Matriz de Referência - Ciências da
Natureza – Ensino Médio
I. Matéria e energia
D1(F) - Aplicar o conceito de energia
potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações
- problema.
D2(F) - Aplicar o conceito de energia
cinética de um corpo em movimento na resolução de situações - problema.
D3(F) - Aplicar o Princípio da
Conservação da Energia Mecânica para resolver situações-problema envolvendo um
corpo deslocando-se próximo à superfície da Terra.
D4(F)
- Diferenciar calor e temperatura estabelecendo relações entre esses
conceitos e suas unidades de medida.
D5(F)
- Aplicar o conceito de capacidade térmica, calor específico e calor
latente e suas unidades de medida.
D6(F) - Identificar os processos de
transferência de calor: condução, convecção e radiação.
D7(F) - Aplicar as Leis da
Termodinâmica em situações-problema.
D8(F) - Aplicar o conceito de campo
elétrico para uma distribuição de cargas.
D9(F) - Aplicar os conceitos elétricos
de corrente, voltagem,resistência e potência e as relações entre eles.
D10(F) - Aplicar o conceito de campo magnético
associado ao funcionamento de ímãs e bússolas.
D11(F) - Identificar o campo magnético
ao redor de um fio percorrido por uma corrente elétrica.
D12(F) - Identificar as características
físicas das ondas sonoras.
D13(F) - Aplicar a propagação retilínea
da luz na formação de sombras e imagens.
D14(Q) - Calcular
a energia envolvida em diferentes fenômenos de interesse da química, realizando
transformações de unidades de calorias (cal e kcal) em Joule (j e kJ).
D15(Q) - Analisar
a energia envolvida nas transformações físicas e químicas representadas por
meio de gráficos.
D16(B) - Identificar
em cadeias e teias alimentares os produtores, consumidores e decompositores,
compreendendo o fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
D17(B) -
Relacionar fotossíntese e respiração celular nos organismos fotossintetizantes.
D18(B) -
Interpretar as funções desempenhadas pelos órgãos e sistemas envolvidos no processo
de transformação, distribuição e liberação de energia para as células.
D19(Q) - Identificar
os fatores que afetam a velocidade das transformações químicas (estado de
agregação, concentração, temperatura, pressão e o uso de catalisadores).
D20(Q) - Associar
a quantidade de energia envolvida nas transformações com as interações entre as
partículas.
D21(Q) -
Comparar a energia de reagentes e produtos nas reações como no caso das
combustões.
D22(Q) - Utilizar
tabelas de entalpia para calcular a quantidade de calor envolvido nas
transformações.
D23(B) - Analisar
os modelos das estruturas do DNA e RNA e a sua participação na síntese
protéica.
D24(Q) - Caracterizar
os modelos atômicos e os modelos de ligações e usá-los para explicar o
comportamento dos materiais.
D25(Q) - Identificar
o tipo predominante de ligações nas substâncias a partir das propriedades dos
materiais e por meio de modelos de ligações.
D26(Q) - Identificar
as interações intermoleculares predominantes, como Ligações de Hidrogênio,
Dipolo permanente e Dipolo induzido.
D27(Q) - Analisar
a solubilidade a partir da polaridade e das interações químicas.
D28(Q) - Classificar
as soluções de acordo com a quantidade relativa entre soluto e solvente,
baseando-se no coeficiente de solubilidade.
D29(Q) - Interpretar
dados de concentração de soluções em (g L-1), (mol L-1),
porcentagens e ppm em situações-problema.
II.
Terra e universo
D30(Q) - Calcular valores de pH e pOH, a
partir de concentrações de H3O+ e OH-.
D31(Q) -
Reconhecer materiais inorgânicos e orgânicos de uso comum que apresentem
comportamento ácido, básico e neutro.
D32(Q) - Reconhecer
grupos funcionais de compostos orgânicos (hidrocarboneto, álcool, éter,
aldeído, fenol, cetona, ácido carboxílico, éster).
