domingo, 28 de março de 2021

QUIZ 19: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 19: MATEMÁTICA - 9° ANO
Quiz 19: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(1ª P.D - 2024).

Observe a reta numérica abaixo, que está dividida em partes iguais.


Qual é o número que o ponto M representa nessa reta?

A
B
C
D

Observa-se que a escala da reta numérica é de 0,2. Logo:


Portanto, o ponto M vale 6,5.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024).

Observe, na figura abaixo, as retas paralelas r e s cortadas pela transversal t com alguns ângulos destacados.


Nessa figura, qual a medida, em grau, do ângulo indicado por α?

A
B
C
D

Sabendo que a medida de ângulos correspondentes são congruentes (iguais). Logo, a medida do ângulo [tex]α[tex] é?


    [tex] 124º + β = 180º [tex]

    [tex] β = 180º\ -\ 124º [tex]

    [tex] β = 56º [tex]

Como os ângulos [tex]α[tex] e [tex]β[tex] são correspondentes. Dessa forma, [tex]α[tex] e [tex]β[tex] são congruentes (iguais).

    [tex] β = α = 56º [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024).

Maura é uma das 10 finalistas de um concurso de desenho. Antes de definir o vencedor desse concurso, a organização irá sortear um kit de material de desenho entre esses 10 finalistas. Para esse sorteio, foi preparada uma urna contendo fichas numeradas de 1 a 10, que são os números distribuídos entre esses 10 finalistas. Maura recebeu o número 7.

Qual a probabilidade de Maura ganhar esse kit de material de desenho nesse sorteio?

A
B
C
D

A probabilidade de Maura ganhar esse kit de material de desenho nesse sorteio é:

    [tex]P = \frac{Quantidade\ do\ número\ 7}{Total\ de\ finalistas} [tex]

    [tex]P = \frac{1}{10} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024).

Observe os algarismos apresentados abaixo.

1    7     8     6

O maior número que pode ser formado, utilizando esses algarismos, é

A
B
C
D

O maior número que pode ser formado, utilizando esses algarismos, é:

    [tex]8\ 761 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024).

Jorge e Júlio são irmãos e estão juntando dinheiro para comprar um jogo de vídeo game. Jorge conseguiu juntar 60 reais e, com o valor que Júlio conseguiu juntar, eles têm 180 reais.

Quantos reais Júlio conseguiu juntar para comprar esse jogo?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]Valor_{(Jorge)} + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]60 + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 180\ -\ 60 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 120\ reais [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(1ª P.D - 2024).

Observe o sólido geométrico representado abaixo.


Uma planificação da superfície desse sólido está apresentada em

A
B
C
D

A planificação do cone é opção D.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024).

Certo dia, Marcos correu 2 000 metros

Quantos quilômetros Marcos correu nesse dia?

A
B
C
D

Marcos correu nesse dia:

   [tex] = 2\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ 1\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ k\ m [tex]

   [tex] = 2\ km [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

O administrador de um restaurante elaborou uma tabela com os preços dos pratos principais servidos diariamente entre segunda e sexta-feira. Essa tabela está apresentada abaixo.

Preço dos pratos principais
Dia Preço
Segunda-feira19 reais
Terça-feira18 reais
Quarta-feira22 reais
Quinta-feira20 reais
Sexta-feira20 reais

Marcos almoçou nesse restaurante na segunda e na sexta-feira, escolhendo os pratos principais.

Qual foi o valor total, em reais, que Marcos pagou por esses almoços no restaurante?

A
B
C
D

Marços pagou por esses dois almoços no restante a quantia de:

    [tex]= (Segunda-feira)\ +\ (Sexta-feira) [tex]

    [tex]= 19\ reais + 20\ reais [tex]

    [tex]= 39\ reais[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024).

Observe abaixo o ponto M na reta numérica que está dividida em partes iguais.


Qual é o número representado pelo ponto M nessa reta?

