terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Quiz 19: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 19: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 19: PORTUGUÊS 8° ANO

01
(MEC-CAED - ADF). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Rubinho a mil por hora

    Desde criança, Rubens Barrichello é louco por corridas. Aos seis anos já voava nas pistas de kart. Depois passou rápido pela Fórmula Ford, Fórmula Opel, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Não parou por aí. Foi o mais jovem piloto da história a entrar para a Fórmula 1, quando tinha apenas 20 anos.

Texto 2

Vencer ou vencer

    Ayrton Senna sempre fez tudo muito rapidinho. Aos quatro anos ganhou o seu primeiro kart. Aos dez, já pilotava no Autódromo de Interlagos. Quando tinha 31 anos, era o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1. Vencer ou vencer era o seu lema.

Maurício de Sousa Produções. Manual de esportes do Cascão. São Paulo: Globo, 2003.

Esses dois textos

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Barreira no gol

    De frangueiro, o goleiro Mazaropi, que jogou na década de 1970, não tem nada! Ele foi uma verdadeira muralha! O campeão passou 1816 minutos sem deixar nenhuma bola entrar no gol. Isso significa que durante 20 jogos (mais alguns minutinhos extras) ele não tomou nenhum golzinho.

Recreio. n. 479. abr. 2009. p. 5.

Nesse texto, a palavra “frangueiro” significa

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Ron Bugado

    Fazia muito tempo que eu não me surpreendia com uma animação tão divertida! É exatamente o filme que faltava em animações em 2021. Extremamente leve, doce, divertido, com uma lição muito boa. Levem suas crianças (ou até só a sua criança interior! Hahaha) e se divirta com essa história.

LETICIARIBUENO. Ron Bugado. In: Adoro Cinema. 2021. Disponível em: https://www.adorocinema.com/ filmes/filme-259756/. Acesso em: 30 dez. 2021.

Esse texto foi escrito para

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    — O idioma francês é o mais interessante e útil — dizia uma.

    A outra:

    — Que nada!

    Acho que é o idioma inglês.

    Uma outra:

    — Mas o que vem a ser idioma?

    — Idioma quer dizer língua.

    — É?! Então fiquem sabendo que eu gosto muito é de idioma de vaca com cebolas e batatas.

BUCHWEITZ , Donaldo. (org). Belo Horizonte: Leitura, 2001. p. 180.

Esse texto é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda as questões 05 e 06.

Diretor fala sobre “Diários de Intercâmbio”, com Larissa Manoela e Thati Lopes

    As notícias sobre “Diários de Intercâmbio” ganharam a internet logo após o início das filmagens, no Rio de Janeiro. [...]

    Em entrevista exclusiva [...], o diretor Bruno Garotti [...] conta que a temática do filme e a escolha das atrizes podem ter contribuído para a força que a produção ganhou nas redes. [...]

   

    Qual é o diferencial de Diários de Intercâmbio em relação aos demais filmes adolescentes que você já dirigiu?

    Nossas protagonistas no “Diários de Intercâmbio” são um pouco mais velhas do que as dos filmes anteriores. O filme trata do fim da adolescência, quando a gente tem que cair na real e aprender a se virar sozinho. [...]

    Capturar o interesse dos adolescentes pelo cinema é uma grande responsabilidade e um desafio.

    Qual é a importância de dialogar com este público? Eu acredito que a adolescência é o momento de se apaixonar pelo cinema. A gente está descobrindo o mundo, e o cinema é uma porta excelente para isso. Fazer um filme para esse público é muito gratificante porque o jovem é muito vibrante [...]. Então a gente recebe uma resposta incrível e percebe o quanto as pessoas se identificam e se inspiram com as trajetórias dos personagens. [...]

CINECLICK. Diretor fala sobre “Diários de Intercâmbio”, com Larissa Manoela e Thati Lopes. Disponível em: https://bit.ly/3HAT7hR. Acesso em: 4 jan. 2022. Fragmento.

05
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... podem ter contribuído para a força...” (2º parágrafo), a palavra destacada foi usada para

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Você me faz um favor? Pois não!

    Outro dia, contou-me uma amiga que uma senhora norte-americana, procurando alugar apartamento em São Paulo, tinha entrado em contato telefônico com umas três ou quatro imobiliárias e que nenhuma delas quis atendê-la. Sendo inquirida sobre de onde tinha tirado essa conclusão, respondeu:

    Toda vez que telefonava e dizia: — “Vocês podem me alugar um apartamento”, a resposta era sempre a mesma: — “Pois não.” Aí, eu desisti.

ABREU, Antônio Suárez. Carta na escola: Nov. 2010. Fragmento.

