(SAEMI).
Observe abaixo o desenho de um sólido geométrico.
O número de arestas desse sólido é
Arestas são os segmentos de retas que ligam os vértices adjacentes. Portanto, esse sólido tem 15 arestas (5 na base inferior, 5 na vertical e 5 na base superior).
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEMI).
Observe na malha quadriculada abaixo a representação, em cinza, do terreno que Marcela quer comprar.
Qual é o perímetro desse terreno?
Perímetro é o contorno da figura (ou soma dos lados), então:
[tex] P = 17 + 9 + 12 + 5 + 5 + 4 [tex]
[tex] P = 52\ m [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEMI).
Observe no quadro abaixo a decomposição de um número.
4 × 1 000 + 9 × 100 + 2 × 10 + 4
Essa decomposição corresponde a qual número?
O número que corresponde essa decomposição é:
[tex]= 4 × 1\ 000 + 9 × 100 + 2 × 10 + 4 [tex]
[tex]= 4\ 000 + 900 + 20 + 4 [tex]
[tex]= 4\ 924 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEMI).
O gráfico abaixo mostra a preferência de algumas crianças por determinados gêneros de filme.
De acordo com esse gráfico, quantas crianças preferem filmes de ação?
Fazendo a leitura do gráfico, percebemos que 35 crianças preferem filmes de ação.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEMI).
Observe abaixo um retângulo que foi dividido em quadrados iguais.
. | . | . | . | . | . | . | . | . | . |
---|
A fração que representa os quadrados pintados de VERDE em relação ao total de quadrados é
Obseve:
[tex] = \frac{Quadrado\ verde}{TOTAL} = \frac{6}{10} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEMI).
Mariana precisa ler um livro de 325 páginas para o vestibular. Ela já leu 200 páginas desse livro.
Quantas páginas ela ainda precisa ler?
Como Mariana já lei 200 páginas e precisa ler 325. Logo:
[tex] = 325 - 200 = 125\ páginas [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEMI).
Eveline precisou cortar pedaços de tecidos para fazer enfeites de festa junina. O desenho abaixo representa o formato de um pedaço desses enfeites formados por triângulos retângulos.
Quantos centímetros quadrados de tecido foram gastos para confeccionar esse pedaço de enfeite?
Observe a figura a seguir:
A área destinada a construção desse enfeite é a metade da área do retângulo. Logo:
[tex] Área = \frac{comprimento\ ×\ largura}{2} [tex]
[tex] Área = \frac{16\ ×\ 6}{2} [tex]
[tex] Área = 8\ ×\ 6 [tex]
[tex] Área = 48\ cm^{2} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAEMI).
Observe abaixo as representações gráficas de algumas frações que os alunos de uma escola fizeram.
Em qual dessas representações a parte sombreada representa [tex]\frac{1}{4}[tex] do desenho todo?
Observe:
Figura I: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{1}{4} [tex]
Figura II: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{2}{7} [tex]
Figura III: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{4}{6} [tex]
Figura IV: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{4}{5} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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