Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada
professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por
exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE,
SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO,
SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL,
Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto
salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa
(descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos
públicos, entre outros.
Habilidade | Download |
---|---|
Descritor 01 | Download i ESPAÇO E FORMA:D1 - Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
Descritor 02 | Download i ESPAÇO E FORMA:D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. |
Descritor 03 | Download i ESPAÇO E FORMA:D3 - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. |
Descritor 04 | Download i ESPAÇO E FORMA:D4 - Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. |
Descritor 05 | Download i ESPAÇO E FORMA:D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
Descritor 06 | Download i ESPAÇO E FORMA:D6 - Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos. |
Descritor 07 | Download i ESPAÇO E FORMA:D7 - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram. |
Descritor 08 | Download i ESPAÇO E FORMA:D8 - Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). |
Descritor 09 | Download i ESPAÇO E FORMA:D9 - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. |
Descritor 10 | Download i ESPAÇO E FORMA:D10 - Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. |
Descritor 11 | Download i ESPAÇO E FORMA:D11 - Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. |
Descritor 12 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. |
Descritor 13 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
Descritor 14 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D14 - Resolver problema envolvendo noções de volume. |
Descritor 15 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D15 - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida. |
Descritor 16 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. |
Descritor 17 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica. |
Descritor 18 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D18 - Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
Descritor 19 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
Descritor 20 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
Descritor 21 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. |
Descritor 22 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
Descritor 23 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D23 - Identificar frações equivalentes. |
Descritor 24 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos. |
Descritor 25 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D25 - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
Descritor 26 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D26 - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
Descritor 27 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D27 - Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. |
Descritor 28 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D28 - Resolver problema que envolva porcentagem. |
Descritor 29 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D29 - Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas. |
Descritor 30 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D30 - Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. |
Descritor 31 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D31 - Resolver problema que envolva equação de segundo grau. |
Descritor 32 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D32 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões). |
Descritor 33 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D33 - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema. |
Descritor 34 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D34 - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema. |
Descritor 35 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D35 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau. |
Descritor 36 | Download i TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D36 - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. |
Descritor 37 | Download i TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D37 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
Prof. Warles
(Atualizado em 24 de Outubro 2019)
A
ResponderExcluirdoro seus simulados. Obrigada por nos deixar compartilhar. Trabalho continuamente com os meus 9º anos.
meus parabéns pela sua importante contribuição na educação, sou professor de matemática e tenho usado seu blog como uma ferramenta de trabalho eficiente.o trabalho de vcs nos ajuda muito na correria do dia dia , meu muito obrigado
ResponderExcluirParabéns, professor Warles.
ResponderExcluirSou muito grata por ter acesso a este material tão rico, que me auxilia tanto. Rogo a Deus por sua saúde, por seu projeto, pesquisa e dedicação. Gratidão é o que define o meu sentimento.
Paz e Bem para você e família.
SEU BLOG É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE PARA NÓS PROFESSORES. PARABÉNS. MEU AGRADECIMENTO É DE CORAÇÃO.
ResponderExcluirESTOU SEMPRE USANDO ESSE BLOG.... GOSTO MUITO.
ResponderExcluirSEU TRABALHO É MAGNÍFICO, ME AJUDA BASTANTE. QUE DEUS O ABENÇOE!
ResponderExcluirProfº: Gostaria de parabenizar o SRº pelo excelente trabalho que muito tem ajudado nós profissionais da educação, e também nossos queridos alunos, pois a claridade dos exercícios são ótimas então fica aqui meu agradecimento ao Srº. muito obrigado...
ResponderExcluirÉ O MELHOR! OBRIGADA POR COMPARTILHAR
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho professor!!!
ResponderExcluirProf Warles, muito obrigada pelo trabalho que faz e pelo excelente material que disponibiliza para nós. GRATIDÃO!
ResponderExcluirMuita saúde e paz para você e sua família!
Material show!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho professor!!!
ResponderExcluirDescobri esse Blog nesta quarentena. Está me ajudando muito nas atividades online dos meus alunos. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirParabéns, excelente material para usarmos com nossos alunos, tenho montado formulários com os descritores.
ResponderExcluirENCANTADO COM O TRABALHO EXPOSTO E COM SUA SERVENTIA, SEU PRAZER EM SERVIR, DEVES TER UMA ALMA HIPER NOBRE, UM CORAÇÃO VOLTADO AO BEM COLETIVO
ResponderExcluirGOSTO MUITO DE SEU TRABALHO!
ResponderExcluirUSO SEMPRE EM MINHAS AULAS.
ATÉ MESMO EM MOMENTOS REMOTOS.
VALEU!
Para mim, esse é o blog mais completo quando o assunto é avaliação, seja ela diagnóstica ou somativa. Parabéns professor!!
ResponderExcluirParabéns professor Warles! Seu blog contribui muito com a nossa prática, nos auxilia muito com tantas atividades disponibilizadas. Muito obrigada!
ResponderExcluirParabéns professor Warles!
ResponderExcluirMuito bom seus materiais.
