terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Quiz 33: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 33: PORTUGUÊS - 9° ANO
QUIZ 33: PORTUGUÊS - 9° ANO

Leia o texto a seguir e, responda as questões 01, 02 e 03.

01
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Maneira de amar

    O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

    Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

    O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho. Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. "Você o tratava mal, agora está arrependido?" "Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava".

ANDRADE, Carlos Drummond de. Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1997. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MzE0Njc5/ acesso em 27 de jan. de 2021.

De acordo com o texto, era uma situação bastante embaraçosa

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


02
O trecho "Você o tratava mal, agora está arrependido? Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava" indica
A
B
C
D

   Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


03
No trecho “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças”, o termo em destaque refere-se ao seguinte termo do 1° parágrafo:
A
B
C
D

   Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda aos itens 04, 05 e 06.

04
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Poluição dos plásticos, um problema de todos

    A poluição plástica é uma das grandes vilãs do século 21 e uma das maiores preocupações em relação a danos ao meio ambiente e à saúde humana.

    O plástico se faz presente em nosso cotidiano quando tomamos água ou refrigerante na garrafa descartável, utilizando canudo, colocando nossas compras na sacola plástica, quando usamos fralda descartável em nossos filhos, quando usamos talheres plásticos no churrasco ou naquela festinha com nossos amigos, nos utensílios domésticos, brinquedos, peças automotivas e uma infinidade de coisas fabricadas com este material.

    É inegável que o plástico é uma revolução na maneira que vivemos, sendo a praticidade sua melhor característica, porém, os danos causados ao meio ambiente e à saúde são imensuráveis. O problema surge com o aumento da produção de materiais plásticos e o seu descarte incorreto, que aliados à falta de reciclagem tornam o assunto uma preocupação constante.

    Considerado o maior desafio ambiental do século 21 pela ONU, o impacto da poluição plástica foi o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2018.

    Um dos problemas enfrentados com o lixo plástico é que a metade do plástico consumido é descartável e, no mínimo, 13 milhões de toneladas desse lixo param nos oceanos todos os anos. Se continuar neste ritmo, no futuro existirá mais plástico do que peixes nos oceanos. [...] Os plásticos absorvem poluentes e substâncias tóxicas, de forma que um peixe ao ingerir esse material corre o risco de contaminação, e o humano que se alimenta desse peixe está consequentemente exposto à mesma contaminação. [...] Hoje a palavra de ordem é a sustentabilidade que, infelizmente, em razão dos hábitos autodestrutivos desenvolvidos pelos seres humanos, custa bastante caro. [...]

    Não podemos dar continuidade ao crescimento da forma mais fácil, o que resultou no caos ambiental que nos encontramos hoje. Temos que repensar cada atitude, cada canudo utilizado, cada sacola plástica, cada embalagem descartável. Diante do caos, cada detalhe importa.

    Porém, não cabe apenas ao cidadão comum refletir e mudar seu modo de pensar e agir diante desse cenário caótico, mas também o poder público que precisa considerar o meio ambiente antes do crescimento econômico. É desejável também que se criem políticas de incentivo para produção e utilização de materiais biodegradáveis em substituição aos feitos a partir de petróleo, em regra utilizado na produção dos materiais plásticos.

    O primeiro passo para a reversão dessa situação é a mudança de postura de cada indivíduo, sendo que a adoção de atitudes de consumo consciente ganha força e se torna protagonista da mudança necessária.

    Definitivamente a mudança de paradigma não é tarefa fácil, porém é viável. E necessária.

Cíntia Carolina Munhoz, Daiane Aguilar da Cunha e Vanessa de Oliveira Braga são advogadas e alunas do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp – Sorocaba.

Disponível em: https://www.jornalcruzeiro. com.br/opiniao/artigos/poluicao -dos-plasticos-um-problema- de-todos/Acesso: 11, fev. 2021.

O assunto de um texto é de maior amplitude, tem características mais globais, já o tema é delimitado, ou seja, um recorte do assunto e contém um ponto de vista.

O tema do texto é

A
B
C
D

   Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


05
A tese defendida pelo autor do texto é de que a poluição plástica
A
B
C
D

   Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
A única alternativa que não faz parte dos argumentos que apoiam a tese defendida pelo autor desse texto é
A
B
C
D

   Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda aos itens 07, 08 e 09.

07
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

4 lições que você pode aprender com o filme Extraordinário

    Auggie é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial e precisou de 27 cirurgias para conseguir respirar e enxergar. Após passar toda a sua infância estudando em casa, seus pais decidem que chegou a hora de o pequeno começar a frequentar a escola. A decisão muda a vida do garoto e de toda a sua família, trazendo desafios e superações. Essa é a emocionante história do filme Extraordinário, que estreou em 2017 e é um sucesso entre crianças e adultos. Baseado no best-seller de mesmo nome, da autora norte-americana R.J. Palacio, a adaptação, dirigida por Stephen Chbosky, emociona toda a família! Se você ainda não foi conferir o filme nas telonas, aqui vão alguns motivos para você não deixar de assisti-lo com seu pequeno:

1. O filme consegue abordar temas delicados com leveza

    Com cenas leves e, até mesmo, cômicas, a história consegue tratar de temas complexos, sem entrar em uma atmosfera melodramática. Com a impecável atuação de Jacob Tremblay (Auggie), Julia Roberts (mãe), Owen Wilson (pai) e Isabela Vidovic (irmã), o filme diverte e emociona adultos e pequenos, abordando temas como superação, bullying, preconceito e família.

