(SEDUC-AM).
Chico vai pintar a parede de sua casa que mede 5m de comprimento por 2,80m de altura. Nessa parede há duas janelas de 1,50m por 1m.
Qual a área que será pintada?
A situação pode ser descrito como na figura a seguir:
/img1_quiz10_Mat_8ano_EF.png )
A área da parede a ser pintada é:
A_{(pintada)} = A_{(parede)}\ -\ 2 \cdot A_{(janela)}
A_{(pintada)} = \underbrace{5 \cdot 2,8}\ -\ \underbrace{2 \cdot 1,50 \cdot 1}
A_{(pintada)} = 14\ -\ 3
A_{(pintada)} = 11\ m^{2}
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Um caminhão pesa 2,5\ toneladas. Ele será carregado com 200 sacas de arroz, que pesam 30\ kg cada.
Qual será o peso total do caminhão depois de carregado?
O peso total do caminhão depois de carregado é:
Peso = P_{(caminhão)} + P_{(kg\ de\ arroz)}
Peso = 2,5\ ton\ + 200 \cdot 30\ kg
Peso = 2,5\ \cdot 1\ 000\ kg + 6\ 000\ kg
Peso = 2\ 500\ kg + 6\ 000\ kg
Peso = 8\ 500\ kg
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
= 414 \cdot \frac{4}{9}
= \frac{1\ 656}{9}
= R \$\ 184,00
= 414,00\ -\ 184,00
= R \$\ 230,00
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM). Observe a expressão a seguir:
M = -1 + 2^{2} -(7 \cdot 4 : 14)
Qual é o valor de M?
O valor de M é:
M = -\ 1 + \underbrace{2^{2}} -(\underbrace{7 \cdot 4} : 14)
M = -\ 1 + 4 -(\underbrace{28 : 14})
M = \underbrace{-\ 1 + 4}\ -\ 2
M = 3\ -\ 2
M = 1
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Chegando ao trabalho, um senhor estacionou seu carro na garagem situada 2 pavimentos abaixo do piso térreo. A partir deste ponto ele sobe 5 pavimentos até seu escritório.
Em que piso fica situado o escritório?
Observe a situação a seguir:
/img2_quiz10_Mat_8ano_EF.png )
Sendo assim, o escritório está no piso 3.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Em uma aula de matemática alguns alunos estavam tentando escrever exemplos de dízimas periódicas.
Veja a seguir alguns exemplos:
Pedro: \frac{1}{5}
Aninha: \frac{1}{3}
José: \frac{2}{4}
Júlio: \frac{3}{12}
Qual aluno escreveu um exemplo correto de dízima periódica?
O aluno que escreveu um exemplo corretamente de dízima periódica foi aninha, pois:
Pedro: \frac{1}{5} = 1 ÷ 5 = 0,2
Aninha: \frac{1}{3} = 1 ÷ 3 = 0,3333...
José: \frac{2}{4} = 2 ÷ 4 = 0,5
Júlio: \frac{3}{12} = 3 ÷ 12 = 0,25
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Em uma determinada turma sabe-se que 60% dos alunos foram aprovados.
Que fração do total de alunos representa o percentual de reprovados?
O percentual de alunos reprovados é de:
= 100 \%\ -\ 60 \%\ = 40 \%
Dessa forma, a fração do total de alunos que representa o percentual de reprovados é de:
= 40 \%\ = \frac{40}{100} = \frac{40\ ÷\ 20}{100\ ÷\ 20} = \frac{2}{5}
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Se 12 pessoas tivessem recebido K laranjas cada uma, faltariam 6 laranjas para completar 90.
O número de laranjas que cada pessoa teria recebido seria
O total de laranjas distribuidos por de:
= 90 - 6 = 84
O número de laranjas que cada pessoa recebeu foi de:
K = \frac{84}{12} = 7\ laranjas
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
A área de lazer da escola de Pedrinho tem o formato da figura abaixo, com suas respectivas medidas, e que a mesma passa por uma reforma.
/img3_quiz10_Mat_8ano_EF.png )
Qual a quantidade, em metros, de fita decorativa necessária para contornar essa área?
Observe na figura, o valor dos lados ocultos.
/img4_quiz10_Mat_8ano_EF.png )
A quantidade, em metros, de fita decorativa necessária para contornar essa área é:
Q = 45 + 10 + 15 + 20 + 30 + 30
Q = 150\ metros\ de\ fita
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
O gráfico indica o tempo gasto por 4 atletas numa prova de 100 metros rasos.
Quem venceu essa prova de 100 metros rasos?
Quem chegou primeiro, ou seja, venceu a prova foi quem gastou menos tempo para completar a prova.
De acordo com o gráfico, foi André com 11 segundos.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário