quinta-feira, 31 de março de 2016

Matriz de Referência - Ciências da Natureza – Ensino Médio

Matriz de Referência - Ciências da Natureza – Ensino Médio

I. Matéria e energia
D1(F) - Aplicar o conceito de energia potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações - problema.
D2(F) - Aplicar o conceito de energia cinética de um corpo em movimento na resolução de situações - problema.
D3(F) - Aplicar o Princípio da Conservação da Energia Mecânica para resolver situações-problema envolvendo um corpo deslocando-se próximo à superfície da Terra.
D4(F)  - Diferenciar calor e temperatura estabelecendo relações entre esses conceitos e suas unidades de medida.
D5(F)  - Aplicar o conceito de capacidade térmica, calor específico e calor latente e suas unidades de medida.
D6(F) - Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.
D7(F) - Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema.
D8(F) - Aplicar o conceito de campo elétrico para uma distribuição de cargas.
D9(F) - Aplicar os conceitos elétricos de corrente, voltagem,resistência e potência e as relações entre eles.
D10(F) -  Aplicar o conceito de campo magnético associado ao funcionamento de ímãs e bússolas.
D11(F) - Identificar o campo magnético ao redor de um fio percorrido por uma corrente elétrica.
D12(F) - Identificar as características físicas das ondas sonoras.
D13(F) - Aplicar a propagação retilínea da luz na formação de sombras e imagens.
D14(Q) - Calcular a energia envolvida em diferentes fenômenos de interesse da química, realizando transformações de unidades de calorias (cal e kcal) em Joule (j e kJ).
D15(Q) - Analisar a energia envolvida nas transformações físicas e químicas representadas por meio de gráficos.
D16(B) - Identificar em cadeias e teias alimentares os produtores, consumidores e decompositores, compreendendo o fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
D17(B) - Relacionar fotossíntese e respiração celular nos organismos fotossintetizantes.
D18(B) - Interpretar as funções desempenhadas pelos órgãos e sistemas envolvidos no processo de transformação, distribuição e liberação de energia para as células.
D19(Q) - Identificar os fatores que afetam a velocidade das transformações químicas (estado de agregação, concentração, temperatura, pressão e o uso de catalisadores).
D20(Q) - Associar a quantidade de energia envolvida nas transformações com as interações entre as partículas.
D21(Q) - Comparar a energia de reagentes e produtos nas reações como no caso das combustões.
D22(Q) - Utilizar tabelas de entalpia para calcular a quantidade de calor envolvido nas transformações.
D23(B) - Analisar os modelos das estruturas do DNA e RNA e a sua participação na síntese protéica.
D24(Q) - Caracterizar os modelos atômicos e os modelos de ligações e usá-los para explicar o comportamento dos materiais.
D25(Q) - Identificar o tipo predominante de ligações nas substâncias a partir das propriedades dos materiais e por meio de modelos de ligações.
D26(Q) - Identificar as interações intermoleculares predominantes, como Ligações de Hidrogênio, Dipolo permanente e Dipolo induzido.
D27(Q) - Analisar a solubilidade a partir da polaridade e das interações químicas.
D28(Q) - Classificar as soluções de acordo com a quantidade relativa entre soluto e solvente, baseando-se no coeficiente de solubilidade.
D29(Q) - Interpretar dados de concentração de soluções em (g L-1), (mol L-1), porcentagens e ppm em situações-problema.

II. Terra e universo
D30(Q) - Calcular valores de pH e pOH, a partir de concentrações de H3O+ e OH-.
D31(Q) - Reconhecer materiais inorgânicos e orgânicos de uso comum que apresentem comportamento ácido, básico e neutro.
D32(Q) - Reconhecer grupos funcionais de compostos orgânicos (hidrocarboneto, álcool, éter, aldeído, fenol, cetona, ácido carboxílico, éster).
D33(Q) - Identificar a isomeria como uma propriedade que determina o comportamento de algumas substâncias orgânicas.
D34(F) - Operar valores de comprimento, tempo, velocidade e aceleração utilizando unidades usuais de medidas.
D35(F) - Identificar os modos de representação gráfica de movimentos retilíneos.
D36(F) - Reconhecer as características básicas dos movimentos retilíneos e circulares.
D37(F) - Aplicar as três Leis de Newton em situações-problema.
D38(F) - Resolver problemas utilizando os conceitos de força de atrito, força peso, força normal de contato e tração.
D39(F) - Diferenciar massa e peso de um corpo e suas unidades de medida.
D40(B) - Reconhecer os biomas terrestres utilizando diferentes formas de linguagem.
D41(B) - Identificar evidências do processo de evolução biológica.
D42(B) - Reconhecer as principais teorias sobre a origem e evolução dos seres vivos e suas características.

III. Vida e ambiente
D43(B) - Interpretar as relações ecológicas entre os seres vivos em ambientes naturais utilizando diferentes formas de linguagem.
D44(B) - Classificar vírus e os diferentes seres vivos quanto à morfologia e à fisiologia.
D45(B) - Relacionar a reprodução com a proliferação dos seres vivos e a variabilidade genética.
D46(B) - Resolver problemas que envolvam a primeira e a segunda lei de Mendel, grupos sanguíneos, herança ligada, influenciada e restrita ao sexo.
D47(B) - Identificar a importância e função das membranas e organelas celulares e seus processos metabólicos.
D48(B) - Interpretar, em diferentes formas de linguagem, os processos de síntese proteica e divisão celular.
D49(B) - Identificar as principais etapas do desenvolvimento embrionário, enfatizando o papel das células totipotentes (células-tronco).
D50(B) - Interpretar, em diferentes formas de linguagem, os ciclos do nitrogênio, carbono, oxigênio e da água, reconhecendo a sua importância para a vida no planeta.

IV. Ser humano e saúde
D51(B) - Caracterizar as principais doenças que afetam a população brasileira destacando, entre elas, as infectocontagiosas, as parasitárias, as degenerativas, as ocupacionais, as carenciais, as sexualmente transmissíveis (DST) e as provocadas por toxinas ambientais.
D52 - (B) Identificar propostas e ações de alcance individual ou coletivo que visam à preservação e à promoção da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
D53(B)  - Associar estrutura e função dos tecidos, órgãos e sistemas do organismo humano.
D54(Q) - Reconhecer o equilíbrio das reações químicas relacionadas com o metabolismo humano como, por exemplo: acidez estomacal e pressão sanguínea.
D55(B) - Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.

V. Tecnologia e sociedade
D56(Q) - Analisar medidas que permitem controlar e/ou minimizar problemas ambientais, tais como: intensificação do efeito estufa, destruição da camada de ozônio, extinção e introdução de novas espécies, mudanças climáticas, poluição ambiental.
D57(B) - Reconhecer os impactos negativos e positivos da biotecnologia para o ambiente e à saúde humana.
D58(B) - Relacionar os padrões de produção e consumo com a devastação ambiental, redução dos recursos e extinção de espécies, apontando as contradições entre conservação ambiental, uso econômico da biodiversidade, expansão das fronteiras agrícolas e extrativismo.
D59(Q) - Avaliar o efeito da temperatura na velocidade das reações, relacionando as técnicas de conservação de alimentos com a função e importância dos aditivos alimentares.
D60(F) - Identificar os processos de transformação de energia responsáveis pelo funcionamento de um motor de corrente contínua e de um gerador de eletricidade.
D61(Q) - Compreender o ciclo de vida dos objetos a partir de seu uso e descarte e da possibilidade de decomposição por biodegradação ou não dos materiais de que são confeccionados.

Fonte: AvaliaBH.


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