Meus seguidores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Descritores de Matemática (Fase final do Ensino Fundamental)


ESPAÇO E FORMA
D1 - Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 -  Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.
D3 -  Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 -  Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 -  Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos.
D7 -  Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D8 -  Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D9 - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D10 -  Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D11 Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
GRANDEZAS E MEDIDAS
D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D13 -  Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D14 -  Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
NÚMEROS E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES
D16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D18Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D23 - Identificar frações equivalentes.
D24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos.
D25 - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D26 - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D27Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.
D28 - Resolver problema que envolva porcentagem.
D29 - Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
D30 - Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
D31 - Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
D32 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
D33 - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
D35 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
D36 -  Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos
D37 -  Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

Fonte: Mec. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário