segunda-feira, 5 de agosto de 2019

9° Ano (Por Descritor - Português)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros.

Arquivo em branco: Download


Descritor Download
Descritor 01 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Descritor 02 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Descritor 03 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Descritor 04 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.
Descritor 05 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Descritor 06 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D6 - Identificar o tema de um texto.
Descritor 07 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D7 - Identificar a tese de um texto.
Descritor 08 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Descritor 09 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Descritor 10 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Descritor 11 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Descritor 12 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor 13 Download
i
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:
D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Descritor 14 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor 15 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Descritor 16 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Descritor 17 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritor 18 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Descritor 19 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D19 - Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Descritor 20 Download
i
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Descritor 21 Download
i
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:
D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.


    Prof. Warles


(Atualizado em 14 de Novembro 2019)

52 comentários:

  1. Parabéns professor!! Esse material é excelente!! Utilizo-o sempre nas minhas turmas e elas têm avançado bastante nos resultados...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu material, Professor! Sou professora de português em Pernambuco. Gostaria de editar algumas atividades, mas com os créditos a sua pessoa.
    Como proceder?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu material, professor! Utilizarei com meus alunos para fazer um plano de nivelamento aqui no Maranhão.

    ResponderExcluir
  4. Show!!

    Excelente material...
    👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. muito bom o seu material e muito obrigada por disponibilizá-lo! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Professor, sou um aluno de CE, queria lhe aconselhar a deixar as resposta apenas em gabarito, pois respostas já grifadas ou destacadas atarpalham na resolução ppr já darem a resposta de cara.

    ResponderExcluir
  7. Excelente material, mto obrigada!

    ResponderExcluir
  8. EXCELENTE MATERIAL...GOSTO E APROVEITO BASTANTE...OBRIGADA POR FACILITAR NOSSA VIDA DE PROFESSOR..
    VOCÊ É MUITO INTELIGENTE,SABE SELECIONAR OSX TEXTOS MUITO BEM...BJ

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo trabalho! Principalmente, obrigada pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Material maravilhoso! Parabéns Professor!

    ResponderExcluir
  11. Utilizo bastante o seu material! Muito bom mesmo!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns,professor! Muito obrigada. Seu material tem sido de grande ajuda para as minhas aulas.

    ResponderExcluir
  13. Excelente trabalho,meus parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Trabalho excelente e digno da minha gratidão. O material disponível tem ajudado muito meu trabalho.
    Parabéns, professor! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Prof. Warles você é top!!!! ...obrigada pela sua disponibilidade.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado< professor! O senhor tem contribuído muito com o meu trabalho. Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns! O seu material tem ajudado muito.

    ResponderExcluir
  18. O material é excelente! DEUS o abençoe! Auxilia muito o ofício do docente. Por mais pessoas facilitadoras como você! Gratidão!

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada! Esse conteúdo me ajudou muitíssimo! Desejo saúde e paz!

    ResponderExcluir
  20. Seu material é excelente professor, parabéns! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  21. Seu material é excelente, professor! Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. excelente material. seu material tem nos ajudado muito. obrigada

    ResponderExcluir
  23. Que material maravilhoso!!!!!! Seleção, organização, tudo de bom. Parabéns!!
    Muitos municípios estão realizando vídeos preparatórios para a prova SAEB para seus alunos. Quem puder acessar o link abaixo do Youtube com vídeos de Língua Portuguesa e Matemática, agradeço:
    https://www.youtube.com/watch?v=9AV_O119r8s

    ResponderExcluir
  24. professor o senhor é o máximo parabéns

    ResponderExcluir
  25. BOA NOITE. SEU MATERIAL É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA SE TRABALHAR OS DESCRITORES. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO. PRECISAVA FAZER ALTERAÇÕES NO MATERIAL, COMO PROSSEGUIR ?

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada por compartilhar o seu brilhante trabalho conosco, professor!

    ResponderExcluir
  27. Gratidão por compartilhar o material, está me ajudando muito!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo trabalho! Principalmente, obrigada pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  29. Excelente material, professor! Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  30. Excelente trabalho! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Professor, seu trabalho é excelente!! Tem nos ajudado bastante! Parabéns e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  32. Sensacional o seu blog professor. Obrigado. Estou compartilhando do material e utilizando na minha escola. Prof. Emanuel Tenente Laurentino Cruz RN

    ResponderExcluir
  33. Muito bem professor! seu material nos auxilia muito, sempre utilizo essas atividades nas minhas turmas.

    ResponderExcluir
  34. MATERIAL ESPETACULAR!! PARABÉNS, PROFESSOR. E OBRIGADA PELO SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  35. Conheci hoje seu Blog com esses materiais excelentes, parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Quero deixar os meus parabéns,sou de Sergipe e com seu material pude elevar o ided de 2019 de nossa escola,este ano estou desfrutando novamente do material.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, professor Warles. NO texto QUARTO ESCURO, tem uma palavra que está inadequada para o texto. Inclusive, ela aparece duas vezes no mesmo. Por favor, dê uma olhada. O texto pertence ao D15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok! Problema do corretor do word. Problema resolvido.
      Muito obrigado por informar.

      Excluir
  38. De grande ajuda para nós professores. Gratidão

    ResponderExcluir
  39. Parabéns e obrigada pelo material, professor. Visualizei algumas atividades do descritor 1 e percebi um erro de gabarito na página 2, na questão sobre obesidade infantil, a resposta correta seria leite materno e não mamadeiras.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns e obrigada pelo material, professor.

    ResponderExcluir
  41. Esse material foi excelente para a elaboração de um plano de ação com o objetivo de diminuir as dificuldades dos alunos nas avaliações externas.

    ResponderExcluir
  42. Muito bom o material, Parabéns professor pelo seu trabalho belíssimo.

    ResponderExcluir
  43. Blog muito útil e com certeza muito visitado. Parabéns pelo conteúdo disponibilizado!!!

    ResponderExcluir
  44. Professor quando estarão disponíveis os simulados de língua portuguesa alinhados a bncc, como em matemática? Parabéns pelo excelente trabalho, melhor blog do Brasil na área!

    ResponderExcluir