domingo, 3 de julho de 2022

QUIZ 10: CIÊNCIAS 2ª SÉRIE - E.M

Quiz 10: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 10: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Determinadas limpezas consistem na combinação de uma ação mecânica juntamente com uma reação química, na qual cada superfície ou situação demandará determinado produto e procedimento para ter sua higienização realizada de forma correta.

    Por exemplo, a remoção de gorduras das panelas deve ser feita utilizando um detergente com concentração de íons [tex]H_{3}O^{+}[tex] igual a [tex]10^{−8}\ mol/L[tex].

Qual é o valor de pH do detergente utilizado na remoção de gorduras?

A
B
C
D
E

Cálculo do pH do detergente com concetração de íons [tex]H_{3}O^{+}[tex] igual a [tex]10^{−8}\ mol/L[tex].

   [tex]pH = -\ log [H_{3}O^{+}][tex]

   [tex]pH = -\ log [10^{−8}][tex]

   [tex]pH = -\ 8 \cdot\ (-\ log [10])[tex]

   [tex]pH = -\ 8 \cdot\ (-\ 1)[tex]

   [tex]pH = 8[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Segundo a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, a água potável para o consumo humano deve estar em uma faixa de pH entre 6 e 9,5. Essa portaria menciona que os valores de pH acima de 8,5 para a água podem estar associados à incrustação de carbonatos de cálcio em encanamentos domésticos e comerciais.

A presença dessa substância incrustada em encanamentos torna o pH da água

A
B
C
D
E

   Subtâncias com pH acima de 7,0 é alcalino ou básico.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe o gráfico abaixo.


Com base nesse gráfico, uma condição para que a reação atinja o equilíbrio químico é

A
B
C
D
E

   De acordo com o gráfico, a condição para que a reação atinja o equilíbrio químico é quando a velocidade da reação direta passa a ser a mesma que a inversa (ponto de equilíbrio do gráfico).

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na representação abaixo, a forma como as moléculas de [tex]H_{2}[tex] e [tex]O_{2}[tex] interagem em uma reação química.

Disponível em: https://bit.ly/3OmqHfC. Acesso em: 18 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Com base na teoria de colisões, a condição para que essa reação ocorra está relacionada

A
B
C
D
E

    Com base na teoria de colisões, a condição para que essa reação ocorra está relacionada à afinidade química dos reagentes.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo mostra como ocorre a fusão nuclear, fenômeno que ocorre também no Sol.

Disponível em: https://bityli.com/fSyLECCT. Acesso em: 5 abr. 2014. *Adaptado para fins didáticos.

Com base nessa imagem, o que é fusão nuclear?

A
B
C
D
E

   Fusão nuclear é a união de dois átomos para formar um terceiro átomo mais pesado, liberando energia.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

A reação entre o gás metano ([tex]CH_{4}[tex]) e a água ([tex]H_{2}O[tex]) no estado gasoso produz o gás hidrogênio ([tex]H_{2}[tex]) e o monóxido de carbono ([tex]CO[tex]), como está representado na equação abaixo.

[tex]CH_{4}(g) + H_{2}O(g)\ \rightleftharpoons\ 3\ H_{2}(g) + CO(g) [tex]

Essa equação representa uma

A
B
C
D
E

   Essa equação representa uma reação em equilíbrio químico.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3rMPwbK. Acesso em: 8 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos.

A célula representada nessa imagem é de um ser vivo do reino

A
B
C
D
E

   A célula representada nessa imagem é de um ser vivo do reino Fungi. Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

    Ao adicionar aproximadamente 65 gramas de açúcar em 200 mL de água, em temperatura ambiente, é possível perceber a formação de uma mistura homogênea. A formação dessa mistura ocorre, pois os grupos hidroxilas ([tex]OH^{−}[tex]) presentes no açúcar realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Por esse motivo, costuma-se dizer que o açúcar é solúvel em água, ou que se dissolveu em água.

Essa solubilidade ocorre, pois as substâncias apresentam

A
B
C
D
E

   Essa solubilidade ocorre, pois as substâncias apresentam moléculas polares. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

    É recomendada a ingestão adequada de água para garantir o equilíbrio osmótico do corpo humano. Essa ingestão se faz necessária, uma vez que o corpo perde fluidos constantemente. Um dos principais solutos presentes nesses fluidos são os sais, que influenciam na regulação osmótica celular. Para verificar a influência desses sais, foi observado que, em uma cultura de células, a água move-se do meio com menos sais para o meio com mais sais através de uma membrana, causando o desequilíbrio osmótico.