O humor desse texto está

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Artesãos merecem reconhecimento e prestígio!

    Presidente Prudente possui artistas brilhantes. Alguns, já bem conhecidos do público. Quem nunca viu por aí, por exemplo, um grafite feito pelo Itamar Xavier? [...] Outros, porém, seguem no anonimato. Principalmente porque falta oportunidade. E é para mostrar esta riqueza da nossa gente, que a Cia de Artesãos Prudentinos, em parceria com a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), expõe durante seis dias uma grande variedade de produtos, na Praça Nove de Julho. [...]

    Uma boa oportunidade para quem ainda não comprou o presente do seu amigo secreto, a lembrancinha daquele amigo ou familiar...

    Já para os artesãos, acaba funcionando como uma vitrine, um local para mostrar tudo que produzem [...] O que eles merecem mesmo é valorização, reconhecimento... Que as pessoas prestigiem! [...]

Disponível em: https://www.imparcial.com.br /noticias/artesaos-merecerem- reconhecimento-e-prestigio,48215. Acesso em: 4 jan. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O trecho desse texto que apresenta uma opinião é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Amor é fogo que arde sem se ver;

    É ferida que dói e não se sente;

    É um contentamento descontente;

    É dor que desatina sem doer;

   

    É um não querer mais que bem querer;

    É solitário andar por entre a gente;

    É nunca contentar-se de contente;

    É cuidar que se ganha em se perder;

   

    É querer estar preso por vontade;

    É servir a quem vence, o vencedor;

    É ter com quem nos mata lealdade.

   

    Mas como causar pode seu favor

    Nos corações humanos amizade,

    Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

MACHADO FILHO, Aires da Mata (Org.). Camões: lírico. Rio de Janeiro: Agir, 1992, p.19.

A forma verbal “é” aparece por diversas vezes no início dos versos. O verbo foi escolhido com a intenção de

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

A arte de ser feliz

    Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

    Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. [...] Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. [...]

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. Rio de Janeiro: Record, 1968. p. 25. 3 ed. Fragmento.

No primeiro parágrafo desse texto, predomina

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Um museu em suas mãos

    Museus históricos reúnem diferentes tipos de objetos para que possamos ter uma ideia sobre o passado. Infelizmente, nem tudo que existiu sobrou para contar história. Mas, pelo menos no mundo virtual, pode ser possível reconstituir construções e locais históricos para matar nossa curiosidade sobre como era o Brasil séculos atrás. Um exemplo é o aplicativo Museu Sem Paredes, que mostra as ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, como eram no século 17.

    Tudo começou quando a designer Karolina Ziulkoski se perguntou se os museus precisavam de salas e paredes para funcionar. Ela concluiu que não. [...] Karolina desenvolveu o programa durante o mestrado na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Funciona mais ou menos assim: por meio da câmera do celular, o aplicativo reconhece o local que está sendo mostrado na tela. “A partir dele, vai adicionando informações de construções que já estiveram ali”, conta Karolina. “É como se redesenhassem o lugar”. A tecnologia utiliza modelos em três dimensões, sobrepostos ao que se vê nas ruínas.

    As ruínas de São Miguel das Missões, que inspiraram o aplicativo, reúnem vestígios de uma sociedade que viveu ali no século 17. A ideia é expandir a tecnologia para outros locais que também tenham uma história tão rica. Disponível gratuitamente para celulares e tablets [...], o Museu Sem Paredes vem com guias de áudio que contam histórias e lendas interessantes contadas pelas pessoas da comunidade próxima ao local. Ele pode ser usado para quem está visitando as ruínas ou para quem quiser conhecê-las, mesmo a distância. [...]

LEITE, Valentina. Um museu em suas mãos. In: Ciência Hoje das Crianças. 2015. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol. com.br/um-museu-em-suas-maos/. Acesso em: 23 nov. 2015. Fragmento.

No trecho “... para quem quiser conhecê- las, mesmo a distância.” (último parágrafo), o termo destacado refere-se a

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Bolo rosa-claro

    Na confeitaria em que trabalho, aceitamos encomendas. Certo dia, uma mulher apareceu para buscar o bolo que havia encomendado, mas, quando viu a cobertura em rosa-choque, reclamou que era muito berrante: a filha dela queria em rosa-claro.

    Para lhe agradar, peguei outro bolo, apliquei um glacê com uma cor mais suave e ainda dei um desconto. Finalmente, perguntei:

    — O que a senhora quer escrito no bolo?

    — Coloque apenas: “Feliz aniversário de 1 ano.”

SHANK, Tyler. Canadá. Seleções Reader’s Digest. Ago. 2010. p. 142-3.

O humor desse texto está

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)




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