quinta-feira, 1 de agosto de 2019

5° Ano (Por Descritores - Matemática)

Neste post estarei socializando os simulados de MATEMÁTICA priorizando os habilidades/descritores apresentados pelo MEC. Os conteúdos e as questões são semelhantes as que caem nas provas Saeb/Prova Brasil.

Por Habilidades - MATEMÁTICA

5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL


Estas questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de MATEMÁTICA (habilidades/descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros.

POR HABILIDADES - 5° ANO - MATEMÁTICA

Arquivo em branco: Download


Habilidade Download Habilidade Download
Alinhados com à BNCC
5N1.1 Download
i
NÚMEROS:
5N1.1 - Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico ao registro em língua materna..
5N1.2 Download
i
NÚMEROS:
5N1.2 – Identificar a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens.
5N1.3 Download
i
NÚMEROS:
5N1.3 – Comparar OU ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos), com ou sem suporte da reta numérica.
5N1.4 Download
i
NÚMEROS:
5N1.4 – Compor OU decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e multiplicações.
5N1.5 Download
i
NÚMEROS:
5N1.5 – Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens.
5N1.6 Download
i
NÚMEROS:
5N1.6 – Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens.
5N1.7 Download
i
NÚMEROS:
5N1.7 – Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
5N1.8 Download
i
NÚMEROS:
5N1.8 – Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) OU associar frações a representações pictóricas.
5N1.9 Download
i
NÚMEROS:
5N1.9 – Identificar frações equivalentes.
5N2.1 Download
i
NÚMEROS:
5N2.1 – Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 9 ordens, com os algarismos de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar.
5N2.2 Download
i
NÚMEROS:
5N2.2 – Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou disposição retangular.
5N2.3 Download
i
NÚMEROS:
5N2.3 – Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar.
5N2.4 Download
i
NÚMEROS:
5N2.4 – Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa de medida), proporcionalidade ou disposição retangular.
5N2.5 Download
i
NÚMEROS:
5N2.5 – Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente).
5N2.6 Download
i
NÚMEROS:
5N2.6 – Resolver problemas simples de contagem (combinatória).
5N2.7 Download
i
NÚMEROS:
5N2.7 – Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações, respectivamente, à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro.
5A1.1 Download
i
ÁLGEBRA:
5A1.1 – Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência recursiva de números naturais apresentam.
5A1.2 Download
i
ÁLGEBRA:
5A1.2 – Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, objetos ou figuras.
5A1.3 Download
i
ÁLGEBRA:
5A1.3 – Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, objetos e figuras.
5A1.4 Download
i
ÁLGEBRA:
5A1.4 – Comparar diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais.
5A1.5 Download
i
ÁLGEBRA:
5A1.5 – Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais de até 6 ordens.
5A1.6 Download
i
ÁLGEBRA:
5A1.6 – Identificar/inferir a equação que modela um problema envolvendo adição, subtração, multiplicação ou divisão.
5A2.1 Download
i
ÁLGEBRA:
5A2.1 – Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas.
5A2.2 Download
i
ÁLGEBRA:
5A2.2 – Resolver problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes proporcionais.
5G1.1 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.1 – Identificar a localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.).
5G1.2 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.2 – Interpretar OU descrever a localização ou movimentação de objetos ou figuras geométricas no plano cartesiano (1° quadrante), indicando mudanças de direção, sentido ou giros.
5G1.3 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.3 – Reconhecer/nomear figuras geométricas espaciais (prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas).
5G1.4 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.4 – Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas espaciais (vértice, aresta, face, base de prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas).
5G1.5 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.5 – Relacionar figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides retas, cilindros retos ou cones retos) as suas planificações.
5G1.6 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.6 – Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (polígonos, circunferência ou círculo).
5G1.7 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.7 – Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas planas (vértice, lado, diagonal, base).
5G1.8 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.8 – Reconhecer figuras geométricas planas congruentes OU simetria de reflexão em figuras ou em pares de figuras geométricas planas.
5G1.9 Download
i
GEOMETRIA:
5G1.9 – Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação ou de redução em malhas quadriculadas.
5G2.1 Download
i
GEOMETRIA:
5G2.1 – Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas.
5G2.2 Download
i
GEOMETRIA:
5G2.2 – Construir/desenhar figuras geométricas planas ou espaciais que satisfaçam condições dadas.
5M1.1 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M1.1 – Reconhecer a unidade de medida ou o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, área, massa, tempo, capacidade ou temperatura.
5M1.2 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M1.2 – Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos.
5M1.3 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M1.3 – Medir OU comparar perímetro ou área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada.
5M1.4 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M1.4 – Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos OU medir volumes por meio de empilhamento de cubos.
5M1.5 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M1.5 – Identificar horas em relógios analógicos OU associar horas em relógios analógicos e digitais.
5M1.6 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M1.6 – Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos.
5M2.1 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M2.1 – Explicar que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
5M2.2 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M2.2 – Resolver problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo e capacidade) em que haja conversões entre as unidades mais usuais.
5M2.3 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M2.3 – Resolver problemas que envolvam perímetro de figuras planas.
5M2.4 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M2.4 – Resolver problemas que envolvam área de figuras planas.
5M2.5 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M2.5 – Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento.
5M2.6 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
5M2.6 – Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro.
5E1.1 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E1.1 – Identificar, entre eventos aleatórios, aqueles que têm menores, maiores ou iguais chances de ocorrência, sem utilizar frações.
5E1.2 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E1.2 – Ler/identificar OU comparar dados estatísticos expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada).
5E1.3 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E1.3 – Ler/Identificar OU comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas).
5E1.4 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E1.4 – Identificar os indivíduos (universo ou população-alvo da pesquisa), as variáveis ou os tipos de variáveis (quantitativas ou categóricas) em um conjunto de dados.
5E1.5 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E1.5 – Representar OU associar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas).
5E1.6 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E1.6 – Inferir a finalidade de realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento, dada uma tabela (simples ou de dupla entrada) ou gráfico (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas) com os dados dessa pesquisa.
5E2.1 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E2.1 – Resolver problemas que envolvam dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos estatísticos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas).
5E2.2 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E2.2 – Argumentar OU analisar argumentações/conclusões com base nos dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas).
5E2.3 Download
i
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
5E2.3 – Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).









