terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Quiz 36: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 27: PORTUGUÊS 5° ANO
QUIZ 27: PORTUGUÊS 5° ANO

(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia um trecho do conto a seguir e responda aos itens 01, 02 e 03.

O Fantasma Da Quinta Avenida

Jerônimo Monteiro

    O fantasma aparece

    Dick Peter chega em casa de Mary à noite. O pai de Mary, o Sr. Patrick, havia saído em uma viagem e Dick ficou na sala. [...]

    Passaram-se cinco minutos, mas ele não estranhou a demora, as mulheres não têm pressa para melhorar sua beleza.

    De repente, ouve-se um grito vindo do quarto de Mary e ele subiu imediatamente.

    Chegando lá, estava tudo em silêncio, a porta estava trancada e ele teve que arrombar. Dentro do quarto, Mary estava desmaiada no chão, ele buscou sentir o coração dela, este pulsava fracamente, mandou os criados chamarem um médico.

    Logo depois, chegou o dr. Sammy Cave que morava ao lado.

    Após examinar Mary, o médico disse que foi apenas um susto e que em algumas horas de repouso ela ficaria bem. Ela tinha que ficar sozinha, mas Dick ficou na porta cuidando se acontecesse algo. De repente, viu um vulto junto da janela, pensou ser Mary delirando, mas não era, o vulto tinha um lençol que cobria todo seu corpo. Viu que o vulto ia pular a janela e deu um tiro, mas o vulto pulou e desapareceu.

Disponível em: https://prezi.com/2wauff8oaanu/-fantasma-da-quinta-avenida/ Acesso: 09 ago. 2021. (Adaptado)

01
.

O fato que dá origem ao conflito nesse trecho do conto é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
.

A alternativa que contém uma opinião é

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


03
.

Em “O pai de Mary, o Sr. Patrick, havia saído em uma viagem e Dick ficou na sala.”, as vírgulas no trecho do texto são utilizadas para

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia um trecho do conto enigmático de Sherlock Holmes e resolva o item 04.

O incrível enigma do galinheiro

Sherlock Holmes

    Isso aconteceu numa época em que o grande detetive Sherlock Holmes estava aposentado e um tanto esquecido. Em Londres, onde morava, ninguém mais o chamava para elucidar mistérios. Conformava-se dizendo: não se fazem mais bandidos como antigamente.

    Meu tio Clarimundo, leitor das aventuras de Sherlock, foi quem decidiu contratá-lo. Mas que não trouxesse seu secretário doutor Watson, que só servia para ouvir no final de cada caso a mesma frase: "Elementar, Watson". [...]

Disponível em: http://padremachado.edu.br/wp-content/ uploads/2018/12/apRed8etp3.pdf Acesso: 14 set. 2021.

No trecho “Em Londres, onde morava, ninguém mais o chamava para elucidar mistérios.”, a palavra destacada refere-se ao

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia um trecho da reportagem e responda aos itens 05 e 06.

“É possível fazer uma poupança de vida"

    Cardiologista do Hospital Albert Einstein afirma que é possível mudar hábitos para planejar um futuro mais saudável e evitar várias doenças

    Como diz o dito popular: "quem poupa tem". Seja juntando moedinhas ou investindo quantias mais polpudas em aplicações de fundo fixo, o importante é pensar no futuro. Transportar essa prática para a saúde pode parecer uma ideia absurda, mas, na verdade, faz sentido. É o que garante o cardiologista Marcelo Katz, da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo. O médico aponta que uma mudança de comportamento hoje é capaz de prevenir uma série de doenças no futuro. Comer melhor, fazer exercícios, parar de fumar, diminuir o estresse são alguns dos hábitos que reduzem as chances de sofrer com doenças cardiovasculares e até afastar o câncer. Criar resoluções de fim de ano com promessas mirabolantes ou planejar que no próximo verão estará apto para expor o corpo nas areias do litoral brasileiro não ajudam.

    "Prevenir é melhor do que tratar. As pessoas precisam medir como enfrentar as barreiras para melhorar a qualidade de vida para usufruir dos benefícios", garante o especialista.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br /enem/lingua-portuguesa/reportagem Acesso: 09 ago. 2021.

05
Nessa reportagem, a tese defendida (ponto de vista) pelo entrevistado é
A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


06
.

O único argumento que não contribui para sustentar a tese defendida nesse texto é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Observe os dois textos a seguir e responda aos itens 07, 08, 09 e 10.

Texto 1


Disponível em: https://tribunaonline.com.br/preco-da-carne- e-o-tema-da-charge-deste-domingo Acesso em 13 ago. 2021.

Texto 2


Disponível em: https://revistastatto.com.br/wp content/uploads/2021/08/004-24.jpg Acesso em 13 ago. 2021.

07
.

O tema abordado na charge 1 e 2 é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


08
.

A crítica contida nos textos 1 e 2 é sobre

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
.

A finalidade dos textos 1 e 2 é

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


10
.

O problema social comum aos dois textos é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Observe o texto a seguir e responda aos itens 11, 12, e 13.

Texto 1


11

O que levou a personagem a convencer o idoso a se manter em casa foi

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


12
.

Em “Deu um pouquinho de trabalho, mas eu consegui convencer o vovô a ficar em casa”, o termo destacado expressa uma ideia de

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


13
.

No contexto da charge, a palavra “Pouquinho”, utilizada na fala da personagem, indica

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia o poema a seguir e responda aos itens 14 e 15.

Consoada

    Quando a Indesejada das gentes chegar

    (Não sei se dura ou caroável),

    talvez eu tenha medo.

    Talvez sorria, ou diga:

    — Alô, iniludível!

    O meu dia foi bom, pode a noite descer.

    (A noite com os seus sortilégios.)

    Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,

    A mesa posta,

    Com cada coisa em seu lugar.

Manuel Bandeira

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/ literatura/recursos-estilisticos-poesia -figuras-linguagem.htm Acesso: 13 set. 2021.

14
.

Manuel Bandeira suaviza seu discurso por meio de um recurso linguístico, ao se referir à morte (demarcada pelo vocábulo “indesejada”).

A figura de linguagem utilizada, nesse recurso linguístico foi

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


15
.

A linguagem utilizada no poema Consoada foi

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)




Quiz 40: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 40: PORTUGUÊS - 9° ANO
Quiz 40: PORTUGUÊS - 9° ANO

Leia o texto abaixo e respondas as questões 01 e 02.

O Castelo Animado – Diana Wynne Jones

    Como uma parcela considerável do mundo, soube da existência dessa história pelo filme [...] japonês; o que não esperava era que a sensação do livro fosse tão semelhante à da adaptação.

    A fantasia de O Castelo Animado está presente a todo momento, mas a forte ênfase¹ na “normalidade”, nas cenas do cotidiano como arrumar a casa e visitar lojas, torna o cenário mais interessante e imersivo ao leitor [...].

    Sophie é a melhor guia imaginável para esse universo mágico. A personagem consegue nos fazer sonhar com grandes aventuras [...]

    Quando parei para relembrar o enredo, fiquei impressionada com a quantidade de elementos da história. Além do conflito principal [...], todos os personagens [...] têm seus mistérios, do [...] Howl até o espantalho animado que saltita pela montanha. [...]

    O melhor é que todas as peças desse quebra-cabeça mágico [...] se encaixam de forma extremamente satisfatória no final. [...]

    O Castelo Animado é um livro mágico e imersivo, que aquece o coração e faz o leitor sonhar junto com sua protagonista. Perfeito para os amantes de filmes [...] e boas histórias fantásticas.

*Vocabulário:

¹ênfase: destaque.

Disponível em: https://resenhandosonhos.com/o-castelo -animado-diana-wynne-jones/. Acesso em: 15 fev. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

01
(1ª P.D - 2024).

Entende-se desse texto que o livro “O Castelo Animado”

A
B
C
D

Entende-se desse texto que o livro “O Castelo Animado” é tão bom quanto o filme.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024).

Nesse texto, há um fato no trecho:

A
B
C
D

“No trecho "... soube da existência dessa história pelo filme [...] japonês;...”. (1º parágrafo), representa uma fato.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Borzeguim [...]

    Não quero fogo, quero água

    (deixa o mato crescer em paz)

    Não quero fogo, quero água

    (deixa o mato crescer em paz) [...]

    Ah, e vem João e aí vem Maria

    Todo dia é dia de folia

    Ah, e vem João e aí vem Maria

    Todo dia é dia

    O chão no chão

    O pé na pedra

    O pé no céu

    Deixa o tatu-bola no lugar

    Deixa a capivara atravessar

    Deixa a anta cruzar o ribeirão [...]

    Deixa (É fruta do mato) (Deixa)

    Escuta o mato crescendo em paz (É fruta do mato)

    Escuta o mato crescendo

    Escuta o mato

    Escuta

    Escuta o vento cantando no arvoredo [...]

JOBIM, Tom. Borzeguim. In: Letras. Disponível em: https://bit.ly/43WNlmJ. Acesso em: 17 abr. 2023. Fragmento.

O valor social em evidência nesse texto é

A
B
C
D

O valor social em evidência nesse texto é o respeito à natureza.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024).Leia o texto abaixo.

Alguns pássaros cantam a mesma melodia por vários milhares de anos

    Muitos dos pássaros que nos acordam todas as manhãs aprendem os seus cantos melodiosos da mesma forma que os humanos aprendem um dialeto, através dos pais e vizinhos. Mas para a maioria dos biólogos, aprender músicas por meio da mímica é um processo incerto e propenso a erros, resultando numa mudança lenta, mas inevitável, no canto ao longo dos anos.

    Um novo estudo realizado por biólogos [...] documenta canções de pássaros da África Oriental que permaneceram quase inalteradas por mais de 500.000 anos, e talvez por até 1 milhão de anos, tornando as melodias quase indistinguíveis daquelas de parentes dos quais eles estão separados há muito tempo.

    A natureza surpreendentemente estática dos seus cânticos pode dever-se à falta de mudança nos ambientes destas aves, ou seja, florestas montanhosas estáveis, as chamadas ilhas do céu, isoladas de outras populações de ilhas do céu da mesma espécie ou de espécies semelhantes por dezenas de milhares a milhões de anos.

    A coloração das penas das aves também pouco se alterou, tornando a plumagem quase indistinguível uma da outra, embora algumas sejam espécies separadas, mas intimamente relacionadas. [...]

Disponível em: https://www.tempo.pt/noticias/ciencia/alguns-passaros-cantam-a-mesma-melodia-por-varios-milhares-de-anos-passaro-sol.html. Acesso em: 2 fev. 2022. Fragmento.

O tema desse texto é

A
B
C
D

A mesma melodia cantada pelos pássaros por milhares de anos é o tema do texto.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Gelatina

[...] Ingredientes

• 1 envelope de gelatina do sabor da sua preferência

• 1 copo de água quente

• 1 copo de água gelada

Modo de Preparo

1. Esquente um pouco de água e coloque em um recipiente médio. Em seguida, despeje o envelope de gelatina e mexa bastante.

2. Depois, coloque um copo de água gelada e misture novamente.

3. Leve a gelatina à geladeira por 3 horas ou até endurecer. Sirva em seguida. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3GGARTI. Acesso em: 15 dez. 2021. Fragmento.

Esse texto é uma receita, pois

A
B
C
D

Esse texto é uma receita, pois ensina o preparo de um alimento.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Enchente

    Chama o Alexandre!

    Chama!

   

    Olha a chuva que chega!

    É a enchente.

    Olha o chão que foge com a chuva...

   

    Olha a chuva que encharca a gente.

    Põe a chave na fechadura.

    Fecha a porta por causa da chuva,

    Olha a rua como se enche. [...]

   

    Vamos tomar chá, pois a chuva

    É tanta que nem de galocha

    Se pode andar na rua cheia!

   

    Chama o Alexandre!

    Chama!

MEIRELES, Cecília. Tanta tinta. In: Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 37. Fragmento.

Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque

A
B
C
D

Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque a chuva está chegando.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

A amizade inesperada

PERSONAGENS:

LEÃO: Um animal majestoso e poderoso.

RATO: Um pequeno roedor ágil e curioso.

(Cena: A selva, com o Leão descansando sob uma árvore.)

LEÃO: (Bocejando) Que sono! A selva está realmente tranquila hoje.

(Rato aparece timidamente, observando o Leão de longe.)

RATO: (Sussurrando) Uau, é o Leão! O rei da selva... Será que devo me aproximar?

(Rato, com um pouco de medo, se esconde atrás de uma pedra.)

LEÃO: (Percebendo algo) Quem está aí? Mostre-se!

RATO: (Saindo de trás da pedra) Desculpe, senhor Leão. Eu sou apenas um humilde rato. Não queria incomodar.

LEÃO: (Sorrindo) Ah, você é o Rato. Não se preocupe, pequeno amigo, não sou tão assustador quanto parece.

RATO: (Curioso) O senhor é realmente o Leão? O rei da selva?

LEÃO: (Orgulhoso) Sim, sou eu. Sou o rei da selva, e todos os animais aqui me respeitam.

