(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.
SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).
Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu
O nicho ecológico é o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. Podemos dizer que ele representa o papel ecológico de um indivíduo no ecossistema. Cada espécie possui um nicho diferente.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Em um grupo de roedores, a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos no útero. Já o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos. Com base nessas informações, considere o heredograma:
Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores que está representado na figura pelos números 7 e 8, nascer uma fêmea de pelagem amarela (representada pelo número 11)?
Pelo enunciado temos que a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose (AA) é letal. Agora, o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos.
Observe o heredograma a seguir.
AA = letal
Aa = pelagem amarela
aa = pelagem preta
Então, o casal 7 e 8 podem gerar filhos com genótipos (Aa, Aa e aa, pois AA (morre no útero).
Logo, a chance de nascer uma fêmea com pelagem amarela é de:
[tex] P = fêmea \cdot pelagem\ amarela [tex]
[tex] P = \frac{1}{2} \cdot \frac{2}{3} = \frac{2}{6} = \frac{1}{3} (33 \%\ ) [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
A água sofre transições de fase sem que ocorra variação da pressão externa. A figura representa a ocorrência dessas transições em um laboratório.
Tendo como base as transições de fase representadas (1 a 4), a quantidade de energia absorvida na etapa 2 é igual à quantidade de energia
Tanto na etapa 1 quanto na etapa 2, ocorre a mesma quantidade de energia envolvida nos processos. A diferença que na etapa 1 libera calor e na 2, absorve.
Na etapa 2 temos a passagem da água (estado líquido) para o vapor. Que no caso, é a vaporização, fase que absorve energia. Na etapa 1, temos a condensação, passagem da água do estado gasoso para o líquido. Fase está que libera calor.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.
O efeito esperado do medicamento está representado no resultado
Como o medicamento provocava perda de peso por inibição da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras.
O efeito esperado do medicamento é aquele que tenha diminuído o teor de triglicerídeos.
Sendo assim, resultado 1.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Alguns modelos mais modernos de fones de ouvido têm um recurso, denominado “cancelador de ruídos ativo”, constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo (ruído), exceto pela sua fase oposta.
Qual fenômeno físico é responsável pela diminuição do ruído nesses fones de ouvido?
Esses fones de ouvido que têm esse recurso, denominado “cancelador de ruídos ativo”, é constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo (ruído), exceto pela sua fase oposta que gera no equipamento uma onda invertida — em oposição de fase — em relação à onda do ruído. Ocorre, então, o fenômeno de interferência destrutiva e o ruído externo é anulado, não perturbando o usuário do fone.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Cursos Objetivo.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Nos chuveiros elétricos, a água entra em contato com uma resistência aquecida por efeito Joule. A potência dissipada pelo aparelho varia em função da tensão à qual está ligado e do valor da resistência elétrica escolhida com a chave seletora. No quadro estão indicados valores de tensão e as possíveis resistências para cinco modelos de chuveiro. Nesse quadro, o valor das resistências é medido a partir da extremidade esquerda.
Qual chuveiro apresenta a maior potência elétrica?
Um chuveiro para operar com MAIOR potência elétrica deve-se funcionar com a MENOR resistência elétrica possível. Diante disso, calcular a potência elétrica de cada chuveiro:
[tex]P = \frac{U^{2}}{R} = \frac{127^{2}}{5} = \frac{16\ 129}{5} = 3\ 225,8\ W [tex]
[tex]P = \frac{U^{2}}{R} = \frac{127^{2}}{5} = \frac{16\ 129}{3,2} = 5\ 040,3\ W [tex]
[tex]P = \frac{U^{2}}{R} = \frac{220^{2}}{8} = \frac{48\ 400}{8} = 6\ 050\ W [tex]
[tex]P = \frac{U^{2}}{R} = \frac{220^{2}}{10} = \frac{48\ 400}{10} = 4\ 840\ W [tex]
[tex]P = \frac{U^{2}}{R} = \frac{220^{2}}{10,5} = \frac{48\ 400}{10,5} = 5\ 185,7\ W [tex]
Logo, o chuveiro escolhido deve ser o C.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Nas estradas brasileiras existem vários aparelhos com a finalidade de medir a velocidade dos veículos. Em uma rodovia, cuja velocidade máxima permitida é de [tex]80\ km\ h^{−1}[tex], um carro percorre a distância de 50 cm entre os dois sensores no tempo de 20 ms. De acordo com a Resolução n. 396, do Conselho Nacional de Trânsito, para vias com velocidade de até [tex]100\ km\ h^{−1}[tex], a velocidade medida pelo aparelho tem a tolerância de [tex]+7\ km\ h^{−1}[tex] além da velocidade máxima permitida na via. Considere que a velocidade final registrada do carro é o valor medido descontado o valor da tolerância do aparelho.
Nesse caso, qual foi a velocidade final registrada pelo aparelho?
Dados:
[tex]∆t = 20 ms = \frac{20}{1000}s = 0,02s [tex]
[tex]∆s = 50\ cm = \frac{50}{100}m = 0,5m [tex]
Agora, encontrando a velocidade média do trecho:
[tex]v_{m} = \frac{∆s}{∆t} = \frac{0,5}{0,02} = 25\ m\ s^{-1}[tex]
Convertendo essa velocidade para [tex]km\ h^{−1}[tex].
