(MEC-CAED - ADF).
Observe a imagem abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/3DFkOUf. Acesso em: 9 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos.
Com base nessa imagem, do cruzamento de coelhos com genótipo [tex]CC[tex] e [tex]C^{ch}C^{a}[tex] nascerão
Observe o cruzamento dos genótipos [tex]CC[tex] e [tex]C^{ch}C^{a}[tex] a seguir:
[tex]C^{ch}[tex] | [tex]C^{a}[tex] | |
---|---|---|
[tex]C[tex] | [tex]C\ C^{ch}[tex] | [tex]C\ C^{a}[tex] |
[tex]C[tex] | [tex]C\ C^{ch}[tex] | [tex]C\ C^{a}[tex] |
Como [tex]C[tex] é dominante, então, nascerão somente coelhos selvagens.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Na imagem abaixo está representado um dos fenômenos responsáveis pela dispersão dos seres vivos na Terra.
Disponível em: https://bit.ly/3K0AQLC. Acesso em: 20 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.
Esse fenômeno é denominado
A partir da análise da imagem, a dispersão e a ocupação de diferentes nichos ecológicos esta relacionado ao fenômeno da divergência adaptativa.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe a imagem abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/3MaVRog. Acesso em: 19 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.
O ser vivo representado nessa imagem pertence ao reino
A partir da análise da imagem, o ser vivo representado pertence ao reino Protoctista.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
Leia o texto abaixo para responder às questões 04 e 05.
[...] Na década de 1920, o astrônomo americano Edwin Hubble procurou estabelecer uma relação entre a distância de uma galáxia e a velocidade com que ela se aproxima e se afasta de nós. [...] Após muito trabalho, ele descobriu uma correlação entre a distância e a velocidade das galáxias que ele estava estudando. Quanto maior a distância, com mais velocidade ela se afasta de nós. É a chamada Lei de Hubble. Portanto, as galáxias próximas se afastam lentamente e as galáxias distantes se afastam rapidamente? Como explicar essa Lei?
[...] Costumamos dizer que vivemos num Universo de três dimensões espaciais: podemos andar para a frente, para os lados e pular para cima. Além disso, existe a dimensão do tempo. Essas quatro dimensões compõem o espaço-tempo do universo em que vivemos. Poderíamos imaginar outros universos. Do ponto de vista matemático, podemos imaginar, por exemplo, universos bidimensionais. A superfície de uma bola é uma entidade de duas dimensões, assim como o é a superfície de uma mesa. Poderíamos, agora, imaginar a superfície de uma bexiga de aniversário como um Universo bidimensional. Sobre a sua superfície poderíamos desenhar galáxias bidimensionais, povoadas por formigas também de duas dimensões. Algumas dessas formigas poderiam ser astrônomas cuja tarefa seria observar outras galáxias, medir suas distâncias e velocidades.
Imaginemos, agora, que alguém sopre na bexiga de tal forma que ela se expanda. O que a formiga-astrônoma vai observar? Que as galáxias próximas se afastam lentamente ao passo que as galáxias distantes se afastam rapidamente do observador. Isto é, a formiga descobriu a Lei de Hubble. Se, por hipótese, em vez de uma bexiga em expansão, ela estivesse se esvaziando, em contração, a formiga verificaria que todas as galáxias se aproximam uma das outras; um efeito contrário ao da Lei de Hubble. Portanto, essa lei mostra que nosso Universo está em expansão! Isto é, no futuro ele será maior e no passado foi menor do que ele é hoje. Quanto mais no passado, menor. Até que poderíamos imaginar a bexiga tão pequena que se reduziria a um ponto. [...]
Disponível em: https://bit.ly/3vuyIq6. Acesso em: 18 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
(MEC-CAED - ADF).
De acordo com esse texto, as conclusões do Edwin Hubble serviram como base para qual teoria sobre a origem do Universo?
De acordo com o texto, a Lei de Hubble propõe um Universo em expansão. Desse modo, essa Lei compreende que se voltarmos no tempo, até a origem do Universo, esse mesmo Universo se encontrava contraído. Desse modo, a origem do Universo, associa a teoria do Big Bang que toda matéria do Universo um dia estar concentrada em um ponto.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
De acordo com esse texto, à medida que as galáxias seguem a Lei de Hubble, o que ocorre com a força gravitacional entre elas?
A partir da leitura de trechos do texto como: “Após muito trabalho, ele descobriu uma correlação entre a distância e a velocidade das galáxias que ele estava estudando. Quanto maior a distância, com mais velocidade ela se afasta de nós. É a chamada Lei de Hubble.” e “essa lei mostra que nosso Universo está em expansão! Isto é, no futuro ele será maior e no passado foi menor do que ele é hoje.” A partir dessa compreensão, a Lei da Gravitação Universal para a massa de galáxias que se afastam, compreendendo que a força gravitacional entre elas diminui proporcional a um fator de [tex]\frac{1}{d^{2}}[tex], a medida em que a distância entre essas galáxias aumenta.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
O responsável técnico de uma empresa de alimentos recebeu uma amostra líquida para determinar o valor do seu pH. A amostra estava etiquetada com a informação de sua concentração hidrogeniônica, ou seja, a concentração de íons H+ em solução, que correspondia ao valor de [tex]1 \cdot 10^{–3}\ mol/L[tex].
