terça-feira, 28 de maio de 2013
sábado, 25 de maio de 2013
Teoricamente, como obter nota 6,0 no IDEB para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)
A nota do
IDEB é calculada através dos resultados da Prova Brasil (realizada nas escolas
municipais), SAEP (média das avaliações do Inep nos estados) e Censo Escolar
(dados sobre aprovação escolar), e a partir dela é gerada uma lista com escolas
do Brasil inteiro e suas respectivas avaliações, em uma escola de 0 a 10. A
nota do Ideb tem sido usada como parâmetro também do Plano de Desenvolvimento
da Educação, projeto que prevê que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja nota 6,0,
o que equipararia o país, teoricamente, ao patamar educacional dos países
desenvolvidos.
Cabe
ressaltar que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever
da administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e
comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e
pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo,
poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar
cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
Pesquisando sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta
nota que teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter
uma nota de IDEB 6,0, que é o patamar
educacional dos países desenvolvidos.
Pesquisei
uma Escola que em 2011 obteve ideb 6,0. E os dados desta
escola será utilizada como referência. É o caso da Escola Estadual Professor Leonildes
Alvarenga da cidade de Aguanil-MG. Sabemos que a nota do Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo
(Aprovação) e o aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo
assim, temos:
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de
aprovação.
Lembrando que o aprendizado adequado para Português é de 200 pontos e com estes
dados citados acima consegue-se 203 pontos.
E, em
Matemática o adequado é 225 pontos para alunos do 5º ano. E com estes dados obtém 236 pontos.
Sendo assim:
Fluxo(0,97) x aprendizado (6,16) = Ideb (6,0)
Fonte:http://ideb.inep.gov.br/resultado/
http://www.portalideb.com.br/escola/147236-ee-professor-leonides-alvarenga/aprendizado
http://www.portalideb.com.br/escola/147236-ee-professor-leonides-alvarenga/aprendizado
Prof. Warles
quarta-feira, 22 de maio de 2013
ANÁLISE DA 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL
Após a realização da 1ª Prova Diagnóstica de 2013 é o
momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item
que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.
INDICADORES DE DESEMPENHO – 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS
MATEMÁTICA
Fonte: Sige-GO
D26A - Resolver
problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D12A - Resolver
problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D3A - Identificar
propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4A - Identificar
relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
D15A - Resolver problema
envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
D28A - Resolver
problema que envolva porcentagem.
D11A - Reconhecer
círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D25A - Efetuar
cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D33A - Identificar
uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34A - Identificar
um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
PORTUGUÊS
Fonte: Sige-GO
D06A - Identificar o
tema de um texto.
D21A - Reconhecer
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao
mesmo tema.
D04A - Inferir uma
informação implícita em um texto.
D15A - Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
D13A - Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D01A - Localizar
informações explícitas em um texto.
D14A - Distinguir um
fato da opinião relativa a esse fato.
D12A - Identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros.
D02A - Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.
D19A - Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
Prof. Warles