| Descritor |
I. Espaço e Forma |
| D1 |
Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade. |
| D2 |
Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais. |
| D3 |
Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. |
| D4 |
Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. |
| D5 |
Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). |
| D6 |
Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. |
| D7 |
Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta. |
| D8 |
Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação. |
| D9 |
Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas. |
| D10 |
Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências. |
| Descritor |
II. Grandezas e Medidas |
| D11 |
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. |
| D12 |
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
| D13 |
Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera). |
| Descritor |
III. Números e Operações/Álgebra e Funções |
| D14 |
Identificar a localização de números reais na reta numérica. |
| D15 |
Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. |
| D16 |
Resolver problema que envolva porcentagem. |
| D17 |
Resolver problema envolvendo equação do 2º grau. |
| D18 |
Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela. |
| D19 |
Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau. |
| D20 |
Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. |
| D21 |
Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto. |
| D22 |
Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a fórmula do termo geral. |
| D23 |
Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficientes. |
| D24 |
Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico. |
| D25 |
Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau. |
| D26 |
Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau. |
| D27 |
Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial. |
| D28 |
Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial. |
| D29 |
Resolver problema que envolva função exponencial. |
| D30 |
Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente) reconhecendo suas propriedades. |
| D31 |
Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz. |
| D32 |
Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou combinação simples. |
| D33 |
Calcular a probabilidade de um evento. |
| Descritor |
IV. Tratamento da Informação |
| D34 |
Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. |
| D35 |
Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
Professor de Goiás ajudando alunos de Alagoas, parabéns
ResponderExcluirParabéns professos, pelo seu trabalho e por disponibilizar para os colegas de profissão.
ResponderExcluir