[tex]25\ m\ s^{-1} × 3,6 = 90\ km\ h^{-1} [tex]
Como pediu para desconsiderar o valor da tolerância do aparelho. Logo:
[tex] 90\ km\ h^{-1} - 7\ km\ h^{-1} = 83\ km\ h^{-1} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Um caminhão de massa 5 toneladas, carregado com carga de 3 toneladas, tem eixos articulados que permitem fazer o uso de 4 a 12 pneus (aos pares) simultaneamente. O número de pneus em contato com o solo é determinado a fim de que a pressão exercida por cada pneu contra o solo não supere o dobro da pressão atmosférica. A área de contato entre cada pneu e o asfalto equivale à área de um retângulo de lados 20 cm e 30 cm. Considere a aceleração da gravidade local igual a [tex]10\ m\ s^{−2}[tex] e a pressão atmosférica de [tex]10^{5}\ Pa[tex].
O menor número de pneus em contato com o solo que o caminhão deverá usar é
Dados:
Massa (caminhão + carga): [tex]5000\ kg + 3000\ kg = 8000\ kg[tex]
Área de contato de um pneu: [tex]20cm × 30 cm = 600\ cm² = 600 × 10^{–4} m^{2}[tex]
[tex]g = 10\ m\ s^{–1} [tex]
Pressão atmosférica máxima: [tex]2 \cdot 10^{5}\ Pa[tex]
Cálculo da massa suportada de cada pneu:
[tex]p_{(máxima)} = \frac{F}{A} = \frac{P}{A} = \frac{m\ \cdot\ g}{A} [tex]
[tex]2 \cdot 10^{5} = \frac{m\ \cdot\ 10}{600\ \cdot\ 10^{-4}} [tex]
[tex] m \cdot 10 = 2 \cdot 10^{5} \cdot\ 600\ \cdot 10^{-4} [tex]
[tex] m = \frac{1\ 200\ \cdot\ 10^{1}}{10} = 1\ 200\ kg[tex]
Agora, calcular a quantidade necessária de pneus:
[tex] n = \frac{8\ 000\ kg}{1\ 200\ kg} [tex]
[tex] n = 6,666 ...\ pneus [tex]
Portanto, a quantidade mínima de pneus (aos pares) que o caminhão deverá utilizar é 8.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
As leis brasileiras de regulamentação das atividades pesqueiras destacam a importância da preservação de vegetais hidróbios pertencentes ao fitoplâncton. Esses organismos raramente são citados quando o assunto é a preservação da biodiversidade, mas desempenham papel ecológico fundamental.
ICMBIO. Disponível em: www.icmbio.gov.br. Acesso em: 19 out. 2015 (adaptado).
Esses organismos devem ser preservados porque
Segundo O ICMBio entende por vegetais hidróbios os organismos autotróficos aquáticos utilizados como recursos pesqueiros ou associados a cadeias tróficas que sustentam esses recursos. Sendo assim, esses vegetais estabelecem a base da cadeia alimentar de ambientes aquáticos.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que diz respeito à defesa do meio ambiente. Uma de suas recomendações é a redução da utilização de substâncias propelentes, como os CFCs (Cloro-Flúor-Carbono), em aerossóis e aparelhos de refrigeração.
Essa recomendação visa
Os CFCs quando lançados na atmosfera são os causadores do buraco na camada de ozônio. Então, de acordo com o Protocolo de Montreal, a redução dos CFCs tinha o objetivo de preservar a camada de ozônio.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Os esgotos domésticos são, em geral, fontes do íon tripolifosfato ([tex]P_{3}O_{10}^{5−}[tex], de massa molar igual a [tex]253\ g\ mol^{−1}[tex]), um possível constituinte dos detergentes. Esse íon reage com a água, como mostra a equação a seguir, e produz o íon fosfato ([tex]PO_{4}^{3−}[tex], de massa molar igual a [tex]95\ g\ mol^{−1}[tex]), um contaminante que pode causar a morte de um corpo hídrico. Em um lago de [tex]8\ 000\ m^{3}[tex], todo o fósforo presente é proveniente da liberação de esgoto que contém [tex]0,085\ mg\ L^{−1}[tex] de íon tripolifosfato, numa taxa de [tex]16\ m^{3}[tex] por dia. De acordo com a legislação brasileira, a concentração máxima de fosfato permitido para água de consumo humano é de [tex]0,030\ mg\ L^{−1}[tex].
[tex]P_{3}O_{10}^{5−}\ (aq) + 2\ H_{2}O\ (l) → 3\ PO_{4}^{3−}\ (aq) + 4\ H^{+} (aq) [tex]
O número de dias necessário para que o lago alcance a concentração máxima de fósforo (na forma de íon fosfato) permitida para o consumo humano está mais próximo de
A partir da taxa de liberação de esgoto, vêm:
16 m³ ------ 1 dia
8 000 m³ --- x dias
[tex] 16x = 8\ 000 [tex]
[tex] x = \frac{8\ 000}{16} = 500\ dias [tex]
[tex]P_{3}O_{10}^{5−}\ (aq) + 2\ H_{2}O\ (l) → 3\ PO_{4}^{3−}\ (aq) + 4\ H^{+} (aq) [tex]
[tex] 253\ g ---------\ 3 × 95\ g[tex]
[tex]0,085\ mg \cdot L^{-1} ------\ y\ gramas[tex]
[tex] 253y = 0,085 \cdot 3 \cdot 95 [tex]
[tex] y = \frac{24,225}{253} = 0,096\ mg \cdot L^{-1} [tex]
Agora, encontrar a quantidade de dias.
[tex] 0,096\ mg\ \cdot L^{-1} ----\ 500\ dias [tex]
[tex] \underbrace{ 0,030\ mg\ L^{-1}}_{Fosfato\ permitido} ----- z\ dis [tex]
[tex] 0,096z = 500 \cdot 0,030 [tex]
[tex] z = \frac{15}{0,096} [tex]
[tex] z \cong\ 156,25\ dias [tex]
Logo, o valor mais próximo é 158 dias.
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: QPV - Química para o Vestibular.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Devido à sua ampla incidência e aos seus efeitos debilitantes, a malária é a doença que mais contribui para o sofrimento da população humana da Região Amazônica. Além de reduzir os esforços das pessoas para desenvolverem seus recursos econômicos, capacidade produtiva e melhorarem suas condições de vida, prejudica a saúde da população e o desenvolvimento socioeconômico da região.
RENAULT, C. S. et al. Epidemiologia da malária no município de Belém – Pará. Revista Paraense de Medicina, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).
Essa doença constitui um sério problema socioeconômico para a região citada porque provoca
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.
Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta; calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Em um manual de instruções de uma geladeira, constam as seguintes recomendações:
• Mantenha a porta de seu refrigerador aberta apenas o tempo necessário;
• É importante não obstruir a circulação do ar com a má distribuição dos alimentos nas prateleiras;
• Deixe um espaço de, no mínimo, 5 cm entre a parte traseira do produto (dissipador serpentinado) e a parede.
Com base nos princípios da termodinâmica, as justificativas para essas recomendações são, respectivamente:
As recomendações do manual de instrução, baseado com os princípios de termodinâmica, tem como justificativa reduzir o fluxo de calor do ambiente para a parte interna do refrigerador, garantindo a convecção do ar interno e permitir a troca de calor entre o dissipador e o ambiente.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivo de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora usualmente relacionadas ao conceito de “energia limpa” ou associadas à ideia de “sustentabilidade”, essas usinas podem causar vários problemas ambientais. Destaca-se a proliferação de determinadas espécies aquáticas em relação a outras, ocasionando a perda de diversidade das comunidades de peixes (ictiofauna) do local.
Disponível em: http://ciencia.hsw.com.br. Acesso em: 25 mar. 2013 (adaptado).
Em um primeiro momento, as mudanças na composição dessas comunidades devem-se
A construção das usinas hidrelétricas provoca a inundação de uma grande porção de terra. Com isso, provoca alterações nos hábitats causadas pela construção das barragens.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Os acidentes de trânsito são causados geralmente por excesso de velocidade. Em zonas urbanas no Brasil, o limite de velocidade normalmente adotado é de [tex]60\ km\ h^{−1}[tex]. Uma alternativa para diminuir o número de acidentes seria reduzir esse limite de velocidade. Considere uma pista seca em bom estado, onde um carro é capaz de frear com uma desaceleração constante de [tex]5\ m\ s^{−2}[tex] e que o limite de velocidade reduza de [tex]60\ km\ h^{−1}[tex] para [tex]50\ km\ h^{−1}[tex].
Nessas condições, a distância necessária para a frenagem desde a velocidade limite até a parada completa do veículo será reduzida em um valor mais próximo de
Dados:
[tex]a =\ – 5\ m\ s^{−2}[tex]
[tex]V_{0} = 60\ km\ h^{−1}\ ÷\ 3,6\ \cong\ 16,67\ m/s[tex]
[tex]V = 50\ km\ h^{−1}\ ÷\ 3,6\ \cong 13,89\ m/s[tex]
Utilizando a equação de Torricelle, temos:
• Para V = 60 km.
[tex]V^{2} = V_{0} + 2 a ΔS [tex]
[tex]0^{2} = (16,67)^{2} + 2 \cdot (-5) \cdot ΔS [tex]
[tex]0 = 277,88\ -10 \cdot ΔS [tex]
[tex]10 \cdot ΔS = 277,88 [tex]
[tex] ΔS = \frac{277,88}{10} = 27,788\ m [tex]
• Para V = 50 km.
[tex]V^{2} = V_{0} + 2 a ΔS [tex]
[tex]0^{2} = (13,89)^{2} + 2 \cdot (-5) \cdot ΔS [tex]
[tex]0 = 192,93\ -10 \cdot ΔS [tex]
[tex]10 \cdot ΔS = 192,93 [tex]
[tex] ΔS = \frac{192,93}{10} = 19,29\ m [tex]
Logo, a distância necessária para a frenagem desde a velocidade limite até a parada completa do veículo será reduzida em um valor mais próximo de:
[tex] d = 27,788\ -\ 19,29 = 8,798\ m [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
O termo “atenuação natural” é usado para descrever a remediação passiva do solo e envolve a ocorrência de diversos processos de origem natural. Alguns desses processos destroem fisicamente os contaminantes, outros transferem os contaminantes de um local para outro ou os retêm. Considere cinco propostas em estudo para descontaminar um solo, todas caracterizadas como “atenuação natural”.
PROPOSTA | PROCESSO |
---|---|
I | Diluição |
II | Adsorção |
III | Dispersão |
IV | Volatilização |
V | Biodegradação |
Qual dessas propostas apresenta a vantagem de destruir os contaminantes de interesse?
A biodegradação consiste no processo natural de transformação de compostos orgânicos em compostos simples. Ocorre no meio ambiente pela ação de seres vivos, sobretudo os microscópicos (bactérias, fungos e algas) e é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Os microrganismos que atuam nesse processo são chamados de decompositores e utilizam parte da matéria orgânica contida no material biodegradável como fonte de nutrientes para a realização de suas atividades metabólicas.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Uma atividade que vem crescendo e tem se tornado uma fonte de renda para muitas pessoas é o recolhimento das embalagens feitas com alumínio. No Brasil, atualmente, mais de 95% dessas embalagens são recicladas para fabricação de outras novas.
Disponível em: http://abal.org.br. Acesso em: 11 mar. 2013.
O interesse das fábricas de embalagens no uso desse material reciclável ocorre porque o(a)
Além do estímulo à consciência ecológica e da economia de energia elétrica e de recursos naturais, a reciclagem de latas de alumínio traz benefícios sociais para o país, como a geração de emprego e renda.
As empresas tem interesse nesse material pois tem custo de produção reduzido.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o Projeto de Lei 4 162/2019, que institui o marco regulatório do saneamento básico, estabeleceu um prazo até agosto de 2024 para que todos os lixões existentes no Brasil sejam transformados em aterros sanitários, entre outras providências.
Disponível em: www.gov.br/casacivil. Acesso em: 5 out. 2020 (adaptado).
A medida apontada no texto é necessária porque
Essa medida é necessária porque “a poluição causada pelos aterros sanitários é reduzida pela impermeabilização do solo e tratamento do chorume”.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
A presença de substâncias ricas em enxofre, como a pirita ([tex]FeS_{2}[tex]), em áreas de mineração, provoca um dos mais preocupantes impactos causados pela exploração dos recursos naturais da crosta terrestre. Em contato com o oxigênio atmosférico, o sulfeto sofre oxidação em diversas etapas até formar uma solução aquosa conhecida como drenagem ácida de minas, de acordo com a equação química descrita.
[tex] 4\ FeS_{2}\ (s) + 15\ O_{2}\ (g) + 2\ H_{2}O\ (l) → 2\ Fe_{2}(SO_{4})_{3}\ (aq) + 2\ H_{2}SO_{4}\ (aq) [tex]
Um dos processos de intervenção nesse problema envolve a reação do resíduo ácido com uma substância básica, de baixa solubilidade em meio aquoso, e sem a geração de subprodutos danosos ao meio ambiente.
FIGUEIREDO, B. R. Minérios e ambientes. Campinas: Unicamp, 2000.
Esse processo de intervenção é representado pela equação química:
Nessa intervenção, deve-se aplicar óxido de cálcio, CaO (s) que é uma substância básica e solúvel em água, que irá neutralizar o ácido sulfúrico, [tex]H_{2}SO_{4}\ (aq)[tex], produzindo sulfato de cálcio e água, que são subprodutos não danosos ao meio ambiente.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
O carvão é um combustível que tem várias substâncias em sua composição. Em razão disso, quando é representada sua queima com o oxigênio (massa molar [tex]16\ g\ mol^{−1}[tex]), simplifica-se elaborando apenas a combustão completa do carbono (massa molar [tex]12\ g\ mol^{−1}[tex]). De acordo com o conteúdo médio de carbono fixo, o carvão é classificado em vários tipos, com destaque para o antracito, que apresenta, em média, 90% de carbono. Esse elevado conteúdo favorece energeticamente a combustão, no entanto, libera maior quantidade de gás que provoca efeito estufa.
Supondo a queima completa de 100 g de carvão antracito, a massa de gás liberada na atmosfera é, em grama, mais próxima de
Dados:
Massa molar do [tex]C = 12\ g\ mol^{−1}[tex]
Massa molar do [tex]CO_{2} = 12 + 16 \cdot 2 = 44\ g\ mol^{−1}[tex]
Equacionando a combustão completa o carvão antracito.
[tex]C\ (s) + O_{2}\ (g) → CO_{2}\ (g)[tex]
12 g ---------------- 44 g
100 g ---------------- x
[tex]12x = 100 \cdot 44 [tex]
[tex] x = \frac{4\ 400}{12} = 366,66... [tex]
Como o carvão o antracito, apresenta, em média, 90% de carbono. Logo:
[tex]= 366,66... × 90 \%\ [tex]
[tex]= 366,66... × 0,9[tex]
[tex]= 330,0\ g\ de\ CO_{2} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na superfície da Lua. Ele foi seguido por Edwin Aldrin, ambos da missão Apollo 11. Eles, e os astronautas que os seguiram, experimentaram a ausência de atmosfera e estavam sujeitos às diferenças gravitacionais. A aceleração da gravidade na Lua tem [tex]\frac{1}{6}[tex] do valor na Terra.
Em relação às condições na Terra, um salto oblíquo na superfície da Lua teria alcance
Como no enunciado citou que a aceleração da gravidade na Lua tem [tex]\frac{1}{6}[tex] do valor na Terra. Isso significa que Lua, esse salto é maior, pois a aceleração da gravidade é seis vezes menor.
Agora, matematicamente:
O alcance (A) pode ser encontrado por:
[tex] A = \frac{V_{0}^{2}\ \cdot\ sen\ 2θ}{g} [tex]
Vamos dividir o alcance da Terra pelo da Lua.
[tex] \frac{A_{(Terra)}}{A_{(Lua)}} = \frac{\frac{V_{0}^{2}\ \cdot\ sen\ 2θ}{g}}{\frac{V_{0}^{2}\ \cdot\ sen\ 2θ}{\frac{g}{6}}} = \frac{\color{Red}{V_{0}^{2}\ \cdot\ sen\ 2θ}}{g} \cdot \frac{\frac{g}{6}}{\color{Red}{V_{0}^{2}\ \cdot\ sen\ 2θ}} [tex]
[tex] \frac{A_{(Terra)}}{A_{(Lua)}} = \frac{\frac{g}{6}}{g} = \frac{g}{6} \cdot \frac{1}{g} = \frac{1}{6} [tex]
[tex] \frac{A_{(Terra)}}{A_{(Lua)}} = \frac{1}{6} [tex]
[tex] A_{(Lua)} = 6 \cdot A_{(Terra)} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Telmo.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
O uso de equipamentos elétricos custa dinheiro e libera carbono na atmosfera. Entretanto, diferentes usinas de energia apresentam custos econômicos e ambientais distintos. O gráfico mostra o custo, em centavo de real, e a quantidade de carbono liberado, dependendo da fonte utilizada para converter energia. Considera-se apenas o custo da energia produzida depois de instalada a infraestrutura necessária para sua produção.
