Neste post estarei socializando os simulados de Matemática priorizando os descritores
apresentados pelo MEC. Os conteúdos e as questões são semelhantes as que caem
nas provas Saeb/Prova Brasil.
Estas questões
tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC,
SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB
- MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS,
Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto
con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua
Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e
concursos públicos, entre outros.
RELAÇÃO DE DESCRITORES - 9° ANO |
D01ESPAÇO E FORMA: D1 - Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
D02ESPAÇO E FORMA: D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. |
D03ESPAÇO E FORMA: D3 - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. |
D04ESPAÇO E FORMA: D4 - Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. |
D05ESPAÇO E FORMA: D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
D06ESPAÇO E FORMA: D6 - Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos. |
D07ESPAÇO E FORMA: D7 - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram. |
D08ESPAÇO E FORMA: D8 - Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). |
D09ESPAÇO E FORMA: D9 - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. |
D10ESPAÇO E FORMA: D10 - Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. |
D11ESPAÇO E FORMA: D11 Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. |
D12GRANDEZAS E MEDIDAS: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. |
D13GRANDEZAS E MEDIDAS: D13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
D14GRANDEZAS E MEDIDAS: D14 - Resolver problema envolvendo noções de volume. |
D15GRANDEZAS E MEDIDAS: D15 - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida. |
D16NÚMEROS E OPERAÇÕES: D16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. |
D17NÚMEROS E OPERAÇÕES: D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica. |
D18NÚMEROS E OPERAÇÕES: D18 - Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D19NÚMEROS E OPERAÇÕES: D19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D20NÚMEROS E OPERAÇÕES: D20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D21NÚMEROS E OPERAÇÕES: D21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. |
D22NÚMEROS E OPERAÇÕES: D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
D23NÚMEROS E OPERAÇÕES: D23 - Identificar frações equivalentes. |
D24NÚMEROS E OPERAÇÕES: D24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos. |
D25NÚMEROS E OPERAÇÕES: D25 - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D26NÚMEROS E OPERAÇÕES: D26 - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D27NÚMEROS E OPERAÇÕES: D27 - Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. |
D28NÚMEROS E OPERAÇÕES: D28 - Resolver problema que envolva porcentagem. |
D29NÚMEROS E OPERAÇÕES: D29 - Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas. |
D30NÚMEROS E OPERAÇÕES: D30 - Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. |
D31NÚMEROS E OPERAÇÕES: D31 - Resolver problema que envolva equação de segundo grau. |
D32NÚMEROS E OPERAÇÕES: D32 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões). |
D33NÚMEROS E OPERAÇÕES: D33 - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema. |
D34NÚMEROS E OPERAÇÕES: D34 - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema. |
D35NÚMEROS E OPERAÇÕES: D35 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau. |
D36TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D36 - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. |
D37TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D37 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
SIMULADOS - 9° ANO - MATEMÁTICA |
Prof. Warles
(Atualizado em 07 de Maio de 2022)
Teu blog tem sido muito útil para mim, principalmente nesse período de aulas on-line. Busco constantemente material para preparar minhas aulas. Obrigada!
ResponderExcluirTeu blog tem sido muito útil para mim, principalmente nesse período de aulas on-line. Busco constantemente material para preparar minhas aulas. Obrigada!
ResponderExcluirNão o conhecia, encontrei agora e achei excelente.
ResponderExcluirAcredito que tem dado grande contribuído para alunos e professores.
Obrigado!
Eu agradeço com toda sinceridade ao criador desse site, ele me ajudou e me ajuda constantemente, eu agradeço mesmo!!!!!❤❤❤
ResponderExcluirObrigado por esse conteúdo, é muito útil!
ResponderExcluirsua colaboração e excelente para os educadores, questões importantíssimas para aprendizagem do nosso alunado.
ResponderExcluirMuito obrigada professor Warles, seu blog tem me ajudado bastante com meus alunos.
ResponderExcluirPerfeito! Tem me ajudado com minhas aulas há vários anos! Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirBlog maravilhoso! Parabéns professor!
ResponderExcluirBlog muito bom! Parabéns professor obrigada pela ajuda e pelo tempo dedicado aqui
ResponderExcluirObrigada professor, material excelente, muito bem elaborado, Parabéns! Estou usando nas minhas turmas.
ResponderExcluirMaterial riquíssimo!
ResponderExcluirQueria agradecer Prof Warles pelo seu bloq , tem me ajudado muito em minhas aulas e também nos reforços de matemática que aplico na escola onde leciono, gratidão.
ResponderExcluirProfessor, primeiro quero agradecer por tamanhas e completas informações encontradas aqui. Sou professora de matemática e atualmente tenho utilizado essas informações em minhas aulas e turmas, inclusive os simulados, pois não observei nenhuma restrição. Obrigada e parabéns!!!
ResponderExcluirMaterial com total organização. Parabéns, professor. Site de muita utilidade.
ResponderExcluirBlog EXCELENTE!
ResponderExcluirParabéns professor obrigado por compartilhar todo esse material tão bem organizado e de fácil acesso!!!!
Você é essencial para nós professores de matemática.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo material!! Blog excelente.
ResponderExcluirPARABENS! Muito obrigaada pelo material! Excelente!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho!
ResponderExcluirParabéns, professor! Rico material. Blog com grande relevância educacional.
ResponderExcluirParabéns, professor! Esse material tem uma grande contribuição da vida de nós professores.
ResponderExcluirEXCELENTE MATERIAL ESTÁ AJUDANDO MUITO. OBRIGADA!PARABÉNS,PROFESSOR.
ResponderExcluirEste assunto tem me ajudado muito no meu trabalho muito obrigado!
ResponderExcluirParabéns professor, os simulados tem me ajudado bastante nas aulas. Obrigada!!
ResponderExcluirProfessor bom dia. Passando aqui para te agradecer pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Tenho certeza que você já ajudou inúmeros professores assim como a mim. Gratidão a você.
ResponderExcluirBom dia, professor!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, me ajuda bastante na preparação para o spaece com meus alunos.
bom dia preciso um material para trabalhar 6 7 8 9 ano
ResponderExcluir