sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Quiz 1 (4° Ano - Português)

Quiz 01: PORTUGUÊS 4° ANO
QUIZ 01: PORTUGUÊS 4° ANO

(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 01, 02 e 03.

A Raposa e o Cancão

   Passara a manhã chovendo, e o cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira da estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o cancão e fala:

    — Comadre raposa, isso é um desaforo! Eu se fosse você não agüentava! Passava uma decompostura!...

   A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O vaia o voa, pousa triunfalmente num galho e ajuda a vaia-la...

CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro. Ediouro, 2001.

01
Para escapar da raposa, canção encontrou uma forma
A
B
C
D


02
Na frase “O canção voa, pousa triunfante num galho e ajuda a vaiá-la...”, a palavra “la” substitui:
A
B
C
D


03
O canção escapou porque
A
B
C
D


04
(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

   Vou tomar um trem agora

   Vou pegar um avião

   Vou de ônibus, vou de carro

   De barco, vou de charrete

   De lambreta, motoneta

   Patinete, bicicleta

   Se precisar vou a pé

   Pra casa do meu avô.

   (...)

   Ah como é boa essa vida

   Na casa do meu avô

   Bem melhor do que sorvete

   Mais gostoso que bombom

   Que refresco, chocolate

   Bolo, bala, caramelo.

   Ah como é doce essa vida

   Na casa do meu avô!!

Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo, Melhoramentos, 1986.

O assunto do poema de Ricardo Azevedo é

A
B
C
D


05
(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

isponível: http:juizonessacabecinhas.blogspot.com

O gesto do pinguim sobre o fogão indica que ele está sentindo

A
B
C
D


(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia a anedota abaixo e, a seguir, responda as questões 06 e 07.

   O cara exibido entrou no bar logo gritando:

   — Tem alguém aqui que quer lutar com um valente?

   — Para azar dele, um sujeito se levantou e aceitou. Era um massa-bruta.

   Mas o exibido não se apertou:

   — E tem algum outro valente que queira lutar com este valente?

(PINTO, Ziraldo Alves. As últimas Anedotinhas do bichinho da maça. São Paulo: Melhoramentos, 1988, p. 21)

06
Os personagens da anedota utilizam uma linguagem
A
B
C
D


07
O humor desse texto se dá pelo fato de o personagem
A
B
C
D


(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 08 e 09.

Texto I

Gênio de um novo tempo

    No dia 23 de outubro de 1906, um grupo de pessoas assistiu maravilhado ao primeiro vôo de um objeto mais pesado que o ar. Partindo do campo de Bagatelle, na França, Santos Dumont pilotou o seu 14-Bis por 21 segundos a 3 metros de altura. Nascia assim o avião.

    Antes de construir o avião, o inventor dedicou-se a criar balões e pilotá-los nos céus de Paris. Construiu 14 deles. [...] Santos Dumont teve também diversas outras ideias, como o deslizador aquático, uma espécie de aerobarco, além de ter aprimorado o desempenho de suas aeronaves.

Revista recreio, São Paulo, Editora Abril, 2000. Coleção de Olho no Mundo.

Texto II

Por que Santos Dumont inventou o relógio de pulso?

   O Pai da Aviação talvez não imaginasse que o relógio de pulso seria tão popular quanto é hoje. Ele inventou-o porque pretendia medir o tempo de vôo de duas aeronaves. Como não podia tirar a mão do manche para tirar o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo em pulso.

VELLOSO, Priscila. Oh, dúvida cruel. Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 146.

08
Os dois textos falam sobre as invenções de Santos Dumont, mas apenas o segundo
A
B
C
D


09
O objetivo dos dois textos é
A
B
C
D


10
(Seduc-GO - 1ª P.D - 2012). Veja a cena abaixo.

Disponível em: www.mealtime.org. Acesso em: 14 set. 2010.

Qual frase mostra o que acontece nessa cena?

A
B
C
D


11
Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.

Boa noite

   A zebra quis

   ir passear

   mas a infeliz

   foi para a cama

   — teve que se deitar

   porque estava de pijama.

MURALHA, Sidónio. Ciência Hoje das Crianças, n. 152, 2004.

Segundo o poema, a zebra teve que se deitar, porque estava

A
B
C
D


12
Leia o texto abaixo.

L.E.R. Leitura, Escrita e Reflexão. FTD: São Paulo. p. 112.

Esse texto foi escrito para

A
B
C
D




6 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho irei usar para minha filha responder!
    Durante o período de quarentena no Ceará!

    ResponderExcluir
  2. Estou com saudades da minha escola, minhas professora e meus amigos!
    Mas na minha casa está parecendo minha escola minha mãe é minha professora meu almoço é meu recreio!
    Todos os dias tenho lição que minhas professoras me manda pelo Whatsapp, e quando termino as lições é como se fosse a hora de ir embora para minha casa...

    ResponderExcluir
  3. Estou com saudades da minha escola e dos professores lá a gente aprende mas do que online

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  5. minha filha aprendeu mais com essas perguntas

    ResponderExcluir