segunda-feira, 1 de março de 2021

QUIZ 05: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 05: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 05: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SEDUC-AM).

Uma caixa da água com a forma de bloco retangular, com dimensões de 1 m por 1,20 m por 0,80 m, tem uma capacidade de:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Logo, a capacidade do bloco é de:

    [tex] V = 1,20m \cdot 0,80m \cdot 1m [tex]

    [tex] V = 0,96\ m^{3} [tex]

Como [tex]1\ m^{3} = 1000\ Litros[tex], então:

    [tex] V = 0,96\ m^{3} [tex]

    [tex] V = 0,96\ \cdot 1\ 000\ Litros [tex]

    [tex] V = 960\ Litros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-AM).

Calculou-se a soma dos [tex]n[tex] ângulos de um polígono regular e dividiu-se o resultado por [tex]n[tex] para obter a medida de um só ângulo.

O resultado foi 156º. Ou seja:

[tex] \frac{(n\ -\ 2)\ \cdot\ 180º}{n} = 156º [tex]

Portanto, o número [tex]n[tex] é:

A
B
C
D

O do número [tex]n[tex] é:

    [tex] \frac{(n\ -\ 2)\ \cdot\ 180º}{n} = 156º [tex]

    [tex] 180ºn\ -\ 360º = 156ºn [tex]

    [tex] 180ºn\ -\ 156ºn = 360º[tex]

    [tex] 24ºn = 360º[tex]

    [tex] n = \frac{360º}{24º}[tex]

    [tex] n = 15[tex]

Dessa forma, 15 é múltiplo de 5.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUC-AM).

Observe a figura, na qual temos dois triângulos isósceles e [tex]z + y = 180º[tex]:


Nessa situação, pode-se concluir-se que:

A
B
C
D

Utilizando o princípio que os dois triângulos são isósceles (ângulos da base iguais) e o teorema no ângulo externo, temos:

    [tex] Y = W + W [tex]

    [tex] Y = 2W [tex]

    [tex] \frac{Y}{2} = W [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-AM).

Se quatro impressoras iguais imprimem 600 cartazes em 2,5 h.

Em quanto tempo duas dessas máquinas imprimirão o triplo de cartazes?

A
B
C
D

Analisando as grandezas:

Diminuando o número de impressoras vai aumentar o tempo de impressão. Sendo assim, as grandezas "impressoras" e "horas" são inversamente proporcionais.

Agora, aumentando o número de cartazes vai aumentar o tempo de impressão. Sendo assim, as grandezas "cartazes" e "horas" são diretamente proporcionais. Logo:

  [tex]4\ impressoras\ ... 600\ cartazes\ ...\ 2,5h [tex]

  [tex]2\ impressoras\ ... 1\ 800\ cartazes\ ...\ x [tex]

  [tex]\frac{2}{4} \cdot \frac{600}{1800} = \frac{2,5}{x} [tex]

  [tex]\frac{1}{2} \cdot \frac{1}{3} = \frac{2,5}{x} [tex]

  [tex]\frac{1}{6} = \frac{2,5}{x} [tex]

  [tex]x = 6 \cdot 2,5 [tex]

  [tex]x = 15\ horas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-AM).

Na conta de luz paga-se ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços).

A alíquota de 25% não é aplicada sobre o fornecimento, mas sim sobre o total a pagar.

Qual é o total a pagar de uma conta cujo fornecimento é de R$ 85,00?

A
B
C
D

Equacionando o problema, que a alíquota de 25% não é aplicada sobre o fornecimento, mas sim sobre o total. Logo:

  [tex] x = total\ a\ pagar [tex]

Dessa forma:

    [tex] 85 + 25 \%\ x = x [tex]

    [tex] 85 + 0,25x = x [tex]

    [tex] 85 = x\ -\ 0,25x [tex]

    [tex] 85 = 0,75x [tex]

    [tex] \frac{85}{0,75} = x [tex]

    [tex] x = 113,33 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUC-AM).

