domingo, 23 de abril de 2017

Quiz 10: PORTUGUÊS 3° ANO

Quiz 10: PORTUGUÊS 3° ANO
QUIZ 10: PORTUGUÊS 3° ANO

01
(SEDUCE-GO).

Marque a alternativa em que aparece a letra que inicia o nome do desenho.

A
B
C
D

   

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda aos itens 02, 03 e 04.

O pato

Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade

    Lá vem o pato Pata aqui,

    pata acolá Lá vem o pato

    Para ver o que é que há

    O pato pateta

    Pintou o caneco

    Surrou a galinha

    Bateu no marreco

    Pulou do poleiro

    No pé do cavalo

    Levou um coice

    Criou um galo

    Comeu um pedaço

    De jenipapo

    Ficou engasgado

    Com dor no papo

    Caiu no poço

    Quebrou a tigela

    Tantas fez o moço

    Que foi pra panela

MORAES, Vinicius de. A arca de Noé: Poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

02
(SEDUCE-GO).

A palavra que tem a mesma sílaba final que marreco é

A
B
C
D

   

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(SEDUCE-GO).

Quem foi pra panela?

A
B
C
D

   

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(SEDUCE-GO).

O texto fala sobre

A
B
C
D

   

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto e responda aos itens 05 e 06.


05
(SEDUCE-GO).

Quem bate no touro?

A
B
C
D

   

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(SEDUCE-GO).

Organizando as palavras (buraco, o, fundo, é) você terá como resultado a frase

A
B
C
D

   

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(SEDUCE-GO).

Marque a alternativa onde está escrito o nome do desenho

A
B
C
D

   

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(SEDUCE-GO).

Este texto serve para

A
B
C
D

   

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(SEDUCE-GO). Leia o texto a seguir:

A RAPOSA E AS UVAS

    Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer. Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu. Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:

    — Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo.

Disponível:Ruth Rocha. Fábulas de Esopo. São Paulo: FTD, 1992.

    Leia novamente: “— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo.”.

Nesse trecho que você acabou de ler, a palavra “Elas” se refere

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

Recreio, n. 457, 11 dez. 2008.

Esse texto serve para

A
B
C
D

   

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

Esse texto é um

A
B
C
D

   

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

   

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)




Quiz 9: PORTUGUÊS 3° ANO

Quiz 09: PORTUGUÊS 3° ANO
QUIZ 09: PORTUGUÊS 3° ANO

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Coelhinho perdido

    Nero saiu para passear sozinho pela fazenda, mas acabou se afastando demais de sua casa. Depois de muito saltitar, o coelhinho não conseguia se lembrar do caminho de volta.

    De repente, ele ouviu um barulho e se assustou, mas era apenas Lero, seu irmão mais velho. Ele havia acompanhado o caçula de longe a tarde toda.

    Quando Nero e Lero chegaram em casa, o pequenino contou a todos sobre sua aventura, mas por fim confessou:

    — Explorar lugares novos é muito bom, mas estar junto da minha família é melhor ainda!

180 Histórias para ler e sonhar. 2.ed. Jandira: Ciranda Cultural, 2020. p. 26. *Adaptado para fins didáticos.

Onde acontece essa história?

A
B
C
D

   

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF). LEIA O TEXTO ABAIXO.

PIPOCA SALGADA (SIMPLES)

INGREDIENTES

    1 XÍCARA DE MILHO DE PIPOCA

    1/2 COLHER (SOBREMESA) DE SAL

    2 COLHERES (SOPA) DE MARGARINA

MODO DE PREPARO

    1. EM UMA PANELA, LEVE AO FOGO A MARGARINA E MISTURE ATÉ ESTAR COMPLETAMENTE DERRETIDA.

    2. EM SEGUIDA, ADICIONE O MILHO, TAMPE A PANELA E DEIXE ESTOURAR (DE 3 A 5 MINUTOS).

Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br/receita /178604-pipoca-salgada-simples.html. Acesso em: 28 mar. 2022.

ESSE TEXTO SERVE PARA

A
B
C
D

   

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF). LEIA O TEXTO ABAIXO.

O GATO

    COM UM LINDO SALTO

    LESTO E SEGURO

    O GATO PASSA

    DO CHÃO AO MURO

    LOGO MUDANDO

    DE OPINIÃO

    PASSA DE NOVO

    DO MURO AO CHÃO [...]

MORAES, Vinicius de. Disponível em: https://www.culturagenial.com/ poesia-infantil-vinicius-de-moraes/. Acesso em: 28 mar. 2022. Fragmento.

NESSE TEXTO, A PALAVRA QUE RIMA COM “SEGURO” É

A
B
C
D

   

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF). LEIA O TEXTO ABAIXO.

GALITO, O PASSARINHO EQUILIBRISTA

    SIMPÁTICO, ATIVO, ÁGIL – ASSIM É O GALITO [...], UM PEQUENO PASSARINHO QUE HABITA O CERRADO BRASILEIRO [...]. NOS CAMPOS ABERTOS, POUSA EM FINOS RAMOS PARA DESCANSAR. É NESSAS HORAS QUE ELE MOSTRA UMA DE SUAS HABILIDADES MAIS IMPRESSIONANTES: A DE EQUILIBRISTA! [...]

    INFELIZMENTE, A DESTRUIÇÃO DO HABITAT NATURAL DESSE ESPERTO PASSARINHO, EM ESPECIAL POR CAUSA DA EXPANSÃO DAS LAVOURAS E DA PECUÁRIA, VEM AMEAÇANDO A ESPÉCIE. [...] SEM FALAR QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SOLO PÕEM EM RISCO OS SEUS NINHOS... [...]

Disponível em: http://chc.org.br/galito-o- passarinho-equilibrista/. Acesso em: 10 jul. 2018. Fragmento.

QUAL É O ASSUNTO DESSE TEXTO?

A
B
C
D

   

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Troca-troca de cor

    Gosto muito das reportagens publicadas na revista [...] acho muito interessante, desperta minha curiosidade. Minha professora incentiva muito para lermos e também para acessarmos a página da revista na internet. Gostaria de saber por que os camaleões trocam de cor. Abraços!

Disponível em: http://chc.org.br/artigo/fala-aqui-307/. Acesso em: 18 maio 2020. Fragmento.

Qual é o trecho que dá uma ideia de opinião?

A
B
C
D

   

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder às questões 06, 07 e 08.

O elefante e o cachorro

    Um rei tinha um elefante. O cachorro comia a comida que caía perto do prato do elefante e se tornou seu amigo.

    Um dia, um homem levou o cachorro embora. O elefante, chateado, recusou-se a comer.

    O rei, imediatamente, enviou seu ministro. Ele viu o triste elefante e percebeu que ele não estava doente. Ele perguntou:

    — O elefante ficou amigo de alguém?

    Ele ficou sabendo sobre o cachorro e relatou isso ao rei.

    Solicitaram ao homem que trouxesse o cachorro de volta.

    O cachorro e o elefante estavam felizes novamente.

[...] 365 histórias com moral. Blumenau: Happy Books, 2017. p. 129. Fragmento.

06
(MEC-CAED - ADF).

Esse texto é

A
B
C
D

   

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).

No trecho “Ele viu o triste elefante...” (3º parágrafo), a palavra “ele” está no lugar de

A
B
C
D

   

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF).

O que fez com que essa história acontecesse?

A
B
C
D

   

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

O Ninho e os Filhotes

    Os filhotes rapinantes nascem bem pequenos e precisam receber todo cuidado dos pais, porque são frágeis e indefesos.

    A forma como os pais os defendem é espantando quem passa perto do ninho. Um exemplo dessa reação que costuma chamar a atenção das pessoas é quando o chamado gavião-carijó resolve construir seu ninho e criar seus filhotes na cidade, atacando aqueles que se aproximam de suas crias.

Ciência Hoje das crianças, ano 16, n.142, dez. 2003.

Nesse texto, os filhotes precisam receber todo cuidado porque

A
B
C
D

   

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Chatice

    Jacaré,

    larga do meu pé

    deixa de ser chato!

    Se você tem fome,

    então vê se come

    só o meu sapato,

    e larga do meu pé,

    e volta pro seu mato,

    jacaré.

PAES, José Paulo. Chatice. Disponível em: l1nq.com/Ut8UW. Acesso em: 9 dez. 2021.

Nesse texto, as palavras que rimam são

A
B
C
D

   

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

Sabia que o limão é uma das frutas mais conhecidas do mundo?

    Mesmo sendo azedo, o limão é muito famoso no mundo inteiro. Com seu suco são feitos refrigerantes, sorvetes, molhos, aperitivos, remédios, xaropes e produtos de limpeza. Ele é muito importante para combater as infecções, pois é uma excelente fonte de vitamina C. Ele nasce em uma árvore média chamada limoeiro. Agora, eu vou te dar uma dica: nunca use limão na pele quando for tomar sol, pois isso pode causar manchas na pele.

Disponível em: http://www.smartkids.com.br. Acesso em: 12 jan. 2010.

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D

   

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(SEATHE). Leia o texto abaixo.

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

   

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)




quinta-feira, 20 de abril de 2017

Quiz 7: PORTUGUÊS 3° ANO

Quiz 07: PORTUGUÊS 3° ANO
QUIZ 07: PORTUGUÊS 3° ANO

01
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura abaixo.

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Marque a alternativa da frase que está escrita corretamente.

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://www.elo7.com.br/ convites-para-festas-de- aniversario/dp/B56486. Acesso em: 17 dez. 2021.

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3ytkneS. Acesso em: 15 dez. 2021.

Nesse texto, as crianças ficaram assustadas porque

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder as questões 05 e 06.

O TUBARÃOZINHO IZAEL

    Izael ficava ao lado de sua mamãe quando subia à superfície para buscar alimentos. Ele adorava sentir o sol bater em seu corpo num dia claro.

    Certa vez, seu papai o chamou para conversar:

    — Izael, todo tubarão tem que ser ameaçador, ter muita coragem e ficar sempre atento.

    Mas quando encontrava seus amiguinhos, Izael ficava muito alegre. Ele gostava de brincar com Tutu, um tubarãozinho bem travesso. Nadavam pra lá e voltavam pra cá, um atrás do outro [...]. Quanta energia!

    Aí, lembrando-se do que seu papai lhe dissera, Izael mostrou os dentes bem ameaçadores para Tutu. Ele queria brincar de caçador e o seu amiguinho seria a caça. Mas seu amiguinho Tutu não gostou e começou a chorar. A mamãe de Tutu ficou muito zangada [...] com Izael.

    Então, Izael aprendeu que deveria ser ameaçador só contra as criaturas do mar e pediu desculpas para Tutu. Depois, voltaram a brincar contente e muito felizes!

Uma História por dia. Blumenau: Todolivro Editora, 2013. Fragmento.

05
(MEC-CAED - ADF).

A personagem principal dessa história é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, Izael demonstrou estar

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Papo-furado

    O dente da Ana estava mole — nheco, nheco — pra lá e pra cá. Mas como era um dente muito teimoso, não tinha jeito de cair. Nem amarrando linha, prendendo na porta e batendo com toda força — BUM — o danado se arrancava! Nem assim!

    O dente caiu quando ele bem quis, logo no primeiro dia de aula, quando Aninha comia uma bala puxa. Puxa vida! E era justo o dente da frente!

CARR, Stella. As confissões de Aninha. São Paulo: Moderna, 1977.

De acordo com esse texto, o dente de Ana caiu quando

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

A FESTA DA JARARACA

    A JARARACA PREPAROU

    UMA FESTA COM O PERU

    MAS O JACARÉ NÃO VAI,

    ESTÁ BRIGADO COM O URUBU.

   

    O JACARÉ ESTÁ CHATEADO,

    POIS PEGOU CATAPORA

    E A CORUJA PARA AGRADÁ-LO

    FEZ UM SUCO DE AMORA.

Disponível em: http://deixeimamaeepapai.blogspot .com/2013/03/a-festa-da-jararaca -parlenda-com-uso-do.html. Acesso em: 8 dez. 2021.

Nesse texto, as palavras que rimam são

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.

Por que o caranguejo tem garras?

    Os caranguejos usam suas garras para pegar os alimentos e parti-los. Elas também são usadas como armas para lutar com seus inimigos. Os machos têm garras maiores que as das fêmeas. A maioria dos caranguejos tem uma carapaça dura como armadura, para se proteger dos inimigos. Mesmo assim, costumam ser devorados por aves litorâneas, polvos e mamíferos como as focas e as lontras.

Como? Onde? Por quê?. Barueri: Girassol. 2007. p.128. *Adaptado para fins didáticos.

