QUIZ 01: PORTUGUÊS 4° ANO
(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 01, 02 e 03.
A Raposa e o Cancão
Passara a manhã chovendo, e o cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira da estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o cancão e fala:
— Comadre raposa, isso é um desaforo! Eu se fosse você não agüentava! Passava uma decompostura!...
A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O vaia o voa, pousa triunfalmente num galho e ajuda a vaia-la...
CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro. Ediouro, 2001.
01
Para escapar da raposa, canção encontrou uma forma
04
(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Vou tomar um trem agora
Vou pegar um avião
Vou de ônibus, vou de carro
De barco, vou de charrete
De lambreta, motoneta
Patinete, bicicleta
Se precisar vou a pé
Pra casa do meu avô.
(...)
Ah como é boa essa vida
Na casa do meu avô
Bem melhor do que sorvete
Mais gostoso que bombom
Que refresco, chocolate
Bolo, bala, caramelo.
Ah como é doce essa vida
Na casa do meu avô!!
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo, Melhoramentos, 1986.
O assunto do poema de Ricardo Azevedo é
(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia a anedota abaixo e, a seguir, responda as questões 06 e 07.
O cara exibido entrou no bar logo gritando:
— Tem alguém aqui que quer lutar com um valente?
— Para azar dele, um sujeito se levantou e aceitou. Era um massa-bruta.
Mas o exibido não se apertou:
— E tem algum outro valente que queira lutar com este valente?
(PINTO, Ziraldo Alves. As últimas Anedotinhas do bichinho da maça. São Paulo: Melhoramentos, 1988, p. 21)
06
Os personagens da anedota utilizam uma linguagem
(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 08 e 09.
Texto I
Gênio de um novo tempo
No dia 23 de outubro de 1906, um grupo de pessoas assistiu maravilhado ao primeiro vôo de um objeto mais pesado que o ar. Partindo do campo de Bagatelle, na França, Santos Dumont pilotou o seu 14-Bis por 21 segundos a 3 metros de altura. Nascia assim o avião.
Antes de construir o avião, o inventor dedicou-se a criar balões e pilotá-los nos céus de Paris. Construiu 14 deles. [...] Santos Dumont teve também diversas outras ideias, como o deslizador aquático, uma espécie de aerobarco, além de ter aprimorado o desempenho de suas aeronaves.
Revista recreio, São Paulo, Editora Abril, 2000. Coleção de Olho no Mundo.
Texto II
Por que Santos Dumont inventou o relógio de pulso?
O Pai da Aviação talvez não imaginasse que o relógio de pulso seria tão popular quanto é hoje. Ele inventou-o porque pretendia medir o tempo de vôo de duas aeronaves. Como não podia tirar a mão do manche para tirar o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo em pulso.
VELLOSO, Priscila. Oh, dúvida cruel. Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 146.
08
Os dois textos falam sobre as invenções de Santos Dumont, mas apenas o segundo
Parabéns pelo trabalho irei usar para minha filha responder!
ResponderExcluirDurante o período de quarentena no Ceará!
Estou com saudades da minha escola, minhas professora e meus amigos!
ResponderExcluirMas na minha casa está parecendo minha escola minha mãe é minha professora meu almoço é meu recreio!
Todos os dias tenho lição que minhas professoras me manda pelo Whatsapp, e quando termino as lições é como se fosse a hora de ir embora para minha casa...
Estou com saudades da minha escola e dos professores lá a gente aprende mas do que online
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho!
ResponderExcluirFoi muito bom!!
ResponderExcluirminha filha aprendeu mais com essas perguntas
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