Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por
exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE,
SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO,
SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL,
Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto
salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa
(descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos
públicos, entre outros.
Descritor | Download |
---|---|
Descritor 01 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D1 - Localizar informações explícitas em um texto. |
Descritor 02 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
Descritor 03 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
Descritor 04 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto. |
Descritor 05 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
Descritor 06 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D6 - Identificar o tema de um texto. |
Descritor 07 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D7 - Identificar a tese de um texto. |
Descritor 08 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
Descritor 09 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. |
Descritor 10 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
Descritor 11 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
Descritor 12 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor 13 | Download i VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Descritor 14 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor 15 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. |
Descritor 16 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
Descritor 17 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
Descritor 18 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
Descritor 19 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D19 - Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. |
Descritor 20 | Download i RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
Descritor 21 | Download i RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
Prof. Warles
(Atualizado em 14 de Novembro 2019)
Parabéns professor!! Esse material é excelente!! Utilizo-o sempre nas minhas turmas e elas têm avançado bastante nos resultados...
ResponderExcluirGostei do seu material, Professor! Sou professora de português em Pernambuco. Gostaria de editar algumas atividades, mas com os créditos a sua pessoa.
ResponderExcluirComo proceder?
Parabéns pelo seu material, professor! Utilizarei com meus alunos para fazer um plano de nivelamento aqui no Maranhão.
ResponderExcluirExcelente material. Parabéns!
ResponderExcluirShow!!
ResponderExcluirExcelente material...
👏👏👏👏👏
muito bom o seu material e muito obrigada por disponibilizá-lo! Deus o abençoe!
ResponderExcluirProfessor, sou um aluno de CE, queria lhe aconselhar a deixar as resposta apenas em gabarito, pois respostas já grifadas ou destacadas atarpalham na resolução ppr já darem a resposta de cara.
ResponderExcluirExcelente material, mto obrigada!
ResponderExcluirEXCELENTE MATERIAL...GOSTO E APROVEITO BASTANTE...OBRIGADA POR FACILITAR NOSSA VIDA DE PROFESSOR..
ResponderExcluirVOCÊ É MUITO INTELIGENTE,SABE SELECIONAR OSX TEXTOS MUITO BEM...BJ
Parabéns pelo trabalho! Principalmente, obrigada pelo trabalho!
ResponderExcluirMaterial maravilhoso! Parabéns Professor!
ResponderExcluirUtilizo bastante o seu material! Muito bom mesmo!
ResponderExcluirObrigada.
Adoro seu material.
ResponderExcluirParabéns,professor! Muito obrigada. Seu material tem sido de grande ajuda para as minhas aulas.
ResponderExcluirExcelente trabalho,meus parabéns!
ResponderExcluirTrabalho excelente e digno da minha gratidão. O material disponível tem ajudado muito meu trabalho.
ResponderExcluirParabéns, professor! Muito obrigada.
Prof. Warles você é top!!!! ...obrigada pela sua disponibilidade.
ResponderExcluirObrigado< professor! O senhor tem contribuído muito com o meu trabalho. Obrigado!
ResponderExcluirParabéns! O seu material tem ajudado muito.
ResponderExcluirO material é excelente! DEUS o abençoe! Auxilia muito o ofício do docente. Por mais pessoas facilitadoras como você! Gratidão!
ResponderExcluirMuito obrigada! Esse conteúdo me ajudou muitíssimo! Desejo saúde e paz!
ResponderExcluirSeu material é excelente professor, parabéns! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirSeu material é excelente, professor! Parabéns!
ResponderExcluirExcelente, parabéns Professor!!!!
ResponderExcluirParabéns, professor!
ResponderExcluirexcelente material. seu material tem nos ajudado muito. obrigada
ResponderExcluirQue material maravilhoso!!!!!! Seleção, organização, tudo de bom. Parabéns!!
ResponderExcluirMuitos municípios estão realizando vídeos preparatórios para a prova SAEB para seus alunos. Quem puder acessar o link abaixo do Youtube com vídeos de Língua Portuguesa e Matemática, agradeço:
https://www.youtube.com/watch?v=9AV_O119r8s
professor o senhor é o máximo parabéns
ResponderExcluirBOA NOITE. SEU MATERIAL É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA SE TRABALHAR OS DESCRITORES. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO. PRECISAVA FAZER ALTERAÇÕES NO MATERIAL, COMO PROSSEGUIR ?
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar o seu brilhante trabalho conosco, professor!
ResponderExcluirGratidão por compartilhar o material, está me ajudando muito!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Principalmente, obrigada pelo trabalho!
ResponderExcluirExcelente material, professor! Muito obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirExcelente trabalho! Parabéns e obrigada!
ResponderExcluirProfessor, seu trabalho é excelente!! Tem nos ajudado bastante! Parabéns e muito obrigada!!
ResponderExcluirSensacional o seu blog professor. Obrigado. Estou compartilhando do material e utilizando na minha escola. Prof. Emanuel Tenente Laurentino Cruz RN
ResponderExcluirMuito bem professor! seu material nos auxilia muito, sempre utilizo essas atividades nas minhas turmas.
ResponderExcluirMATERIAL ESPETACULAR!! PARABÉNS, PROFESSOR. E OBRIGADA PELO SEU TRABALHO.
ResponderExcluirConheci hoje seu Blog com esses materiais excelentes, parabéns e obrigado.
ResponderExcluirSITE ABENÇOADO! PARABÉNS!!!
ResponderExcluirQuero deixar os meus parabéns,sou de Sergipe e com seu material pude elevar o ided de 2019 de nossa escola,este ano estou desfrutando novamente do material.
ResponderExcluirBom dia, professor Warles. NO texto QUARTO ESCURO, tem uma palavra que está inadequada para o texto. Inclusive, ela aparece duas vezes no mesmo. Por favor, dê uma olhada. O texto pertence ao D15.
ResponderExcluirok! Problema do corretor do word. Problema resolvido.
ExcluirMuito obrigado por informar.
De grande ajuda para nós professores. Gratidão
ResponderExcluirParabéns e obrigada pelo material, professor. Visualizei algumas atividades do descritor 1 e percebi um erro de gabarito na página 2, na questão sobre obesidade infantil, a resposta correta seria leite materno e não mamadeiras.
ResponderExcluirParabéns e obrigada pelo material, professor.
ResponderExcluirOBRIGADA, MATERIAL EXCELENTE.
ResponderExcluirEsse material foi excelente para a elaboração de um plano de ação com o objetivo de diminuir as dificuldades dos alunos nas avaliações externas.
ResponderExcluirQue riqueza, parabéns!
ResponderExcluirMuito bom o material, Parabéns professor pelo seu trabalho belíssimo.
ResponderExcluirBlog muito útil e com certeza muito visitado. Parabéns pelo conteúdo disponibilizado!!!
ResponderExcluirProfessor quando estarão disponíveis os simulados de língua portuguesa alinhados a bncc, como em matemática? Parabéns pelo excelente trabalho, melhor blog do Brasil na área!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, este material selecionado com tanta dedicação e objetividade para subsidiar a tantos profissionais da Educação!
ResponderExcluirEXECELENTE MATERIAL E DE GRANDE VALIA PARA NÓS PROFESSORES!! TRABALHO COM LÍNGUA PORTUGUESA E AMEI ESSES TEXTOS!! JÁ ESTOU TRABALHANDO COM MEUS ALUNOS!! OBGD
ResponderExcluir