Quiz 29: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Leia o texto abaixo para responder as questões 01, 02, 03, 04 e 05.
Formigas se organizam e tomam decisões em grupo, sugere estudo americano
Assim como você organiza as tarefas de seu dia, como ir ao banco, almoçar, retornar ao trabalho e estudar um idioma, por exemplo, animais também pensam em seu cotidiano de forma a organizá-lo e, muitas vezes, fazem isso de forma coletiva. Isso é o que afirma um novo estudo, conduzido pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos [...].
Os pesquisadores estudaram o comportamento de formigas e chegaram à conclusão que esses insetos muitas vezes mudam a ordem de suas atividades ao longo do dia denotando sofisticação na organização de tarefas e levando em conta preferências e necessidades.
Para chegar à afirmação, os cientistas Taka Sasaki e Stephen Pratt — ambos autores do estudo e com experiência na análise de animais formadores de colônias — realizaram o seguinte experimento: oferecer a uma colônia de formigas da espécie Temnothorax rugatulus, desabrigadas de seu formigueiro original, dois novos formigueiros com características distintas e ver por qual deles os insetos optariam.
Em um dos casos, o formigueiro tinha entradas com tamanhos variados; em outro, a exposição à luz era alterada artificialmente.
Isso estimulava as formigas a fazerem escolhas na busca pelo novo lar, já que, naturalmente, elas tendem a preferir ninhos com entradas pequenas e com baixo nível de intensidade de luz.
“É como acontece com seres humanos escolhendo um imóvel para compra. São muitas opções e variáveis a considerar [...]”, pondera Pratt na divulgação do estudo.
[...] De acordo com os dados da pesquisa, as formigas foram obrigadas a priorizar suas preferências e renunciar a alguns itens em nome de outras características, ordenando as escolhas.
Assim, os insetos demonstraram valorizar mais um novo formigueiro com menor exposição à luz em detrimento de um formigueiro com entradas menores, apontando a capacidade de consenso em decisão e priorização de necessidades.
“Tínhamos centenas de formigas e, de alguma forma, elas chegaram a uma decisão”, diz Pratt. “Como elas fazem isso sem ter ninguém no comando dizendo o que tem de ser feito?”, se pergunta o cientista [...].
O objetivo de Pratt e Sasaki, ressalta o estudo, é conseguir aplicar esse conhecimento às relações humanas para que decisões tomadas coletivamente se mostrem tão fáceis para nós quanto o são para as formigas.
UOL. Formigas se organizam e toma decisões em grupo, sugere estudo americano. Disponível em: https://bit.ly/3ufzE2U. Acesso em: 31 jan. 2022. Fragmento.
01
(MEC-CAED - ADF).
O assunto desse texto é
Alternativa "C".
(Créditos da resolução: ??.)
Leia o texto abaixo para responder as questões 06 e 07.
Texto 1
Terra encerrou 2020 com rotação mais rápida desde 1960
[...] De acordo com cientistas do laboratório de Física Nacional do Reino Unido, o planeta girou — em torno de seu próprio eixo — até 1,5 milissegundos mais rápido do que o habitual.
“A Terra está girando mais rápido agora do que em qualquer momento nos últimos 50 anos”, afirmou o pesquisador Peter Whibberley [...]. Segundo os estudiosos, isso acontece por conta da intensa atividade dos oceanos, do núcleo da Terra e das variações atmosféricas.
Ao longo do último ano, 28 dias transcorreram mais rapidamente do que o dia mais curto de que se tem registro. O recorde anterior pertencia a 5 de julho de 2005, que durou 1,0516 menos segundos do que o valor habitual de 86.400. A nova marca é 0,45 milissegundos menor do que sua antecessora. [...]
HYPENESS. Terra encerrou 2020 com rotação mais rápida desde 1960. 2021. Disponível em: https://bit.ly/2LD7LOr. Acesso em: 19 jan. 2021. Fragmento.
Texto 2
A Terra girou mais rápido no ano passado do que em qualquer outro período nos últimos 50 anos
Os 28 dias mais rápidos já registrados (desde 1960) ocorreram em 2020, com a Terra completando suas rotações em torno de seu eixo alguns milissegundos mais rápido que a média. Isso não é particularmente alarmante – a rotação do planeta varia ligeiramente o tempo todo, impulsionada por variações na pressão atmosférica, ventos, correntes oceânicas e o movimento do núcleo.
Mas é inconveniente para cronometristas internacionais, que usam relógios atômicos ultraprecisos para medir o Tempo Universal Coordenado (UTC) pelo qual todos acertam seus relógios. Quando o tempo astronômico, definido pelo tempo que a Terra leva para fazer uma rotação completa se desvia do UTC em mais de 0,4 segundos, o UTC obtém um ajuste.
Até agora, esses ajustes consistiam em adicionar um “segundo bissexto” ao ano no final de junho ou dezembro, estabilizando o tempo astronômico e o tempo atômico. [...]
No entanto, [...] a recente aceleração na rotação da Terra fez os cientistas falarem pela primeira vez sobre um segundo bissexto negativo. Em vez de adicionar um segundo, eles podem precisar subtrair um. [...]
BATISTA, Julio. A Terra girou mais rápido no ano passado do que em qualquer outro período nos últimos 50 anos. In: Universo Racionalista. 2021. Disponível em: https://bit.ly/2XWUfra. Acesso em: 19 jan. 2021. Fragmento.
06
(MEC-CAED - ADF).
Esses textos são semelhantes, pois
Alternativa "E".
(Créditos da resolução: ??.)
Leia o texto abaixo para responder as questões 09, 10 e 11.
O impacto da tecnologia em nossas vidas
Estamos vivendo o ápice da influência tecnológica no mundo e não tem como negar. Vivemos conectados o tempo todo, seja pelo celular ou computador. O impacto da tecnologia em nossas vidas é extremamente visível. Mas isso é algo bom ou ruim?
A tecnologia facilita muito a nossa rotina e é um ótimo entretenimento. Com apenas uns cliques compartilhamos coisas pessoais, entramos em contato com aquele parente distante, descobrimos uma nova música e assistimos vários episódios de determinada série, mesmo offline.
Conseguimos armazenar milhares de músicas na palma de nossas mãos, temos televisões com a maior definição de imagem existente, guardamos todos os tipos de fotos e documentos pessoais na nuvem e podemos acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar [...].
Atualmente, existe um aplicativo para tudo que fazemos. Nos tornamos totalmente dependentes desses pequenos ícones na tela de nosso celular. É difícil imaginar como ouvíamos música antes [...], ou como compartilhávamos fotos [...]. A tecnologia está presente em tudo, o tempo todo.
Há alguns anos não tínhamos o hábito de olhar o celular assim que acordamos, ou passar a noite inteira em claro vagando pelas redes sociais. Hoje em dia, se uma tragédia acontecer a milhares de quilômetros de distância de onde estamos, ficamos sabendo instantaneamente. A tecnologia modificou completamente nosso cotidiano, trazendo muitos benefícios e alguns malefícios também.
O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas online, que esquecemos de manter o contato offline. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.
Por recebermos tantas informações o tempo todo, nos tornamos mais desatentos. Parece que não podemos ficar sem encontrar coisas novas, [...] ficamos dependentes dessa conexão. [...]
É importante ter um planejamento de quantas horas por dia você vai dedicar à tecnologia, para não perder o foco e a produtividade. Apesar de ser algo incrível, ela também pode trazer consequências sérias e permanentes a nossa saúde. Como todas as outras coisas, ela deve ser apreciada com moderação.
Disponível em: https://bit.ly/3IZtmIU. Acesso em: 2 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
09
(MEC-CAED - ADF).
Nesse texto, para defender a ideia de que a tecnologia impactou negativamente as nossas vidas, o autor utiliza como argumento o trecho:
Alternativa "E".
(Créditos da resolução: ??.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário