quinta-feira, 20 de maio de 2021

QUIZ 12: MATEMÁTICA 4° Ano

Quiz 12: MATEMÁTICA 4° ANO
QUIZ 12: MATEMÁTICA 4° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe abaixo, em cinza, a representação de uma área do quintal de Júlio. Ele deseja cobrir essa área com piso. Cada lado dos quadradinhos dessa malha equivale a 1 metro.


Quantos metros quadrados de piso Júlio precisa, no mínimo, para cobrir a área desse quintal?

A
B
C
D

Como cada quadrinho tem área de 1 m². Então:

    [tex]= 81\ quadradinhos [tex]

    [tex]= 81\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

4 × 5

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

O resultado dessa operação é de:

    [tex]= 4 × 5 [tex]

    [tex]= 5 + 5 + 5 + 5 [tex]

    [tex]= 20 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF). Observe abaixo a representação de uma pirâmide.

Uma possível planificação dessa pirâmide é


A
B
C
D

    A planificação dessa pirâmide é formada por lados em forma triângular e uma base quadrangular.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Em uma sala de aula, um professor organizou as carteiras em 5 fileiras com 7 carteiras em cada uma.

Quantas carteiras esse professor organizou no total?

A
B
C
D

Como o professor organizou as carteiras em 5 fileiras e cada fileira tem 7 carteiras. Logo:

    [tex]= 5\ fileiras ×\ 7\ carteiras [tex]

    [tex]= 7 + 7 + 7 + 7 + 7 [tex]

    [tex]= 35\ carteiras [tex]

Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe abaixo o gráfico que apresenta o resultado de uma pesquisa feita por uma escola para saber qual o tipo de legume preferido pelos estudantes.

Pesquisa consumo de legumes


De acordo com esse gráfico, quantos estudantes preferem cenoura?

A
B
C
D

    De acordo como o gráfico, 100 estudantes preferem cenouras.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Observe abaixo a decomposição de um número.

50 + 7

Essa é a decomposição de qual número?

A
B
C
D

    O número 57 pode se decomposto como 50 + 7.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Na biblioteca da escola de Júlia há 547 livros, a diretora dessa escola comprou mais 103 livros.

Com quantos livros a escola de Júlia ficou no total?

A
B
C
D

Como na biblioteca já tinha 547 livros e ganhou mais 103. Logo:

   [tex] = 547 + 103 [tex]

   [tex] = 650\ livros [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

4 × 9

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

O resultado dessa operação é:

    [tex]= 4 × 9 [tex]

    [tex]= 9 + 9 + 9 + 9 [tex]

    [tex]= 36 [tex]

Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Observe na imagem abaixo as crianças brincando nos vagões de um trem.


De acordo com essa imagem, quem está entre Elis e Mel?

A
B
C
D

    Quem está entre Elis e Mel é o RUI.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF). Observe abaixo a representação de um cubo.

Uma possível planificação desse cubo é


A
B
C
D

    A planificação de um cubo é formada por 6 quadrados iguais.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

O médico receitou a Paula alguns comprimidos contra alergia. Ela comprou 4 cartelas desse comprimido. Em cada cartela havia 12 comprimidos.

Quantos comprimidos Paula comprou no total?

A
B
C
D

Como ela comprou 4 cartelas desse comprimido. E em cada cartela havia 12 comprimidos. Então:

    [tex]= 4\ cartelas × 12\ comprimidos [tex]

    [tex]= 12 + 12 + 12 + 12 [tex]

    [tex]= 48\ comprimidos [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SAETHE). Observe a conta abaixo.

857 – 238

O resultado dessa conta é

A
B
C
D

O resultado dessa conta é:


Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




QUIZ 11: MATEMÁTICA 4° Ano

Quiz 11: MATEMÁTICA 4° ANO
QUIZ 11: MATEMÁTICA 4° ANO

01
(MEC-CAED - ADF). Resolva a conta abaixo.

12 ÷ 4

O resultado dessa conta é

A
B
C
D

Observe a representação a seguir:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

No mural de uma escola, uma professora colou os trabalhos dos alunos formando 3 fileiras com 8 trabalhos em cada fileira.

Quantos trabalhos a professora colou, ao todo, nesse mural?

A
B
C
D

Como cada fileira tem 8 trabalhos. Logo:

    [tex]= 3\ fileiras [tex]

    [tex]= 8 + 8 + 8 [tex]

    [tex]= 24\ trabalhos [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF). Observe abaixo a representação de um cone.

Uma possível planificação desse cone é


A
B
C
D

    A planificação de um cone é a figura D.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Uma professora e seus alunos fizeram uma pesquisa para saber qual a brincadeira preferida da turma. Os dados dessa pesquisa foram registrados no gráfico abaixo.

Pesquisa sobre brincadeira preferida


De acordo com esse gráfico, qual foi a brincadeira mais votada por essa turma?

A
B
C
D

    De acordo com o gráfico a brincadeira mais votada é a queimada com 9 votos.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

40 ÷ 8

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

Dividindo 40 por 8 dá 5. Observe a situação a seguir:

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Em um jogo de basquete, foram marcadas as pontuações dos quatro melhores jogadores dessa partida. Observe no gráfico abaixo o registro dessa pontuação.


De acordo com esse gráfico, quantos pontos Cássio marcou nesse jogo?

A
B
C
D

   De acordo como gráfico, Cássio marcou 18 pontos.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF). Observe a operação abaixo.

258 + 35 = 293

Para confirmar esse resultado, qual é a operação inversa que deve ser feita?

A
B
C
D

   Para confirmar o resultado pode-se efetuar o seguinte cálculo:

293 – 35 = 258

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF). Observe o número no quadro abaixo.

365

Qual é o valor posicional do algarismo 6 nesse número?

A
B
C
D

Observe:

3 6 5
Unidades de milhar CentenasDezenasUnidades

Dessa forma, o valor posicional do algarismo 6 é 6 dezenas = 60.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Observe abaixo Caio e algumas pessoas aguardando para fazer uma viagem.


Quem está à direita de Caio?

A
B
C
D

    De acordo com a figura, quem está a direita de Caio é "Marina".

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Um clube de atletismo possui 238 medalhas. Durante um ano de competições, os atletas conquistaram mais 112 medalhas para o clube.

Com quantas medalhas o clube ficou no total?

A
B
C
D

Como esse clube tem 238 medalhas e ganhou mais 112. Logo, o clube ficou com:

    [tex]= 238 + 112 [tex]

    [tex]= 350\ medalhas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SAETHE).

Observe, no quadro abaixo, a escrita por extenso de um número.

Trezentos e sessenta e cinco

Qual é esse número?

A
B
C
D

    O número "trezentos e sessenta e cinco" é   →  365

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SAETHE).

Amanda distribuiu 3 lembrancinhas para cada um dos 50 convidados de sua festa de aniversário.

Quantas lembrancinhas Amanda distribuiu ao todo entre seus convidados?

A
B
C
D

Como Amanda distribuiu 3 lembrancinhas para cada um dos 50 convidados. Logo, o total de lembrancinhas é de:

    [tex] = 3 \cdot 50 [tex]

    [tex] = 150\ lembrancinhas [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




segunda-feira, 10 de maio de 2021

QUIZ 13: MATEMÁTICA 4° Ano

Quiz 13: MATEMÁTICA 4° ANO
QUIZ 13: MATEMÁTICA 4° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a geladeira de 60 centímetros de largura que Carolina colocou embaixo do armário de sua cozinha.


De acordo com essa imagem, qual é o comprimento aproximado, em centímetros, desse armário?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

828 ÷ 4

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

Observe a operação a seguir:


Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF). Observe o número abaixo.

2 495

Qual é o valor posicional do algarismo 9 nesse número?

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

2 4 9 5
Unidade
de milhar
CentenaDezenaUnidade

O valor posional do algarismo 9 é de dezena. Logo:

    [tex]= 9\ dezenas [tex]

    [tex]= 9\ × 10 [tex]

    [tex]= 90 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Em uma gaveta do seu guarda-roupa, Maria organizou as suas blusas em 5 fileiras com 13 blusas em cada uma dessas fileiras.

Quantas blusas Maria organizou, ao todo, nessa gaveta?

A
B
C
D

A quantidade de blusas que Maria organizou, ao todo, nessa gaveta foi de:

    [tex]= 5\ fileiras\ × 13\ blusas [tex]

    [tex]= 65\ blusas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a mamadeira com 100 mililitros de leite que Nicole preparou para sua filha.


De acordo com essa imagem, qual é a medida aproximada, em mililitros, da capacidade dessa mamadeira?

A
B
C
D

Como a mamadeira de Nicole está com leite até metade, ou seja, 100 mL. Então, ela cheia é 100 mL + 100mL = 200 mL.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

286 ÷ 2

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

Observe a operação a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

311 × 2

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

Observe a operação a seguir:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF). Observe os números abaixo.

15 140 - 4 130 - 12 300 - 3 150 - 6 450

Qual é a ordem decrescente desses números?

A
B
C
D

A ordem decrescente (do MAIOR para o MENOR) desses números é:

    15 140 > 12 300 > 6 450 > 4 130 > 3 150

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Antônia trabalha como manicure em um salão de beleza e tinha 137 vidros de esmaltes. Ao organizar seus materiais, ela jogou fora 45 vidros de esmaltes que já estavam vencidos e comprou mais 58 vidros de esmalte.

Com quantos vidros de esmaltes Antônia ficou no total?

A
B
C
D

A quantidade de vidros de esmaltes que Antônia ficou no total é:


Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF). Observe as figuras geométricas abaixo.

Qual dessas figuras geométricas possui exatamente 9 arestas?

A
B
C
D

Arestas são os segmentos de retas que une dois vértices (cantos). Logo, a figura I tem 9 vértices.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF). Observe o número abaixo.

590

Qual é o valor posicional do algarismo 5 nesse número?

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

5 9 0
Unidade
de milhar
CentenaDezenaUnidade

O valor posicional do algarismo 5 nesse número é de centena. Logo:

    [tex] = 5\ centenas [tex]

    [tex] = 5\ × 100 [tex]

    [tex] = 500 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

A professora Gabriela possui 14 alunos e deu 3 lápis para cada um deles.

Quantos lápis, ao todo, Gabriela deu para os seus alunos?

A
B
C
D

Como Gabriela deu 3 lápis para um dos seus 14 alunos. Logo, a quantidade de lápis doado foi de:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)