Qual fator influenciou o deslocamento de água nesse equilíbrio?

A
B
C
D
E

   O fator que influenciou o deslocamento de água nesse equilíbrio foi a concentração.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Os veículos equipados com motores a combustão liberam gases nocivos ao meio ambiente. Uma solução para evitar esse problema está na adição de um catalisador no sistema de emissão de gases dos veículos. O gráfico abaixo apresenta a comparação das curvas referentes à reação de combustão com e sem a adição do catalisador.

Disponível em: https://bit.ly/3P93i0P. Acesso em: 7 jul. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Com base nos dados apresentados nesse gráfico, a adição do catalisador é eficaz, pois

A
B
C
D
E

   Com base nos dados apresentados nesse gráfico, a adição do catalisador é eficaz, pois mantém o rendimento da reação com menos gasto energético. Quando se adiciona o catalisador a essa reação, ela se processa mais rápido porque o catalisador muda o mecanismo da reação ou o caminho através do qual os reagentes se transformam nos produtos.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

    Rodrigo identificou que seu carro está perdendo desempenho e, para compreender as possíveis causas, buscou pelo funcionamento do seu motor na internet. Ele descobriu que seu motor é do tipo quatro tempos, como o representado na imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3PyW9qO. Acesso em: 21 jul. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Esse tipo de motor é classificado como uma máquina

A
B
C
D
E

   Esse tipo de motor é classificado como uma máquina térmica. Máquinas térmicas são todos os dispositivos que operam em ciclos termodinâmicos e que podem transformar parcialmente o calor em trabalho mecânico, conforme a sua eficiência. Máquinas térmicas são dispositivos capazes de transformar energia térmica em trabalho mecânico.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe, no gráfico abaixo, o comportamento energético da combustão de 1 mol de etanol, um dos principais combustíveis usados nos motores de automóveis.

Com base nesse gráfico, a combustão de um mol de etanol é classificada como

A
B
C
D
E

    Com base nesse gráfico, a combustão de um mol de etanol é classificada como exotérmica, pois ΔH < 0. Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






QUIZ 09: CIÊNCIAS 2ª SÉRIE - E.M

Quiz 09: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 09: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

ARQUIPÉLAGOS DE CALOR

112 anos de Belo Horizonte: de clima agradável à insalubridade e poluição

    A temperatura em Belo Horizonte tem aumentado significativamente no último século. Estudos mostram que, entre 1911 e 1928, a cidade possuía um clima ameno e salubre em toda sua extensão, devido ao baixo índice de poluentes na atmosfera. Hoje o que se verifica em BH é um fenômeno conhecido como “ilha de calor”, que são manchas urbanas que retêm mais calor e concentração de poluentes no ar, e que elevam as temperaturas médias nesses locais.

Disponível em: http://bhtempo.blogspot.com.br/ 2009/12/bh-tempo-reportagem.html. Acesso em: 18 maio 2013. Adaptado para fins didáticos.

O texto trata sobre calor e temperatura que são dois conceitos físicos diferentes, pois

A
B
C
D
E

   O texto trata sobre calor e temperatura que são dois conceitos físicos diferentes, pois calor é energia térmica em movimento.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe destacadas, na imagem abaixo, as partes componentes de uma geladeira.


1 - Congelador: parte responsável por transferir calor do ambiente interno para o fluido refrigerante.

2 – Condensador: parte responsável por transferir calor do fluído refrigerante para o ambiente externo. É a parte do equipamento que costuma ficar mais aquecida.

3 – Compressor: parte responsável por sugar e comprimir o fluido refrigerante. Essas ações possibilitam a circulação desse fluido por toda a tubulação, pois trata-se de um motor elétrico.

4 – Tubo capitar: parte por onde passa o fluido refrigerante por diferentes locais da geladeira. Esse fluido é responsável pelas trocas de calor na geladeira.

Disponível em: https://bit.ly/3MeYF3W. Acesso em: 20 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

O equipamento representado nessa imagem é classificado como

A
B
C
D
E

   O equipamento representado nessa imagem é classificado como uma máquina frigorífica. São dispositivos que retiram calor de uma fonte fria e o envia para uma fonte quente. Como esse é um processo não-espontâneo, há a necessidade de um motor realizando trabalho. Quanto mais calor é retirado da fonte fria a cada ciclo, maior é a eficiência de um refrigerador.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no quadro abaixo, as informações sobre uma transformação térmica em um gás ideal.

VolumePermanece constante
PressãoAumenta
TemperaturaAumenta

De acordo com a 1ª Lei da Termodinâmica, a variação da energia interna do gás nessa transformação será

A
B
C
D
E

   A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

O que é ovulação e quando ocorre no ciclo menstrual?

    [...] Ovulação é nome atribuído ao evento em que ocorre o rompimento do folículo para a liberação do óvulo. É uma das fases do ciclo menstrual e marca o período de maior fertilidade da mulher, ou seja, quando há mais chances para engravidar.

    Um ciclo menstrual regular ocorre em 28 dias e é dividido em três fases, estimuladas pela ação de diferentes hormônios. [...]

    A segunda fase, chamada ovulatória, acontece no 14º dia, quando há um pico do hormônio luteinizante (LH), que funciona induzindo o folículo ao rompimento para liberação do óvulo ou ovulação: o óvulo tem uma sobrevida de 48 horas no organismo feminino. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3yIIKqF. Acesso em: 5 jul. 2022. Fragmento.

O método contraceptivo que impede a ocorrência do evento abordado nesse texto é

A
B
C
D
E

    O método contraceptivo que impede a ocorrência do evento abordado nesse texto é a pílula oral.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, a descrição da anatomia e das funções de um órgão do corpo humano.

    [...] Macroscopicamente, [...] possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior. Na borda medial, encontramos o hilo, [...] além de vasos sanguíneos e linfáticos e nervos.

    Microscopicamente, é formado por cerca de 1 milhão de pequenas estruturas chamadas néfron. Cada néfron elimina resíduos do sangue, mantém o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo, controla a quantidade de líquidos no organismo, regula a pressão arterial e secreta hormônios, além de produzir urina. [...]

Disponível em: https://bit.ly/2msAdFP. Acesso em: 4 jul. 2022. Fragmento. Adaptado para fins didáticos.

O órgão abordado nesse texto é denominado

A
B
C
D
E

   O órgão abordado nesse texto é denominado rim.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Observe a representação de uma pilha na imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3sCU2sY. Acesso em: 16 maio 2022.

Nessa representação, qual a espécie química sofre oxidação?

A
B
C
D
E

   Nessa representação, a espécie química que sofre oxidação é o [tex]Zn[tex]. É o que perde os elétrons;

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    Santa Catarina registrou inúmeros temporais na quinta-feira [...], mas foram as nuvens que chamaram atenção na região de Florianópolis (SC). [...] Bianca Souza, técnica em meteorologia da NSC Comunicação, conta como o fenômeno é formado:

    O nome dela é shelf cloud. Esse tipo de nuvem se forma quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Isso quer dizer que nós tínhamos temperaturas muito altas em superfície, onde estávamos. Já em altitude, o ar era mais frio. Nesse processo, quando o ar quente sobe para as camadas da atmosfera, ele se condensa rapidamente, gerando esse aspecto diferenciado e característico dessa nuvem. [...]

Disponível em: https://bit.ly/2NuA6mG. Acesso em: 30 out. 2019. Fragmento.

Com base nesse texto, qual é o processo de transferência de calor presente na formação da shelf cloud?

A
B
C
D
E

   Com base nesse texto, qual é o processo de transferência de calor presente na formação da shelf cloud é a Convecção. Convecção é uma das formas de transferência de calor e ocorre em decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em diferentes temperaturas.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo representa a construção de uma bateria com limões para acender um LED.

Dados:
[tex] E^{0}_{(Redução\ cobre)} = +\ 0,34\ V [tex]
[tex] E^{0}_{(Redução\ zinco)} = -\ 0,76\ V [tex]

Disponível em: https://bit.ly/3xrAXNQ. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa bateria, o LED acende devido

A
B
C
D
E

   Nessa bateria, o LED acende devido ao fluxo de elétrons nos fios conectados nos limões.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo representa uma transformação isotérmica sofrida por um gás.

Disponível em: https://bit.ly/2N1RiRq. Acesso em: 30 out. 2019. Adaptado para fins didáticos.

Nessa transformação, a quantidade de calor Q absorvida é convertida em

A
B
C
D
E

   Nessa transformação, a quantidade de calor Q absorvida é convertida em trabalho realizado pelo gás.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] Numa pilha, por exemplo, a energia resultante das reações químicas que acontecem no seu interior é utilizada para a realização de um trabalho sobre as cargas, fazendo que elas adquiram um potencial maior e, consequentemente, a capacidade de fornecer energia elétrica. [...]

Disponível em: https://bityli.com/ABFTTnqd. Acesso em: 13 maio 2019. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Com base nesse texto, qual é a finalidade da pilha?

A
B
C
D
E

   Com base nesse texto, a finalidade de uma pilha é realizar transformações de energia em energia.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] A toxicidade de uma substância química refere-se à sua capacidade de causar dano em um órgão determinado, alterar os processos bioquímicos ou alterar um sistema enzimático. [...]

    Todas as substâncias, naturais ou sintéticas são potencialmente tóxicas; em outras palavras, podem produzir efeitos adversos para a saúde em alguma condição de exposição. É incorreto denominar algumas substâncias químicas como tóxicas e outras como não tóxicas. As substâncias diferem muito na toxicidade. As condições de exposição e a dose são fatores que determinam os efeitos tóxicos [...].

Disponível em: https://bit.ly/3lcchS0. Acesso em: 16 maio 2022. Fragmento.

Com base nesse texto, uma substância causará dano a um organismo se

A
B
C
D
E

   Com base nesse texto, uma substância causará dano a um organismo se a concentração for elevada.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

    A queima de materiais precisa de duas substâncias para reagirem. Uma das substâncias é chamada de combustível e a outra de comburente. Durante a queima de materiais há liberação de calor, pois os gases que resultam da combustão estão em uma temperatura superior à do ambiente.

A interação entre as substâncias nessa situação resultará em uma transformação

A
B
C
D
E

    A interação entre as substâncias nessa situação resultará em uma transformação química e exotérmica (que libera calor).

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






sexta-feira, 1 de julho de 2022

QUIZ 07: CIÊNCIAS 2ª SÉRIE - E.M

Quiz 07: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 07: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

Brincando com uma varinha de pescar, uma criança toca a superfície de um lago, em intervalos regulares de 2 s, produzindo ondas circulares e concêntricas ao ponto de contato. A distância entre as cristas sucessivas é 84 cm, sendo a distância entre o epicentro das ondas e a extremidade oposta do lago igual a 21 m.

O tempo gasto para essa onda atingir o lado oposto do lago é

A
B
C
D
E

Como a distância entre cada crista é de 84 cm = 0,84 m. Então, precisamos encontrar o tempo para que uma onda atinja o lado oposto do lago que tem 21 metros, e que, cada intervalo de ondas é de 2s. Logo:

   [tex] 0,84 \cdot x = 21 \cdot 2 [tex]

   [tex] 0,84x = 42 [tex]

   [tex] x = \frac{42}{0,84} [tex]

   [tex] x = 50\ segundos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

Observe as figuras a seguir:


Dos fenômenos observados nas figuras a única relação correta é

A
B
C
D
E

De acordo com as figuras, temos:

   Figura 1: eco.

   Figura 2: reverberação.

   Figura 3: Reflação.

   Figura 4: Difração

   Figura 5 – interferência

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

A formação do arco-íris pode ser explicada por uma série de fenômenos físicos que ocorrem em uma gota d’água, conforme ilustrado na figura a seguir:

Disponível em: https://bityli.com/iFaodBSL. Acesso em: 22 Set. 2022.

O fenômeno físico que ocorre na saída da luz da gota d’água é a

A
B
C
D
E

   O arco-íris é um fenômeno ótico causado pela "refração" da luz solar nas gotas de água (chuva) presentes na atmosfera. A refração divide a luz solar, branca, em espectros coloridos que caracterizam o arco-íris. O mesmo fenômeno pode ser reproduzido em outras situações através da refração de luz por um prisma de vidro.

Disponível em: https://bityli.com/HzErPCjr. Acesso em: 22 Set. 2022. Adaptado para fins didáticos.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

Alguns fatores podem alterar a velocidade das reações químicas. A transformação do leite em iogurte, por exemplo, ocorre mais rapidamente quando aquecida.

O fator que influenciou na rapidez da reação apresentada foi a temperatura, pois, seu aumento provoca

A
B
C
D
E

    O fator que influenciou na rapidez da reação apresentada foi a temperatura, pois, seu aumento provoca "o aumento da quantidade de colisões efetivas".

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

Um experimento de decomposição da água oxigenada ([tex]H_{2}O_{2}[tex]) foi realizado utilizando três amostras diferentes, conforme tabela a seguir:

Amostra[[tex]H_{2}O_{2}](mol \cdot L^{-1})[tex] Tempo
(min)
10,510
20,320
30,230

O fator determinante para a amostra 1 ter sido decomposta de forma mais rápida é

A
B
C
D
E

   O aumento da contração da água oxigenada ([tex]H_{2}O_{2}[tex]) favorece a velocidade da reação química da amostra 1.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

Ao fazer uma fogueira, o mais comum é iniciar com a queima de troncos de árvores mais finos (gravetos) e posteriormente utilizar troncos mais grossos. Isso porque a reação de combustão (entre a celulose e o oxigênio) do graveto será mais rápida que a do tronco mais grosso.

