domingo, 21 de fevereiro de 2021

QUIZ 19: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 19: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 19: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(1ª P.D - 2024).

Observe os quadriláteros destacados de cinza na malha quadriculada abaixo.


Qual desses quadriláteros é um quadrado?

A
B
C
D

O "QUADRADO" é um quadrilatéro que tem 4 lados congruentes (iguais). Dessa forma, a figura IV é um quadrado.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024). Considere as frações apresentadas no quadro abaixo.

[tex]\frac{18}{15}[tex]   [tex]\frac{6}{19}[tex]    [tex]\frac{16}{5}[tex]   [tex]\frac{9}{8}[tex]

 [tex]I[tex]    [tex]II[tex]     [tex]III[tex]   [tex]IV[tex]

Qual dessas frações é equivalente à fração [tex]\frac{6}{5}[tex]?

A
B
C
D

A fração equivalente a [tex]\frac{6}{5}[tex] é:

    [tex]\frac{6}{5} = \frac{6\ ×\ 3}{5\ ×\ 3} = \frac{18}{15} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024).

Uma fábrica de peças para robótica irá produzir um novo modelo de placa de circuito eletrônico. A figura na malha quadriculada abaixo apresenta um esboço do formato desse modelo.


O custo de produção dessa nova placa será de R$ 0,10 por centímetro quadrado.

Qual será o custo de produção, em reais, de cada uma dessas placas?

A
B
C
D

Primeiro encontrar a área (número de quadradinhos) da figura:

   [tex] Área = nº\ de\ quadradinhos = 30\ cm^{2} [tex]

Como cada centímetro quadrado custa R$ 0,10. Logo:

    [tex] = 30\ ×\ R \$\ 0,10 = R \$\ 3,00[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024).

Observe os algarismos apresentados abaixo.

[tex]1[tex]   [tex]7[tex]    [tex]8[tex]   [tex]6[tex]

O maior número que pode ser formado, utilizando esses algarismos, é

A
B
C
D

O maior número formado por estes algarismos é:

    [tex] 8\ 761 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024).

Jorge e Júlio são irmãos e estão juntando dinheiro para comprar um jogo de vídeo game. Jorge conseguiu juntar 60 reais e, com o valor que Júlio conseguiu juntar, eles têm 180 reais.

Quantos reais Júlio conseguiu juntar para comprar esse jogo?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]Valor_{(Jorge)} + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]60 + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 180\ -\ 60 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 120\ reais [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(1ª P.D - 2024).

Observe o sólido geométrico representado abaixo.


Uma planificação da superfície desse sólido está apresentada em

A
B
C
D

A planificação do cone é opção D.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024).

Certo dia, Marcos correu 2 000 metros

Quantos quilômetros Marcos correu nesse dia?

A
B
C
D

Marcos correu nesse dia:

   [tex] = 2\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ 1\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ k\ m [tex]

   [tex] = 2\ km [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024).

Na prateleira de um supermercado, havia um total de 170 kg de açúcar. Essa quantidade de açúcar estava distribuída em pacotes de 2 kg de açúcar.

Quantos pacotes de açúcar havia nessa prateleira?

A
B
C
D

Como na prateleira havia 170 kg de açúcar distribuidos em pacotes de 2 kg cada. Logo, nesse prateleira tinha:

    [tex] = 170\ ÷ 2 [tex]

    [tex] = 85\ pacotes [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024).

Em determinado dia, Luciano comprou 40 figurinhas para colar em um álbum. Entre essas figurinhas, [tex]\frac{2}{5}[tex] eram repetidas e Luciano decidiu doá-las para seu irmão, Marcos.

Quantas figurinhas Luciano doou para seu irmão Marcos?

A
B
C
D

Como Luciano doou [tex]\frac{2}{5}[tex] das suas figuras para seu irmão. Logo, o seu irmão ganhou:

    [tex]= \frac{2}{5} × 40\ figurinhas [tex]

    [tex]= \frac{80}{5}\ figurinhas [tex]

    [tex]= 16\ figurinhas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

O administrador de um restaurante elaborou uma tabela com os preços dos pratos principais servidos diariamente entre segunda e sexta-feira. Essa tabela está apresentada abaixo.

Preço dos pratos principais
Dia Preço
Segunda-feira19 reais
Terça-feira18 reais
Quarta-feira22 reais
Quinta-feira20 reais
Sexta-feira20 reais

Marcos almoçou nesse restaurante na segunda e na sexta-feira, escolhendo os pratos principais.

Qual foi o valor total, em reais, que Marcos pagou por esses almoços no restaurante?

A
B
C
D

Marços pagou por esses dois almoços no restante a quantia de:

    [tex]= (Segunda-feira)\ +\ (Sexta-feira) [tex]

    [tex]= 19\ reais + 20\ reais [tex]

    [tex]= 39\ reais[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024).

Luana faz ilustrações em painéis e utiliza determinado formato de painel para produzir suas obras. Observe, na malha quadriculada abaixo, a representação do formato de painel utilizado por Luana.


Com base nessa representação, qual é o comprimento, em metro, do perímetro desse painel?

A
B
C
D

O perímetro (soma dos lados ou contorno) desse painel é:


   [tex] P = 1\ cm\ × 20\ lados\ do\ quadradinho [tex]

   [tex] P = 20\ cm [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024).

Valentina convidou 150 pessoas para sua festa de casamento. Nessa festa, a quantidade de doces do tipo bem-casado distribuída foi 10% maior que a quantidade de pessoas convidadas.

Quantos bem-casados foram distribuídos nessa festa de casamento de Valentina?

A
B
C
D

Como a quantidade de doces foi 10% a mais do que a quantidade de pessoas. Logo:

   [tex]= 150 × (100\%\ +\ 10 \%) [tex]

   [tex]= 150 × 110\%\ [tex]

   [tex]= 150 × \frac{110}{100} [tex]

   [tex]= 15\color{Red}{{0}} × \frac{11\color{Red}{{0}}}{1\color{Red}{{00}}} [tex]

   [tex]= 15 × 11 [tex]

   [tex]= 165\ doces [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

QUIZ 18: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 18: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 18: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe os números no quadro abaixo.

250 – 150 – 100 – 200 – 300

Qual é a ordem crescente desses números?

A
B
C
D

Colocar em ordem crescente é do MENOR para o MAIOR. Logo:

    100 < 150 < 200 < 250 < 300

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

A diretora Flávia entrou na sala de aula para dar um recado para um aluno. Observe, na imagem abaixo, a posição de Flávia logo após entrar nessa sala de aula.


Para chegar até o aluno para quem Flávia precisa dar o recado, a partir da posição indicada na imagem, ela precisa virar à esquerda, caminhar até o fundo da sala de aula e chegar à última mesa à sua esquerda.

À qual mesa Flávia precisa chegar para dar esse recado?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número no quadro abaixo.

361

Qual é o valor posicional do algarismo 3 nesse número?

A
B
C
D

Observe:

3 6 1
Unidade de milhar CentenaDezenaUnidade

Logo, o valor posicional do algarismo 3 é 3 centenas. Ou seja:

    [tex] 3 × 100 = 300 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Uma fábrica de bebidas produziu um lote de 4 160 latas promocionais de um determinado refrigerante. Todas essas latas serão agrupadas em fardos contendo 8 latas cada um.

Quantos desses fardos serão produzidos com esse lote de latas promocionais?

A
B
C
D

A quantidade de fardos que serão produzidos com esse lote de latas promocionais é de:

    [tex] = \frac{4\ 160\ latas}{8\ fardos} [tex]

    [tex] = 520\ fardos [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe o sólido geométrico apresentado na figura abaixo.


Qual é a figura que representa uma planificação da superfície desse sólido?


A
B
C
D

A figura que representa a planificação da superfície da pirâmide de base hexagonal é a "D".

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado no quadro abaixo.

701 203

Uma decomposição desse número está representada em

A
B
C
D

Uma decomposição do número 701 203 é:

  [tex] 701\ 203 = 700\ 000\ + 1\ 000 + 200 + 3 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Para a comemoração do dia mundial do planeta Terra, a professora pediu para os alunos de uma turma colarem adesivos com a ilustração do planeta Terra em cartazes retangulares, seguindo a distribuição em linhas e colunas apresentada na figura abaixo.


De acordo com esse modelo de distribuição, qual é o número máximo de adesivos que podem ser colados em cada cartaz?

A
B
C
D

O número máximo de adesivos que podem ser colados em cada cartaz é de:

    [tex]= 4 × 7 [tex]

    [tex]= 28\ adesivos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado no quadro abaixo.

378 169

O algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar nesse número é o

A
B
C
D

Observe:

7 8 1 6 9
Dezena
de milhar
Unidade
de milhar
CentenaDezenaUnidade

Sendo assim, o algarismo "8" que ocupa a ordem das unidades de milhar.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Em um dia de calor, Ana fez, para seus filhos, dois litros de suco de laranja antes do almoço e mais um litro de suco de laranja antes do jantar.

Quantos mililitros de suco de laranja Ana fez para seus filhos nesse dia?

A
B
C
D

A quantidade de suco de laranja que Ana fez para seus filhos, em mililitros (mL), nesse dia foi de:

    [tex] = 3\ litros [tex]

    [tex] = 3\ × 1\ 000\ mL [tex]

    [tex] = 3\ 000\ mL [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Observe as sequências numéricas apresentadas abaixo.

