QUIZ 07: PORTUGUÊS 4° ANO
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2014). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda as questões 2, 3, 4 e 5.
Texto I
Disponível em http://bibocaambiental.blogspot.com.br/ 2012/10/borboletas-e-suas-maquiagens.html. Acesso em 06 de maio de 2014.
Texto II
A BORBOLETA
A borboleta é o mais belo dos insetos. As borboletas voam de flor em flor, bebendo seu líquido doce, o néctar. Ao mesmo tempo, ajudam as flores a se transformar em frutos, porque carregam pólen de uma flor a outra.
As borboletas botam os ovos que se transformam em lagartas. As lagartas comem folhas e trocam de pele várias vezes e ficam de cabeça para baixo, depois elas se transformam em casulos ou pupas. Uma ou duas semanas depois, o casulo se abre e sai uma linda borboleta.
Algumas espécies vivem apenas algumas semanas, outras chegam a viver quase um ano.
Disponível em http://paraisodosprofessores.blogspot.com .br/2011/10/as-borboletas-texto-informativo.html. Acesso em 06 de maio de 2014.
02
Os dois textos falam
08
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Conto popular
Dizem que João havia saído da Paraíba em busca de melhores condições de vida.
Quando chegou ao Rio de Janeiro, encontrou um carioca vendendo melancia e perguntou:
— Posso pegar um pedaço?
— Corta essa, meu irmão! – disse o carioca.
Ouvindo isso, o retirante paraibano cortou a melancia que lhe pareceu mais saborosa. O vendedor, não acreditando no que havia feito aquele nordestino, impacientou-se.
— Qual é a tua, meu irmão?
Desconhecendo a linguagem usada pelo carioca, o paraibano agradeceu:
— É o pedaço maior! – e se retirou saboreando a fruta.
(Adaptado de histórias populares) RIBEIRO, Volney da Silva, ARRAIS, Belarmina Monteiro. Produção Textual – 6º ano do ensino fundamental. Editora Construir, Recife, 2013
Os dois personagens que conversam nesse texto são
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 9 e 10.
Juquinha levou a maior sova da mãe e ficou chorando muito em um canto da sala.
Chegou a tia e se comoveu:
— Juquinha, querido, por que você está chorando desse jeito?
— Porque eu não sei chorar de outro, ora.
09
A intenção da tia ao perguntar a Juquinha por que ele estava chorando daquele jeito foi
10
No trecho: "Juquinha levou a maior sova da mãe e ficou chorando muito em um canto da sala". A expressão sublinhada dá ideia de
11
(REME). Leia o texto abaixo.
Papagaio
Um carteiro chegou na casa de Dona Filó para deixar uma carta e viu uma placa dizendo “Cuidado com o papagaio!”.
– Só pode ser gozação. Quem vai ter medo de um papagaio? – pensou.
Então o carteiro entrou no quintal para deixar a carta. Foi quando o papagaio gritou:
– Pega, Rex! Pega, Rex!
Disponível em: http://migre.me/gRf1r. Acesso em: 23 nov. 2013.
Esse texto é engraçado porque o papagaio
12
(REME). Leia o texto abaixo.
Se você leu o texto sobre plantas tóxicas nesta edição e quer saber mais sobre elas, acesse www.fiocruz.br/sinitox e clique em “Plantas Tóxicas no Brasil”. Você terá acesso a fotos e informações sobre esses vegetais, que podem causar acidentes, principalmente com crianças. Os dados podem ser úteis na hora da pesquisa escolar ou como dica para seu professor. Visite!
Revista Ciência Hoje das Crianças. ano 20. nº 186. Dez. de 2007.p.25 (Diana Dantas, Instituto Ciência Hoje/RJ)
Esse texto foi escrito para
Nenhum comentário:
Postar um comentário