Quiz 17: PORTUGUÊS - 4° ANO
(SAEMI). Leia o texto a seguir para responder às questões 03, 04 e 05.
Dança com a lua
Lisa e seus primos, David e Jonas, estão de férias na casa da tia Lúcia. Hoje à noite, eles decidem ir dormir sob as estrelas. Eles levam cobertores, lanternas e se acomodam em um campo próximo à fazenda. O rebanho de quatro vacas da tia Lúcia rumina, calmamente, no pasto ao lado. É noite de lua cheia. Tio Pedro disse às crianças que, quando é lua cheia, os duendes se reúnem em uma clareira. Nem Lisa nem seus primos acreditam nessas histórias de fadas e duendes, e decidem ir assim mesmo.
Eles se aproximam por entre as árvores, e o que eles veem lá no meio? Formas estranhas se movem em silêncio na penumbra da noite. O que é isso? De repente, uma nuvem esconde a lua e os nossos amigos logo se veem na escuridão completa. Brrr... Eles não estão muito tranquilos. E se realmente existem duendes? Talvez seja melhor voltar para casa! Naquela hora, a lua reaparece e traz de volta a luz. As crianças enxergam melhor o que está acontecendo. E o que acontece é que eles dão uma boa risada: um monte de coelhos corre pelo chão. Coelhos? Sério? Lisa e seus primos não estão totalmente convencidos, mas preferem acreditar que sim. Amanhã de manhã, vão jurar que viram duendes dançando sob a lua.
MURAT, D’Annie. 365 histórias - uma para cada dia do ano! Tradução de Martim G. Wollstein. Blumenau: Blueditora, 2010. p. 87.
02
.
De acordo com esse texto, as crianças dão uma boa risada porque
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??)
06
(SAEMI). Leia o texto abaixo.
Elas são demais
Cheias de frutos, folhas e substâncias incríveis, as árvores têm utilidades variadas para os humanos
As árvores estão entre os seres vivos mais antigos da Terra: as primeiras surgiram há mais ou menos um bilhão de anos! Além de serem essenciais para manter o ambiente da Terra, fornecem produtos para a gente.
É para comer!
Maçãs e muitos frutos podem ser consumidos do jeito que nascem. Outros precisam de um preparo para virarem alimentos, como o cacau, usado nos chocolates.
Mil e uma folhas!
Com formatos variados, as folhas são parte mais do que importante para a árvore fazer fotossíntese, produzir seu alimento e gerar oxigênio para o ambiente. Para nós, a utilidade vai além, pois as folhas são ricas em fibras usadas para fazer produtos como cordas.
Disponível em: http://planetasustentavel.abril .com.br/planetinha/natureza/arvores -utilidades-variadas-humanos- frutos-folhas-642848.shtml. Acesso em: 5 set. 2012. Fragmento.
De acordo com esse texto, as fibras das folhas das árvores são usadas para
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??)
07
(SAEMI). Leia o texto abaixo.
Meu coração bate forte cada vez que vejo a Julieta! Parece que vai explodir! Mas isso não pode acontecer, pois o coração é um órgão importantíssimo. Se ele para, a gente morre. É o coração que faz o sangue circular, levando os glóbulos vermelhos (com oxigênio), glóbulos brancos (que combatem infecções) e as plaquetas (que ajudam a coagulação). Você sabia que o coração de uma pessoa adulta bate, em média, 80 vezes por minuto? Ou seja, mais de uma vez por segundo. E passa de 100 batidas por minuto quando a gente pula corda ou passa perto da namorada. O coração trabalha o dia inteirinho. Mesmo enquanto a gente dorme, ele trabalha, não pode ter férias, senão... Ele também merece um dia para ser homenageado porque é um órgão tão importante, você não acha?
Disponível em: http://omeninomaluquinho. educacional.com.br/PaginaHistoria/ PaginaAnterior.asp?da=24092013>. Acesso em: 24 set. 2013. *Adaptado: Novo acordo Ortográfico.
Qual é o assunto desse texto?
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??)
08
(SAEMI). Leia o texto abaixo.
Lagartixa solta o rabo para enganar predador, conta livro
A lagartixa não é muito maior do que um dedo indicador, mas assusta muita gente.
No livro “Minha Querida Lagartixa”, um garoto se vê em apuros ao dar de cara com um desses répteis na cozinha de sua casa.
Vânia, sua mãe, tenta explicar que o bicho não faz mal. Ela conta ao filho que existem 300 espécies de lagartixa.
Elas pertencem ao mesmo grupo das cobras, das tartarugas e dos jacarés Vânia conta então que as lagartixas se alimentam de filhotes de barata, de escorpião e de alguns insetos que transmitem doenças.
São também espertas. Quando se sentem ameaçadas por algum predador, elas soltam o rabo e evitam ser capturadas. Depois, a cauda se regenera, quer dizer, cresce novamente.
A aula de Vânia dá certo. O garoto deixa o medo de lado e aprende até a admirar as lagartixas magrelas.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br /folhinha/1144174-lagartixa-solta -o-rabo-para-enganar-predador -conta-livro.shtml>. Acesso em: 29 ago. 2012. Fragmento.
No trecho “dar de cara com um desses répteis”, (2º parágrafo), a expressão “dar de cara” significa
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??)
09
(SAEMI). Leia o texto abaixo.
É verão na Polônia e o dia amanhece às 3h30. Não dá para dormir direito.
É um pouco difícil se acostumar com o horário polonês. São cinco horas de diferença para frente, então, quando são 7h no Brasil, por aqui é meio-dia.
Façam as contas: dá para se enrolar, né?
Em terras polonesas, com um inverno rigoroso de 25ºC abaixo de zero, um outono gelado e uma primavera chuvosa, o verão é aproveitado em cada segundo e centímetro de pele exposta ao sol.
Disponível em: http://cafune.blogfolha.uol.com. br/2013/07/13/verao-polones/>. Acesso em: 15 jul. 2013. Fragmento.
Qual é o assunto desse texto?
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??)
(SAEMI). Leia o texto abaixo para responder às questões 10 e 11.
O vestido mais bonito!
Cinzenta é muito admirada no galinheiro. Seu vestido cinza de bolinhas é tão bonito! Cinzenta, orgulhosa, exibe-se. Mas quando o tratador surge com uma gaiola cheia de galinhas-d’angola, Cinzenta deixa de causar admiração no galinheiro... Pelo contrário, as novatas admiram todas as galinhas:
— Vocês têm, cada uma, um vestido diferente.
— Que sorte! — exclamam as galinhas-d’angola.
As galinhas ruivas, as pretas e as brancas ficam lisonjeadas. Cinzenta não concorda com todos esses elogios! Mas vai correndo rolar na lama dos porcos.
— Pronto! — diz Cinzenta toda cheia de lama.
Todas as aves caem na risada ao vê-la.
— Eu prefiro você cinzenta — diz um galo-d’angola.
Depois disso, Cinzenta passou a preferir ser notada por um só do que por todo o galinheiro.
DUFOUR, Laure; VIDEAU, Valérie. 365 histórias da fazenda. Tradução: Ângela das Neves. São Paulo: Ciranda Cultural, 2011. p. 34.
10
.
Nesse texto, qual é o trecho que dá ideia de lugar?
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??)
Nenhum comentário:
Postar um comentário