O valor de pH encontrado pelo técnico foi de
A partir do valor da concentração hidrogeniônica de uma substância, é possível calcular o valor do seu pH, utilizando a fórmula logarítmica [tex]pH =\ – log[H^{+}][tex]. Substituindo o valor da concentração de [tex]H^{+}[tex] temos:
[tex]pH =\ – log[H^{+}][tex]
[tex]pH =\ – log[1 \cdot 10^{\ –3}][tex]
[tex]pH =\ – log[10^{\ –3}][tex]
[tex]pH =\ -3\ \cdot (– log[10])[tex]
[tex]pH =\ -3\ \cdot (– 1)[tex]
[tex]pH =\ 3[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Um composto orgânico possui 4 átomos de carbono primários, um átomo de oxigênio entre dois carbonos e fórmula molecular [tex]C_{4}H_{10}O[tex].
Essa molécula possui cadeia
Uma cadeia carbônica pode ser classificada de várias formas. Na montagem da estrutura de fórmula [tex]C_{4}H_{10}O[tex], observa-se que a cadeia é classificada como saturada, ou seja, só apresenta ligações simples entre os carbonos.
Disponível em: https://bityli.com/CmGXEyB. Acesso em: 11 Set. 2022. Adaptado para fins didáticos.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Miguel sujou sua camisa branca com graxa, um hidrocarboneto que possui molécula apolar, e, para remover essa sujeira, ele dispõe de cinco produtos listados no quadro abaixo.
I | Acetona. |
---|---|
II | Álcool. |
III | Vinagre. |
IV | Clorofórmio |
V | Gasolina. |
Para remover a mancha de sua camisa, Miguel deve utilizar o produto indicado pelo algarismo
A polaridade de uma molécula está associada à formação de cargas parciais positivas e negativas. Quando moléculas possuem a mesma polaridade, elas possuem a capacidade de se solubilizar. Dessa forma, a graxa e a gasolina, por possuírem a mesma polaridade, se solubilizam, auxiliando, assim, na remoção da sujeira da camisa.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
[...] O processo de acidificação dos oceanos é extremamente perigoso e pode acabar com a vida marinha até o fim do século [...]. Estudos demonstram que, ao longo da história, 30% do [tex]CO_{2}[tex] emitido pela ação do homem vai parar no oceano. Quando a água ([tex]H_{2}O[tex]) e o gás se encontram, é formado o ácido carbônico ([tex]H_{2}CO_{3}[tex]) que se dissocia no mar, formando íons carbonato ([tex]CO_{3}^{–2}[tex]) e hidrogênio ([tex]H^{+}[tex]). [...] O nível de acidez se dá através da quantidade de íons [tex]H^{+}[tex] presentes em uma solução – nesse caso, a água do mar. Quanto maiores as emissões, maior a quantidade de íons [tex]H^{+}[tex] e mais ácidos os oceanos ficam. [...]
Disponível em: https://bit.ly/3OdCFIn. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
O nível de acidez dos mares ocorre devido ao aumento da
Alguns fatores podem deslocar um equilíbrio químico. O excesso de gás carbônico emitido na atmosfera, ao entrar em contato com a água do mar, irá gerar o ácido carbônico que, por ser altamente instável, se decompõe em íons carbonato ([tex]CO_{3}^{–2}[tex]) e íons [tex]H^{+}[tex]. Nesse momento o equilíbrio químico é formado. À medida que mais gás carbônico entra em contato com a água do mar, ocorre uma maior concentração de íons [tex]H^{+}[tex] em solução, aumentado o nível de acidez dos oceanos.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Leia no texto abaixo sobre a produção de um determinado medicamento.
A Engenharia Genética proporcionou avanços na área médica e na indústria farmacêutica, com a criação da Tecnologia do DNA recombinante (DNA formado pela união de genes de organismos diferentes, resultando da combinação de diferentes sequências de DNAs). Essa tecnologia é utilizada na produção de insulina artificial [...]. A insulina é o principal meio utilizado no tratamento do Diabetes Mellitus (DM), uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não utiliza eficazmente a insulina produzida. Com essa tecnologia a insulina artificial é produzida em menor tempo e em maior escala, beneficiando os portadores do DM, para que dessa forma possam levar uma vida normal.
Disponível em: https://bit.ly/365lBTK. Acesso em: 12 abr. 2022. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.
A produção desse medicamento ocorre por meio da modificação genética de
A partir da leitura do texto, identifica-se que a insulina sintética é produzida por meio da manipulação genética de bactérias.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Leia o texto abaixo sobre uma classe de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
O EPI protege os seres humanos dos riscos de choque com circuitos elétricos. [...] proteção de cabeça [...], proteção para os olhos e para o rosto, e luvas [...] são necessárias para proteção contra todos os riscos elétricos comuns. As ferramentas [...] e os escudos de proteção são necessários para [...] um eletricista. Os sapatos dielétricos (calçados de segurança não metálicos) ou calçados elétricos são feitos com solas e calcanhares [...], resistentes a choque elétrico. [...]
Disponível em: https://bit.ly/371LWlM. Acesso em: 31 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
De acordo com esse texto, essa classe de EPI deve ser feita com um material
A partir da leitura do texto, a classe de EPI tem a finalidade de proteger o usuário de choques elétricos. A partir disso, o material a ser usado na confecção desses EPIs deve ter a propriedade de isolante e, portanto, um mau condutor de eletricidade.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Leia o texto abaixo.
[...] No ano de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal. Essas reservas de petróleo são encontradas a sete mil metros de profundidade e apresentam imensos poços de petróleo em excelente estado de conservação. [...]
Disponível em: https://bit.ly/36MylPE. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento.
Com base nesse texto, um produto obtido a partir da exploração do pré-sal é o
O texto trata da descoberta do pré-sal e das expectativas para a produção de materiais a partir desse refino. Para chegar à alternativa correta, inferi-se que o asfalto é um subproduto derivado do petróleo obtido nos resíduos sólidos.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário