segunda-feira, 1 de março de 2021

QUIZ 06: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 06: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 06: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SEDUC-SP).

As afirmações a seguir envolvem grandezas que podem ou não ser proporcionais.

I - Uma empresa deve comprar panfletos para divulgar o seu último produto. Sabe-se que cada 100 panfletos custam R$10,00. O número de panfletos e o preço total pago são grandezas diretamente proporcionais.

II - Uma vela de 10 centímetros fica acesa por 1 hora. Logo se tivesse 20 centímetros ficaria acesa 2 horas. O tamanho da vela e o tempo em que ela fica acesa são grandezas inversamente proporcionais.

III - Uma pessoa de 40 anos tem massa corporal de 90 Kg. A idade e a massa corporal são grandezas que não apresentam proporcionalidade.

IV - máquina produz 10 peças por minuto. O número de máquinas trabalhando e o número de peças produzidas são grandezas inversamente proporcionais.

São verdadeiras as seguintes afirmações:

A
B
C
D

Observe a análise dos ítens:

I - Grandezas diretamente proporcionais.   (VERDADEIRA)

II - Grandezas inversamente proporcionais.   (FALSA)

III - Não apresentam proporcionalidade.   (VERDADEIRA)

IV - Grandezas inversamente proporcionais.  (FALSA)

Sendo assim, as opções I e III estão corretas.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-SP).

Em uma determinada hora do dia, João e seu irmão decidiram medir a sombra de um prédio.

Conhecendo a altura do prédio, para a surpresa deles, a sombra tinha exatamente a mesma medida.

Imagine que uma corda foi esticada do topo do prédio (ponto A) perpendicular ao chão (ponto B), e do prédio até o final da sombra refletida no chão (ponto C), como mostra a imagem.


É possível afirmar que a medida do ângulo C é

A
B
C
D

Como a altura do prédio coincide com o comprimento da sombra. Então, esse triângulo é isósceles. Ou seja, tem 2 ângulos congruêntes (iguais). Sendo assim, o ângulo C é igual a 45º.


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUC-SP).

Haroldo, o tigre, está tentando ajudar Calvin a fazer sua tarefa de casa, traduzindo algumas frases:


Assinale a alternativa que representa matematicamente a frase apresentada no quadrinho:

A
B
C
D

Equacionando o problema.

 [tex]x = o\ número[tex]

 [tex]dobro = multiplicar\ por\ 2[tex]

 [tex]diferença = subtração[tex]

Logo:

    [tex] 2 \cdot x = 185 - 59 [tex]

    [tex] 2x = 185 - 59 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-SP).

O Brasil já foi chamado de celeiro do mundo, graças à grande área de terra agricultável existente. Observe alguns dados de colheita:

I - Na cidade A foram colhidas [tex]\frac{12}{30}[tex] das sacas de café esperadas por hectare.

II - Na cidade B foram colhidas [tex]\frac{20}{40}[tex] das sacas de soja esperadas por hectare.

III - Na cidade C foram colhidas [tex]\frac{20}{50}[tex] das sacas de milho esperadas por hectare.

IV - Na cidade D foram colhidas [tex]\frac{25}{30}[tex] das sacas de algodão esperadas por hectare.

Assinale a alternativa que apresenta as colheitas com frações equivalentes.

A
B
C
D

Observe:

  I:  [tex] \frac{12}{30} = \frac{12\ ÷\ 6}{30\ ÷\ 6} = \frac{2}{5} [tex]

  II:  [tex] \frac{20}{40} = \frac{20\ ÷\ 20}{40\ ÷\ 20} = \frac{1}{2} [tex]

  III:  [tex] \frac{20}{50} = \frac{20\ ÷\ 10}{50\ ÷\ 10} = \frac{2}{5} [tex]

  IV:  [tex] \frac{25}{35} = \frac{25\ ÷\ 5}{30\ ÷\ 5} = \frac{5}{6} [tex]

Logo, as colheitas que apresentam frações equivalantes são "I" e "III".

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-SP).

Se um carro percorre uma distância de 340 km em 4 horas, sua velocidade média nesse percurso é

A
B
C
D

Velocidade média é a razão entre o espaço percorrido e a variação tempo. Logo:

   [tex] V_{(média)} = \frac{340\ km}{4\ horas} [tex]

   [tex]V_{(média)} = 85\ km/h [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUC-SP).

Em uma empresa, 15 funcionários trabalham de segunda a sexta-feira na produção de camisetas.

Certo domingo, o gerente precisou que 5 funcionários trabalhassem para poderem alcançar a meta de produção.

Como cada pessoa produziu nesse dia o que normalmente produz durante a semana, a quantidade de camisetas produzidas no domingo foi

A
B
C
D

Como durante a semana são 15 funcionários trabalhando normalmente e que no domingo trabalharam 5 funcionários. Então, a quantidade de camisetas foram 3 vezes menor. Pois:

    [tex] = \frac{15\ funcionários}{5\ funcionários} = 3 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW).

A professora solicitou a um aluno que resolvesse a seguinte expressão:

[tex](-3) \cdot (-3) + (-5) + 4 [tex]

Qual a resposta que ele obteve?

A
B
C
D

O resposta correta obtida pelo aluno foi de:

    [tex]= \underbrace{(-3) \cdot (-3)}\ +\ (-5)\ +\ 4 [tex]

    [tex]= \underbrace{+\ 9\ +\ (-5)}\ +\ 4 [tex]

    [tex]= +\ 4\ +\ 4 [tex]

    [tex]= +\ 8 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-SP). Observe a sequência de números a seguir:
1 9 25 49 ?

É correto afirmar que o próximo número será

A
B
C
D

É correto afirmar que o próximo número é de:

Podemos observar que é a ordem ímpar da sequência dos números quadrados.

1 9 25 49 ?
149162536496481100

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW). Observe a expressão numérica a sequir:

[tex](-5)^{2}\ –\ 5^{2}[tex]

O resultado desta expressão numérica é:

A
B
C
D

O resultado desta expressão numérica é:

    [tex]= \underbrace{(-5)^{2}}\ –\ \underbrace{5^{2}}[tex]

    [tex]= \underbrace{(-5) \cdot (-5)}\ –\ \underbrace{5 \cdot 5}[tex]

    [tex]= +\ 25\ –\ 25[tex]

    [tex]= 0[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUC-SP).

Na entrada de um cinema existe o seguinte aviso:

VALOR DO INGRESSO: R$ 40,00
DESCONTOS (sobre o valor do ingresso)
IDOSOS (pessoas com
mais de 60 anos)
25%
ESTUDANTES25%
CRIANÇAS ATÉ 5 ANOS (incluive)50%

Um grupo formado por dois adultos não estudantes com mais de 65 anos, acompanham dez crianças a este cinema. Destas crianças, quatro tem menos de 4 anos e não são estudantes e as outras seis crianças tem mais de 9 anos e todas são estudantes.

Considerando que todos compraram ingressos segundo o quadro de aviso, qual foi o valor total pago na bilheteria?

A
B
C
D

O valor pago na bilheteria foi de:

• 2 Adultos : (100% – 25% = 75% = 0,75)

  [tex]= 2 \cdot R \$\ 40,00 \cdot 0,75 [tex]

  [tex]= R \$\ 60,00 [tex]

• 4 crianças (< 4 anos) : (100% – 50% = 50% = 0,50)

  [tex]= 4 \cdot R \$\ 40,00 \cdot 0,50 [tex]

  [tex]= R \$\ 80,00 [tex]

• 6 crianças (> 9 anos) : (100% – 25% = 75% = 0,75)

  [tex]= 6 \cdot R \$\ 40,00 \cdot 0,75 [tex]

  [tex]= R \$\ 180,00 [tex]

Logo:

  [tex]Total = 60 + 80 + 180 = R \$\ 320,00 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] 1 + (-18) : (-2) + (-8) \cdot (-1) [tex]

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é:

  [tex]= 1 + \underbrace{(-18) : (-2)} + \underbrace{(-8) \cdot (-1)} [tex]

  [tex]= 1 + (+9) + (+8) [tex]

  [tex]= 18 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUC-SP). Observe a sequência a seguir:
1024953882811... 669... 527

Os termos que completam a sequência, são:

A
B
C
D

Está sequência está diminuindo de (1024 – 953 = 71) em 71. Logo:

    [tex] = 811 - 71 = 740 [tex]

e

    [tex] = 669 - 71 = 598 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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