QUIZ 09: PORTUGUÊS 4° ANO
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 1, 2 e 3.
A Galinha Ruiva
Folclore inglês
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
– Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
– Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.
– Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
– Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
– Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto ... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos chegarem. Todos ficaram com água na boca. Então a galinha ruiva disse:
– Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
– Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
Disponível em: http:/ www.qdivertido.com.br/verconto.php? codigo=22. Acesso em: 15 jan. 2017.
01
A galinha não convidou os animais para comer o bolo porque
04
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.
Debulhar
v.t.Tirar da espiga os grãos de cereal. v.pr.Esbagoar-se. [Figurado] Desfazer-se, desatar-se: debulhar-se em lágrimas.
Disponível em: https://www.dicio.com.br/debulhar//. Acesso em: 19 jan. 2017.
Este verbete de dicionário serve para
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 5 e 6.
O menino e o lobo
Em tempos passados, houve um pequeno garoto pastor que levava suas ovelhas para apascentar todos os dias. Os campos eram lugares amplos e solitários e seus únicos companheiros eram as ovelhas e os pássaros voando no céu. Um dia o garoto estava se sentindo extraordinariamente entediado.
– Que bom seria se eu tivesse alguma companhia, pensou.
– Vou me divertir um pouco e pregar uma peça nos fazendeiros que estão trabalhando nos outros campos.
Levando sua mão à boca, o jovem garoto começou a gritar no máximo de sua voz: ” Socorro! Socorro! Há um lobo, por favor me ajudem.”
Imediatamente, homens vieram correndo, brandindo suas pás e pedaços de pau. Eles gritaram: “Onde está o lobo?” Onde está o lobo?”
– Não há lobo algum, disse o pequeno garoto, feliz por ter enganado os homens.
Estes ficaram muito irritados. “Como você pode fazer isso conosco, seu moleque malvado?”. E, dizendo isso, foram embora irritados.
O jovem pastor estava tremendamente satisfeito consigo mesmo. Fazia muito tempo que ele não se divertia tanto. Vários dias depois, o pequeno garoto decidiu repetir o truque. Uma vez mais ele gritou:
– Socorro! Socorro! Lobo! Lobo!
E uma vez mais, os homens vieram correndo. Desta vez ao perceberem que não havia lobo algum, eles ficaram ainda mais furiosos do que a primeira vez. “É isso aí,” eles disseram. “Agora nós sabemos que esse garoto gosta de contar mentiras. Nós nunca mais vamos sair daqui quando ele nos chamar.”
Muitos dias se passaram sem novidades. Então, um dia, quando o garoto estava sentado à sombra de uma árvore olhando seu rebanho, um grande lobo cinza moveu-se sorrateiramente por debaixo dos arbustos. O pequeno garoto sentiu-se gelado de medo. Depois de dois segundos, ele deu um salto e começou a gritar:
– Socorro! Socorro! Lobo! Lobo! Por favor venham! De verdade. É um lobo! Socorro! Socorro!
Mas não deu resultado. Ninguém lhe deu atenção. O lobo atacou várias ovelhas e as matou. E não havia ninguém para ajudar e o garoto não pode fazer nada para protegê-las.
Disponível em: http://contosparacriancas.com.br/historias-infantis/o-menino-e-o-lobo/. Acesso em: 19 jan. 2017.
05
O jovem pastor ficou gelado de medo porque
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 7 e 8.
Texto 1
Chocolate contém pedaços de barata
Você sabia que uma barra de chocolate comum contém, em média, 8 pedaços de baratas?
Elas não fazem parte da receita, é claro — a contaminação acontece durante o armazenamento e o transporte do chocolate. Os cientistas acham que esse ingrediente extra, os tais pedacinhos de baratas, pode ser o responsável por causar coceira, irritação e câimbras em pessoas que, aparentemente, são alérgicas a chocolate — e não o doce em si.
Mas calma. Desde que não haja mais do que 60 pedaços de baratas em cada 100 g de chocolate, está tudo bem e a gente pode se esbaldar. E nem adianta querer abolir o chocolate da sua vida: vários outros alimentos estão sujeitos à mesma contaminação, como frutas e queijos. “Evitar [insetos na comida] é quase impossível. Você provavelmente teria que parar de comer”, disse o alergista Morton M. Teichal.
Disponível em: http://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/ chocolate-contem-pedacos-de-barata/. Acesso em: 18 jan. 2017 (adaptado).
Texto 2
Chocolate com barata: você come e nem sabia!
Ah, chocolate é uma delícia, né? E barata, você acha gostoso? E não venha dizer que nunca comeu, porque comeu sim, e o pior de tudo é que provavelmente nem disso você sabia! Pois é, e a informação não é inventada não...
