QUIZ 06: PORTUGUÊS 3° ANO
04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Brincadeiras alternativas
Em dias chuvosos, em vez de brincarem no quintal, Ronaldo e Diego ficavam dentro de casa.
— Vamos jogar stop! — propôs Diego.
— Mas o que é isso? — perguntou Ronaldo.
— É simples: dizemos a palavra “stop” juntos e colocamos uma quantidade de dedos, contamos os dedos de acordo com as letras do alfabeto e, na letra que cair, cada um deve falar o nome de um objeto ou animal que comece com aquela letra. Quem não souber paga uma prenda — explicou Diego.
Ronaldo adorou a ideia, e os meninos brincaram a tarde toda sem perceber o tempo passar.
180 histórias para ler e sonhar. São Paulo: Ciranda Cultural, 2020, p.87.
Onde acontece essa história?
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
06
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
IMPRESSÃO DIGITAL
Ainda na barriga da mãe o bebê já tem sua impressão digital definida. Isso acontece aos seis meses e a marca não mudará. Mesmo quando cortamos o dedo, a impressão é recomposta com as mesmas características. Quando tocamos qualquer objeto, as digitais ficam impressas por causa das gotículas de suor.
O Estado de S. Paulo, 5 set. 1998. Estadinho.
Esse texto serve para
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
Leia o texto abaixo para responder às questões 08 e 09.
Fuzuê
Uma barata saiu da garrafa onde morava.
Uma aranha tão tatanha na parede escorregava.
A lagartixa parada no teto tudo espiava.
— Olha a barata!
— Olha uma aranha!
Chiiii! Confusão tamanha!
Vassourada daqui.
Vassourada de lá.
Barata e aranha pra lá e pra cá. A barata, já pirada, para o buraco correu. Aranha pegou carona no fio da teia e se escondeu.
A lagartixa amarela viu-se de um jeito apurado:
— Vou saindo de fininho, que vai sobrar pro meu lado!
ALVES, Maria Elisa. Fuzuê. São Paulo: Geração Editorial, 2010.
08
(MEC-CAED - ADF).
Nesse texto, a lagartixa demonstrou ser
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
11
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Como se fosse dinheiro
Todos os dias Catapimba levava dinheiro para escola para comprar o lanche. Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas. Mas seu Lucas nunca tinha troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
— Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
— Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
— Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
— Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa […].
ROCHA, Ruth. Como se fosse dinheiro: São Paulo: FTD, 2004. Fragmento.
O que Seu Lucas fazia para o menino?
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
12
(AVALIA-BH). Leia a frase abaixo.
Era uma vez uma vila chamada Orquestra, onde existiam quatro casas.
Em cada casa morava uma família: a das Cordas, a das Madeiras, a dos Metais e a da Percussão.
A das Cordas era a maior, tinha tantos violinos, violas, celos e contrabaixos que ninguém sabia dizer quantos moravam ali. Flautas, oboés, clarinetes e fagotes eram da Madeira. A família dos Metais era a menor, mas fazia um barulhão com suas trompas, trompetes, trombones e tubas.
Por falar nisso, a da Percussão tinha mais de 15 membros, entre pandeiros, tambores e tímpanos. E toda a vila só funcionava bem porque o Maestro, uma espécie de síndico, cuidava da harmonia.
Disponível em: http://blogs.estadao.com. br/estadinho/page/130/. Acesso em: 30 jul. 2012.
De acordo com esse texto, na casa das Cordas moravam os
Alternativa "D".
(Fonte da resolução: ??.)
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