Quanto custa?
CAVALCANTE, R. O vilão virou herói. Superinteressante, jul. 2007.
Em relação aos custos associados às fontes energéticas apresentadas, a energia obtida a partir do vento é
De acordo com o gráfico, temos a energia eólica (do vento) como à segunda fonte mais cara com 23 centavos e tem zero emissão de carbono.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Tanto a conservação de materiais biológicos como o resfriamento de certos fotodetectores exigem baixas temperaturas que não são facilmente atingidas por refrigeradores. Uma prática comum para atingi-las é o uso de nitrogênio líquido, obtido pela expansão adiabática do gás [tex]N_{2}[tex], contido em um recipiente acoplado a um êmbolo, que resulta no resfriamento em temperaturas que chegam até seu ponto de liquefação em −196 °C. A figura exibe o esboço de curvas de pressão em função do volume ocupado por uma quantidade de gás para os processos isotérmico e adiabático. As diferenças entre esses processos podem ser identificadas com base na primeira lei da termodinâmica, que associa a variação de energia interna à diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo.
A expansão adiabática viabiliza o resfriamento do [tex]N_{2}[tex] porque
A transformação adiabática ocorre quando um gás expande-se ou sofre compressão com velocidade rápida o suficiente para que as trocas de calor entre ele e suas vizinhanças sejam desprezíveis.
Então, a expansão adiabática viabiliza o resfriamento do [tex]N_{2}[tex] porque o trabalho é associado diretamente à variação de energia interna e não há troca de calor entre o gás e o ambiente.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
O peróxido de hidrogênio é um produto secundário do metabolismo celular e apresenta algumas funções úteis, mas, quando em excesso, é prejudicial, gerando radicais que são tóxicos para as células. Para se defender, o organismo vivo utiliza a enzima catalase, que decompõe [tex]H_{2}O_{2}[tex] em [tex]H_{2}O[tex] e [tex]O_{2}[tex]. A energia de reação de decomposição, quando na presença e ausência da catalase, está mostrada no gráfico.
Disponível em: www.pontociencia.org.br. Acesso em: 14 ago. 2013 (adaptado).
Na situação descrita, o organismo utiliza a catalase porque ela
A catalase é responsável por catalisar a deterioração do peróxido de hidrogênio - comumente conhecido como água oxigenada, da água e do oxigênio. Essa é uma função importante pelo fato do peróxido de hidrogênio ser um elemento muito tóxico para as células.
A catalase anula a ação tóxica do peróxido de hidrogênio e ainda promove o equilíbrio de sua produção no organismo, quando a decomposição está em execução.
Pelo gráfico, percebemos que o uso da catalase diminui a energia de ativação.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
As plantas, em sua fase de crescimento, necessitam de grande quantidade de carbono, sequestrado pela fotossíntese, para a produção de biomassa.
O sequestro de carbono pelas plantas é aumentado
O reflorestamento pode aumentar o sequestro de carbono pelas plantas. Sendo assim, o replantio das áreas degradadas pode intensificar esse sequestro.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
A irradiação e o sucesso evolutivo das angiospermas estão associados à ação de animais que atuam na polinização de suas flores, principalmente os insetos. Nessa relação, os insetos foram e ainda são beneficiados com alimento.
Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por
A irradiação e o sucesso evolutivo das angiospermas aumentam a variabilidade genética.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Algumas espécies de tubarões, como o tubarão-branco e o tubarão-martelo, são superpredadores da cadeia alimentar subaquática. Seus órgãos dos sentidos são especialmente adaptados para a localização de presas até mesmo a quilômetros de distância. Pesquisadores americanos, trabalhando com tubarões do gênero Squalus, verificaram que a capacidade de detecção e captura de presas por esses indivíduos é diminuída quando eles se encontram expostos a campos magnéticos gerados artificialmente na água.
STONER, A. W.; KAIMMER, S. M. Fisheries Research, n. 92, 2008.
Considerando-se os órgãos dos sentidos típicos desses animais, que tipo de receptor foi afetado no experimento?
Pelo enunciado, quando os tubarões são expostos a campos magnéticos, mesmo que gerados na água, diminui a capacidade de detecção e captura de presas. Diante do exposto, teve o receptor eletrorreceptor afetado, devido às alterações das correntes elétricas.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Um cidadão que se mudou de Brasília para Recife, após algum tempo, percebeu que partes de seu carro estavam enferrujando muito rapidamente. Perguntou para seu filho, estudante do ensino médio, a explicação para o fenômeno. O filho pesquisou na internet e descobriu que, por causa da maresia, gotículas de água do mar atingem os objetos de aço (liga de ferro e carbono) e intensificam sua corrosão. Com base nessa informação, o estudante explicou corretamente ao pai o efeito do cloreto de sódio na corrosão.
A explicação correta de a maresia acelerar a corrosão do aço é porque
A maresia é um fenômeno que ocorre em cidades litorâneas que acelera o processo de corrosão de objetos metálicos em razão da presença de íons na água do mar.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
A fritura de alimentos é um processo térmico que ocorre a temperaturas altas, aproximadamente a 170 °C. Nessa condição, alimentos ricos em carboidratos e proteínas sofrem uma rápida desidratação em sua superfície, tornando-a crocante. Uma pessoa quer fritar todas as unidades de frango empanado congelado de uma caixa. Para tanto, ela adiciona todo o conteúdo de uma vez em uma panela com óleo vegetal a 170 °C, cujo volume é suficiente para cobrir todas as unidades. Mas, para sua frustração, ao final do processo elas se mostram encharcadas de óleo e sem crocância.