Veja o bloco retangular abaixo.


Qual é o volume desse bloco em cm³?

A
B
C
D

O volume do bloco é:

    [tex] V = 9cm \cdot 9cm \cdot 30cm [tex]

    [tex] V = 2\ 430\ cm^{3}[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] – 7\ –\ (-4) \cdot (-4) : 4 [tex]

O resultado desta expressão numérica é:

A
B
C
D

O resultado desta expressão numérica é:

    [tex]=\ – 7\ –\ \underbrace{(-4) \cdot (-4)} : 4 [tex]

    [tex]=\ – 7\ –\ \underbrace{(+ 16) : 4} [tex]

    [tex]=\ – 7\ –\ (+ 4)[tex]

    [tex]=\ – 7\ –\ 4[tex]

    [tex]=\ – 11 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-AM).

Um órgão do governo concedeu verbas para a construção de casas populares por 3 empresas.

A primeira empresa construiu 100 casas populares, a segunda empresa construiu 200 e a terceira construiu o suficiente para completar o total de 500 casas.

Quantas casas foram construídas pela terceira empresa?

A
B
C
D

O total de casas que a terceira empresa construiu foi de:

  [tex] 1ª\ Emp.\ +\ 2ª\ Emp.\ +\ 3ª\ Emp.\ = 500\ [tex]

  [tex] 100\ +\ 200\ +\ 3ª\ Emp.\ = 500\ casas [tex]

  [tex] 3ª\ Emp.\ = 500\ -\ 300 [tex]

  [tex] 3ª\ Emp.\ = 200\ casas [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUC-AM).

Na aula de Educação Física, os alunos realizaram uma prova de corrida durante 15 minutos.

João obteve a melhor marca, percorrendo um total de 2 960 m.

Leonor ficou em 3º lugar, com 2 940 m.

Rita obteve a segunda melhor marca.

Qual o percurso aproximado que Rita percorreu?

A
B
C
D

Como Rita obteve a segunda melhor marca. Então, sua marca deve ser inferior a de João (1º colocado) e maior do que a de Leonor (3º lugar). Sendo assim:

  [tex] João > Rita > Leonor [tex]

  [tex] 1º\ lugar > 2°\ lugar > 3º\ lugar [tex]

  [tex] 2\ 960 > \color{Red}{2\ 950} > 2\ 940 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] X = -1\ +\ 4\ -\ (7 \cdot 4\ :\ 14) [tex]

O valor de X é igual a:

A
B
C
D

O valor de X é igual a:

    [tex] X = -1\ +\ 4\ -\ (\underbrace{7 \cdot 4}\ :\ 14) [tex]

    [tex] X = -1\ +\ 4\ -\ (\underbrace{28\ :\ 14}) [tex]

    [tex] X = -1\ +\ 4\ -\ 2 [tex]

    [tex] X = 1 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC-AM).

No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes situado na cidade de Manaus, tem um elevador que tem capacidade, no máximo, 6 pessoas.

Qual o menor número de viagens que ele terá de fazer para levar 75 pessoas?

A
B
C
D

O número de viagens que terá de fazer para transportar 75 pessoas é de:

  [tex] = \frac{75\ pessoas}{6\ pessoas} [tex]

  [tex] = 12,5 [tex]

Então, serão necessários 13 viagens para transportar as 75 pessoas.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] P = (-6)^{0} + (-3)^{2} + (-2)^{3} \cdot (-1) [tex]

O valor de P é:

A
B
C
D

O valor de P na expressão numérica é de:

  [tex] P = \underbrace{(-6)^{0}} + \underbrace{(-3)^{2}} + \underbrace{(-2)^{3}} \cdot (-1) [tex]

  [tex] P = 1 + 9 + \underbrace{(-8) \cdot (-1)} [tex]

  [tex] P = 1 + 9 + 8 [tex]

  [tex] P = 18 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário