segunda-feira, 5 de agosto de 2019

9° Ano (Por Descritor - Português)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.

Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 

Arquivo em branco: Baixar


POR DESCRITOR - PORTUGUÊS - 9° ANO

Descritor Descritor
Descritor 01 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Descritor 02 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Descritor 03 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Descritor 04 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.
Descritor 05 BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Descritor 06 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D6 - Identificar o tema de um texto.
Descritor 07 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D7 - Identificar a tese de um texto.
Descritor 08 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Descritor 09 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Descritor 10 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Descritor 11 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Descritor 12 BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor 13 BaixarVARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Descritor 14 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor 15 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Descritor 16 BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Descritor 17 BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritor 18 BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Descritor 19 BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D19 - Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Descritor 20 BaixarRELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Descritor 21 BaixarRELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.


    Prof. Warles


(Atualizado em 14 de Novembro 2019)

11 comentários:

  1. Parabéns professor!! Esse material é excelente!! Utilizo-o sempre nas minhas turmas e elas têm avançado bastante nos resultados...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu material, Professor! Sou professora de português em Pernambuco. Gostaria de editar algumas atividades, mas com os créditos a sua pessoa.
    Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva por baixo do material. Créditos: prof.: Warles

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu material, professor! Utilizarei com meus alunos para fazer um plano de nivelamento aqui no Maranhão.

    ResponderExcluir
  4. Show!!

    Excelente material...
    👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. muito bom o seu material e muito obrigada por disponibilizá-lo! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Professor, sou um aluno de CE, queria lhe aconselhar a deixar as resposta apenas em gabarito, pois respostas já grifadas ou destacadas atarpalham na resolução ppr já darem a resposta de cara.

    ResponderExcluir
  7. Excelente material, mto obrigada!

    ResponderExcluir
  8. EXCELENTE MATERIAL...GOSTO E APROVEITO BASTANTE...OBRIGADA POR FACILITAR NOSSA VIDA DE PROFESSOR..
    VOCÊ É MUITO INTELIGENTE,SABE SELECIONAR OSX TEXTOS MUITO BEM...BJ

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo trabalho! Principalmente, obrigada pelo trabalho!

    ResponderExcluir