D6: PORTUGUÊS - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
D6: Identificar o tema de um texto.
01
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Operação do Corpo de Bombeiros começa sexta-feira
A Operação carnaval 2011 do Corpo de Bombeiros começa nesta sexta-feira (4) e segue até a Quarta-feira de Cinzas, dia 9. O objetivo, além da prevenção, é atender ocorrências envolvendo afogamento, acidentes automobilísticos e náuticos, incêndios e traumas.
A novidade da campanha deste ano, que ganhou o nome de Prevenção na Folia Garante a Alegria, é a de atuar também nas propriedades particulares, uma vez que as mortes registradas neste período no ano passado foram em chácaras, fazendas e lagos privados.
O Popular, março de 2011.
O texto fala sobre
02
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
A Boneca
Olavo Bilac
Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: “É minha!”
— “É minha!” a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca...
BILAC, Olavo. Poesias infantis. Rio de Janeiro: F. Alves, 1952.
O assunto tratado no texto é a
03
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Porco-espinho valente enfrenta 15 leões e sai vivo da emboscada
Pode até parecer mentira, mas um pequeno porco-espinho conseguiu escapar de um grupo com 11 leoas e quatro leões na reserva de Londolozi, na África do Sul. O grupo de predadores se interessou pelo pequeno guerreiro durante um final de tarde comum, e por horas tentaram — convencer o animalzinho de que ele seria o prato do dia.
Mas o bichinho não parou de lutar! Jogando suas costas — espinhentas em cima dos leões, o porco-espinho conseguiu causar desinteresse do grupo e sair bem dessa. Que sorte!
Disponível em http://revistagalileu.globo.com/ blogs/buzz/noticia/2014/11/porco- espinho-valente-enfrenta-15-leoes -e-sai-vivo-da-emboscada.html. Acesso em 21/11/2014.
Qual o assunto do texto?
04
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir responda.
Corrida dos Sapinhos
Monteiro Lobato
Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande ladeira e, do lado havia uma grande multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia: — Não vão conseguir! Não vão conseguir! Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo. E a multidão a aclamar: — Não vão conseguir! Não vão conseguir! E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforço. No final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele. Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO!
Moral: Quando queremos fazer alguma coisa que precise de coragem não devemos escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir. Seja surdo aos apelos negativos.
Disponível em http://www.historias-infantis. com/search/fabulas-pequenas -com-moral-de-monteiro-lobato/. Acesso em 10/03/2014
O assunto desse texto é
05
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Conheça a coruja-das-neves
A coruja-do-ártico ou coruja-das-neves vive nas regiões geladas do Alasca, Ártico, Estados Unidos e Canadá. Não é por acaso que a espécie tem a plumagem branquinha: ela serve para a ave se camuflar na neve e, assim, ter maiores chances de uma boa refeição. Ao contrário das outras espécies de corujas, ela está acostumada com o brilho branco intenso da neve, portanto pode caçar a qualquer hora, mesmo se for de dia.
Ela sempre procura pontos mais altos para pousar, isso faz com que ela tenha uma visão melhor a seu redor. Principalmente para localizar a presa e ver se não há predadores por perto. E essas corujas são caçadoras de mão cheia e implacáveis.
Disponível em http://recreio.uol.com.br/noticias /zoo/ave-superpoderosa.phtml. Acesso em 01/04/2015.
O assunto do texto é
06
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Brincou na pracinha? lavar as mãos!
Entenda a importância de higienizar as mãos
Veja como o sol brilha lá fora. É um dia maravilhoso para brincar na pracinha! Você se diverte no balanço, escorregador, nas caixas de areia, construindo castelos. E depois de brincar? É preciso lavar bem as mãos! "Por quê? você pergunta. Ora, porque, na areia em que você brincou pode haver parasitas, organismos que vivem às custas de seres de outras espécies. Eles chegam à sua pracinha através das fezes de hospedeiros como cães, gatos e até seres humanos que, ao irem ao banheiro nas redondezas da praça, voltam sem lavar as mãos e contaminam o ambiente. Você não acredita?
http://chc.cienciahoje.uol .com.br/brincou-na-pracinha- lave-as-maos/. acesso em 17/05/2015.
Qual é o principal assunto do texto?
07
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
O crescimento do cabelo
Quem não curte um corte de cabelo estiloso para dar uma turbinada no visual?
Nosso cabelo, assim como as unhas, nunca param de crescer. Por isso podemos cortá-lo de várias formas sem correr o risco de ficar com a cabeça pelada.
O cabelo é um fio produzido por uma glândula que fica abaixo da pele. O pelo brota no folículo, que é uma espécie de tubo no qual as células produzem proteínas e queratina. Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas para cima, endurecem e assumem a forma de um fio, assim se dá o seu crescimento.
Existem cabelos de todos os tipos: lisos, crespos, amarelos, vermelhos etc. A cor e a textura são determinadas por fatores genéticos.
Jornal Estado de Minas, p. 8, 12 jan. 2008. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O assunto principal desse texto é
08
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
O camelo e o dromedário
Ruy Proença
Se alguém lhe perguntar:
“Em que o camelo
difere do dromedário?”.
Você dirá satisfeito:
“Isso é básico, primário,
nem na barba nem no cabelo
só pode ser em outro lugar...”.
Ou dirá:
“Melhor ir primeiro
ao dicionário
saber direito
o que é dromedário”.
Nesse caso,
Então, a conclusão:
“Ah, grande coisa!... grande nova!...
quem é que não sabe...
a diferença está na corcova.
É só uma questão de vocabulário:
Duas transporta o camelo;
Uma, o dromedário”.
Pronto, acabou-se o mistério!!
A pergunta virou cemitério.
Ruy Proença. Coisas daqui. São Paulo: SM, 2007. p. 14-15. [Adaptado].
O assunto principal desse texto é
09
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
Qui nem jiló
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Se a gente lembra só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer
Que é feliz sem saber
Pois não sofreu
Porém, se a gente vive a sonhar
Com alguém que se deseja rever
Saudade intonce aí é ruim
Eu tiro isso por mim
Que vivo doido a sofrer
Ai, quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer
Amarga qui nem jiló
Mas ninguém pode dizer
Que vivi triste a chorar
Saudade, meu remédio é cantar
Saudade, meu remédio é cantar
Disponível em: http://www.letras.com.br/#! luiz-gonzaga/qui-nem-jilo . Acesso em: 12 maio 2016.
Qual é o tema (assunto) deste texto?
10
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
Pizza
Quem é que não gosta de uma pizza cheia de queijo e variados recheios? Hummmmm! Só de pensar dá até água na boca. É difícil de acreditar, mas essa famosa delícia é saboreada há muito tempo. A primeira notícia que se tem do alimento tem mais de seis mil anos! Acredita-se que os povos egípcios foram os inventores da massa da pizza. Eles misturavam farinha com água. Outra hipótese é a de que os gregos sejam os pioneiros. Eles faziam massas com farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.
Com o tempo, a invenção foi parar no sul da Itália. Era um alimento muito comum nas classes mais pobres da população. Foram os italianos da cidade de Nápoles que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa. Eles a dobravam ao meio e comiam como se fosse um sanduíche. Não demorou muito para que o alimento fosse servido na corte de Nápoles. A partir do século XVI, tornou-se uma comida dos nobres, que, como tinham mais dinheiro, passaram a rechear as pizzas com diversos alimentos como ovos, pedaços de linguiças e queijo. Logo, a delícia se espalhou pelo mundo.
A primeira pizza redonda, como conhecemos hoje, foi feita em 1889 por Raffaele Sposito, especialmente servida à Margherita, rainha da Itália. A pizza foi enfeitada com queijo, manjericão e tomate, alimentos que têm as cores da bandeira italiana: branco, verde e vermelho.
Hoje, temos pizzas de tantos sabores que são até impossíveis de se imaginar. Tem de milho, cebola, chocolate, banana, calabresa... Que delícia!
Disponível em: http://guiadoscuriosos.uol.com.br/. Acesso em: 30 maio 2017.
O principal assunto do texto é
11
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
Imigrantes
Yoshiko era apenas uma criança quando saiu do Japão, sua terra-natal. Depois de 52 dias de viagem no navio Kasato Maru, finalmente ela desembarcou no Brasil com seus pais e um irmão em 18 de junho de 1908. No mesmo navio, havia outras 164 famílias japonesas, todas em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Por aqui, Yoshiko encontrou muitas coisas diferentes. Estranhou a comida, a língua, as roupas, o clima... Mas o jeito era encarar o trabalho nas lavouras de café e ajuntar dinheiro logo para regressar ao Japão. Assim, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo. A vida não era fácil e o salário também não era dos melhores. Mesmo assim, a cada ano, mais e mais japoneses cruzavam o oceano em direção ao Brasil.
O tempo passou. Quando Yoshiko e sua família finalmente conseguiram juntar um bom dinheiro, a Segunda Guerra Mundial estourou. Aí, tudo ficou mais difícil. O jeito foi continuar no Brasil por mais uns anos.
Só que, com o fim da Guerra, em 1945, já não fazia mais sentido voltar para o Japão. Yoshiko conheceu um outro imigrante japonês e se casou, formando uma família no Brasil.
Nos anos 60, os filhos de Yoshiko decidiram se mudar para a cidade grande para estudar. Como outros filhos de imigrantes também tomaram essa decisão, cidade como São Paulo ficaram lotadas de japoneses, principalmente no bairro da Liberdade.
Disponível em: https://www.acessaber.com.br/wp-content/ uploads/2017/03/Interpretacao-de-texto -sobre-imigracao-9%C2%BA- ano-Respostas.pdf>. Acesso em: 22 maio 2017.
O assunto principal do texto é o/a
12
(SADEAM).
Leia o texto abaixo:
POR QUE BATATA FRITA ENGORDA
A batata é um vegetal importante, pois tem carboidratos e vitamina A. No caso da batata frita, o que engorda é o óleo da fritura. Para se ter uma ideia, uma porção de batatas fritas de 100 gramas tem cerca de 274 calorias, enquanto uma porção de batata cozida tem só 68 calorias. Outros vegetais, se forem servidos fritos, também engordam.
Revista Recreio, fevereiro de 2007. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O assunto desse texto é
Nenhum comentário:
Postar um comentário