Neste post estarei socializando os simulados de Matemática priorizando os descritores apresentados pelo MEC. Os conteúdos e as questões são semelhantes as que caem nas provas Saeb/Prova Brasil.
Estas questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros.
SIMULADOS - 5° ANO - MATEMÁTICA |
D01ESPAÇO E FORMA: D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
D02ESPAÇO E FORMA: D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. |
D03ESPAÇO E FORMA: D3 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. |
D04ESPAÇO E FORMA: D4 - Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares). |
D05ESPAÇO E FORMA: D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
D06GRANDEZAS E MEDIDAS: D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não. |
D07GRANDEZAS E MEDIDAS: D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml. |
D08GRANDEZAS E MEDIDAS: D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. |
D09GRANDEZAS E MEDIDAS: D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento. |
D10GRANDEZAS E MEDIDAS: D10 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. |
D11GRANDEZAS E MEDIDAS: D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
D12GRANDEZAS E MEDIDAS: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
D13NÚMEROS E OPERAÇÕES: D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. |
D14NÚMEROS E OPERAÇÕES: D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica. |
D15NÚMEROS E OPERAÇÕES: D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. |
D16NÚMEROS E OPERAÇÕES: D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial. |
D17NÚMEROS E OPERAÇÕES: D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. |
D18NÚMEROS E OPERAÇÕES: D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. |
D19NÚMEROS E OPERAÇÕES: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). |
D20NÚMEROS E OPERAÇÕES: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. |
D21NÚMEROS E OPERAÇÕES: D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. |
D22NÚMEROS E OPERAÇÕES: D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica. |
D23NÚMEROS E OPERAÇÕES: D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. |
D24NÚMEROS E OPERAÇÕES: D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
D25NÚMEROS E OPERAÇÕES: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. |
D26NÚMEROS E OPERAÇÕES: D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%). |
D27TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D27 - Ler informações e dados apresentados em tabelas. |
D28TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D28 - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |
Prof. Warles
(Atualizado em 22 de Agosto de 2022)
Estou gostando tanto de português e matemática mais no final dos dois não estou conseguindo abrir .
ResponderExcluirSerá por quê ?
Mais seu trabalho está de parabéns 🌺🌺🤗🔥
Eu já utilizei o trabalho dele mas agora não consigo utilizar.alguém poderia me dizer o por quê e como utilizar novamente
ExcluirSeu material é muito rico. GOSTARIA QUE COLOCASSE EM CADA QUESTÃO DE ONDE FOI TIRADO. MUITO OBGDO
ResponderExcluirObrigado professor, pelo material. É riquíssimo!
ResponderExcluirSaúde e gratidão, profº Warles.
ResponderExcluirMuito bom o material disponibilizado pelo professor Warles.
ResponderExcluirMaterial riquissimo, tem me ajudado muito. Parabens!!!
ResponderExcluirMuito obrigada por ceder as atividades, já que se esforçou muito para a realização.
ResponderExcluirEstou gostando muito, nem sei como agradecer, pois estou extremamente atarefada, devido trabalhar no laboratório de aprendizagem tenho que adaptar e montar atividades diversificadas. mas uma vez obrigada.
PARABÉNS! EXCELENTE MATERIAL E ORGANIZAÇÃO. GRATIDÃO PELO COMPARTILHAMNETO!!!
ResponderExcluirparabens vol compartinhar com todos 🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻💛🧡💙💚💜
ResponderExcluirParabéns pelo blog, muito útil para nossas aulas!
ResponderExcluirParabéns professor! excelente material e muitíssimo obrigada por compartilhar seu trabalho com os demais.
ResponderExcluirObrigada professor, ótimo trabalho para ajudar nas aulas.
ResponderExcluirÓTIMO TRABALHO, MATERIAL EXCELENTE
ResponderExcluirMTO OBRIGADO PELO SEU TRABALHO. É PERFEITO
ResponderExcluirparabéns excelente material e uma organização riquíssima
ResponderExcluirObrigada pelo excelente trabalho e por compartilhar conosco.
ResponderExcluirOBG. NOBRE PROF WARLES, ÓTIMO MATERIAL.
ResponderExcluirMATERIAL MARAVILHOSO, PARABÉNS! OBRIGADA POR COMPARTILHAR! POJUCA-BAHIA
ResponderExcluirParabéns, Professor! O seu trabalho é excelente, me ajudou muito nas aplicações dos simulados para a minha turma.
ResponderExcluirParabéns, Professora! O seu blog tem ajudo muito meus alunos.
ResponderExcluirSucesso na profissão.
Agradeço pela contribuição pedagógica de seu blog. Os simulados, descritores e quiz tem nos ajudado muito para a preparação da PROVA SAEB do 5º Ano.
ResponderExcluirSucesso sempre!
Professor primeiro quero agradecer pela grande contribuição que o seu blog tem para com a educação, pois muito tenho usado de suas avaliações para com os meus aluno então professor parabens.
ResponderExcluirMuito obrigada, professor! você não tem ideia de como seu material tem me ajudado. que Deus continue lhe abençoando.
ResponderExcluirOBRIGADA PROFESSOR! IDÉIASMARAVILHOSAS.
ResponderExcluirBoa noite, Warles! Gostei bastante do material disponibilizado. Fazendo uma observação, a 4ª P.D. - 2022 - 5ª questão, consta a resposta A, mas a correta é a C. Abraços, agradeço!
ResponderExcluirMuito obrigada, Angela Ferreira. Problema corrigido.
Excluir