As unidades ficaram fora da aparência desejada em razão da
Como informado no enunciado, às unidades de frango estavam congeladas. Isso fez que a temperatura do óleo diminuísse de 170°. Sendo assim, não atingiu a aparência desejada em razão da diminuição da temperatura do óleo.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Alguns cinemas apresentam uma tecnologia em que as imagens dos filmes parecem tridimensionais, baseada na utilização de óculos 3D. Após atravessar cada lente dos óculos, as ondas luminosas, que compõem as imagens do filme, emergem vibrando apenas na direção vertical ou apenas na direção horizontal.
Com base nessas informações, o funcionamento dos óculos 3D ocorre por meio do fenômeno ondulatório de
O papel dos óculos 3D é alterar o ângulo de cada uma destas dimensões. O efeito induz o cérebro a criar uma ilusão de profundidade, potencializando a distância entre ambos, o que resulta no já conhecido efeito 3D. Basicamente os óculos 3D podem ser polarizados de duas formas: circular e linear.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
As tintas anti-incrustantes impedem que qualquer forma de vida se incruste às superfícies submersas de embarcações no mar. Essas tintas, a partir da década de 1960, apresentavam em sua formulação o composto tributilestanho (TBT), uma das substâncias mais tóxicas produzidas pelo homem, que se acumula na cadeia alimentar, afetando principalmente os moluscos. No quadro estão apresentadas cinco cadeias alimentares contendo moluscos. Considere que a concentração de TBT no início da cadeia é a mesma.
Cadeia alimentar | ||
---|---|---|
1 | alga → mexilhão → estrela-do-mar → lagosta → peixe menor → peixe maior | |
2 | alga → microcrustáceo → anêmona-do-mar → caracol marinho → carangueijo → ave aquática | |
3 | alga → hidromedussa → ostra → estrela-do-mar → peixe → tubarão | |
4 | cianobactéria → larva de equinodermo → camarão → lagosta → lula → homem | |
5 | cianobactéria → protozoário → esponja → estrela-do-mar → peixe → polvo |
KUGLER, H. No silêncio dos mares: substância altamente tóxica é usada de forma ilegal na costa brasileira. Ciência Hoje, n. 311, 2014 (adaptado).
Espera-se encontrar maior concentração de TBT no molusco da cadeia
A concentração de TBT irá ser maior no final da cadeia, do mesmo jeito que a energia aumenta de nível para nível que for passando, o mesmo acontece com o TBT.
Diante disso, na cadeia 5, o polvo (molusco) está o final, consequentemente, terá maior concentração de TBT.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
O propranolol é um fármaco pouco solúvel em água utilizado no tratamento de algumas doenças cardiovasculares. Quando essa substância é tratada com uma quantidade estequiométrica de um ácido de Brönsted-Lowry, o grupamento de maior basicidade reage com o próton levando à formação de um derivado solúvel em água.
GONSALVES, A. A. et al. Contextualizando reações ácido-base de acordo com a teoria protônica de Brönsted-Lowry usando comprimidos de propranolol e nimesulida. Química Nova, n. 8, 2013 (adaptado).
O ácido de Brönsted-Lowry reage com
O ácido de Brönsted-Lowry ([tex]H^{+}[tex]; próton) reage com o grupamento amina ([tex]... C – NH – C ...[tex]), pois este apresenta caráter básico, ou seja, o átomo de nitrogênio deste grupo possui um par de elétrons livres.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: QPV - Química para o vestibular.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Na tentativa de explicar o processo evolutivo dos seres humanos, em 1981, Lynn Margulis propôs a teoria endossimbiótica, após ter observado que duas organelas celulares se assemelhavam a bactérias em tamanho, forma, genética e bioquímica. Acredita-se que tais organelas são descendentes de organismos procariontes que foram capturados por alguma célula, vivendo em simbiose. Tais organelas são as mitocôndrias e os cloroplastos, que podem se multiplicar dentro da célula.
A multiplicação dessas organelas deve-se ao fato de apresentarem
Tanto as mitocôndrias quanto os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA que é capaz de se autoduplicar. Portanto, essa característica justifica-se que essas organelas citadas possuem o seu próprio DNA.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Quando as pilhas, que contêm metais pesados, são descartadas no lixo comum, pode ocorrer o rompimento de sua blindagem e a liberação de seu conteúdo para o meio ambiente. Ao atingir o solo, um metal pesado pode ficar retido nas camadas superiores por três processos: reação com moléculas orgânicas que possuam oxigênio ou nitrogênio em sua estrutura, adsorção em argilas e minerais e reação com grupamento hidroxila, sulfeto ou metil, formando precipitado insolúvel.
Com bases nas informações apresentadas, são suscetíveis de serem formados no solo os compostos:
Os metais cádmio (Cd) e zinco (Zn) podem formar precipitados insolúveis que apresentam sulfeto ([tex]S^{2–}[tex]) ou o grupamento hidroxila ([tex]– OH[tex]) em sua composição: [tex]CdS[tex] e [tex]Zn(OH)_{2}[tex].
[tex]Na_{2}S[tex]: [tex]Na[tex] (sódio) não é metal pesado.
[tex]Cr(C_{2}H_{5})_{2}[tex]: [tex]– C_{2}H_{5} [tex] é o etil.
[tex]CdSO_{4}: SO_{4}^{2–}[tex] é sulfato.
[tex]Pb(CH_{3}CO_{2})_{2}: CH_{3}CO_{2}^{–} (CH_{3}COO^{–})[tex] é o etanoato.
[tex]Ca(CH_{3}CO_{2})_{2}:[tex] [tex]Ca[tex] (cálcio) não é metal pesado.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: QPV - Química para o vestibular.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Algumas espécies de bactérias do gênero Pseudomonas desenvolvem-se em ambientes contaminados com hidrocarbonetos, pois utilizam essas moléculas como substratos para transformação em energia metabólica. Esses microrganismos são capazes de transformar o octano em moléculas menos tóxicas, tornando o ambiente mais propício para desenvolvimento de fauna e flora.
Essas bactérias poderiam ser utilizadas para recuperar áreas contaminadas com
O Octano é um produto químico no petróleo que é usado para avaliar a qualidade de diferentes tipos de gasolina.
Então, as bactérias Pseudomonas poderão ser utilizadas para recuperar áreas contaminadas com o petróleo (gasolina).
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Um princípio importante na dissolução de solutos é que semelhante dissolve semelhante. Isso explica, por exemplo, o açúcar se dissolver em grandes quantidades na água, ao passo que o óleo não se dissolve.
A dissolução na água, do soluto apresentado, ocorre predominantemente por meio da formação de
As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente os elétrons da ligação dupla e ficam com carga parcial negativa.
Logo, a dissolução na água, do soluto apresentado (açúcar), ocorre predominantemente por meio da formação de ligações de hidrogênio.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Uma lagarta ao comer as folhas do milho, induz no vegetal a produção de óleos voláteis cujas estruturas estão mostradas a seguir:
A volatilidade desses óleos é decorrência do(a)
A volatilidade desses óleos é decorrência da fraca interação intermolecular, pois os compostos citados são formados por de carbonos e hidrogênios.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
A agricultura de frutas cítricas requer que o valor do pH do solo esteja na faixa ideal entre 5,8 e 6,0. Em uma fazenda, o valor do pH do solo é 4,6. O agricultor resolveu testar três produtos de correção de pH em diferentes áreas da fazenda. O primeiro produto possui íons sulfato e amônio, o segundo produto possui íons carbonato e cálcio e o terceiro produto possui íons sulfato e sódio.
O íon que vai produzir o efeito desejado de correção no valor do pH é o
O efeito desejado de correção no valor do pH (4,6) é o aumento, pois assim a faixa ideal (5,8 < pH(ideal) < 6,0) poderá ser atingida. Aumento de pH significa deixar o meio menos ácido ou mais básico (aumento da concentração de íons [tex]OH^{–}[tex]).
O primeiro produto possui íons sulfato e amônio:
[tex] SO_{4}^{2–} + 2\ NH_{4}^{+} + 2\ H_{2}O\ \rightleftharpoons\ 2\ NH_{3}\ + 2\ H_{2}O\ + 2\ H^{+} + SO_{4}^{2–} [tex]
[tex] 2\ NH_{4}^{+}\ \rightleftharpoons\ 2\ NH_{3} + \underbrace{2\ H^{+}}_{meio\ ácido} [tex]
O segundo produto possui íons carbonato e cálcio:
[tex]CO_{3}^{2–} + Ca^{2+} + 2\ H_{2}O\ \rightleftharpoons\ Ca^{2+} + 2\ OH^{–} + H_{2}O + CO_{2} [tex]
[tex]CO_{3}^{2–} + H_{2}O \rightleftharpoons\ \underbrace{2\ OH^{–}}_{meio\ básico}\ + CO_{2} [tex]
O terceiro produto possui íons sulfato de sódio:
[tex]SO_{4}^{2–} + 2\ Na^{+} + 2\ H_{2}O\ \rightleftharpoons\ 2\ Na^{+} + 2\ OH^{–} + 2\ H^{+} + SO_{4}^{2–} [tex]
[tex] 2\ H_{2}O\ \rightleftharpoons\ \underbrace{2\ OH^{–} + 2\ H^{+}}_{Meio\ nêutro} [tex]
Conclusão: a hidrólise do íon carbonato ([tex]CO_{3}^{2–}[tex]) produz [tex]OH^{–}[tex] e aumenta a alcalinidade do meio.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: QPV - Química para o vestibular.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Um anatomista vegetal, examinando os tecidos de uma espécie de angiosperma, evidenciou a presença de:
I. epiderme com cutícula fina;
II. aerênquima bem desenvolvido;
III. feixes vasculares pouco desenvolvidos;
IV. estômatos na face superior das folhas.
Em que local pode ser encontrado esse vegetal?
Um vegetal com epiderme com cutícula fina, aerênquima bem desenvolvido, feixes vasculares pouco desenvolvidos e estômatos na face superior das folhas são características de plantas que tem como habitat um ambiente aquático, onde há grande disponibilidade hídrica.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Com a descoberta de emissões de energia do rádio-226, por Marie Curie e Pierre Curie, o fenômeno foi denominado radiação α (alfa) ou emissão α. Posteriormente, verificou-se que a emissão α na verdade são partículas correspondentes a núcleos de hélio formados por dois prótons e dois nêutrons. Assim, no decaimento α, um núcleo instável emite partículas α, tornando-se um núcleo mais estável (núcleo filho).
Se um núcleo de rádio-226 emitir duas partículas α, o número de massa do núcleo filho será
Observe:
[tex] ^{226}Ra\ \longrightarrow\ 2\ ^{4}α\ +\ ^{A}E [tex]
Logo:
[tex]226 = 2 \cdot 4 + A [tex]
[tex]226 - 8 = A [tex]
[tex] A = 218\ (número\ de\ massa [tex]
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: QPV - Química para o vestibular.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Um agricultor deseja utilizar um motor para bombear água ([tex]ρ_{(água)} = 1\ kg\ L^{−1}[tex]) de um rio até um reservatório onde existe um desnível de 30 m de altura entre o rio e o reservatório, como representado na figura. Ele necessita de uma vazão constante de 3 600 litros de água por hora. Considere a aceleração da gravidade igual a [tex]10\ m\ s^{−2}[tex].
Considerando a situação apresentada e desprezando efeitos de perdas mecânicas e elétricas, qual deve ser a potência mínima do motor para realizar a operação?
Dados:
Densidade: [tex]ρ_{(água)} = 1\ kg\ L^{−1}[tex]
Desnível: [tex]h = 30\ m [tex]
Vazão: [tex] V = 3\ 600 L/h = \frac{3\ 600\ L}{3\ 600\ s} = 1\ L/s [tex]
[tex]10\ m\ s^{−2}[tex]
[tex]d = \frac{m}{V} → m = d \cdot V [tex]
[tex]P =\ ?[tex]
Agora, encontrando a potência mínima do motor para realizar a operação.
[tex]P = \frac{E_{(potencial\ gravitacional)}}{Δt} [tex]
[tex]P = \frac{m\ \cdot\ g\ \cdot\ h}{Δt} = \frac{d\ \cdot\ V\ \cdot\ g\ \cdot h}{Δt} = d \cdot 1 \cdot g \cdot h [tex]
[tex]P = 1 \cdot 1 \cdot 10 \cdot 30 [tex]
[tex]P = 300 = 3 × 10^{2}\ W[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
A pentano-5-lactama é uma amida cíclica que tem aplicações na síntese de fármacos e pode ser obtida pela desidratação intramolecular, entre os grupos funcionais de ácido carboxílico e amina primária, provenientes de um composto de cadeia alifática, saturada, normal e homogênea.
O composto que, em condições apropriadas, dá origem a essa amida cíclica é
Observe:
Logo, o composto que dá origem a essa amida cíclica é:
[tex]CH_{2}(NH_{2})CH_{2}CH_{2}CH_{2}CO_{2}H[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: QPV - Química para o vestibular.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Os tanques de armazenamento de gasolina podem, com o tempo, sofrer processos oxidativos, resultando na contaminação do combustível e do solo à sua volta. Uma forma de evitar tais problemas econômicos e ambientais é utilizar preferencialmente metais de sacrifício, protegendo os tanques de armazenamento. Suponha que seja necessário usar um metal de sacrifício em um tanque de aço (liga de ferro-carbono). Considere as semirreações de redução e seus respectivos potenciais padrão.
Semirreação | Eº (V) |
---|---|
[tex] Fe^{2+} + 2e^{-} → Fe [tex] | - 0,44 |
[tex] Zn^{2+} + 2e^{-} → Zn [tex] | - 0,76 |
[tex] Cu^{2+} + 2e^{-} → Cu [tex] | + 0,34 |
[tex] Ni^{2+} + 2e^{-} → Ni [tex] | - 0,25 |
[tex] Cd^{2+} + 2e^{-} → Cd [tex] | - 0,40 |
[tex] Hg^{2+} + 2e^{-} → Hg [tex] | + 0,86 |
Dos metais citados, o que garantirá proteção ao tanque de aço é o
Observe a tabela a seguir:
Semirreação | Redução | Oxidação |
---|---|---|
[tex] Fe^{2+} + 2e^{-} → Fe [tex] | - 0,44 | + 0,44 |
[tex] Zn^{2+} + 2e^{-} → Zn [tex] | - 0,76 | + 0,76 |
[tex] Cu^{2+} + 2e^{-} → Cu [tex] | + 0,34 | - 0,34 |
[tex] Ni^{2+} + 2e^{-} → Ni [tex] | - 0,25 | + 0,25 |
[tex] Cd^{2+} + 2e^{-} → Cd [tex] | - 0,40 | + 0,40 |
[tex] Hg^{2+} + 2e^{-} → Hg [tex] | + 0,86 | - 0,86 |
O metal que vai proteger o tangue de aço deve ter maior potencial de oxidação. Portanto, é o zinco.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Um cordão de 200 pequenas lâmpadas é utilizado em árvores de Natal. Uma pessoa verifica que, ao retirar somente uma lâmpada de qualquer posição, outras nove não acendem mais, porém as demais 190 lâmpadas permanecem em pleno funcionamento. Com base nessa informação, ela tenta identificar a estrutura do circuito e a relação entre os valores das quantidades físicas envolvidas, entre as quais a razão entre as intensidades da corrente elétrica em uma das lâmpadas e da corrente elétrica total no cordão com as 200 lâmpadas ligadas.
O valor dessa razão é igual a
Como retirou 1 lâmpada e 9 apagaram. Isso significa que essas 10 lâmpadas estão associadas em série. A corrente da associação das 10 lâmpadas em série é i, pois são todas iguais.
No esquema a seguir, cada trecho é composto por um conjunto de 10 lâmpadas associadas em série, totalizando 20 trechos.
Agora, calcular a razão:
[tex] razão = \frac{i}{20i} = \frac{1}{20} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM 2020 - 2ª Aplicação).
Usando pressões extremamente altas, equivalentes às encontradas nas profundezas da Terra ou em um planeta gigante, cientistas criaram um novo cristal capaz de armazenar quantidades enormes de energia. Utilizando-se um aparato chamado bigorna de diamante, um cristal de difluoreto de xenônio ([tex]XeF_{2}[tex]) foi pressionado, gerando um novo cristal com estrutura supercompacta e enorme quantidade de energia acumulada.
Inovação Tecnológica. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 07 jul. 2010 (adaptado).
Embora as condições citadas sejam diferentes do cotidiano, o processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia
O processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia acumulada em uma mola comprimida.
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)