09
(MEC-CAED - ADF).

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura abaixo.

https://myloview.com.br/adesivo- pirata-pe-no-bau-do-tesouro-no-385DF

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Marque a alternativa da frase que está escrita corretamente.

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)




Quiz 6: PORTUGUÊS 3° ANO

Quiz 06: PORTUGUÊS 3° ANO
QUIZ 06: PORTUGUÊS 3° ANO

Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.

Disponível em: https://bit.ly/3viDfdV. Acesso em: 3 set. 2020.

01
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o menino deixou de se encontrar com a menina, porque

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura abaixo.

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Brincadeiras alternativas

    Em dias chuvosos, em vez de brincarem no quintal, Ronaldo e Diego ficavam dentro de casa.

    — Vamos jogar stop! — propôs Diego.

    — Mas o que é isso? — perguntou Ronaldo.

    — É simples: dizemos a palavra “stop” juntos e colocamos uma quantidade de dedos, contamos os dedos de acordo com as letras do alfabeto e, na letra que cair, cada um deve falar o nome de um objeto ou animal que comece com aquela letra. Quem não souber paga uma prenda — explicou Diego.

    Ronaldo adorou a ideia, e os meninos brincaram a tarde toda sem perceber o tempo passar.

180 histórias para ler e sonhar. São Paulo: Ciranda Cultural, 2020, p.87.

Onde acontece essa história?

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura abaixo.

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

IMPRESSÃO DIGITAL

    Ainda na barriga da mãe o bebê já tem sua impressão digital definida. Isso acontece aos seis meses e a marca não mudará. Mesmo quando cortamos o dedo, a impressão é recomposta com as mesmas características. Quando tocamos qualquer objeto, as digitais ficam impressas por causa das gotículas de suor.

O Estado de S. Paulo, 5 set. 1998. Estadinho.

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).Leia o texto abaixo.

    Ana,

    Hoje eu tenho uma reunião no trabalho e quem irá buscar você na escola é o seu avô. Seja obediente e comporte-se! Amo você.

    Beijos, mamãe.

Esse texto é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder às questões 08 e 09.

Fuzuê

    Uma barata saiu da garrafa onde morava.

    Uma aranha tão tatanha na parede escorregava.

    A lagartixa parada no teto tudo espiava.

    — Olha a barata!

    — Olha uma aranha!

    Chiiii! Confusão tamanha!

    Vassourada daqui.

    Vassourada de lá.

    Barata e aranha pra lá e pra cá. A barata, já pirada, para o buraco correu. Aranha pegou carona no fio da teia e se escondeu.

    A lagartixa amarela viu-se de um jeito apurado:

    — Vou saindo de fininho, que vai sobrar pro meu lado!

ALVES, Maria Elisa. Fuzuê. São Paulo: Geração Editorial, 2010.

08
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, a lagartixa demonstrou ser

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF).

O que fez com que essa história acontecesse?

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura.

Qual é o nome do animal que você viu?

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Como se fosse dinheiro

    Todos os dias Catapimba levava dinheiro para escola para comprar o lanche. Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas. Mas seu Lucas nunca tinha troco.

    Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:

    — Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.

    — Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?

    — Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!

    — Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa […].

ROCHA, Ruth. Como se fosse dinheiro: São Paulo: FTD, 2004. Fragmento.

O que Seu Lucas fazia para o menino?

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(AVALIA-BH). Leia a frase abaixo.

    Era uma vez uma vila chamada Orquestra, onde existiam quatro casas.

    Em cada casa morava uma família: a das Cordas, a das Madeiras, a dos Metais e a da Percussão.

    A das Cordas era a maior, tinha tantos violinos, violas, celos e contrabaixos que ninguém sabia dizer quantos moravam ali. Flautas, oboés, clarinetes e fagotes eram da Madeira. A família dos Metais era a menor, mas fazia um barulhão com suas trompas, trompetes, trombones e tubas.

    Por falar nisso, a da Percussão tinha mais de 15 membros, entre pandeiros, tambores e tímpanos. E toda a vila só funcionava bem porque o Maestro, uma espécie de síndico, cuidava da harmonia.

Disponível em: http://blogs.estadao.com. br/estadinho/page/130/. Acesso em: 30 jul. 2012.

De acordo com esse texto, na casa das Cordas moravam os

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)