(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Ana e paula colecionam figurinhas. Ana tem 255 figurinhas e Paula, 98.
Quantas figurinhas Ana tem a mais que Paula?
Observe a resolução:
[tex] = Figurinhas_{(Ana)} - Figurinhas_{(Paula)} [tex]
[tex] = 255 - 98 [tex]
[tex] = 157\ figurinhas [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Na tabela abaixo está representada a quantidade de pães vendidos em uma padaria durante uma semana.
Tipos de Pães | Quantidade |
---|---|
Pão de batata | 200 |
Pão de cachorro-quente | 150 |
Pão de sal | 400 |
Pão doce | 250 |
Qual foi a quantidade total de pães de sal e pães doces vendidos nessa padaria durante essa semana?
A quantidade total de pães de sal e pães doces vendidos é:
[tex] = (pães\ de\ sal)\ +\ (pães\ doces) [tex]
[tex] = 400\ +\ 250 [tex]
[tex] = 650\ pães [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
O consumo diário de água em uma determinada casa é de 750 litros de um reservatório com capacidade para 1 000 litros de água.
A fração que representa o consumo diário de água nessa casa, em relação à capacidade do reservatório, é
Observe a representação fracionária a seguir:
[tex] \frac{Consumo\ diário}{Capacidade\ total} = \frac{750}{1\ 000} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
João comprou um terreno retangular com 15 metros de largura por 30 metros de comprimento.
Qual a área do terreno comprado por João?
Calculando a área do terreno de João.
[tex] Área = comprimento × largura [tex]
[tex] Área = 30 × 15 [tex]
[tex] Área = 450\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Observe a expressão algébrica no quadro abaixo.
[tex]\frac{x^{2}\ -\ 4x}{x\ +\ 1}[tex]
Qual é o valor numérico dessa expressão para [tex]x = -2[tex]?
Substituindo [tex]x = -2[tex] na expressão:
[tex]= \frac{x^{2}\ -\ 4x}{x\ +\ 1}[tex]
[tex]= \frac{(-2)^{2}\ -\ 4 \cdot (-2)}{-2\ +\ 1}[tex]
[tex]= \frac{4\ +\ 8}{-1}[tex]
[tex]= \frac{12}{-1}[tex]
[tex]= -12[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Observe abaixo os quadriláteros que Denise desenhou.
Qual desses quadriláteros é um losango?
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos. Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes. Portanto, a figura 3 é um losango.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Uma confecção produziu 400 biquínis. Desses biquínis, 50 estão com defeitos.
Qual é a porcentagem do total de biquínis produzidos que apresentou defeitos?
Observe que:
[tex] \frac{50}{400} = \frac{50\ ÷ 4}{400\ ÷\ 4} = \frac{12,5}{100} = 12,5 \%\ [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Eduardo precisa tomar [tex]\frac{1}{5} [tex] de um xarope por dia.
Qual a porcentagem correspondente à quantidade diária de xarope a ser tomada?
Observe:
[tex]\frac{1}{5} = \frac{1\ ×\ 20}{5\ ×\ 20} = \frac{20}{100} = 20 \%\ [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Em uma cidade do interior de Minas Gerais, o prefeito resolveu reformar a pracinha central, de tal forma que, em seu projeto, ela terá um formato triangular, de lados iguais medindo 36 metros. Nela haverá 3 canteiros, cujos lados terão a metade da medida do lado da pracinha. No centro, será instalada uma academia popular, cujo formato, também triangular, tem a dimensão obtida a partir da metade da medida dos lados dos canteiros. O projeto dessa praça está representado no esquema abaixo.
A região onde será instalada a academia será totalmente cimentada para comportar os aparelhos. A medida, em metros, do perímetro da região onde será instalada a academia popular é
Observe a resolução a seguir:
[tex] Perímetro = 9 + 9 + 9 = 27\ m [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Em uma gincana de Matemática, a professora dividiu a turma em grupos, sendo que cada um recebeu cinco fichas contendo os números inteiros indicados abaixo. Para ganhar um ponto, o grupo deveria acertar a soma dos números impressos nessas fichas.
242
-347
-565
198
315
O grupo que ganhou um ponto apresentou o resultado
O grupo que ganhou fez:
[tex] = 242 - 347 - 565 + 198 + 135 [tex]
[tex] = -\ 157 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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