D33(Q) -
Identificar a isomeria como uma propriedade que determina o comportamento de
algumas substâncias orgânicas.
D34(F) - Operar valores de comprimento,
tempo, velocidade e aceleração utilizando unidades usuais de medidas.
D35(F) - Identificar os modos de
representação gráfica de movimentos retilíneos.
D36(F) - Reconhecer as características
básicas dos movimentos retilíneos e circulares.
D37(F) - Aplicar as três Leis de Newton
em situações-problema.
D38(F) - Resolver problemas utilizando
os conceitos de força de atrito, força peso, força normal de contato e tração.
D39(F) - Diferenciar massa e peso de um
corpo e suas unidades de medida.
D40(B) - Reconhecer
os biomas terrestres utilizando diferentes formas de linguagem.
D41(B) - Identificar
evidências do processo de evolução biológica.
D42(B) - Reconhecer
as principais teorias sobre a origem e evolução dos seres vivos e suas características.
III.
Vida e ambiente
D43(B) - Interpretar
as relações ecológicas entre os seres vivos em ambientes naturais utilizando
diferentes formas de linguagem.
D44(B) - Classificar
vírus e os diferentes seres vivos quanto à morfologia e à fisiologia.
D45(B) - Relacionar
a reprodução com a proliferação dos seres vivos e a variabilidade genética.
D46(B) - Resolver
problemas que envolvam a primeira e a segunda lei de Mendel, grupos sanguíneos,
herança ligada, influenciada e restrita ao sexo.
D47(B) - Identificar
a importância e função das membranas e organelas celulares e seus processos
metabólicos.
D48(B) - Interpretar,
em diferentes formas de linguagem, os processos de síntese proteica e divisão
celular.
D49(B) - Identificar
as principais etapas do desenvolvimento embrionário, enfatizando o papel das
células totipotentes (células-tronco).
D50(B) - Interpretar,
em diferentes formas de linguagem, os ciclos do nitrogênio, carbono, oxigênio e
da água, reconhecendo a sua importância para a vida no planeta.
IV.
Ser humano e saúde
D51(B) - Caracterizar
as principais doenças que afetam a população brasileira destacando, entre elas,
as infectocontagiosas, as parasitárias, as degenerativas, as ocupacionais, as
carenciais, as sexualmente transmissíveis (DST) e as provocadas por toxinas
ambientais.
D52 - (B)
Identificar propostas e ações de alcance individual ou coletivo que visam à preservação
e à promoção da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
D53(B) - Associar estrutura e função dos tecidos, órgãos
e sistemas do organismo humano.
D54(Q) - Reconhecer
o equilíbrio das reações químicas relacionadas com o metabolismo humano como,
por exemplo: acidez estomacal e pressão sanguínea.
D55(B) - Reconhecer
a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, investigação
criminal e identificação de indivíduos.
V.
Tecnologia e sociedade
D56(Q) - Analisar
medidas que permitem controlar e/ou minimizar problemas ambientais, tais como:
intensificação do efeito estufa, destruição da camada de ozônio, extinção e
introdução de novas espécies, mudanças climáticas, poluição ambiental.
D57(B) - Reconhecer
os impactos negativos e positivos da biotecnologia para o ambiente e à saúde
humana.
D58(B) - Relacionar
os padrões de produção e consumo com a devastação ambiental, redução dos
recursos e extinção de espécies, apontando as contradições entre conservação
ambiental, uso econômico da biodiversidade, expansão das fronteiras agrícolas e
extrativismo.
D59(Q) - Avaliar
o efeito da temperatura na velocidade das reações, relacionando as técnicas de
conservação de alimentos com a função e importância dos aditivos alimentares.
D60(F) - Identificar os processos de
transformação de energia responsáveis pelo funcionamento de um motor de
corrente contínua e de um gerador de eletricidade.
D61(Q) - Compreender
o ciclo de vida dos objetos a partir de seu uso e descarte e da possibilidade
de decomposição por biodegradação ou não dos materiais de que são
confeccionados.Fonte: AvaliaBH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário