Meus seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2016

5° Ano (Por Descritores - Matemática)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.

Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 

Arquivo em branco: Baixar



<<<    MATEMÁTICA: 5º Ano (1ª Fase do Ens. Fundamental)     >>>

Descritor 01: BaixarESPAÇO E FORMA:
D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
                    Descritor 02: BaixarESPAÇO E FORMA:
D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações..

Descritor 03: BaixarESPAÇO E FORMA:
D3 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
                    Descritor 04: BaixarESPAÇO E FORMA:
D4 - Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

Descritor 05: BaixarESPAÇO E FORMA:
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
                    Descritor 06: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

Descritor 07: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
                    Descritor 08: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

Descritor 09: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
                    Descritor 10: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D10 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

Descritor 11: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
                    Descritor 12: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Descritor 13: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
                    Descritor 14: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica.

Descritor 15: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
                    Descritor 16: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.

Descritor 17: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
                    Descritor 18: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

Descritor 19: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
                    Descritor 20: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Descritor 21: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
                    Descritor 22: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

Descritor 23: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
                    Descritor 24: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Descritor 25: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
                    Descritor 26: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Descritor 27: BaixarTRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D27 - Ler informações e dados apresentados em tabelas.
                    Descritor 28: BaixarTRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D28 - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

                   






    Prof. Warles

13 comentários:

  1. Muito bom, estou aproveitando muito ... estão de parabéns! Poderia ter também sobre história.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o seu trabalho é de muita excelência, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso sempre melhor,por favor providenciem as outras matérias também.De qualquer forma desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada professor, já uso seu material de matemática a 3 anos. é de excelente qualidade
    Agora vou usar o de português também.
    Nossa unidade escolar, em avaliação nacional da rede a qual pertenço, ficou como a melhor do sul do Brasil em matemática. Você também nos ajudou. Mais uma vez obrigada e que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. O blog já era muito bom , agora melhorou pois já dá pra identificar o descritor antes de baixar . excelente

    ResponderExcluir
  6. Tenho treinado muito meus alunos com esses simulados e o desenvolvimento do raciocínio melhorou muito.

    ResponderExcluir
  7. Parabens professor, excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho‼

    ResponderExcluir