Arquivo em branco: Download


Habilidade Download
Descritor 01 Download
i
ESPAÇO E FORMA:
D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Descritor 02 Download
i
ESPAÇO E FORMA:
D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
Descritor 03 Download
i
ESPAÇO E FORMA:
D3 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
Descritor 04 Download
i
ESPAÇO E FORMA:
D4 - Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
Descritor 05 Download
i
ESPAÇO E FORMA:
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Descritor 06 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
Descritor 07 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
Descritor 08 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
Descritor 09 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
Descritor 10 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
D10 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.
Descritor 11 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Descritor 12 Download
i
GRANDEZAS E MEDIDAS:
D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Descritor 13 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
Descritor 14 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
Descritor 15 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
Descritor 16 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
Descritor 17 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
Descritor 18 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
Descritor 19 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
Descritor 20 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Descritor 21 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
Descritor 22 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
Descritor 23 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Descritor 24 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Descritor 25 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
Descritor 26 Download
i
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Descritor 27 Download
i
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D27 - Ler informações e dados apresentados em tabelas.
Descritor 28 Download
i
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D28 - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).


    Prof. Warles


(Atualizado em 19 de Outubro 2019 )

45 comentários:

  1. Encontrei aqui o melhor material com os Descritores da Prova Brasil. Tudo muito bem organizado e, principalmente, atualizado, com questões relevantes para o aluno. Muito bom! Parabéns. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Melhor site, com o melhor material!!! PARABÉNS pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, obrigada por compartilhar esse ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho. Ótimo material....irá me ajudar muito

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde professor Warles, muito bacana suas atividades...parabéns pelo seu trabalho, ajuda muito a gente enquanto professor, continue assim...sucessos!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! amoooooo seus materiais, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Que material excelente! Gostei muito! Obrigada por compartilhar, prof!