RATO: (Admirado) Que impressionante! O senhor é muito forte e corajoso.

LEÃO: (Modesto) Bem, é verdade que tenho minhas habilidades, mas todos os animais têm suas características únicas.

RATO: (Timidamente) Eu, na verdade, sou muito pequeno e frágil. Não tenho nenhuma habilidade especial.

LEÃO: (Com compaixão) Não diga isso, Rato. Cada criatura tem seu valor e importância na natureza. [...]

Disponível em: https://rl.art.br/arquivos/7841659.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Entende-se desse texto que

A
B
C
D

Entende-se desse texto que o Rato admira as características do Leão.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Está chegando! Eclipse anular1 do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil

    A contagem regressiva para o Eclipse do Sol mais esperado de 2023 já começou! Considerado o principal evento astronômico desde 2021, o eclipse anular acontece no próximo dia 14 de outubro e poderá ser visto em todo o Brasil neste ano.

    O fenômeno vai começar com uma visibilidade total na região oeste dos Estados Unidos e depois passará por nove países, incluindo México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, finalmente, o Brasil.

    Por aqui, as cidades do Norte e Nordeste serão favorecidas. No restante do país, a visualização também acontecerá, mas será de forma parcial e é preciso o uso de equipamentos específicos. [...]

*Vocabulário: 1anular: que tem a forma de um anel.

OLIVEIRA, Rinaldo de. Está chegando! Eclipse anular do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil. 2023. In: Sónotíciaboa. Disponível em: https://shre.ink/n4Ia. Acesso em: 27 set. 2023. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “No restante do país, a visualização também acontecerá,...”, o termo destacado substitui

A
B
C
D

O termo destacado refere-se ao Brasil.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Hábitos alimentares de elefantes podem ajudar a combater a mudança climática

    A preferência dos elefantes por folhas [...] está ajudando a mitigar o aquecimento global, segundo novas pesquisas que mostram a importância de proteger os herbívoros gigantes da extinção.

    Os elefantes asiáticos e africanos gostam de comer folhas de árvores pequenas e folhosas, deixando mais espaço para que árvores maiores cresçam. Estas absorvem e armazenam mais dióxido de carbono e, como resultado, as florestas com elefantes retêm mais carbono do que as florestas sem elefantes [...].

    [...] Os animais também contribuem para a biodiversidade e a captura de carbono através da disseminação de sementes embutidas em seus excrementos, segundo pesquisadores. Os elefantes das florestas percorrem grandes distâncias e têm uma ingestão diária de alimentos entre 100 e 200 quilos de mais de 350 espécies. Como resultado, eles movimentam mais sementes de mais espécies do que qualquer outro animal. [...]

    Em um mundo sem elefantes, árvores menores e mais folhosas prosperariam, e árvores maiores não teriam tanto espaço para crescer e não se espalhariam tão rápido. Em geral, isso resultaria em uma capacidade menor das florestas para capturar e armazenar carbono. A simulação realizada por pesquisadores mostrou que, sem elefantes, a capacidade de armazenar carbono seria diminuída em 5,8% e 9,2% para as florestas estudadas [...].

BLOOMBERG, Línea. Disponível em: https://bit.ly/3SrQLs4. Acesso em: 15 fev. 2023.Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O assunto desse texto é

A
B
C
D

O assunto desse texto é os hábitos dos elefantes que ajudam a desacelerar o aquecimento global.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Trevo (Tu)

    Tu é trevo de quatro folhas

    É manhã de domingo à toa

    Conversa rara e boa

    Pedaço de sonho que faz meu querer acordar

    Pra vida

    Ai ai ai

   

    Tu, que tem esse abraço casa

    Se decidir bater asa

    Me leva contigo pra passear

    Eu juro afeto e paz não vão te faltar

    Ai ai ai

   

    Ah, eu só quero o leve da vida pra te levar

    E o tempo para, ah

    É a sorte de levar a hora pra passear

    Pra cá e pra lá, pra lá e pra cá

    Quando aqui tu tá [...]

COSTA, Ana Clara Caetano; IORCZESKI, Tiago. Intérprete: Anavitória part. Tiago Iorc. Trevo (Tu). In: Anavitória – 2016, Universal Music, 2016, faixa 5, CD. Disponível em: https://bit.ly/2FkbY4S. Acesso em: 10 jan. 2019. Fragmento.

