Na
3ª série do Ensino Médio, além das habilidades descritas na 5ª e 9ª anos do
Ensino Fundamental, acrescentam-se as seguintes habilidades.
Nível de desempenho dos alunos em
Matemática 3º ano
|
O
que os alunos conseguem fazer nesse nível e exemplos de competências (a ordem
dos itens, por nível, está de acordo com os temas e não com a complexidade da
habilidade)
|
Nível - 250 a 300
|
· Utilizam
o conceito de progressão aritmética (PA);
· Interpretam
tabelas de dupla entrada com dados reais.
|
Nível - 300 a 350
|
·
Resolvem problemas calculando o valor numérico
de uma função e identificando uma função de 1º grau;
·
Resolvem problemas calculando resultado de uma
divisão em partes proporcionais;
·
Calculam a probabilidade de um evento em um
problema simples;
·
Identificam em um gráfico de função o
comportamento de crescimento/decrescimento;
· Identificam
o gráfico de uma reta dada sua equação;
· Utilizam
o conceito de PG para identificar o termo seguinte de uma seqüência dada.
|
Nível - 375 a 400
|
·
Operam com o plano cartesiano utilizando sua
nomenclatura (abscissa, ordenada e quadrantes);
·
Operam com o plano cartesiano encontrando o
ponto de intersecção de duas retas;
·
Resolvem problema de cálculo de distâncias e
alturas usando razões trigonométricas;
·
Resolvem problemas de contagem envolvendo
permutação;
·
Resolvem problemas com uma equação de primeiro
grau que requeira manipulação algébrica;
·
Calculam a probabilidade de um evento usando o
princípio multiplicativo para eventos;
·
Identificam, em um gráfico de função, os
intervalos em que os valores são positivos ou negativos e os pontos de máximo
ou de mínimo;
· Identificam
uma função linear que traduz a relação entre os dados de uma tabela;
· Operam
com polinômios na forma fatorada, identificando suas raízes e os fatores do
primeiro grau.
|
Nível - 400 a 425
|
·
Operam com o plano cartesiano calculando a
distância de dois pontos;
·
Reconhecem a equação de uma reta a partir do
conhecimento de dois de seus pontos ou de seu gráfico;
·
Calculam a área total de uma pirâmide regular;
·
Resolvem problema envolvendo o ponto médio de um
segmento;
·
Resolvem problema aplicando o teorema de
Pitágoras em figuras espaciais;
·
Reconhecem a proporcionalidade de elementos
lineares de figuras semelhantes;
·
Resolvem problemas utilizando a definição de PA
e PG;
·
Resolvem problemas reconhecendo gráfico de uma
função exponencial;
·
Resolvem problemas distinguindo funções
exponenciais crescentes e decrescentes;
·
Resolvem problemas envolvendo funções
exponenciais e equações exponenciais simples;
·
Resolvem problemas de contagem mais
sofisticados, usando o principio multiplicativo;
·
Resolvem problemas reconhecendo gráficos de
funções trigonométricas (seno, co-seno) e o sistema associado a uma Matriz;
·
Operam com números reais na reta numérica
reconhecendo que o produto de dois números é menor que o de cada um deles.
|
Nível - 425 ou mais
|
·
Calculam
o volume de sólidos simples: cubo, pirâmide regular;
·
Reconhecem
o centro e o raio de uma circunferência dada sua equação na forma reduzida e
identificam, dentre várias equações, a que representa uma circunferência;
·
Determinam
o número de arestas de um poliedro, conhecidas suas faces;
·
Identificam
o coeficiente angular de uma reta dada sua equação ou conhecidos dois de seus
pontos;
·
Resolvem
problemas que requerem modelagem através de duas funções do 1º. Grau;
·
Identificam
em um gráfico de função que ponto (a, b) é equivalente a b = f(a);
·
Calculam
parâmetros desconhecidos de uma função a partir de pontos de seu gráfico;
· Resolvem equações utilizando as
propriedades da função exponencial reconhecendo o gráfico da função y=tg x.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário