(CMCB).
Para comemorar o Natal no CMCB, a escola promoveu um almoço cujo prato único era o Baião de dois com Carne do Sol, atração principal dos restaurante do estado.
O gráfico mostra a relação entre ingredientes (Arroz, feijão, linguiça, Carne do Sol, Queijo e Bacon) e o custo, calculada para o evento com 300 (trezentas) Pessoas.
O Custo da comida do almoço para 10 (dez) pessoas é igual a:
Primeiro, encontrar o custo (R$) para um evento com 300 pessoas.
Custo = 110 + 90 + 150 + 210 + 150 + 190
Custo = R$ 900,00
Agora, encontrar o custo por pessoa:
[tex] = \frac{ R \$\ 900,00}{300\ pessoas} = R \$\ 3,00[tex]
Por último, encontrar o custo (R$) para 10 pessoas.
[tex] = R \$\ 3,00 × 10 = R \$\ 30,00[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] (\frac{1}{4} + \frac{2}{5}) : (\frac{1}{3} + \frac{1}{10}) [tex]
O valor da expressão é
O resultado da expressão numérica é:
[tex] =(\frac{1}{4} + \frac{2}{5}) : (\frac{1}{3} + \frac{1}{10}) [tex]
[tex]= (\frac{1\ ×\ 5}{4\ ×\ 5} + \frac{2\ ×\ 4}{5\ ×\ 4}) : (\frac{1\ ×\ 10}{3\ ×\ 10} + \frac{1\ ×\ 3}{10\ ×\ 3}) [tex]
[tex]= (\frac{5}{20} + \frac{8}{20}) : (\frac{10}{30} + \frac{3}{30}) [tex]
[tex]= (\frac{5\ +\ 8}{20}) : (\frac{10\ +\ 3}{30}) [tex]
[tex]= \frac{13}{20} : \frac{13}{30} [tex]
[tex]= \frac{13}{20} \cdot \frac{30}{13} [tex]
[tex]= \frac{\color{Red}{\underline{13}}\ ×\ 3\color{blue}{\underline{0}}}{2\color{blue}{\underline{0}}\ ×\ \color{Red}{\underline{13}}} [tex]
[tex]= \frac{3}{2} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
Em uma papelaria, cada caneta custa R$ 2,70.
Paula fez compras nessa papelaria, tendo gasto um total de R$ 58,80.
Assim, Paula pode ter comprado, no máximo,
Paula deve comprar, no máximo:
[tex]= \frac{R \$\ 58,80}{R \$\ 2,70} [tex]
[tex]= 21,77777... [tex]
Sendo assim, Paula deve comprar no máximo 21 canetas.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEB).
Uma torneira desperdiça 125 mL de água durante 1 hora.
Quantos litros de água desperdiçará em 24 horas?
Observe:
[tex]125\ mL\ .....\ 1\ hora [tex]
[tex]\ x\ mL\ ..... 24\ horas [tex]
[tex] x = 125\ \cdot\ 24 [tex]
[tex] x = 3\ 000\ mL = 3\ litros[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
A quadra de futebol de salão de uma escola possui 20,5 m de largura e 32,5 m de comprimento.
Um aluno que dá uma volta completa nessa quadra percorre:
O comprimento de um volta completa neste quadra de futebol de salão é de:
C = 20,5 + 20,5 + 32,5 + 32,5
C = 106 m
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
O Sr. Francisco comprou 8 tonéis de azeite, cada uma com 125 litros.
Pretende encher garrafões de 5 litros com o azeite que comprou.
Quantos garrafões vai conseguir encher?
Primeiro encontrar quantidade de litros de azeite:
[tex] = 8 × 125 = 1\ 000\ litros [tex]
Agora, encontrar a quantidade de garrafões de 5 litros.
[tex] = \frac{1\ 000\ litros}{5\ litros} = 200\ garrafões [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] 100 \cdot 0,1\ –\ 5 + 0,01 : 0,01 [tex]
O valor dessa expressão numérica é:
O valor dessa expressão numérica é:
[tex]= 100 \cdot 0,1\ –\ 5 + 0,01 : 0,01 [tex]
[tex]= 10\ –\ 5 + 1 [tex]
[tex]= 5 + 1 [tex]
[tex]= 6 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
Observa o seguinte gráfico de barras que traduz a idade dos alunos de uma turma.
O número de alunos com mais de 9 anos e menos de 12 anos.
O número de alunos com mais de 9 anos e menos de 12 anos é:
[tex] = 8 + 5 = 13\ alunos [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CM - Curitiba).
No Colégio estudam 945 alunos, entre meninos e meninas.
Se [tex]\frac{4}{9}[tex] destes alunos são do sexo feminino, podemos dizer que o número de meninos no colégio é
O número de meninos no colégio é:
[tex]= 1\ -\ \frac{4}{9} = \frac{9}{9}\ -\ \frac{4}{9} = \frac{9\ -\ 4}{9} = \frac{5}{9} [tex]
Logo:
[tex]945\ \cdot\ \frac{5}{9} = \frac{4\ 725}{9} = 525\ alunos [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CM - Curitiba).
O diretor de uma Escola resolveu fazer uma reforma no piso da Praça de Alimentação.
Essa praça de alimentação tem a forma retangular com 16,5 m de largura por 52,0 m de comprimento.
Qual será a área a ser revestida com piso?
A área dessa praça de alimentação é:
[tex] Área = comprimento × largura [tex]
[tex] Área = 52,0 × 16,5 [tex]
[tex] Área = 858,0\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CM - Curitiba).
Em um almoço foram servidas 450 refeições.
Supondo que cada pessoa comeu 400 gramas de alimentos.
Pode-se dizer que nesse almoço foram consumidos:
Como 400 gramas = 0,4 kg. Logo:
[tex] = 0,4\ kg × 450 [tex]
[tex] = 180\ kg [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário