domingo, 24 de dezembro de 2017

QUIZ 17: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 17: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 17: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3DFkOUf. Acesso em: 9 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos.

Com base nessa imagem, do cruzamento de coelhos com genótipo [tex]CC[tex] e [tex]C^{ch}C^{a}[tex] nascerão

A
B
C
D
D

Observe o cruzamento dos genótipos [tex]CC[tex] e [tex]C^{ch}C^{a}[tex] a seguir:

[tex]C^{ch}[tex][tex]C^{a}[tex]
[tex]C[tex][tex]C\ C^{ch}[tex][tex]C\ C^{a}[tex]
[tex]C[tex][tex]C\ C^{ch}[tex][tex]C\ C^{a}[tex]

Como [tex]C[tex] é dominante, então, nascerão somente coelhos selvagens.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Na imagem abaixo está representado um dos fenômenos responsáveis pela dispersão dos seres vivos na Terra.

Disponível em: https://bit.ly/3K0AQLC. Acesso em: 20 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Esse fenômeno é denominado

A
B
C
D
E

   A partir da análise da imagem, a dispersão e a ocupação de diferentes nichos ecológicos esta relacionado ao fenômeno da divergência adaptativa.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3MaVRog. Acesso em: 19 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

O ser vivo representado nessa imagem pertence ao reino

A
B
C
D
E

   A partir da análise da imagem, o ser vivo representado pertence ao reino Protoctista.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


Leia o texto abaixo para responder às questões 04 e 05.

    [...] Na década de 1920, o astrônomo americano Edwin Hubble procurou estabelecer uma relação entre a distância de uma galáxia e a velocidade com que ela se aproxima e se afasta de nós. [...] Após muito trabalho, ele descobriu uma correlação entre a distância e a velocidade das galáxias que ele estava estudando. Quanto maior a distância, com mais velocidade ela se afasta de nós. É a chamada Lei de Hubble. Portanto, as galáxias próximas se afastam lentamente e as galáxias distantes se afastam rapidamente? Como explicar essa Lei?

    [...] Costumamos dizer que vivemos num Universo de três dimensões espaciais: podemos andar para a frente, para os lados e pular para cima. Além disso, existe a dimensão do tempo. Essas quatro dimensões compõem o espaço-tempo do universo em que vivemos. Poderíamos imaginar outros universos. Do ponto de vista matemático, podemos imaginar, por exemplo, universos bidimensionais. A superfície de uma bola é uma entidade de duas dimensões, assim como o é a superfície de uma mesa. Poderíamos, agora, imaginar a superfície de uma bexiga de aniversário como um Universo bidimensional. Sobre a sua superfície poderíamos desenhar galáxias bidimensionais, povoadas por formigas também de duas dimensões. Algumas dessas formigas poderiam ser astrônomas cuja tarefa seria observar outras galáxias, medir suas distâncias e velocidades.

    Imaginemos, agora, que alguém sopre na bexiga de tal forma que ela se expanda. O que a formiga-astrônoma vai observar? Que as galáxias próximas se afastam lentamente ao passo que as galáxias distantes se afastam rapidamente do observador. Isto é, a formiga descobriu a Lei de Hubble. Se, por hipótese, em vez de uma bexiga em expansão, ela estivesse se esvaziando, em contração, a formiga verificaria que todas as galáxias se aproximam uma das outras; um efeito contrário ao da Lei de Hubble. Portanto, essa lei mostra que nosso Universo está em expansão! Isto é, no futuro ele será maior e no passado foi menor do que ele é hoje. Quanto mais no passado, menor. Até que poderíamos imaginar a bexiga tão pequena que se reduziria a um ponto. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3vuyIq6. Acesso em: 18 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

04
(MEC-CAED - ADF).

De acordo com esse texto, as conclusões do Edwin Hubble serviram como base para qual teoria sobre a origem do Universo?

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, a Lei de Hubble propõe um Universo em expansão. Desse modo, essa Lei compreende que se voltarmos no tempo, até a origem do Universo, esse mesmo Universo se encontrava contraído. Desse modo, a origem do Universo, associa a teoria do Big Bang que toda matéria do Universo um dia estar concentrada em um ponto.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

De acordo com esse texto, à medida que as galáxias seguem a Lei de Hubble, o que ocorre com a força gravitacional entre elas?

A
B
C
D
E

   A partir da leitura de trechos do texto como: “Após muito trabalho, ele descobriu uma correlação entre a distância e a velocidade das galáxias que ele estava estudando. Quanto maior a distância, com mais velocidade ela se afasta de nós. É a chamada Lei de Hubble.” e “essa lei mostra que nosso Universo está em expansão! Isto é, no futuro ele será maior e no passado foi menor do que ele é hoje.” A partir dessa compreensão, a Lei da Gravitação Universal para a massa de galáxias que se afastam, compreendendo que a força gravitacional entre elas diminui proporcional a um fator de [tex]\frac{1}{d^{2}}[tex], a medida em que a distância entre essas galáxias aumenta.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

O responsável técnico de uma empresa de alimentos recebeu uma amostra líquida para determinar o valor do seu pH. A amostra estava etiquetada com a informação de sua concentração hidrogeniônica, ou seja, a concentração de íons H+ em solução, que correspondia ao valor de [tex]1 \cdot 10^{–3}\ mol/L[tex].

O valor de pH encontrado pelo técnico foi de

A
B
C
D
E

A partir do valor da concentração hidrogeniônica de uma substância, é possível calcular o valor do seu pH, utilizando a fórmula logarítmica [tex]pH =\ – log[H^{+}][tex]. Substituindo o valor da concentração de [tex]H^{+}[tex] temos:

   [tex]pH =\ – log[H^{+}][tex]

   [tex]pH =\ – log[1 \cdot 10^{\ –3}][tex]

   [tex]pH =\ – log[10^{\ –3}][tex]

   [tex]pH =\ -3\ \cdot (– log[10])[tex]

   [tex]pH =\ -3\ \cdot (– 1)[tex]

   [tex]pH =\ 3[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Um composto orgânico possui 4 átomos de carbono primários, um átomo de oxigênio entre dois carbonos e fórmula molecular [tex]C_{4}H_{10}O[tex].

Essa molécula possui cadeia

A
B
C
D
E

   Uma cadeia carbônica pode ser classificada de várias formas. Na montagem da estrutura de fórmula [tex]C_{4}H_{10}O[tex], observa-se que a cadeia é classificada como saturada, ou seja, só apresenta ligações simples entre os carbonos.

Disponível em: https://bityli.com/CmGXEyB. Acesso em: 11 Set. 2022. Adaptado para fins didáticos.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Miguel sujou sua camisa branca com graxa, um hidrocarboneto que possui molécula apolar, e, para remover essa sujeira, ele dispõe de cinco produtos listados no quadro abaixo.

IAcetona.
IIÁlcool.
IIIVinagre.
IVClorofórmio
VGasolina.

Para remover a mancha de sua camisa, Miguel deve utilizar o produto indicado pelo algarismo

A
B
C
D
E

   A polaridade de uma molécula está associada à formação de cargas parciais positivas e negativas. Quando moléculas possuem a mesma polaridade, elas possuem a capacidade de se solubilizar. Dessa forma, a graxa e a gasolina, por possuírem a mesma polaridade, se solubilizam, auxiliando, assim, na remoção da sujeira da camisa.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    [...] O processo de acidificação dos oceanos é extremamente perigoso e pode acabar com a vida marinha até o fim do século [...]. Estudos demonstram que, ao longo da história, 30% do [tex]CO_{2}[tex] emitido pela ação do homem vai parar no oceano. Quando a água ([tex]H_{2}O[tex]) e o gás se encontram, é formado o ácido carbônico ([tex]H_{2}CO_{3}[tex]) que se dissocia no mar, formando íons carbonato ([tex]CO_{3}^{–2}[tex]) e hidrogênio ([tex]H^{+}[tex]). [...] O nível de acidez se dá através da quantidade de íons [tex]H^{+}[tex] presentes em uma solução – nesse caso, a água do mar. Quanto maiores as emissões, maior a quantidade de íons [tex]H^{+}[tex] e mais ácidos os oceanos ficam. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3OdCFIn. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O nível de acidez dos mares ocorre devido ao aumento da

A
B
C
D
E

    Alguns fatores podem deslocar um equilíbrio químico. O excesso de gás carbônico emitido na atmosfera, ao entrar em contato com a água do mar, irá gerar o ácido carbônico que, por ser altamente instável, se decompõe em íons carbonato ([tex]CO_{3}^{–2}[tex]) e íons [tex]H^{+}[tex]. Nesse momento o equilíbrio químico é formado. À medida que mais gás carbônico entra em contato com a água do mar, ocorre uma maior concentração de íons [tex]H^{+}[tex] em solução, aumentado o nível de acidez dos oceanos.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Leia no texto abaixo sobre a produção de um determinado medicamento.

    A Engenharia Genética proporcionou avanços na área médica e na indústria farmacêutica, com a criação da Tecnologia do DNA recombinante (DNA formado pela união de genes de organismos diferentes, resultando da combinação de diferentes sequências de DNAs). Essa tecnologia é utilizada na produção de insulina artificial [...]. A insulina é o principal meio utilizado no tratamento do Diabetes Mellitus (DM), uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não utiliza eficazmente a insulina produzida. Com essa tecnologia a insulina artificial é produzida em menor tempo e em maior escala, beneficiando os portadores do DM, para que dessa forma possam levar uma vida normal.

Disponível em: https://bit.ly/365lBTK. Acesso em: 12 abr. 2022. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

A produção desse medicamento ocorre por meio da modificação genética de

A
B
C
D
E

   A partir da leitura do texto, identifica-se que a insulina sintética é produzida por meio da manipulação genética de bactérias.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo sobre uma classe de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

    O EPI protege os seres humanos dos riscos de choque com circuitos elétricos. [...] proteção de cabeça [...], proteção para os olhos e para o rosto, e luvas [...] são necessárias para proteção contra todos os riscos elétricos comuns. As ferramentas [...] e os escudos de proteção são necessários para [...] um eletricista. Os sapatos dielétricos (calçados de segurança não metálicos) ou calçados elétricos são feitos com solas e calcanhares [...], resistentes a choque elétrico. [...]

Disponível em: https://bit.ly/371LWlM. Acesso em: 31 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

De acordo com esse texto, essa classe de EPI deve ser feita com um material

A
B
C
D
E

  A partir da leitura do texto, a classe de EPI tem a finalidade de proteger o usuário de choques elétricos. A partir disso, o material a ser usado na confecção desses EPIs deve ter a propriedade de isolante e, portanto, um mau condutor de eletricidade.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] No ano de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal. Essas reservas de petróleo são encontradas a sete mil metros de profundidade e apresentam imensos poços de petróleo em excelente estado de conservação. [...]

Disponível em: https://bit.ly/36MylPE. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento.

Com base nesse texto, um produto obtido a partir da exploração do pré-sal é o

A
B
C
D
E

    O texto trata da descoberta do pré-sal e das expectativas para a produção de materiais a partir desse refino. Para chegar à alternativa correta, inferi-se que o asfalto é um subproduto derivado do petróleo obtido nos resíduos sólidos.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






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