Neste post estarei socializando os simulados de Matemática priorizando os descritores apresentados pelo MEC. Os conteúdos e as questões são semelhantes as que caem nas provas Saeb/Prova Brasil.
Estas questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB
- MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e
concursos públicos, entre outros.
SIMULADOS - 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA |
RELAÇÃO DE DESCRITORES - 3ª Série (Ens. Médio) |
D01ESPAÇO E FORMA: D1 – Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade. |
D02ESPAÇO E FORMA: D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais. |
D03ESPAÇO E FORMA: D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. |
D04ESPAÇO E FORMA: D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. |
D05ESPAÇO E FORMA: D5 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). |
D06ESPAÇO E FORMA: D6 – Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. |
D07ESPAÇO E FORMA: D7 – Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta. |
D08ESPAÇO E FORMA: D8 – Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação. |
D09ESPAÇO E FORMA: D9 – Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas. |
D10ESPAÇO E FORMA: D10 – Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências. |
D11GRANDEZAS E MEDIDAS: D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. |
D12GRANDEZAS E MEDIDAS: D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
D13GRANDEZAS E MEDIDAS: D13 – Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera). |
D14NÚMEROS E OPERAÇÕES: D14 – Identificar a localização de números reais na reta numérica. |
D15NÚMEROS E OPERAÇÕES: D15 – Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. |
D16NÚMEROS E OPERAÇÕES: D16 – Resolver problema que envolva porcentagem. |
D17NÚMEROS E OPERAÇÕES: D17 – Resolver problema envolvendo equação do 2º grau. |
D18NÚMEROS E OPERAÇÕES: D18 – Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela. |
D19NÚMEROS E OPERAÇÕES: D19 – Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau. |
D20NÚMEROS E OPERAÇÕES: D20 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. |
D21NÚMEROS E OPERAÇÕES: D21 – Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto. |
D22NÚMEROS E OPERAÇÕES: D22 – Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a fórmula do termo geral. |
D23NÚMEROS E OPERAÇÕES: D23 – Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficientes. |
D24NÚMEROS E OPERAÇÕES: D24 – Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico. |
D25NÚMEROS E OPERAÇÕES: D25 – Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau. |
D26NÚMEROS E OPERAÇÕES: D26 – Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau. |
D27NÚMEROS E OPERAÇÕES: D27 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial. |
D28NÚMEROS E OPERAÇÕES: D28 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial. |
D29NÚMEROS E OPERAÇÕES: D29 – Resolver problema que envolva função exponencial. |
D30NÚMEROS E OPERAÇÕES: D30 – Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente) reconhecendo suas propriedades. |
D31NÚMEROS E OPERAÇÕES: D31 – Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz. |
D32NÚMEROS E OPERAÇÕES: D32 – Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou combinação simples. |
D33NÚMEROS E OPERAÇÕES: D33 – Calcular a probabilidade de um evento. |
D34TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. |
D35TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
Prof. Warles
(Atualizado em 09 de Março de 2022)
Muito bom seu blog,professor!
ResponderExcluirvocê está de parabéns, seu blog é de muita ajuda para mim, que não sou muito bom na área computacional. Parabéns, continue assim
ResponderExcluirSuper legal seu Blog professor!
ResponderExcluirSerá de grande utilidade...
Sou professora de Matemática Ensino Médio..
Professor obrigada por disponibilizar seu material.
ResponderExcluirGostaria de saber se por um acaso se teria algum estudo sobre o SAEB com relação a Distribuição do Percentual de alunos por Nível de Proficiência, como fazer a leitura do gráfico que consta nesse relatório. Se em cada nível é avaliado um desritor diferente. Porque dentro de cada nível temos também as Unidades Temáticas.
Prof. Warles:
ResponderExcluirO seu trabalho neste blog está sendo muito importante para a minha atividade em sala de aula.
Obrigado !
Professor obrigada por esse excelente material de apoio. Parabéns!
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirVossa senhoria tem arquivos de itens separados por DESCRITORES?
sim.
Excluirhttps://profwarles.blogspot.com/2016/03/3-serie-por-descritor-matematica-ensino.html
Parabéns pelo trabalho Professor, Excelente material!
ResponderExcluirGratidão, professor Warles!
ResponderExcluirO Blog mais visitado por mim!
Seu material é excelente e contribui muito para o meu trabalho e de inúmeros outros professores.
Parabéns professor. Adorei!
ResponderExcluirUtilizei com os meus alunos.
Gratidão.
#fabiastopiglia
Obrigado professor pela grande ajuda a muitos professores que utilizam as questões do seu blog em sala de aula!!!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho professor.
ResponderExcluir