sábado, 4 de abril de 2020

D18 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D18: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D18: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D18: Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

01
(BPW).

Sendo [tex] P = (–10)^{2}\ – 10^{2} [tex], então, o valor de [tex]P[tex] é:

A
B
C
D

02
(BPW).

A professora escreveu a seguinte expressão no quadro negro.

Então, o valor de M é:

A
B
C
D

Observa-se que:

    [tex] M = (7^{10})^{5}\ : 7^{48} [tex]

    [tex] M = 7^{(10\ ×\ 5)}\ : 7^{48} [tex]

    [tex] M = 7^{50}\ : 7^{48} [tex]

    [tex] M = 7^{(50\ -\ 48)}\ [tex]

    [tex] M = 7^{2}\ [tex]

    [tex] M = 49 [tex]

Portanto, opção "B".


03
(BPW).

O resultado da divisão de 7 680 por 32 é:

A
B
C
D

Veja a divisão a seguir:

Portanto, opção "C".


04
(BPW).

A professora de Daniela lançou um desafio para seus alunos.

[tex] 7^{2} - (-5)^{0} + [(2)^{4} + (-2)^{3} - 2^{1}] [tex]

O resultado da expressão é

A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  [tex] = 7^{2} - (-5)^{0} + [(2)^{4} + (-2)^{3} - 2^{1}] [tex]

  [tex] = 49 - 1 + [16 + (-8) - 2] [tex]

  [tex] = 48 + [16 - 8 - 2] [tex]

  [tex] = 48 + [16 - 10] [tex]

  [tex] = 48 + 6 [tex]

  [tex] = 54 [tex]

Portanto, opção "B".


05
(PUC – SP).

O valor da expressão a seguir é:

[tex] [\frac{(-10)\ +\ 5\ -\ (-4)}{\sqrt{9}\ +\ (-2)}]^{2} [tex]
A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  = [tex] [\frac{(-10)\ +\ 5\ -\ (-4)}{\sqrt{9}\ +\ (-2)}]^{2} [tex]

  = [tex] [\frac{-10\ +\ 5\ +\ 4}{3\ -\ 2}]^{2} [tex]

  = [tex] [\frac{-10\ +\ 9}{1}]^{2} [tex]

  = [tex] [\frac{-1}{1}]^{2} [tex]

  = [tex] [-1]^{2} [tex]

  = [tex] 1 [tex]

Portanto, opção "A".


06
(Praticando matemática).

Seja [tex]A = 5^{2}\ –\ 3^{2}[tex]  e  [tex]B = (5\ –\ 3)^{2}[tex].

Então, A e B são respectivamente:

A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  [tex] A = 5^{2}\ –\ 3^{2}[tex]

  [tex] A = 25\ –\ 9[tex]

  [tex] A = 16[tex]

e

  [tex] B = (5\ –\ 3)^{2}[tex]

  [tex] B = (2)^{2}[tex]

  [tex] B = 4 [tex]

Portanto, opção "C".


07
(Praticando matemática).

O valor da expressão a seguir é:

[tex] (20\ :\ \sqrt{100})^{3} [tex]
A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  [tex] = (20\ :\ \sqrt{100})^{3} [tex]

  [tex] = (20\ :\ 10)^{3} [tex]

  [tex] = (2)^{3} [tex]

  [tex] = 8 [tex]

Portanto, opção "B".


08
(Imenes & Lellis).

O resultado da expressão a seguir é:

[tex] 24 : [(14 - 6) \cdot 3] [tex]
A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  [tex] = 24 : [(14 - 6) \cdot 3] [tex]

  [tex] = 24 : [(8) \cdot 3] [tex]

  [tex] = 24 : [24] [tex]

  [tex] = 1 [tex]

Portanto, opção "B".


09
(SAEPI).

Renan resolveu corretamente a expressão que está no quadro a seguir.

Qual é o resultado dessa expressão?

A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  [tex] = -2^{4} + (-3)^{2} [tex]

  [tex] = -16 + 9 [tex]

  [tex] = -7 [tex]

Portanto, opção "A".


10
(Imenes & Lellis).

O resultado da expressão a seguir é:

[tex] (-2) \cdot (-4) \cdot (-6) [tex]

A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  [tex]= (-2) \cdot (-4) \cdot (-6) [tex]

  [tex]= (+8) \cdot (-6) [tex]

  [tex]= -48 [tex]

Portanto, opção "A".


11
(Imenes & Lellis).

O resultado de a expressão a seguir é:

[tex] 13\ - [3 \cdot (-5)] [tex]

A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

  [tex] = 13\ - [3 \cdot (-5)] [tex]

  [tex] = 13\ - [-15] [tex]

  [tex] = 13\ + 15 [tex]

  [tex] = 28 [tex]

Portanto, opção "C".


12
(SPAECE).

Laura precisa resolver a seguinte operação:

[tex] 2\ 573\ -\ 328 [tex]

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

Veja a resolução a seguir:

Portanto, opção "B".






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