(SUPERTESTE). Observe a figura a seguir, que é formada por retângulos.
A área da figura expressão em função de [tex]x[tex] e [tex]y[tex] é:
A área da figura é:
[tex] Área(total) = Área(1) + Área(2) + Área(3) [tex]
[tex] Área(total) = x \cdot (3y + x) + x \cdot 2x + 2x \cdot 2x [tex]
[tex] Área(total) = 3xy + x^{2} + 2x^{2} + 4x^{2} [tex]
[tex] Área(total) = 7x^{2} + 3xy [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe os ponteiros nesse relógio.
Decorridas 5 horas, qual é o menor ângulo formado pelos ponteiros?
Como uma volta tem 360º. Então, cada intervalo de hora vale:
[tex]= \frac{360º}{12\ horas} = 30º [tex]
[tex]= 5 \cdot 30º = 150° [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a operação a seguir:
[tex] \sqrt{3} \cdot \sqrt{12} [tex]
Resolvendo a operação corretamente encontramos com resultado um número
O resultado da operação é:
[tex]= \sqrt{3} \cdot \sqrt{12} [tex]
[tex]= \sqrt{36} [tex]
[tex]= 6 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
O dono de uma loja tinha R$ 235,00 no caixa. Recebeu R$ 127,00, como pagamento pela venda de uma mercadoria, deu R$ 13,00 de troco e pagou um conta de loja no valor de R$ 65,00.
Quanto ainda restou no caixa dessa loja?
A quantia que restou no caixa dessa loja foi de:
[tex] = 235,00\ +\ 127,00\ -\ 13,00\ -\ 65,00 [tex]
[tex] = 362,00\ -\ 78,00 [tex]
[tex] = R \$\ 284,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Uma pessoa, ao analisar seu extrato bancário, observou que sua conta estava com saldo negativo de R$ 250,00.
Naquele dia, ainda seria descontado em sua conta corrente um pagamento de R$ 138,00, feito em débito automático, e um cheque de R$ 130,00.
Após esses descontos, qual será o novo saldo dessa conta corrente?
O novo saldo é de:
[tex] = -\ 250,00\ -\ 138,00\ -\ 130,00\ [tex]
[tex] = -\ 518,00 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Um camelô fez 5 vendas. Na primeira teve prejuízo de R$ 7,50, na segunda teve prejuízo de R$ 12,50, na terceira teve lucro de R$ 14,00, na quarta teve lucro de R$ 2,50 e na última teve lucro de R$ 6,50.
No final desses cinco negócios, o camelô teve lucro ou prejuízo? de quanto:
No final desses cinco negócios, o camelô teve:
[tex] = -\ 7,50\ -\ 12,50 + 14,00 + 2,50 + 6,50 [tex]
[tex] = -\ 20,00 + 23,00 [tex]
[tex] = +\ 3,00 [tex]
Então, lucro de R$ 3,00.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Um supermercado apresentou seus resultados financeiros (lucros e prejuízos) no ano anterior.
SETOR | RESULTADO (EM MILHARES DE REAIS) |
---|---|
Alimentação | + 500 |
Brinquedos | – 200 |
Confecções | + 300 |
Eletromésticos | – 100 |
Utilidades | + 400 |
No total, essa empresa teve lucro ou prejuízo? De Quanto?
No total, essa empresa:
[tex] = +500 - 200 + 300 - 100 + 400 [tex]
[tex] = + 1\ 200\ -\ 300[tex]
[tex] = +\ 900[tex]
Dessa forma, essa empresa teve lucro de 900 mil reais.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão a seguir:
[tex] \frac{11}{12}\ - \frac{1}{6} -\frac{1}{3} [tex]
O resultado dessa expressão numérica é de:
O resultado dessa expressão numérica é:
[tex]= \frac{11}{12}\ - \frac{1}{6} -\frac{1}{3} [tex]
[tex]= \frac{11}{12}\ - \frac{1\ × 2}{6\ ×\ 2} -\frac{1\ ×\ 4}{3\ ×\ 4} [tex]
[tex]= \frac{11}{12}\ - \frac{2}{12} -\frac{4}{12} [tex]
[tex]= \frac{11\ -\ 2\ -\ 4}{12} [tex]
[tex]= \frac{11\ -\ 6}{12} [tex]
[tex]= \frac{5}{12} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão algébrica a seguir:
[tex]2x^{2}\ -\ 6x + y [tex]
Qual é o valor numérico dessa expressão para [tex]x = 5[tex] e [tex]y = -1[tex]
O valor numérico dessa expressão para [tex]x = 5[tex] e [tex]y = -1[tex] é de:
[tex]= 2x^{2}\ -\ 6x + y [tex]
[tex]= 2 \cdot \underbrace{(5)^{2}}\ \underbrace{-\ 6 \cdot 5} + (-1) [tex]
[tex]= \underbrace{2 \cdot 25}\ -\ 30 + (-1) [tex]
[tex]= \underbrace{50\ -\ 30} + (-1) [tex]
[tex]= 20 + (-1) [tex]
[tex]= 19 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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