sexta-feira, 2 de agosto de 2019

9° Ano (Por Descritor - Matemática)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.

Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 

Arquivo em branco: Baixar


POR DESCRITOR - MATEMÁTICA - 9° Ano

DESCRITOR DESCRITOR
Descritor 01 BaixarESPAÇO E FORMA:
D1 - Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Descritor 02 BaixarESPAÇO E FORMA:
D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.
Descritor 03 BaixarESPAÇO E FORMA:
D3 - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
Descritor 04 BaixarESPAÇO E FORMA:
D4 - Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
Descritor 05 BaixarESPAÇO E FORMA:
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Descritor 06 BaixarESPAÇO E FORMA:
D6 - Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos.
Descritor 07 BaixarESPAÇO E FORMA:
D7 - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
Descritor 08 BaixarESPAÇO E FORMA:
D8 - Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
Descritor 09 BaixarESPAÇO E FORMA:
D9 - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
Descritor 10 BaixarESPAÇO E FORMA:
D10 - Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
Descritor 11 BaixarESPAÇO E FORMA:
D11 - Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
Descritor 12 BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
Descritor 13 BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
Descritor 14 BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D14 - Resolver problema envolvendo noções de volume.
Descritor 15 BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D15 - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
Descritor 16 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
Descritor 17 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
Descritor 18 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D18 - Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 19 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 20 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 21 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
Descritor 22 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Descritor 23 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:

D23 - Identificar frações equivalentes.
Descritor 24 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos.
Descritor 25 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D25 - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 26 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D26 - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 27 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D27 - Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.
Descritor 28 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D28 - Resolver problema que envolva porcentagem.
Descritor 29 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D29 - Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
Descritor 30 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D30 - Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
Descritor 31 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D31 - Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
Descritor 32 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D32 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
Descritor 33 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D33 - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
Descritor 34 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D34 - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
Descritor 35 BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D35 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.
Descritor 36 BaixarTRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D36 - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
Descritor 37 BaixarTRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D37 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.


    Prof. Warles


(Atualizado em 24 de Outubro 2019 )

19 comentários:

  1. A
    doro seus simulados. Obrigada por nos deixar compartilhar. Trabalho continuamente com os meus 9º anos.

    ResponderExcluir
  2. meus parabéns pela sua importante contribuição na educação, sou professor de matemática e tenho usado seu blog como uma ferramenta de trabalho eficiente.o trabalho de vcs nos ajuda muito na correria do dia dia , meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, professor Warles.
    Sou muito grata por ter acesso a este material tão rico, que me auxilia tanto. Rogo a Deus por sua saúde, por seu projeto, pesquisa e dedicação. Gratidão é o que define o meu sentimento.
    Paz e Bem para você e família.

    ResponderExcluir
  4. SEU BLOG É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE PARA NÓS PROFESSORES. PARABÉNS. MEU AGRADECIMENTO É DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. ESTOU SEMPRE USANDO ESSE BLOG.... GOSTO MUITO.

    ResponderExcluir
  6. SEU TRABALHO É MAGNÍFICO, ME AJUDA BASTANTE. QUE DEUS O ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  7. Profº: Gostaria de parabenizar o SRº pelo excelente trabalho que muito tem ajudado nós profissionais da educação, e também nossos queridos alunos, pois a claridade dos exercícios são ótimas então fica aqui meu agradecimento ao Srº. muito obrigado...

    ResponderExcluir
  8. É O MELHOR! OBRIGADA POR COMPARTILHAR

    ResponderExcluir
  9. Prof Warles, muito obrigada pelo trabalho que faz e pelo excelente material que disponibiliza para nós. GRATIDÃO!
    Muita saúde e paz para você e sua família!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho professor!!!

    ResponderExcluir
  11. Descobri esse Blog nesta quarentena. Está me ajudando muito nas atividades online dos meus alunos. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, excelente material para usarmos com nossos alunos, tenho montado formulários com os descritores.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo trabalho, tem me ajudado bastante.

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo seu blog. contribui muito com o nosso trabalho. obrigada.
    Maria Joaquina Correia

    ResponderExcluir
  15. Olá, nobre professor.
    Deixo a minha palavra de reconhecimento e gratidão por esse excelente trabalho que você faz.
    Com muito respeito, gostaria de propor ao ilustríssimo, que, se possível, pois sei que é uma tarefa muito árdua; o digno amigo lançasse um olhar à questões com habilidades da BNCC.
    Com gratidão, meu respeito.

    ResponderExcluir
  16. Ótimo trabalho, desenvolvi um aplicativo que calcula as fórmulas de matemática o nome é Equacionando, se puder dar uma olhada e compartilhar agradeceria , segue link abaixo
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.leitecorp.expressionsapp

    ResponderExcluir