domingo, 4 de agosto de 2019

5° Ano (Por Descritor - Português)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.

Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 

Arquivo em branco: Baixar


POR DESCRITOR - PORTUGUÊS - 5° ANO

Descritor Descritor
Descritor 01 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Descritor 02 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Descritor 03 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Descritor 04 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.
Descritor 05 BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Descritor 06 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D6 - Identificar o tema de um texto.
Descritor 07 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Descritor 08 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D8 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Descritor 09 BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor 10 BaixarVARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Descritor 11 BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:
D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor 12 BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Descritor 13 BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Descritor 14 BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritor 15 BaixarRELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.


    Prof. Warles


(Atualizado em 04 de Novembro 2019 )

6 comentários:

  1. Sempre acompanho o blog e indico aos professores do colegio imirim SP, bacana a iniciativa do post, muito bom, obrigada mesmo, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho!!! É um precioso instrumento para nós docentes.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, seu trabalho é fantástico. É uma grande ferramenta de ajuda para nós professores. Obrigado e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito rico seu trabalho.É uma aula cada uma de suas atividades.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Professor, iniciativa louvável, demonstrando que, mesmo diante das dificuldades e exacerbações que a profissão enfrenta, existe a possibilidade de criar recursos capazes de priorizar os objetivos com organização, coerência e, principalmente, dedicação. Um forte abraço e grato por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Excelente trabalho mestre. Parabéns

    ResponderExcluir