Neste post estarei socializando os simulados de MATEMÁTICA priorizando os habilidades/descritores apresentados pelo MEC. Os conteúdos e as questões são semelhantes as que caem nas provas Saeb/Prova Brasil.
Por Habilidades - MATEMÁTICA
5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
Estas questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de MATEMÁTICA (habilidades/descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros.
POR HABILIDADES - 5° ANO - MATEMÁTICA |
---|
Habilidade | Download | Habilidade | Download |
---|---|---|---|
Alinhados com à BNCC | |||
5N1.1 | Download i NÚMEROS:5N1.1 - Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico ao registro em língua materna.. |
5N1.2 | Download i NÚMEROS:5N1.2 – Identificar a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens. |
5N1.3 | Download i NÚMEROS:5N1.3 – Comparar OU ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos), com ou sem suporte da reta numérica. |
5N1.4 | Download i NÚMEROS:5N1.4 – Compor OU decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e multiplicações. |
5N1.5 | Download i NÚMEROS:5N1.5 – Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens. |
5N1.6 | Download i NÚMEROS:5N1.6 – Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens. |
5N1.7 | Download i NÚMEROS:5N1.7 – Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. |
5N1.8 | Download i NÚMEROS:5N1.8 – Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) OU associar frações a representações pictóricas. |
5N1.9 | Download i NÚMEROS:5N1.9 – Identificar frações equivalentes. |
5N2.1 | Download i NÚMEROS:5N2.1 – Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 9 ordens, com os algarismos de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar. |
5N2.2 | Download i NÚMEROS:5N2.2 – Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou disposição retangular. |
5N2.3 | Download i NÚMEROS:5N2.3 – Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar. |
5N2.4 | Download i NÚMEROS:5N2.4 – Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa de medida), proporcionalidade ou disposição retangular. |
5N2.5 | Download i NÚMEROS:5N2.5 – Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente). |
5N2.6 | Download i NÚMEROS:5N2.6 – Resolver problemas simples de contagem (combinatória). |
5N2.7 | Download i NÚMEROS:5N2.7 – Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações, respectivamente, à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro. |
5A1.1 | Download i ÁLGEBRA:5A1.1 – Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência recursiva de números naturais apresentam. |
5A1.2 | Download i ÁLGEBRA:5A1.2 – Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, objetos ou figuras. |
5A1.3 | Download i ÁLGEBRA:5A1.3 – Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, objetos e figuras. |
5A1.4 | Download i ÁLGEBRA:5A1.4 – Comparar diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais. |
5A1.5 | Download i ÁLGEBRA:5A1.5 – Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais de até 6 ordens. |
5A1.6 | Download i ÁLGEBRA:5A1.6 – Identificar/inferir a equação que modela um problema envolvendo adição, subtração, multiplicação ou divisão. |
5A2.1 | Download i ÁLGEBRA:5A2.1 – Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas. |
5A2.2 | Download i ÁLGEBRA:5A2.2 – Resolver problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes proporcionais. |
5G1.1 | Download i GEOMETRIA:5G1.1 – Identificar a localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.). |
5G1.2 | Download i GEOMETRIA:5G1.2 – Interpretar OU descrever a localização ou movimentação de objetos ou figuras geométricas no plano cartesiano (1° quadrante), indicando mudanças de direção, sentido ou giros. |
5G1.3 | Download i GEOMETRIA:5G1.3 – Reconhecer/nomear figuras geométricas espaciais (prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas). |
5G1.4 | Download i GEOMETRIA:5G1.4 – Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas espaciais (vértice, aresta, face, base de prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas). |
5G1.5 | Download i GEOMETRIA:5G1.5 – Relacionar figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides retas, cilindros retos ou cones retos) as suas planificações. |
5G1.6 | Download i GEOMETRIA:5G1.6 – Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (polígonos, circunferência ou círculo). |
5G1.7 | Download i GEOMETRIA:5G1.7 – Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas planas (vértice, lado, diagonal, base). |
5G1.8 | Download i GEOMETRIA:5G1.8 – Reconhecer figuras geométricas planas congruentes OU simetria de reflexão em figuras ou em pares de figuras geométricas planas. |
5G1.9 | Download i GEOMETRIA:5G1.9 – Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação ou de redução em malhas quadriculadas. |
5G2.1 | Download i GEOMETRIA:5G2.1 – Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas. |
5G2.2 | Download i GEOMETRIA:5G2.2 – Construir/desenhar figuras geométricas planas ou espaciais que satisfaçam condições dadas. |
5M1.1 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M1.1 – Reconhecer a unidade de medida ou o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, área, massa, tempo, capacidade ou temperatura. |
5M1.2 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M1.2 – Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos. |
5M1.3 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M1.3 – Medir OU comparar perímetro ou área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada. |
5M1.4 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M1.4 – Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos OU medir volumes por meio de empilhamento de cubos. |
5M1.5 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M1.5 – Identificar horas em relógios analógicos OU associar horas em relógios analógicos e digitais. |
5M1.6 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M1.6 – Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos. |
5M2.1 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M2.1 – Explicar que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. |
5M2.2 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M2.2 – Resolver problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo e capacidade) em que haja conversões entre as unidades mais usuais. |
5M2.3 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M2.3 – Resolver problemas que envolvam perímetro de figuras planas. |
5M2.4 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M2.4 – Resolver problemas que envolvam área de figuras planas. |
5M2.5 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M2.5 – Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento. |
5M2.6 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:5M2.6 – Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro. |
5E1.1 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E1.1 – Identificar, entre eventos aleatórios, aqueles que têm menores, maiores ou iguais chances de ocorrência, sem utilizar frações. |
5E1.2 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E1.2 – Ler/identificar OU comparar dados estatísticos expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada). |
5E1.3 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E1.3 – Ler/Identificar OU comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E1.4 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E1.4 – Identificar os indivíduos (universo ou população-alvo da pesquisa), as variáveis ou os tipos de variáveis (quantitativas ou categóricas) em um conjunto de dados. |
5E1.5 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E1.5 – Representar OU associar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E1.6 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E1.6 – Inferir a finalidade de realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento, dada uma tabela (simples ou de dupla entrada) ou gráfico (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas) com os dados dessa pesquisa. |
5E2.1 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E2.1 – Resolver problemas que envolvam dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos estatísticos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E2.2 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E2.2 – Argumentar OU analisar argumentações/conclusões com base nos dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E2.3 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:5E2.3 – Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). |
Habilidade | Download |
---|---|
Descritor 01 | Download i ESPAÇO E FORMA:D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
Descritor 02 | Download i ESPAÇO E FORMA:D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. |
Descritor 03 | Download i ESPAÇO E FORMA:D3 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. |
Descritor 04 | Download i ESPAÇO E FORMA:D4 - Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares). |
Descritor 05 | Download i ESPAÇO E FORMA:D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
Descritor 06 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não. |
Descritor 07 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml. |
Descritor 08 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. |
Descritor 09 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento. |
Descritor 10 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D10 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. |
Descritor 11 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
Descritor 12 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
Descritor 13 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. |
Descritor 14 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica. |
Descritor 15 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. |
Descritor 16 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial. |
Descritor 17 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. |
Descritor 18 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. |
Descritor 19 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). |
Descritor 20 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. |
Descritor 21 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. |
Descritor 22 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica. |
Descritor 23 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. |
Descritor 24 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
Descritor 25 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. |
Descritor 26 | Download i NÚMEROS E OPERAÇÕES:D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%). |
Descritor 27 | Download i TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:D27 - Ler informações e dados apresentados em tabelas. |
Descritor 28 | Download i TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:D28 - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |
Prof. Warles
(Atualizado em 19 de Outubro 2019 )
Encontrei aqui o melhor material com os Descritores da Prova Brasil. Tudo muito bem organizado e, principalmente, atualizado, com questões relevantes para o aluno. Muito bom! Parabéns. Gostei muito.
ResponderExcluirMelhor site, com o melhor material!!! PARABÉNS pela iniciativa!!!
ResponderExcluirAdorei, obrigada por compartilhar esse ótimo trabalho.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. Ótimo material....irá me ajudar muito
ResponderExcluirBoa tarde professor Warles, muito bacana suas atividades...parabéns pelo seu trabalho, ajuda muito a gente enquanto professor, continue assim...sucessos!!
ResponderExcluirParabéns! amoooooo seus materiais, obrigada!
ResponderExcluirQue material excelente! Gostei muito! Obrigada por compartilhar, prof!
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA!!! DEUS TE ABENÇOE.
ResponderExcluirAMO seu blog, professor! Professor que ajuda professor não é nem gente, é anjo! rsrsrs Obrigada! Conteúdo de EXTREMA qualidade, embasado nas diretrizes e BNCC; simplesmente fantástico. Indico para todos essa, que é a melhor página dessa web todinha! :)
ResponderExcluirMuito boa tarde, professor! Seu trabalho é excelente! Nos ajuda bastante! São ótimas suas atividades!
ResponderExcluirObrigada.
Excelente material. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirUM TRABALHO QUE CONTRIBUI COM O APRENDIZADOS DE TODOS. EXCELENTE!!!!
ResponderExcluirBoa tarde professor!! Todos os anos utilizo me de seu material para ensinar meus alunos e prepará-los para as provas do saeb. Muito bem organizado e de fácil manipulação. Agradeço imensamente por isso e peço que o bom Deus lhe presenteie com muitas bençãos.
ResponderExcluirParabéns professor, por compartilhar um material excelente como esse com seus colegas de profissão e estudantes em busca de maiores conhecimentos.
ResponderExcluirParabéns Professor!!! Que material maravilhoso, utilizo com minha turma e suas atividades fazem sucesso na escola.
ResponderExcluirRecomendo para outros colegas.
Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns! Obrigada por compartilhar conosco. Sucesso.
ResponderExcluirGratidão por compartilhar seu material. Sucesso, professor!
ResponderExcluirVOCÊ É SENSACIONAL, POUCOS SÃO GENEROSOS COMO VOCÊ, DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE E TEUS CAMINHOS PROSPEREM POR TÃO GRANDE CONTRIBUIÇÃO A NOS COLEGAS DE DOCÊNCIA
ResponderExcluirOlá professor Warles tudo bem contigo? Oro para que esteja bem ,gozando boa saúde. Sentindo falta de suas atualizações ,resolvi lhe dizer que amo o seu trabalho e que lhe desejo muita felicidades e bem estar. Um abraço.
ResponderExcluirMuito obrigada!!
ExcluirEstou colocando as atualizações nos quiz - simulados online.
super, super, mega show, parabéns e muito obrigado por compartilhar!
ExcluirMaravilha! Obrigada por compartilhar.
ExcluirPARABÉNS MATERIAL MARAVILHOSO!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Obrigada por disponibilizar esse material maravilhoso
ResponderExcluirBOM DIA! Professor Warles, sou grata pelo seu trabalho e generosidade de compartilhar com a nossa categoria. Abraço fraterno.
ResponderExcluirProfessor Warles, são excelentes esses simulados, nos ajudam muito para usar com os nossos alunos, obrigada por compartilhar conosco seu trabalho. Que Deus sempre o abençoe e ilumine.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e por compartilhar seus conhecimentos. Ajuda muito ter todas essas atividades organizadas dessa forma. Deus abençoe
ResponderExcluirMuito obrigada por todos esses materiais excelentes!!!
ResponderExcluirSem dúvidas nenhuma esse material é sensacional, parabéns Prof.º pela humildade em compartilhar seus conhecimentos.
ResponderExcluirExcelente material e obrigada por compartilhar! Sucesso!
ResponderExcluirExcelente material, parabéns, Grato por compartilhar!
ResponderExcluirMuito obrigado Prof Warles, seu material é incrível.
ResponderExcluirPARABÉNS PROFESSOR WARLES! ÓTIMO MATERIAL.
ResponderExcluirProfessor, parabéns pelo trabalho!!! 1000 vezes 1000.
ResponderExcluirProfessor !!!!! Você é um exemplo de profissional. Obrigada .
ResponderExcluirMaterial muito bom.
ResponderExcluirParabéns, materiais de excelência! agradeço a disponibilização!!!
ResponderExcluirParabéns pelo maravilhoso trabalho, facilita demais as pessoas mais necessitadas, otimo trabalho,continue.
ResponderExcluirEsse trabalho é de utilidade pública. Parabens ao professor pela iniciativa e muito,muito sucesso!
ResponderExcluirDefinitivamente este é o melhor blog para se pesquisar sumulados visando o SAEPE. Parabéns professor! Você arrasa nas suas atividades.
ResponderExcluirótimas atividades é melhor blog. parabéns professor vc é 1000
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho, material rico que tem ajudado muito nossa rotina de professor.
ResponderExcluirObrigada, obrigada! Seu material tem sido valioso na minha pratica diária de professora e no aprendizado de muitos estudantes. Parabéns! Sua contribuição para uma educação mais significativa e efetiva é brilhante!
ResponderExcluirProfessor, muito grata por disponibilizar esse compilado maravilho para tantos (em apuros) professores que neste momento se encontra com tempo insuficiente para dar conta de tantas demandas em ano de exames como o SAEB.
ResponderExcluirProfessor Warles, gratidão por compartilhar conosco esses materiais maravilhosos.
ResponderExcluirMaterial excelente e muito organizado.
ResponderExcluir