Esse aumento da velocidade de reação de combustão do graveto quando comparada à combustão do tronco mais grosso deve-se

A
B
C
D
E

   O aumento da velocidade de reação de combustão do graveto quando comparada à combustão do tronco mais grosso deve-se "à maior superfície de contato entre os reagentes".

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiras, ribeirinhas, babaçueiras e vazanteiras que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado. Acesso em: 20 ago. 2018 (adaptado).

Quanto a fauna e flora desse bioma podemos dizer que sua importância está em

A
B
C
D
E

   A fauna e flora desse bioma podemos dizer que sua importância está em "abrigar grande diversidade de espécies ameaçadas de extinção e plantas medicinais".

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

Além de ser considerado um hotspot mundial (área de grande biodiversidade) o Cerrado tem grande importância social. A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis, peixes, dentre outros.

Um exemplo de mamífero típico desse bioma é o

A
B
C
D
E

   Dos animais citados acima o, lobo-guará é típico do cerrado.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

O Bioma Cerrado vem sofrendo um processo acelerado de perda da cobertura vegetal, erosão do solo, escassez dos recursos hídricos e extinção de animais devido à ação humana.

Para minimizar essas consequências e promover comportamentos voltados para preservação desse bioma devemos

A
B
C
D
E

   Para minimizar essas consequências e promover comportamentos voltados para preservação desse bioma devemos "praticar o uso sustentável dos recursos naturais".

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

No Brasil ainda é muito comum as parasitoses, doença causada por parasitas. Ao entrar e se instalar no corpo humano ou de outro animal, o parasita se desenvolve podendo provocar uma série de danos ao organismo e até mesmo a morte, caso não haja o tratamento devido. A ancilostomose é uma parasitose provocada tanto pelo verme Ancylostoma duodenale como pelo Necatur americanus. Os ovos deste verme eclodem no solo e, assim a transmissão ocorre por meio do contato direto com solo contaminado.

Observe a figura:

Disponível em: https://alunosanalisesclinicas.wordpres.com/. Acesso em: 18 maio 2016.

A melhor maneira de evitar a ancilostomose é

A
B
C
D
E

   A melhor maneira de se prevenir contra a ancilostomose é sempre andar calçado sobre possíveis locais de contaminação, bem como evitar o consumo de alimentos mal higienizados. A doença é diagnosticada através de uma análise feita nos ovos presentes nas fezes da pessoa infectada. A construção de redes de saneamento básico é de suma importancia para o prevenção da doença.

Disponível em: https://bityli.com/rltxuuck. Acesso em: 18 maio 2016.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

A figura mostra um recife de corais representantes do grupo dos cnidários.

Disponível em: http://www.picture.newsletter.com/corals/ Acesso em: 10 maio 2016.

Estudos recentes revelam, que a maioria dos recifes de corais está ameaçada e que pode deixar de existir em um prazo relativamente curto, cerca de 100 anos, pois o processo de destruição vem se acelerando nos últimos tempos.

Uma das causas dessa destruição é a

A
B
C
D
E

   Uma das causas da destruição do recifes é a poluição causada pelo lixo e derramamento de petróleo.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUCE-GO - P.D. - 2018).

A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade de a saliva manter o seu pH constante entre 6,9 graças aos seus tampões mucianato/mucina, [tex]HCO_{3}/H_{2}CO_{3}[tex] e [tex]HPO_{4}/H_{2}PO_{4}[tex], que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases, auxiliando a manter a higidez da mucosa bucal e dos dentes. A determinação da CTS é através da titulometria, medindo-se o volume de ácido láctico necessário para baixar o pH salivar de 6,9 para 3,7 (ponto de viragem do alaranjado de metila). Desta forma os pacientes podem ser classificados em três grupos:

1. Pacientes pouco susceptíveis à cárie dental: CTS = 40.

2. Pacientes resistentes à cárie dental: CTS > 40.

3. Pacientes susceptíveis à cárie dental: CTS < 40.

Disponível em: https://bityli.com/VfwCetuS. Acesso em: 16 maio 2016 [Adaptado].

Considerando um paciente que tenha resultado de CTS menor que 40, o volume gasto de ácido láctico para deslocar o equilíbrio é menor.

Esse fato implica que a saliva normalmente deste indivíduo é ácida, básica ou neutra?

A
B
C
D
E

    A saliva normalmente deste indivíduo é "ácida e o paciente é suscetível à cárie dental".

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)