    ResponderExcluir
  8. AMO seu blog, professor! Professor que ajuda professor não é nem gente, é anjo! rsrsrs Obrigada! Conteúdo de EXTREMA qualidade, embasado nas diretrizes e BNCC; simplesmente fantástico. Indico para todos essa, que é a melhor página dessa web todinha! :)

    ResponderExcluir
  9. Muito boa tarde, professor! Seu trabalho é excelente! Nos ajuda bastante! São ótimas suas atividades!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Excelente material. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  11. UM TRABALHO QUE CONTRIBUI COM O APRENDIZADOS DE TODOS. EXCELENTE!!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde professor!! Todos os anos utilizo me de seu material para ensinar meus alunos e prepará-los para as provas do saeb. Muito bem organizado e de fácil manipulação. Agradeço imensamente por isso e peço que o bom Deus lhe presenteie com muitas bençãos.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns professor, por compartilhar um material excelente como esse com seus colegas de profissão e estudantes em busca de maiores conhecimentos.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Professor!!! Que material maravilhoso, utilizo com minha turma e suas atividades fazem sucesso na escola.
    Recomendo para outros colegas.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Obrigada por compartilhar conosco. Sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Gratidão por compartilhar seu material. Sucesso, professor!

    ResponderExcluir
  17. VOCÊ É SENSACIONAL, POUCOS SÃO GENEROSOS COMO VOCÊ, DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE E TEUS CAMINHOS PROSPEREM POR TÃO GRANDE CONTRIBUIÇÃO A NOS COLEGAS DE DOCÊNCIA

    ResponderExcluir
  18. Olá professor Warles tudo bem contigo? Oro para que esteja bem ,gozando boa saúde. Sentindo falta de suas atualizações ,resolvi lhe dizer que amo o seu trabalho e que lhe desejo muita felicidades e bem estar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!
      Estou colocando as atualizações nos quiz - simulados online.

      Excluir
    2. super, super, mega show, parabéns e muito obrigado por compartilhar!

      Excluir
  19. Parabéns pelo trabalho! Obrigada por disponibilizar esse material maravilhoso

    ResponderExcluir
  20. BOM DIA! Professor Warles, sou grata pelo seu trabalho e generosidade de compartilhar com a nossa categoria. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  21. Professor Warles, são excelentes esses simulados, nos ajudam muito para usar com os nossos alunos, obrigada por compartilhar conosco seu trabalho. Que Deus sempre o abençoe e ilumine.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo trabalho e por compartilhar seus conhecimentos. Ajuda muito ter todas essas atividades organizadas dessa forma. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada por todos esses materiais excelentes!!!

    ResponderExcluir
  24. Sem dúvidas nenhuma esse material é sensacional, parabéns Prof.º pela humildade em compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  25. Excelente material e obrigada por compartilhar! Sucesso!

    ResponderExcluir
  26. Excelente material, parabéns, Grato por compartilhar!

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado Prof Warles, seu material é incrível.

    ResponderExcluir
  28. PARABÉNS PROFESSOR WARLES! ÓTIMO MATERIAL.

    ResponderExcluir
  29. Professor, parabéns pelo trabalho!!! 1000 vezes 1000.

    ResponderExcluir
  30. Professor !!!!! Você é um exemplo de profissional. Obrigada .

    ResponderExcluir
  31. Parabéns, materiais de excelência! agradeço a disponibilização!!!

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo maravilhoso trabalho, facilita demais as pessoas mais necessitadas, otimo trabalho,continue.

    ResponderExcluir
  33. Esse trabalho é de utilidade pública. Parabens ao professor pela iniciativa e muito,muito sucesso!

    ResponderExcluir
  34. Definitivamente este é o melhor blog para se pesquisar sumulados visando o SAEPE. Parabéns professor! Você arrasa nas suas atividades.

    ResponderExcluir
  35. ótimas atividades é melhor blog. parabéns professor vc é 1000

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo seu trabalho, material rico que tem ajudado muito nossa rotina de professor.

    ResponderExcluir
  37. Obrigada, obrigada! Seu material tem sido valioso na minha pratica diária de professora e no aprendizado de muitos estudantes. Parabéns! Sua contribuição para uma educação mais significativa e efetiva é brilhante!

    ResponderExcluir
  38. Professor, muito grata por disponibilizar esse compilado maravilho para tantos (em apuros) professores que neste momento se encontra com tempo insuficiente para dar conta de tantas demandas em ano de exames como o SAEB.

    ResponderExcluir