I. 562 002; 557 043; 557 704; 539 099

II. 539 099; 557 043; 557 704; 562 002

III. 539 099; 557 704; 557 043; 562 002

IV. 562 002; 557 704; 557 043; 539 099

Dentre essas sequências numéricas, qual é a crescente?

A
B
C
D

A sequência III está na ordem crescente, ou seja, do MENOR para o MAIOR.

  539 099 < 557 043 < 557 704 < 562 002

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Helena é professora e está produzindo lembrancinhas para presentear as 180 crianças que estudam na creche que ela trabalha. Ela já produziu 153 lembrancinhas.

Para presentear todas as crianças dessa creche, quantas lembrancinhas, ao todo, ainda faltam para Helena produzir?

A
B
C
D

A quantidade de lembrancinhas que ainda faltam para serem confecionadas são:

    [tex] = 180\ -\ 153 [tex]

    [tex] = 27\ lembrancinhas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe as figuras geométricas abaixo.


Qual das figuras geométricas abaixo é um pentágono?

A
B
C
D

O pentágono é um polígono com 5 lados. Sendo assim, figura III é um pentágono.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

QUIZ 11: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 11: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 11: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(SAS).

Observe o sistema a seguir:

[tex] \begin{cases} 3x - y = 5 \\ x + 3y = 15 \end{cases} [tex]

Quais valores de x e y são solução do sistema a seguir?

A
B
C
D

Resolvendo o sistema:

    [tex] \begin{cases} 3x - y = 5     (× 3)\\ x + 3y = 15 \end{cases} [tex]

    [tex]\underline{ \begin{cases} 9x - \color{Red}{3y} = 15 \\ x + \color{Red}{3y} = 15   + \end{cases}} [tex]

    [tex] 10x = 30 [tex]

    [tex] x = 3 [tex]

Agora, encontrar o valor de y:

    [tex] x + 3y = 15 [tex]

    [tex] 3 + 3y = 15 [tex]

    [tex] 3y = 15 - 3 [tex]

    [tex] 3y = 12 [tex]

    [tex] y = 4 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAS).

A idade da mãe de Cauã excede em duas unidades o sêxtuplo da idade do filho.

Se a soma das idades dos dois é 37, quantos anos tem Cauã?

A
B
C
D

Equacionando o problema:

Vamos denominar x a idade da mãe e y a idade do Cauã (filho). Logo:

    [tex] \begin{cases} x = 2 + 6y   (I) \\ x + y = 37   (II) \end{cases} [tex]

Agora, substituir a equação (I) em (II).

    [tex] x + y = 37 [tex]

    [tex] 2 + 6y + y = 37 [tex]

    [tex] 7y = 37 - 2 [tex]

    [tex] 7y = 35 [tex]

    [tex] y = \frac{35}{7} [tex]

    [tex] y = 5\ anos [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAS).

João trabalha vendendo carrinhos de madeira.

O lucro que ele obtém com as vendas pode ser representado, em reais, pela expressão [tex]2x\ –\ 5[tex], sendo x o número de carrinhos vendidos.

Para obter um lucro maior que 100 reais, qual o número mínimo de carrinhos que João precisa vender?

A
B
C
D

Observe:

    [tex] lucro > 100 [tex]

    [tex] 2x - 5 > 100 [tex]

    [tex] 2x > 100 + 5 [tex]

    [tex] x > \frac{105}{2} [tex]

    [tex] x > 52,5\ carrinhos [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAS).

Felipe come duas barras inteiras de chocolate a cada 7 dias.

Quantas barras inteiras ele come em um mês?

(Dado: 1 mês = 30 dias.)

A
B
C
D

Como as grandezas barras e dias são diretamente proporcionais. Logo:

    [tex]2\ barras\ ....\ 7\ dias [tex]

    [tex]x\ barras\ ....\ 30\ dias [tex]

    [tex] 7x = 2 \cdot 30 [tex]

    [tex] x = \frac{60}{7} = 8,571 ... [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SAS).

Francisco deixou uma herança de 100 mil reais para ser dividida entre seus três filhos.

No testamento, ele dividiu a quantia de forma diretamente proporcional às idades de cada um.

Sabendo que os filhos de Francisco têm 3, 7 e 10 anos, quanto o mais novo recebeu de herança?

A
B
C
D

Como a herança será dividida de forma proporcional a idade dos filhos. Logo, a soma das idades são:

   [tex] 3 + 7 + 10 = 20\ anos [tex]

Sendo assim, o filho mais novo vai receber:

   [tex]= \frac{3}{20} \cdot 100\ mil [tex]

   [tex]= \frac{30\color{Red}{0}\ mil}{2\color{Red}{0}} [tex]

   [tex]= 15\ mil [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SAS).