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

Observe a equação apresentada a seguir.

[tex] 3 + 2x = 29[tex]

Qual é o valor de x que é raiz dessa equação?

A
B
C
D

O valor de x que é raiz dessa equação é:

    [tex] 3 + 2x = 29[tex]

    [tex] 3 - 3 + 2x = 29 - 3[tex]

    [tex] 2x = 26[tex]

    [tex] \frac{2x}{2} = \frac{26}{2}[tex]

    [tex] x = 13[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024).

Observe, no quadro abaixo, os quatro primeiros termos de uma sequência numérica associados às posições que ocupam nessa sequência.

Termos (T)471013...
Posição (n) 1234...

Uma expressão algébrica que determina o [tex]n[tex] ésimo termo dessa sequência, em função de sua posição [tex]n[tex], está representada em

A
B
C
D

Vamos obter a expressão por substituição, considerando o valor de [tex]n = 1[tex] (ordem) e encontrar o valor de [tex]T[tex].

  A) [tex] T(1) = 4 × 1 + 3 = 7 ≠ 4[tex]   (Falsa)

  B) [tex] T(1) = 3 × 1 + 1 = 4 = 4[tex]   (Verdadeira)

  C) [tex] T(1) = 1 + 4 = 5 ≠ 4 [tex]   (Falsa)

  D) [tex] T(2) = 2 + 3 = 5 ≠ 7[tex]   (Falsa)

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024).

Rogério possui um balcão em sua loja. Observe, na figura abaixo, um esboço do tampo desse balcão com algumas medidas indicadas.


Rogério irá colar uma fita protetora de borracha em todo o perímetro desse tampo e, para suprir possíveis perdas durante o processo de colagem, ele irá comprar 0,5 m de fita protetora a mais que a quantidade mínima suficiente para essa tarefa.

Nessas condições, quantos metros de fita protetora Rogério deverá comprar?

A
B
C
D

Encontrar a quantidade de fita protetora:

   [tex]P = 2,5 + 1 + 0,5 + 0,5 + 1,5 + 0,5 + 0,5 + 1 [tex]

   [tex]P = 8\ metros [tex]

Como ele deve comprar 0,5 metros a mais, Logo:

   [tex]P = 8 + 0,5 = 8,5\ metros [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




QUIZ 18: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 18: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 18: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado abaixo.

421 800

Qual é o valor relativo do algarismo 1 nesse número?

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

Classe dos
Milhares
Classe das
Unidades Simples
4 2 1 ,8 0 0
Centenadezena unidade décimocentésimomilésimo

A ordem ocupada pelo algarismo 6 nesse número é "UNIDADE DE MILHAR", ou seja, 1 000.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Um conjunto habitacional possui uma área de lazer que será cercada. O síndico desse condomínio precisa estimar a quantidade de material que será utilizada e, para isso, precisa calcular o perímetro da região que será cercada. Observe as medidas dessa região na figura abaixo.


Qual é a medida do perímetro, em metros, dessa região que será cercada?

A
B
C
D

O perímetro dessa figura é:

  [tex] P = 10 m + 3 m + 7 m + 8 m + 11 m + 2 m + 6 m + 9 m [tex]

  [tex] P = 56\ metros. [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Luana preparou 14 jarras de refresco para o horário do almoço em seu restaurante. Em cada uma dessas jarras ela colocou 2,85 litros de refresco. Para o jantar, ela deve preparar a mesma quantidade de refresco que foi preparada para o almoço.

Em litros, qual é a quantidade de refresco que Luana deve preparar para o jantar no seu restaurante?

A
B
C
D

A quantidade de refresco que Luana deve preparar para o jantar no seu restaurante:


Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Thiago tem uma empresa que fabrica bolas de futebol. A sua empresa possui 6 máquinas que funcionam no mesmo ritmo e produzem, juntas, determinado lote de bolas em 8 minutos. Para economizar energia, essa fábrica utilizou, durante certo período de tempo, apenas 3 dessas máquinas na produção dessas bolas.

Nesse período de economia de energia, quantos minutos as 3 máquinas levaram para produzir um desses lotes de bolas de futebol?

A
B
C
D

Observe as grandezas minutos e máquinas são inversamente proporcionais. Logo:

  [tex]Minutos  Máquinas [tex]

     [tex] 8    6 [tex]

   [tex]\uparrow x    \downarrow 3 [tex]

Logo:

   [tex]\frac{8}{x} = \frac{3}{6} [tex]

   [tex]3x = 8 \cdot 6 [tex]

   [tex]x = \frac{48}{3} [tex]

   [tex]x = 16\ minutos [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe o ponto [tex]M[tex] destacado no plano cartesiano abaixo.


Quais são as coordenadas [tex](x, y)[tex] desse ponto [tex]M[tex]?

A
B
C
D

As coordenadas do ponto [tex]M[tex] é:

    [tex]M = (x,\ y) = (-6,\ -3)[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Marta comprou uma pizza no final de semana. Após receber essa pizza em sua casa, Marta comeu certa quantidade de pedaços, de modo que restou [tex] \frac{5}{8}[tex] dessa pizza na embalagem. Em seguida, seu marido Jorge comeu uma quantidade equivalente a [tex] \frac{4}{8}[tex] da pizza inteira.

A quantidade de pizza que restou após Marta e Jorge terem comido esses pedaços representa que fração da pizza inteira?

A
B
C
D

A quantidade de pizza que restou após Marta e Jorge terem comido esses pedaços representa que fração da pizza inteira é de:

    [tex] = \frac{5}{8}\ -\ \frac{4}{8} [tex]

    [tex] = \frac{1}{8}[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Para fazer uma receita de bolo de cenoura que rende 24 porções, Benedita utiliza 210 mL de óleo de soja. Benedita deseja preparar essa receita de maneira proporcional para fazer 16 porções desse bolo de cenoura.

Qual é a quantidade de óleo de soja, em mililitros, de que Benedita vai precisar para preparar essa receita?

A
B
C
D

As grandezas porções e mL são diretamente proporcionais, logo:

    Porções     mL

    [tex]24\ ----\ 210 [tex]

    [tex]16\ ----\ x [tex]

    [tex] 24x = 16 \cdot 210 [tex]

    [tex] x = \frac{16\ \cdot\ 210}{24} [tex]

    [tex] x = \frac{3\ 360}{24} [tex]

    [tex] x = 140\ mL [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Um muro de contenção foi construído às margens de uma rodovia onde houve um deslizamento de terra. Para isso, foram utilizados blocos de concreto com volume igual a [tex]1\ m^{3}[tex] cada. Observe, na figura abaixo, uma representação desse muro.


Quantos metros cúbicos de concreto, ao todo, foram utilizados na construção desse muro?

A
B
C
D

De acordo com a figura, temos 35 blocos e cada bloco tem [tex]1\ m^{3}[tex]. Logo:

   [tex] = 35 × 1[tex]

   [tex] = 35\ m^{3}[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Pedro conversa diariamente com sua namorada, que viajou para uma região muito fria para realizar uma especialização em biologia. Em uma dessas conversas, ela comentou que a temperatura mínima prevista para o dia, na região onde mora, era de – 12°C. Pedro ficou surpreso, pois essa temperatura era o dobro da temperatura mínima registrada no dia na região onde ele mora.

Qual foi a temperatura mínima registrada na região onde Pedro mora?

A
B
C
D

A temperatura mínima registrada na região onde Pedro mora foi de:

    [tex]= \frac{-\ 12}{2} [tex]

    [tex]= -\ 6\ ºC [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Judite está fazendo um painel, com figuras iguais, para decorar sua sala. Durante um dia, ela coloriu parte desse painel, deixando o restante para o dia seguinte. O desenho abaixo representa a parte do painel que Judite coloriu, destacada de amarelo, até o final desse dia.


Qual fração representa a parte amarelo que Judite coloriu, nesse dia, em relação ao painel completo?

A
B
C
D

A fração que representa a parte amarelo que Judite coloriu, nesse dia, em relação ao painel completo foi de:

    [tex]= \frac{Amarelo}{Total} [tex]

    [tex]= \frac{9}{16} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Para transportar sua mercadoria, uma fábrica de alimentos embalou 540 pacotes de biscoitos em 27 caixas, de modo que todas as caixas ficaram com a mesma quantidade de pacotes de biscoitos.

Quantos pacotes de biscoitos foram embalados em cada uma dessas caixas?

A
B
C
D

A quantidade de pacotes de biscoitos que foram embalados em cada uma dessas caixas foi:

    [tex]= \frac{540}{27} [tex]

    [tex]= 20\ pacotes [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na figura abaixo, uma representação dos anéis que Bianca possui. Note que alguns desses anéis possuem um acessório decorativo e outros não.


Com base nessa figura, qual é a fração que representa a quantidade de anéis que possuem um acessório decorativo em relação ao total de anéis que Bianca possui?

A
B
C
D

A fração que representa a quantidade de anéis que possuem um acessório decorativo em relação ao total de anéis que Bianca possui é de:

    [tex]= \frac{Acessório\ decorativo}{Total}[tex]

    [tex]= \frac{3}{5}[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






domingo, 14 de março de 2021

QUIZ 17: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 17: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 17: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Durante uma promoção, uma caixa de sabão em pó de determinada marca que, normalmente, contém 3,2 kg de sabão, estava sendo vendida com 200 g de sabão a mais.

Durante essa promoção, qual foi a quantidade total de sabão em pó, em gramas, contida em cada caixa dessa marca de sabão em pó?

A
B
C
D

A quantidade total de sabão em pó, em gramas, contida em cada caixa dessa marca de sabão em pó é:

    [tex] = 3,2\ kg + 200\ g [tex]

    [tex] = 3,2\ \cdot 1000\ g + 200\ g [tex]

    [tex] = 3\ 200\ g + 200\ g [tex]

    [tex] = 3\ 400\ gramas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Para passar de uma fase em um jogo eletrônico, é necessário fazer uma sequência numérica crescente com os números apresentados abaixo.

173 999 - 192 298 - 192 300 - 179 005 - 179 401

Qual é a sequência que representa a ordem crescente desses números?

A
B
C
D

A sequência que representa a ordem crescente desses números é:

  173 999 < 179 005 < 179 401 < 192 298 < 192 300

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Uma fábrica produziu 11 120 lápis e irá distribuir esses lápis em embalagens contendo 8 lápis em cada uma.

Quantas dessas embalagens serão obtidas nesse processo?

A
B
C
D

A quantidade de embalagens que serão obtidas nesse processo é:

  [tex] = \frac{11\ 120\ lápis}{8\ embalagens} [tex]

  [tex] = 1\ 390\ embalagens [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Para transportar 18,4 litros de água para um reservatório, Eduardo utilizou 4 garrafões, nos quais distribuiu igualmente essa quantidade de água.

Quantos litros de água Eduardo colocou em cada garrafão utilizado nesse transporte?

A
B
C
D

A quantidade de litros de água que Eduardo colocou em cada garrafão foi:

    [tex] = \frac{ 18,4\ litros}{4\ garrafões} [tex]

    [tex] = 4,6\ litros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Lorena comprou um apartamento e vai trocar o revestimento do piso da varanda. Observe, na malha quadriculada abaixo, o formato do piso da varanda de Lorena.


Quantos metros quadrados de revestimento, no mínimo, serão utilizados para cobrir totalmente o piso dessa varanda?

A
B
C
D

A quantidade de metros quadrados de revestimento, no mínimo, que será utilizados para cobrir essa varanda é igual a quantidade de quadradinhos (área). Logo, são 18 quadradinhos, ou seja, 18 m².

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Uma papelaria colocou alguns cadernos em promoção, oferecendo a seus clientes um desconto proporcional à quantidade de cadernos comprados. Jussara comprou 4 cadernos nessa promoção e recebeu um desconto de R$ 8,80. Antônio também aproveitou a promoção dessa papelaria e comprou 3 cadernos a mais que Jussara.

Qual foi o valor, em reais, do desconto recebido por Antônio nessa compra?

A
B
C
D

O valor, em reais, do desconto recebido por Antônio nessa compra é:

    [tex] 4\ cadernos\ ----\ R \$\ 8,80 [tex]

[tex] (3\ +\ 4)\ cadernos\ ----\ x [tex]

    [tex] 4x = 7 \cdot 8,80 [tex]

    [tex] x = \frac{61,60}{4} [tex]

    [tex] x = R \$\ 15,40 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Cecília mora em uma região muito fria. Ela observou que a média de temperatura em sua cidade, em determinada semana, foi de – 3 °C. Ela viu no noticiário que essa média deve aumentar 5 °C na semana seguinte.

Qual deverá ser a média de temperatura na cidade de Cecília nessa semana seguinte?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Observe o ponto S destacado no plano cartesiano abaixo.


Quais são as coordenadas (x, y) desse ponto?

A
B
C
D

As coordenadas (x, y) desse ponto é:

    [tex] (x,\ y) = (-1,\ -3) [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Antônio dividiu uma pizza em certa quantidade de pedaços, de modo que [tex]\frac{5}{8}[tex] dessa pizza foram separados para seus 3 filhos e distribuídos igualmente entre eles.

A quantidade de pizza que cada filho de Antônio recebeu, corresponde a qual fração dessa pizza inteira?

A
B
C
D

A quantidade de pizza que cada filho de Antônio recebeu foi de:

    [tex] = \frac{5}{8} ÷ 3 [tex]

    [tex] = \frac{5}{8} \cdot \frac{1}{3} [tex]

    [tex] = \frac{5\ \cdot\ 1}{8\ \cdot\ 3} [tex]

    [tex] = \frac{5}{24} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

César fez uma ilustração em um papel branco com o objetivo de recortar e colar em seu caderno. Observe, na imagem abaixo, a ilustração feita por César colorida de verde com a indicação das medidas de seus lados.


Qual é a medida do comprimento, em centímetros, do contorno dessa ilustração que César fez?

A
B
C
D

A medida do contorno (perímetro) é:

  [tex] = 4 + 5 + 1 + 1 + 3 + 2 + 2 + 4 [tex]

  [tex] = 22\ cm [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Para a comemoração do aniversário de sua mãe, Jéssica e seu irmão, Pedro, compraram um bolo que custou 105 reais. Ao realizar o pagamento, eles dividiram o preço do bolo, de modo que Jéssica contribuiu com o dobro da quantia com que Pedro contribuiu.

Qual foi o valor, em reais, da contribuição de Pedro para a compra desse bolo?

A
B
C
D

Equacionando o problema:

Chamaremos de [tex]x[tex] a quantidade que Pedro pagou. Logo:

    [tex] Q_{(Jéssica)} + Q_{(Pedro)} = 105 [tex]

    [tex] 2x + x = 105 [tex]

    [tex] 3x = 105 [tex]

    [tex] x = \frac{105}{3} [tex]

    [tex] x = R \$\ 35,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Para passar de uma fase em um jogo eletrônico, é necessário fazer uma sequência numérica decrescente com os números apresentados abaixo.

63 989 - 92 298 - 92 301 - 49 005 - 99 401

Qual é a sequência que representa a ordem decrescente desses números?

A
B
C
D

A ordem decrescente desses números é do MAIOR para o MENOR. Logo:

  99 401 < 92 301 < 92 298 < 63 989 < 49 005

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)