QUIZ 01: CIÊNCIAS 3ª Série - Ensino Médio
01
(AVALIA).
A imagem abaixo mostra dois objetos de mesma massa, próximos à superfície da Terra.
A energia potencial gravitacional do objeto I é
igual a do objeto II, pois a gravidade que atua sobre eles é a mesma.
igual a do objeto II, pois eles apresentam a mesma massa.
igual a do objeto II, pois essa energia independe da altura.
maior do que a do objeto II, pois sua altura relativa à Terra é maior.
menor do que a do objeto II, pois sua altura relativa à Terra é maior.
02
(SPAECE).
Quando uma bola de basquete é jogada para o alto a partir do solo ocorre transformação de um tipo de energia em outro, mas também ocorre, desconsiderando a resistência do ar, conservação de energia
03
(SADEAM).
Uma máquina empurra uma caixa de massa 10 kg com velocidade de 5 m/s em uma superfície perfeitamente lisa.
A energia cinética da caixa ao percorrer a superfície é
Ec = (m ∙ v²)/2 = (10 ∙ 5²)/2 = 250/2
Ec = 125 J
04
(SADEAM). Leia o texto abaixo.
Temperatura e calor são dois conceitos diferentes e que muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa. No entanto, o entendimento desses dois conceitos se faz necessário para o estudo da termologia. Também chamada de termofísica, a termologia é um ramo da física que estuda as relações de troca de calor e as manifestações de qualquer tipo de energia que é capaz de produzir aquecimento, resfriamento ou mudanças de estado físico dos corpos, quando esses ganham ou cedem calor.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/fisica/temperatura-calor.htm. Acesso em: 21 fev. 2013.
Com base nesse texto, a diferença entre o conceito de calor e temperatura está no fato de que
calor é a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo.
calor é energia em trânsito devido a diferenças de temperatura entre dois corpos.
calor é uma partícula contida nos corpos devido a diferenças de temperatura.
temperatura é medida em calorias e calor em graus Celsius.
temperatura é o fluxo de energia entre corpos com diferentes quantidade de calor.
05
(Supletivo 2011 – MG).
Uma substância pura, ao receber calor de uma fonte, pode sofrer variação de temperatura ou mudança de estado físico. A variação da temperatura depende do calor específico da substância, e a mudança de estado, do seu calor latente de mudança de fase.
O calor específico de um corpo é a quantidade de
calor recebido por cada grama da substância na alteração de sua temperatura.
calor necessário por unidade de massa para alterar uma unidade de sua temperatura.
energia necessária para alterar a temperatura de toda a substância para cada grau Celsius.
energia necessária para aumentar a temperatura de toda a substância para cada grau Celsius.
06
(1ª. PD – 2013 – Seduc-GO).
Na figura temos um modelo de aquecedor solar com os coletores solares (A), tubos de transporte de água (B) e um reservatório térmico (C).
Os processos de troca de calor responsáveis pelo aquecimento da água, na sequência são.
Irradiação, condução, convecção.
Condução, irradiação, convecção.
Convecção, irradiação, condução.
Irradiação, convecção, condução.
Condução, convecção e irradiação
07
(2ª P.D – 2012 – Seduc-GO).
Máquinas térmicas pode ser representadas por uma fonte quente, uma fonte fria e a realização de trabalho.
Nos refrigeradores domésticos podemos afirmar que
Retirada de calor de uma fonte quente e transferência para uma fonte fria.
Retirada de calor de uma fonte fria e transferência para uma fonte quente.
Realização de trabalho pelo sistema.
Fornecimento de calor de uma fonte quente para uma fonte fria.
O processo de transferência de calor é isotérmico.
08
(Seduc-GO).
Dois amigos, um menino e uma menina, estão descalços em um quarto com carpete no piso. Para fazer uma brincadeira, o menino resolve esfregar os pés no carpete durante um tempo. Em seguida, ele estende um dos braços e toca com a ponta dos dedos o corpo da menina dando-lhe um choque elétrico.
Para que o fenômeno ocorresse, foi necessário que o menino se eletrizasse. Denominamos este processo de eletrização por
09
(Seduc-GO).
Determinado condutor está ligado a uma bateria. Durante 20 s, passam pelo condutor uma quantidade de carga de 70 C.
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABov0AJ/ fisica -aula-carga-eletrica-corrente-eletrica. Acesso em: 24 abr.2017.
Nessa situação, a corrente elétrica que atravessa o condutor será
i = ΔQ/Δt = 70C/20s = 3,5 A
10
(Seduce - GO). Observe a imagem.
Disponível em: joinville.ifsc.edu.br/~ana.melo/FSCIV/AULA_MAGNET.ppt . Acesso em: 09 maio. 2016.
A propriedade geral de um imã, conforme representada na figura é:
Capacidade de interagir entre si e também de atrair pequenos pedaços de ferro.
Polos iguais de um ímã exercem forças de repulsão e os polos diferentes exercem força de atração quando colocados próximos.
O polo norte do ímã é aquele que aponta para o norte geográfico e polo sul é a extremidade que aponta para o sul geográfico.
Inseparabilidade, em um ímã, independentemente do quanto ele seja cortado, sempre surgirão os polos norte e sul.
Carga positiva gera polo positivo e carga negativa gera polo negativo, o potencial magnético diminui da carga positiva para a negativa.
11
(SADEAM).
Observe, na imagem abaixo, a aplicação da regra da mão direita para encontrar o campo magnético gerado, devido à corrente i que percorre um condutor.
Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/upload/ conteudo/images/campo%20magnetico3.jpg. Aceso em: 4 abr. 2014. *Adaptado para fins didáticos.
Com base nessa imagem, qual é o sentido do campo magnético criado pela corrente i no ponto P?
12
(2ª P.D – 2012 – Seduc-GO).
Em dias de tempestades podemos observar três fenômenos físicos associados. O raio, o relâmpago e o trovão.
O raio é o fenômeno físico dos elétrons rompendo a rigidez dielétrica do ar, o relâmpago é a luz produzida nesta quebra e o trovão é o som gerado na ruptura.
Vemos o relâmpago antes de ouvirmos o som do trovão porque
a velocidade de propagação do som no ar é maior que a velocidade de propagação da luz.
o som é uma onda mecânica e a luz também.
a velocidade de propagação do som no ar é menor que a velocidade de propagação da luz.
o som não se propaga no vácuo.
a luz não se propaga no vácuo.
RESULTADO DO QUIZ
00,0%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
08,3%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
16,7%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
25,0%
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RESULTADO DO QUIZ
33,3%
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RESULTADO DO QUIZ
41,7%
O resultado foi "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
50,0%
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RESULTADO DO QUIZ
58,3%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
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RESULTADO DO QUIZ
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RESULTADO DO QUIZ
83,3%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
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O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
100,0%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESPONDER NOVAMENTE!
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