Aline está fazendo uma reforma em sua casa e percebeu que dois pedreiros terminariam o serviço em sete dias.

No entanto, ela precisa que a reforma seja feita em apenas dois dias.

Quantos pedreiros são necessários para terminar a reforma no prazo que Aline deseja?

A
B
C
D

Como as grandezas pedreiros e dias são inversamente proporcionais. Logo:

    [tex]2\ pedreiros\ ....\ 7\ dias [tex]

    [tex]x\ pedreiros\ ....\ 2\ dias [tex]

    [tex] \frac{x}{2} = \frac{7}{2} [tex]

    [tex] 2x = 14 [tex]

    [tex] x = \frac{14}{2} = 7\ pedreiros [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SAS).

Em uma sala de aula com 35 alunos, 40% são meninos.

Qual o número de meninas nessa sala?

A
B
C
D

Como o total de alunos é 100%. Então, o número de meninas é igual a: 100% – 40% = 60%. Portanto:

    [tex]= 35 \cdot 60 \%\ [tex]

    [tex]= 35 \cdot \frac{60}{100} [tex]

    [tex]= 35 \cdot 0,6 [tex]

    [tex]= 21\ meninas [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SAS).

Qual o valor dos juros produzidos por um capital de R$ 1 000,00, aplicado a uma taxa de juros simples de 2% ao mês, durante um ano?

A
B
C
D

Primeiro vamos calcular o valor de juros em 1 mês, sabendo que utiliza o sistema de juros simples. Logo:

    [tex]= 1\ 000,00 \cdot 2 \%\ [tex]

    [tex]= 1\ 0\color{Red}{00},00 \cdot \frac{2}{1\color{Red}{00}} [tex]

    [tex]= R \$\ 20,00 [tex]

Como a aplicação é de 1 ano, ou seja, 12 meses. Portanto:

    [tex]= R \$\ 20,00 \cdot 12 [tex]

    [tex]= R \$\ 240,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Um televisor custava R$ 2.600,00. Uma loja resolveu fazer uma promoção com desconto de 25% e em até 3 vezes, sendo uma entrada e mais duas parcelas de R$ 375,00.

Qual foi o valor da entrada desse televisor?

A
B
C
D

Como nesta promoção ganha 25% desconto. Então: 100% – 25% = 75% Logo:

    [tex]= 2\ 600 \cdot 75 \% [tex]

    [tex]= 2\ 6\color{Red}{\underline{00}} \cdot \frac{75}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]

    [tex]= 26 \cdot 75 [tex]

    [tex]= 1\ 950,00 [tex]

Diante disso, temos:

    [tex] Entrada\ +\ 2 \cdot 375 = 1\ 950 [tex]

    [tex] Entrada\ +\ 750 = 1\ 950 [tex]

    [tex] Entrada = 1\ 950\ -\ 750 [tex]

    [tex] Entrada\ = R \$\ 1\ 200,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

De 150 candidatos que participaram de um concurso, 60% foram aprovados.

Isso significa que:

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] Aprovados\ +\ reprovados = TOTAL [tex]

  [tex] 60 \%\ +\ reprovados = 100 \%\ [tex]

Logo, podemos concluir que 40% são reprovados.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Um computador é vendido por R$ 2.800,00 à vista, ou vendido com um acréscimo de 10%, sendo uma entrada de R$ 1.400,00 e mais 3 parcelas iguais.

Qual será o valor de cada parcela?

A
B
C
D

Primeiro descobrir o preço à prazo, sabendo que 100% + 10% = 110%:

    [tex] = 2\ 800 \cdot 110 \% [tex]

    [tex] = 2\ 800 \cdot \frac{110}{100} [tex]

    [tex] = 2\ 8\color{Red}{00} \cdot \frac{110}{1\color{Red}{00}} [tex]

    [tex] = 2\ 8 \cdot 110 [tex]

    [tex] = 3\ 080,00 [tex]

Agora, descobrir o preço da parcela (x):

    [tex] Entrada + 3x = 3\ 080 [tex]

    [tex] 1\ 400 + 3x = 3\ 080 [tex]

    [tex] 3x = 3\ 080 - 1\ 400[tex]

    [tex] 3x = 1\ 680[tex]

    [tex] x = \frac{1\ 680}{3}[tex]

    [tex] x = R \$\ 560,00[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Observe a situação a seguir:


Considerando que a balança a seguir está em equilíbrio, determine o valor de x.

A
B
C
D

Equacionando o problema:

  [tex] x + x + 500 + 100 = x + 250 + 500 [tex]

  [tex] 2x + 600 = x + 750 [tex]

  [tex] 2x \color{Red}{-\ x} + 600 \color{blue}{-\ 600} = x \color{Red}{-\ x} + 750 \color{blue}{-\ 600} [tex]

  [tex] x = 150 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)