Nesse texto, no verso “Tu é trevo de quatro folhas” (v. 1), o recurso estilístico utilizado foi

A
B
C
D

O recurso estilístico utilizado foi a comparação implícita entre ideias.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Cientistas criam menor robô voador do mundo

    Cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, criaram o menor robô voador do mundo, com aproximadamente o tamanho de uma moeda de R$ 0,25 e pesando 80 miligramas. [...]

    O equipamento, feito de fibra de carbono, bate as asas 120 vezes por segundo e é tão ágil quanto uma mosca. As asas são ativadas por impulsos elétricos que consequentemente controlam os movimentos do robô.

    Por enquanto, o pequeno “inseto robótico” necessita de um cabo para receber energia elétrica. No entanto, os cientistas responsáveis esperam desenvolver um sistema autônomo, que dispense a necessidade desse cabo.

    Acredita-se que robôs deste tipo poderão ser usados no futuro para fazer buscas em lugares de difícil acesso [...].

G1. Cientistas criam menor robô voador do mundo. 2013. Disponível em: https://bityli.com/MUwMx. Acesso em: 30 abr. 2022. Fragmento.

Nesse texto, o trecho que apresenta uma relação de causa e consequência é:

A
B
C
D

Nesse texto, o trecho que apresenta uma relação de causa e consequência é “As asas são ativadas por impulsos elétricos que consequentemente controlam os movimentos do robô.”. (2º parágrafo)

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Cão universitário exige atenção da professora na sala

    Um cão ‘universitário’ esperto colocou as patinhas na mesa da professora e foi tirar dúvidas bem específicas com ela! (rs). O Garrafa é um cachorro que participa ativamente das aulas na Faculdade de Agronomia [...], em Goiânia, capital do estado.

    E o vídeo em que o cãozinho aparece “posicionado” na mesa da professora viralizou. O estudante de agronomia Raul Maciel, de 22 anos, filmou quando o cachorrinho saltou na mesa da professora abanando o rabinho e latiu.

    Depois, ficou claro que Garrafa queria mesmo era uma garrafinha que estava em cima da mesa para brincar. Diante da descoberta, ele ganhou o nome e a simpatia dos estudantes. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3xYPHTg. Acesso em: 1 mar. 2023. Fragmento.

O objetivo desse texto é

A
B
C
D

O objetivo desse texto é dar uma informação.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




Quiz 35: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 35: PORTUGUÊS - 9° ANO
Quiz 35: PORTUGUÊS - 9° ANO

Leia o texto a seguir e responda aos itens 01, 02, 03, 04 e 05.

Eu passarinho! - SILVANA BITTENCOURT

    Nunca soube assoviar. Fracassei fragorosamente em todas as tentativas. Com as mãos queimadas de álcool e o rosto marcado por máscaras, partimos para alguns dias em um sítio, onde os passarinhos acordavam os humanos com uma orquestra de múltiplos tons, de ritmos frenéticos e afinados. Foram dias de realidade paralela, longe de máscaras e perto de assovios enigmáticos, sons espetaculares emitidos por gargantas tão frágeis. Que mistérios guardam aqueles pescocinhos finos por onde ecoam notas complexas e arranjos sofisticados?

    Era o auge da pandemia, o mais tenebroso dos pesadelos. As notícias insistiam em chegar carregando o peso da dor de famílias exterminadas, um silêncio incômodo de perguntas nunca respondidas. A orquestra de passarinhos seguia com suas notas musicais, indiferente a tudo, [...]. Como é possível caber em um mesmo planeta, simultaneamente, tamanhas dor e beleza?

    O mundo estava em luto e os passarinhos não escondiam sua superioridade diante da fragilidade humana. [...]. Sobrevoavam um planeta em choque, confuso com o trauma da perda, sobressaltado pelo medo e pelo estresse. E assoviavam melodias intrincadas, [...]. Com a estridência de seu canto, alertavam para a vida, como que para espantar as sombras assíduas da morte.

    As redes sociais se enchiam de notícias fúnebres que substituíam as cenas de glamour e ostentação de outrora. A felicidade parecia indecorosa em meio ao luto coletivo. Menos para os passarinhos. A eles não havia sido tirado o direito de assoviar e voar, de viajar de um continente a outro, enquanto os homens se trancavam entre paredes. A gaiola agora guardava o engaiolador, [...]. Um dia da caça, outro do caçador.

    Eles cantavam e migravam, voando sem pausa por milhares de quilômetros, orientados por uma bússola misteriosa de constelações, mares e montanhas, alimentados por um combustível mágico, de autonomia quase infinita. [...]

Fonte: A força da palavra - O Popular 83 anos.

Disponível em: htpps://conteudo.opopular .com.br/e-book-a- forca-da-palavra. Acesso em 14, jun. 2021.

Vocabulário:

Fragorosamente: Ruidoso, retumbante; estrondoso.

01
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O fato que dá origem ao enredo dessa crônica é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O trecho desse texto que comprova a presença de um narrador-personagem é:

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Em “As redes sociais se enchiam de notícias fúnebres que substituíam as cenas de glamour e ostentação de outrora.”, a palavra destacada tem sentido semelhante em:

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No fragmento "...Sobrevoavam um planeta em choque, confuso com o trauma da perda sobressaltado pelo medo e pelo estresse.", o cronista se utiliza de uma figura de linguagem que confere uma subjetividade na emissão das ideias presentes.

A figura utilizada é conhecida como

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No trecho “A gaiola agora guardava o engaiolador, [...].”, a expressão em destaque objetiva

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia os textos a seguir e responda aos itens 06, 07, 08 e 09.

Texto 1


imagem disponivel em: https://www.congonhas.mg.gov .br/php/maio -laranja-reforca- combate-ao-abuso- e-exploracao-sexual -de-crianças-e-adolescentes/ Acesso: 30 jun. 2021.

Texto 2


imagem disponivel em: https://www.gov.br/mdhpt-assuntos /noticias/2021/maio/campanha-conscientiza -populacao-sobre-combate -ao-abuso-sexual-de-criancas -e-adolescentes. Acesso em 14 jun. 2021.

02
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O tema abordado nesses 2 anúncios é

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

As cores, imagens, luz, letras em caixa alta, posicionamento das letras, que fazem parte da composição desses anúncios, têm a função de

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

A principal mensagem dos textos 1 e 2 é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No texto 1, a ideia defendida pelo autor é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda aos itens 10, 11, 12, 13, 14 e 15.

RESENHA SOBRE O LIVRO: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Autor: Markus Zusak

Editora Intrínseca

    A menina que roubava livros é uma obra de ficção do autor australiano Markus Zusak. Lançado em 2005, o livro ficou nas listas de mais vendidos mundo afora e deu a Zusak prêmios, tanto na Austrália como em outros países, além do título de “fenômeno literário”.

    A história se passa na Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente no ano de 1939. A protagonista é uma garotinha de nove anos, Liesel Meminger, que acabou de ser adotada pelo casal Hans e Rosa Hubermann, moradores de Molching, uma cidadezinha fictícia na Alemanha. Liesel passa a ajudar a mãe adotiva nas tarefas de casa, enquanto o pai adotivo a ensina a ler no porão de casa com o auxílio de alguns livros que a menina rouba por aí.

    [...]

    Liesel ajuda a mãe adotiva, que lava roupas para fora, levando e buscando as roupagens nas casas das clientes da mãe. Nesses momentos que passa sozinha, a menina começa a roubar livros e levá-los para a casa onde o pai adotivo a ensina a ler com as palavras dos livros e pintando as paredes do porão da casa.

    A menina que rouba livros ainda mescla as descobertas da vida de uma criança com os riscos que a família de Liesel passa para esconder um judeu, amigo do senhor Hubermann, dentro da própria casa. [...].

    Apesar de a narradora da história ser a morte e de o livro ter como cenário de fundo a Segunda Guerra, a história é contada de forma leve, fazendo com que seja difícil de largar o livro antes do final. As reflexões que a morte faz sobre os seres humanos nos faz pensar sobre a existência humana e sobre as ações cruéis que os homens são capazes de realizar.

10
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Esse texto tem a finalidade de

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No fragmento “A protagonista é uma garotinha de nove anos, Liesel Meminger, que acabou de ser adotada pelo casal Hans e Rosa Hubermann”, a função das vírgulas é separar

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No fragmento “A menina que rouba livros ainda mescla as descobertas da vida de uma criança com os riscos que a família de Liesel passa ...”, o advérbio destacado marca uma ideia de

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


13
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O autor desta resenha expressa sua opinião em

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


14
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Considere o trecho ". A história é contada de forma leve, fazendo com que seja difícil de largar o livro antes do final. " Nesse fragmento, infere-se que a opinião da editora sobre a obra é

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


15
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O que fez a família da menina que roubava livros correr riscos foi

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)