2. A história mostra a importância da família

    Durante todo o enredo, Auggie conta com a presença e o apoio de seus pais que, ainda que com uma bagagem de sofrimento suficiente para saber que o mundo não será nada agradável com seu filho, se mantêm otimistas, mostrando que é possível (e necessário) enfrentar toda e qualquer barreira juntos. A história também mostra o lado da adolescente via, a irmã mais velha de Auggie, que vive o dilema de lidar com a carência que sente por ter sido sempre um pouco esquecida por causa das necessidades do irmão, e, por outro lado, todo o imenso amor que sente por ele.

3. O filme possibilita o diálogo sobre bullying

    O tema central que guia o enredo do filme Extraordinário, é o bullying sofrido por Auggie quando ele passa a frequentar a escola e a conviver com outras crianças. No entanto, a história não retrata isso de forma pesada, possibilitando uma reflexão sobre o tema, até mesmo, entre os próprios agressores. Essa é uma ótima oportunidade de introduzir o assunto e conversar com seu pequeno sobre preconceito e ensiná-lo a respeitar as diferenças.

4. A história ensina que o amor e a amizade são muito mais importantes do que a aparência

    A cada superação, o pequeno Auggie nos mostra o quanto a aparência é apenas um detalhe em nossas vidas, e que a nossa essência é o que temos de mais precioso! Seus pais o ajudam, todo momento, a perceber o quanto seu rosto não define o que ele é, e que quem o conhece, sabe o quanto ele é uma pessoa especial e cheio de qualidades! No decorrer da história, Auggie ganha um grande amigo na escola, o Jack, que tem que aprender a conviver com a pressão e mostrar aos demais colegas que o que temos de mais importante é o que não se pode ver.

    Depois de tantos motivos, não há dúvidas de que o filme Extraordinário é uma verdadeira lição de vida!

Ana Clara Oliveira

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/ 4-licoes-que-voce-pode-aprender- com-o-filme-extraordinario Acesso: 12, fev. 2021.

Assinale a alternativa que expressa a ideia central do texto.

A
B
C
D

   Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


08
“O filme diverte e emociona adultos e pequenos, abordando temas como superação, bullying, preconceito e família. A palavra destacada significa
A
B
C
D

   Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


09
.

“No decorrer da história, Auggie ganha um grande amigo na escola, o Jack, que tem que aprender a conviver com a pressão e mostrar aos demais colegas que o que temos de mais importante é o que não se pode ver. [...].

O termo destacado entre vírgulas é

A
B
C
D

   Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda aos itens 10, 11 e 12.

10
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre,, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar, a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

No trecho do texto constitucional, as palavras destacadas, quanto à classe gramatical, exercem respectivamente as funções de

A
B
C
D

   Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
Em “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”, o uso da palavra destacada expressa a ideia de
A
B
C
D

   Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


12
Em “III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” a conjunção “e” se repete e indica a ideia de
A
B
C
D

   Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda aos itens 13, 14 e 15.

13
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Uma Vela para Dario (Dalton Trevisan)

    Dario vem apressado, guarda-chuva no braço esquerdo. Assim que dobra a esquina, diminui o passo até parar, encosta-se a uma parede. Por ela escorrega, senta-se na calçada, ainda úmida de chuva. Descansa na pedra o cachimbo.

    Dois ou três passantes à sua volta indagam se não está bem. Dario abre a boca, move os lábios, não se ouve resposta. O senhor gordo, de branco, diz que deve sofrer de ataque.

    Ele reclina-se mais um pouco, estendido na calçada, e o cachimbo apagou. O rapaz de bigode pede aos outros que se afastem e o deixem respirar. Abre-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe tiram os sapatos, Dario rouqueja feio, bolhas de espuma surgem no canto da boca.

    Cada pessoa que chega ergue-se na ponta dos pés, não o pode ver. Os moradores da rua conversam de uma porta a outra, as crianças de pijama acodem à janela. O senhor gordo repete que Dario sentou-se na calçada, soprando a fumaça do cachimbo, encostava o guarda-chuva na parede. Mas não se vê guarda-chuva ou cachimbo a seu lado. [...]

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/ 7803/uma-vela-para-dario Acesso: 15, fev. 2021.

O conflito em torno do qual se desenvolveu a narrativa foi o fato de

A
B
C
D

   Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


14
.

No trecho “Ele reclina-se mais um pouco, estendido na calçada, e o cachimbo apagou. O rapaz de bigode pede aos outros que se afastem e o deixem respirar”, há um exemplo de linguagem

A
B
C
D

   Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


15
O trecho do texto que constitui uma opinião é:
A
B
C
D

   Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)




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