Professor venho aqui te parabenizar pelo seu trabalho, sem ele, o dia a dia de nós professores, seria muito mais difícil na preparação de materiais para nossos alunos. Um grande abraço e muito obrigado!!!!!
ResponderExcluirParabéns Professor! Muito lindo da sua parte essa sua colaboração para conosco. Excelennnnnnnte!!! Obrigada!!!
ResponderExcluirOBRIGADO E PARABÉNS PELO BLOG, É DE GRANDE VALIA O MATERIAL DISPONIBILIZADO!
ResponderExcluirGOSTARIA DE TER ACESSO AOS SEUS SIMULADOS PARA EDITA PARA EDIÇÃO DE AVALIAÇÕES PARA MEUS ALUNOS.
ResponderExcluirExcelente este blog, estou usando muito nas minhas aulas, mas quero aqui alertar para alguns erros nos gabaritos e até mesmo de falta de alternativa correta. Encontrei vários casos. Dando um exemplo temos uma questão em D15: "Nas jarras seguintes, a quantidade expressa em litros está representada nas formas de fração e decimal. A alternativa correta indicada seria a letra A, mas 2/5=0,4 e na jarra está 0,2.
ResponderExcluirA jarra que mostra a quantidade expressa em formas equivalentes é):
Show! Muito obrigado por informar. Como já tem grande quantidade de material. Já está ficando difícil ter o controle.
ExcluirTenho que contar com vocês para me informar quando tiver algum erro.
Obrigada por compartilhar conosco seu trabalho!! Parabéns por essa iniciativa.
ResponderExcluirParabéns professor Warles, sou professor de Língua Portuguesa da rede estadual de Goiás, faço uso constantemente do seu material, para mim seu blog tem sido uma ferramenta extremamente importante, pincipalmente na desenvoltura dos descritores. Saúde e sucesso é o que desejo a você e sua família. Que Deus vos abençoe sempre.
ResponderExcluirSEU TRABALHO SÓ TRAZ BENEFÍCIOS AOS ESTUDANTES E TAMBÉM A NÓS,QUE ASSIM COMO VOCÊ,SOMOS EDUCADORES!PARABÉNS E SUCESSO!
ResponderExcluirGratidão eterna pelo excelente trabalho que você faz com esse seu blog.
ResponderExcluirParabéns professor, excelente material, muito importante a disponibilidade desse material aos demais professores que se interessam em usar em sala de aula.
ResponderExcluiroi professor
ResponderExcluirNa questão 5 dos quadrado do primeira folha do descrito 4 o senhor coloco a resposta (a) mas era a (c) se eu tiver enrrado me corrija por vavor
A resposta é a letra A mesmo.
ExcluirEncontre a razão:
letra A) 9/3 = 3 e 6/2 = 3
Agora, a letra C)
9/4 é diferente de 6/3.
Não é essa questão professor é essa a aqui "(Saerjinho). João passa horas brincando de aviões de papel que constrói. Sua avó, sabendo disso, deu-lhe uma folha de papel medindo 60cm por 40cm conforme a figura abaixo.
ExcluirJoão ficou muito feliz com a surpresa e, para aproveitar melhor o papel resolveu dividir a folha em 4. partes iguais mantendo a semelhança com a folha que ganhou.
(Resp. A)
João ficou com 4 folhas de tamanho" do descritor 4
eu acho que é a letra (c) e não a letra (a)
Este Bloque é ótimo... PARABÉNS... uso simulados de portugues.
ResponderExcluirOlá, uso este blog há bastante tempo e estou aqui para agradecer pelo excelente trabalho, professor Warles! Sem dúvida seu ótimo trabalho tem contribuído muito para o aumento do rendimento de meus alunos! Muito obrigada!
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho que nos proporciona!! Utilizo bastante para minhas avaliações e simulados!! Profº. e demais colegas!! No Descritor 17, estou com uma dúvida!!!! Pq seria a alternativa A??? e não a B??? Reta numérica e pede os Pontos P e Q?? Alguém poderia me ajudar??? Obrigada desde já!
ResponderExcluirA alternativa correta é a letra B. Foi erro de formatação da opção correta. Muito obrigada por informar.
ExcluirVisitei a pagina. Gostei do material . Show. PARABENS!!!!!
ResponderExcluirMaterial maravilhoso. muito obrigado.
ResponderExcluirmuito obrigada por esse trabalho maravilhoso, material muito rico
ResponderExcluirShow esse blog, muito obrigado pela ajuda, uso sempre seu blog.
ResponderExcluirBom dia Caríssimo Prof. Warles, sou prof de Matemática da Rede Pública no RJ, utilizo seus riquíssimos trabalhos, parabéns pela iniciativa e material deixado à disposição de todos a fim de expandir os conhecimentos matemáticos.
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!
ResponderExcluirComo pode ser tão perfeito?!? Obrigada por esse trabalho!
ResponderExcluirBom dia meu amigo, sou professor de Matemática e sempre utilizo o material que você deixa disponível. Parabéns pela dedicação e esforço.
ResponderExcluir