sábado, 25 de maio de 2013

Teoricamente, como obter nota 6,0 no IDEB para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)

A nota do IDEB é calculada através dos resultados da Prova Brasil (realizada nas escolas municipais), SAEP (média das avaliações do Inep nos estados) e Censo Escolar (dados sobre aprovação escolar), e a partir dela é gerada uma lista com escolas do Brasil inteiro e suas respectivas avaliações, em uma escola de 0 a 10. A nota do Ideb tem sido usada como parâmetro também do Plano de Desenvolvimento da Educação, projeto que prevê que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja nota 6,0, o que equipararia o país, teoricamente, ao patamar educacional dos países desenvolvidos.
Cabe ressaltar que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever da administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo, poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
            Pesquisando sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta nota que teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter uma nota de IDEB 6,0, que é o patamar educacional dos países desenvolvidos.  
Pesquisei uma Escola que em 2011 obteve ideb 6,0. E os dados desta escola será utilizada como referência. É o caso da Escola Estadual Professor Leonildes Alvarenga da cidade de Aguanil-MG. Sabemos que a nota do Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo (Aprovação) e o aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo assim, temos:
           
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de aprovação.

            Lembrando que o aprendizado adequado para Português é de 200 pontos e com estes dados citados acima consegue-se 203 pontos.
E, em Matemática o adequado é 225 pontos para alunos do 5º ano. E com estes dados obtém 236 pontos.
            Sendo assim:

     Fluxo(0,97) x aprendizado (6,16) = Ideb (6,0)


 Prof. Warles

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ANÁLISE DA 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL

Após a realização da 1ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
 No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.


INDICADORES DE DESEMPENHO – 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

MATEMÁTICA


Fonte: Sige-GO
D26A - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D3A - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4A - Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
D15A - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
D28A - Resolver problema que envolva porcentagem.
D11A - Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D25A - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D33A - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34A - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.


PORTUGUÊS

Fonte: Sige-GO
D06A - Identificar o tema de um texto.
D21A - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D04A - Inferir uma informação implícita em um texto.
D15A - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D13A - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D01A - Localizar informações explícitas em um texto.
D14A - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D12A - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D02A - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D19A - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Prof. Warles

domingo, 19 de maio de 2013

CHARGES - EDUCAÇÃO 1

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CHARGES - História