E, pra sua infeliz descoberta, é completamente legal e aceito que cada barra de chocolate tenha até 8 (!) pedaços de barata, que podem ir de pernas à asas, passando, é claro, pela cabecinha – com antenas e tudo. E não vai adiantar nada não comer mais chocolate, pois todo alimento tem insetos, e por isso que se criou um limite para essa quantidade: a de 60 pedaços de inseto a cada 100 gramas de chocolate. Apesar dessa grande quantidade, provavelmente não haverá efeito prejudicial para ninguém, exceto pessoas com alergias ou asma.
Disponível em: http://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/ chocolate-contem-pedacos-de-baratahttp:// www.fatosdesconh hecidos.com.br/chocolate-com-barata-voce-come-e-nem-sabia/. Acesso em: 18 jan. 2017 (adaptado).
07
Qual é o assunto comum tratado nos dois textos?
10
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.
Bolo de Natal
INGREDIENTES:
Para a massa:
– 2 ovos;
– 2 xícaras de farinha de trigo;
– 1 xícara de açúcar;
– 1 colher de chá de manteiga;
– 1 xícara de leite;
– 1 colher de sopa de fermento.
Para o recheio:
– 100g de nozes picadas ;
– 2 maçãs;
– 1 xícara de açúcar misturado com canela.
– 100g de passas sem caroço;
Agora, coloque seu avental e mãos à obra!
1. Em uma vasilha, bata a manteiga, o açúcar e os ovos e misture com a farinha, o leite e o fermento.
2. Pique as maçãs em cubinhos e misture as passas, as nozes e o açúcar com canela até formar uma espécie de farofa.
3. Passe margarina nas formas e coloque um pouco de massa em cada, um pouco de recheio e complete com mais massa. Asse em forno quente.
4. Depois que os bolinhos esfriarem, é só desenformar e arrumar em uma travessa. Para a decoração, use nozes e passas.
Disponível em: http://chc.org.br/quitute-natalino/. Acesso em 15 jan. 2017 (adaptado).
De acordo com o texto, o que é necessário para decorar o bolo?
11
Leia o texto abaixo.
Greg e o passarinho
Ontem à tarde, Greg foi ao bosque para juntar cogumelos. Depois de ter recolhido alguns, resolveu voltar para que a mãe fizesse uma omelete para o jantar. No caminho de retorno, ele achou um passarinho caído do ninho, parecendo ter a pata machucada. Greg o envolveu em sua blusa. Chegando à sua casa, ele mostrou o passarinho ao papai e à mamãe: “Olhem, ele está ferido. Precisamos tratá-lo!”. “Venha” – disse a mãe – “Vamos fazer uma caminha para ele [...].
Você lhe dará um pouco do miolo de pão ensopado na água.” Nesta manhã, o passarinho parecia totalmente reavivado.
Greg o levou até o seu ninho e depois foi para a escola com pena, porque queria ficar com o passarinho em casa, talvez, numa gaiola. “Não” – pensou o menino – “Foi melhor assim, pois o bichinho ficaria infeliz demais.” Depois da aula, Greg [...] viu o pássaro bem pertinho, sobre um portão.
Greg parou, pensando que o animal ia fugir, mas não. O pássaro pulou [...] bastante contente. Greg se aproximou [...] e teve uma ideia. Na sua bolsa, sobrara ainda um pouco do seu lanche. Ele esmigalhou o pão e estendeu sua mão aberta.
O passarinho hesitou, virou-se, e então, depressa, bicou uma migalha minúscula antes de sair voando para um galho baixo.
MURAT, D’Annie. 365 histórias para cada dia do ano. Tradução: Martim G. Wollstein. Blumenau: Blu Editora, 2010. p. 41. Fragmento.
O que fez com que essa história acontecesse?
12
Leia o texto abaixo.
Pipoca para todo mundo
A pipoca, guloseima ótima para acompanhar um bom filme, também tem seu brilho nas festas de aniversário.
Material necessário
• 3 colheres (sopa) de óleo;
• Meia xícara (chá) de milho de pipoca;
• 1 panela especial para fazer pipoca (pipoqueira).
Como fazer
Peça ajuda para um adulto, pois você vai usar o fogão. Coloque a pipoqueira no fogo alto e deixe esquentar bem. Adicione o óleo e continue esquentando.
Quando o óleo estiver bem quente (muito cuidado nessa hora), acrescente o milho e misture bem até ficar dourado. Quando ouvir o primeiro estouro, tampe rapidamente a pipoqueira e mexa com auxílio de sua alça – ela fica no meio da tampa e parece uma manivela – até estourar todo o milho ou você não escutar mais nenhum barulho. Huumm... Está sentindo o cheirinho?
SILVA, Joab Trajano. Revista Ciência Hoje das crianças, ano 26, n. 244. abr. 2013. p. 7.
Esse texto foi escrito para
Nenhum comentário:
Postar um comentário