 \cdot 15 + 14 \cdot 10 [tex]
[tex] = 180 + 140 [tex]
[tex] = 320\ carros[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Sara quer comprar um patins que custa R$ 320,00. Comprando à vista, ela consegue um desconto de 20%.
Qual é o valor desse patins à vista?
Como Sara comprou o patins à vista. Então, ela pagou:[tex] 100 \%\ - 20 \%\ = 80 \%\ = \frac{80}{100} = 0,8[tex]. Logo:
[tex] = 320 \cdot 0,8 [tex]
[tex] = R \$\ 256,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
O gasto mensal com a alimentação de 80 funcionários em uma empresa tem um custo de R$ 2 000,00.
Mantendo o mesmo custo por funcionário, quanto essa empresa gastará por mês com a alimentação de 120 funcionários?
Primeiro encontrar o custo por cada funcionário:
[tex] = \frac{2\ 000,00}{80} = R \$\ 25,00 [tex]
Agora, mantendo o mesmo custo por funcionário, devemos gastar com 120 funcionário relativo a alimentação um valor de:
[tex] = R \$\ 25,00 \cdot 120 [tex]
[tex] = R \$\ 3\ 000,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
As variáveis n e P assumem valores, conforme mostra a figura a seguir.
n | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
---|---|---|---|---|---|
P | 10 | 15 | 20 | 25 | 30 |
A relação entre P e n é dada pela expressão
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (2, 10), ou seja, [tex]n = 2[tex] e [tex]P = 10[tex].
A) [tex] P = 5n = 5 \cdot 2 = 10 \Rightarrow P = 10 [tex] (Verdadeiro)
B) [tex] P = n + 5 = 2 + 5 = 7 \Rightarrow P = 7 ≠ 10 [tex] (Falso)
C) [tex] P = 5n + 1 = 5 \cdot 2 + 1 = 11 \Rightarrow P = 11 ≠ 10 [tex] (Falso)
D) [tex] P = n\ -\ 1 = 2 - 1 = 1 \Rightarrow P = 1 ≠ 10 [tex] (Falso)
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Um caderno e uma lapiseira custam juntos 45 reais em uma loja. O preço de 4 desses cadernos é igual ao preço de 3 dessas lapiseiras.
Considere x como sendo o preço do caderno e y o preço da lapiseira.
Qual é o sistema de equações que possibilita calcular o preço do caderno e da lapiseira?
Vamos considerar a quantidade de caderno de (x) e da lapiseira de (y). Logo:
• Um caderno e uma lapiseira custam juntos 45 reais [tex] \Rightarrow x + y = 45[tex]
• Como o preço de 4 desses cadernos é igual ao preço de 3 dessas lapiseiras [tex] \Rightarrow 4x = 3y[tex]
Sendo assim, o sistema que possibilita calcular o preço do caderno e da lapiseira é:
[tex] \begin{cases} x + y = 45 \\ 4x = 3y \end{cases} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Um sistema de equações do 1º grau foi dado por
[tex] \begin{cases} y = - x - 5 \\ y = x - 1 \end{cases} [tex]
Qual é o gráfico que representa o sistema?
Igualando os y das equações, obtemos:
[tex] y_{(1)} = y_{(2)} [tex]
[tex] -x - 5 = x - 1 [tex]
[tex] - 5 + 1 = x + x [tex]
[tex] - 4 = 2x [tex]
[tex] \frac{- 4}{2} = x [tex]
[tex] x = -2 [tex]
Agora, encontrar o y.
[tex] y = x - 1 [tex]
[tex] y = - 2 - 1 = - 3 [tex]
Logo, a solução (ponto de intersecção entre as retas) é [tex] (-2, -3)[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Um trabalho de excelencia, digno de ser compartilhado sempre.
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