segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

QUIZ 08: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 08: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 08: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(SARESP).

Uma onda de frio já causou 46 mortes nos últimos dias nos países da Europa Central.

No centro da Romênia, a temperatura chegou a –32 ºC na noite passada.

No noroeste da Bulgária, a temperatura era de –22 ºC e as ruas ficaram cobertas por uma camada de 10 cm de gelo.

Foram registradas as marcas de –30 C na República Tcheca e de –23 ºC na Eslováquia.

Segundo a notícia, o país em que a temperatura estava mais alta é:

A
B
C
D

Segundo as infomrações, o país com temperatura mais alta é:

  Romênia: – 32ºC

  Bulgária: – 22ºC

  República Tcheca: – 30ºC

  Eslováquia: – 23ºC

Logo:

  – 22ºC > – 23ºC > – 30ºC > – 32ºC

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SARESP).

Um caminhão suporta cargas de até 3 000 quilos.

Qual é o maior número de caixas que ele pode transportar, se cada uma delas pesa 120 quilos?

A
B
C
D

O maior número de caixas que esse caminhão pode transportar é de:

    [tex] = \frac{3\ 000\ kg}{120\ kg} = 25\ caixas [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SARESP).

Em uma padaria uma coxinha custa R$ 1,80 e um pão de queijo custa R$ 1,20.

Se Marcos comeu 2 coxinhas e Paulo comeu um pão de queijo, qual o total que eles gastaram?

A
B
C
D

Observe que Marcos comeu duas coxinhas e Paulo comeu um pão de queijo, logo:

  [tex] = 2 × R \$\ 1,80 + 1 × R \$\ 1,20 [tex]

  [tex] = R \$\ 3,60 + R \$\ 1,20 [tex]

  [tex] = R \$\ 4,80 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SARESP).

Em um jogo de dados, Zezo tirou 3 vezes o número 6 e depois o número 12.

Já Ricardo, tirou o 9 na primeira jogada, o 7 na rodada seguinte e o 10 nas terceira e quarta jogadas.

É correto dizer que

A
B
C
D

Observe:

Pontos de Zezo:

    [tex]= 3 \cdot 6 + 12 = 18 + 12 = 30\ pontos [tex]

Pontos de Ricardo:

    [tex]= 9 + 7 + 10 + 10 = 36\ pontos [tex]

Logo, Ricardo está 6 pontos na frente de Zezo.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SARESP).

Qual é o resultado de [tex]\frac{1}{8} + \frac{5}{6}[tex]?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]= \frac{1}{8} + \frac{5}{6}[tex]

    [tex]= \frac{1\ ×\ 3}{8\ ×\ 3} + \frac{5\ ×\ 4}{6\ ×\ 4}[tex]

    [tex]= \frac{3}{24} + \frac{20}{24}[tex]

    [tex]= \frac{23}{24} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SARESP).

A representação decimal da fração [tex]\frac{5}{2}[tex] é

A
B
C
D

Como fração é uma divisão. Logo:

    [tex]= \frac{5}{2} = 5 ÷ 2 = 2,5[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SARESP).

Na padaria, uma torta foi dividida em 6 partes iguais.

Cada pedaço custa R$ 2,20.

Quanto se pagaria por metade dessa torta?

A
B
C
D

Como a torta está dividida em 6 partes iguais. Então, a metade são 3 pedaços. Logo:

    [tex]= 3\ ×\ R \$\ 2,20 [tex]

    [tex]= R \$\ 6,60 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(BPW).

O losango a seguir foi dividido em partes iguais.

A parte pintada corresponde a que porcentagem do losango todo?

A
B
C
D

A parte pintada corresponde a que porcentagem do losango todo é:

    [tex]= \frac{Parte\ colorida}{Total} [tex]

    [tex]= \frac{3}{4} = 3 ÷ 4 = 0,75 × 100 = 75 \% [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SARESP).

Veja a quantidade de doces que Rose produziu:

Segunda-feira Terça-feiraQuarta-feira
(a)(b)(c)
102030

A expressão que representa a sua produção de doces nesses dias é

A
B
C
D

A expressão que representa a sua produção de doces nesses dias é:

    [tex] c = a + b [tex]

    [tex] c = 10 + 20 = 30 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SARESP).

A nota que Tonico recebeu em Ciências é o dobro da nota de Laís mais 3 pontos.

Já a nota de Raul é o triplo da de Taís e a mesma recebida por Tonico.

A expressão que representa a relação entre as notas desses alunos é

A
B
C
D

Equacionando o problema temos:

 Nota de Laís: [tex]x[tex]

 Nota de Tonico: [tex] 2x\ +\ 3[tex]

 Nota de Raul : [tex]3x[tex], (que é a mesma de Tonico).

Sendo assim, temos:

    [tex] 2x\ +\ 3 = 3x[tex]

    [tex] 2x\ \color{red}{-\ 2x} +\ 3 = 3x\ \color{red}{-\ 2x}[tex]

    [tex] 3 = x[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SARESP).

Esta é a caixa onde Larissa guarda seus brinquedos.

O número de faces desta caixa é

A
B
C
D

A caixa tem tem 6 faces.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SARESP).

O movimento completo do limpador do pára-brisa de um carro corresponde a um ângulo raso.

Na situação descrita pela figura, admita que o limpador está girando em sentido horário.

Calcule a medida do ângulo que falta para que ele complete o movimento completo.

A
B
C
D

Como meia volta tem 180º. Logo:

    [tex] 40º + x = 180º [tex]

    [tex] 40º\ \color{red}{-\ 40º}\ +\ x = 180º \color{red}{-\ 40º} [tex]

    [tex] x = 140º [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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